Cultura e barbárie européias

Cultura e barbárie européias Edgar Morin

Resenhas - Cultura e barbárie européias

Rafaela Mendes 30/08/2019

Cultura e Barbárie Europeias – Edgar Morin
Trata-se de uma reflexão sobre como a cultura e a barbárie se misturam nas ações/intervenções na Europa ao longo dos anos. Um texto conciso e sem referências mil, como é o consume de textos que tratam de assuntos casca de ferida como esse. Porém isso não tira a veracidade e seriedade do texto (um conhecedor mínimo de História vai perceber).
Já não é novidade que somos, enquanto território americano, resultados de um processo de dizimação, submissão e violência etc, a novidade da ideia de Morin são os levantamentos a respeito de como a ideia de dominação de uma cultura sobre a outra surgiu, de onde veio a ideia de raça, de inteligência, de diferença. Nada disso é natural.
Entendendo que foram mais de cinco séculos de dominação por parte da Europa em relação a América e outros lugares podemos entender o florescimento de ideias emancipatórias, de como as comunidades pensaram e agiram, influenciados até mesmo pela própria barbárie.
Esse texto não é tão otimista com as “soluções” socialistas e comunistas, ele é um reconhecimento que é preciso entender a natureza humana, a consciência humanista para superar certos preconceitos. “A barbárie nos ameaça, inclusive pelas estratégias que foram postas em prática para se oporem a ela.”