Escrito Com o Sangue do Meu Coração

Escrito Com o Sangue do Meu Coração Diana Gabaldon

Resenhas - Escrito Em Sangue do Meu Próprio Coração

Ana Lívia 19/04/2024

Um pouco cansativo
Eu amo essa saga com todo o amor do mundo, mas a escrita da Diana fica um pouco cansativa, devido ao detalhes exacerbados. Tem coisa que não tinha necessidade.

LeticiaSPereira 12/04/2024

Não queria que acabasse
O livro é bem longo, sinto que demorei um ano para ler, contudo, quando chegou no final não queria que acabasse.

adriscie 03/04/2024

No começo a leitura estava mais devagar, como fazia uns meses desde que li o último, já tinha esquecido um pouco do que havia acontecido, mas depois que peguei o embalo, aproveitei muito. Como os livros são grandes e densos, leio devagar e aproveitando a leitura.
Então realmente, não acho que seja o tipo de livro para ler de uma vez só, e sim ir curtindo a leitura e absorvendo a história.
Tô gostando muito da Claire mais velha, adorei as partes do Ian, só fiquei com um pouco de preguiça nas partes do William. Mas é um livro sensacional, como sempre!

Livia.Pascolato 28/02/2024

PARTE I - Vínculos
Junho de 1778
- Ian monta um túmulo para Jaime e sua mãe, ainda não sabendo que eles estão vivos.
- William sai revoltado após quebrar a casa e aceita o convite de uma prostituta.
- Claire conta a sra. Figg e a Jenny a situação em que se encontram.
- Jaime e John estão a 1 hora de cavalgada de Filadélfia. Eles começam a discutir e Jamie bate em John, quando chegam homens sob o comando de Jethro Woodbine. Eles conversam não muito amigavelmente e Jaime deixa John com eles.
- William consegue se desentender com a prostituta e sai de lá, esquecendo seu casaco.
- O general Clinton quer ver John Grey com urgência, então Claire vai até lá. Chegando, encontra o duque de Pardloe, Hal, irmão de John. Ela fala que não sabe onde ele se encontra, quando vai sair o duque fala que está mentindo e chama a liteira, para levá-la até seu alojamento. No meio do caminho ele sofre um ataque de asma e Claire tem que mudar o rumo para sair do meio do povo.
- Os homens decidem levar John ao acampamento para o coronel Smith. Visto que acharam a carta de Charles Grey e Hal dizendo que ele estava ativo novamente no exército (que ele descobriu naquele momento).
- Claire manda mensagens para avisar que o duque esta na casa do irmão, tentando retardar a procura deste.
- Jaime esta voltando para Filadélfia, próximo à entrada da cidade encontra Dan Morgan e este o convidou para visitar um amigo, eles foram.
- Claire cuida de Hal, que melhora mas está em observação. Ela e Jenny estão preocupada com a grande turba que está se iniciando nas ruas com a saída dos ingleses para Washington. De repente Colenso (ordenança de William) aparece fugindo e entra na casa, ele diz que o major Findlay que falar com William.
- Jaime chega até George Washington, que o convida para ser general das tropas de Taylor, que veio a falecer. Ele pretendia ir até Filadélfia, mas aquela dor em sua perna apareceu de repente.
- Grey é levado até o coronel Smith (um vira casaca), que conta sobre Charles Grey e o Massacre de Paoli.
- Grey acha ter escutado a voz de Dottie e canta para tentar avisa-la que está lá, preso.
- Hal conta a Claire que veio para Filadélfia com o aviso de sua nora de que seu primogênito, Benjamin, foi capturado em Brandywine. Além disso, também ficou sabendo que tem um neto, Trevor, de 3 meses. Sua nora pede ajuda nesse momento difícil.
- Jaime ainda sente muita dor, mas pelas filhas de Silvia, que o acolheu, fica sabendo que toda manhã algumas carroças vem da Filadélfia com alimentos.
- Denzell Hunter encontra Grey e o avaliar. Fica sabendo de Jamie e toda a história. Smith chega e diz que precisará levar John amanhã para conversar com Washington.
- Claire continua cuidado de Hal e cuidando para que ele não saia da casa e se ponha a procura de John ou Jamie, que ainda não voltaram.
- O capitão Richardson pergunta a William aonde seu pai está e diz que seu tio Hal sumiu de sua casa. William não sabe sobre nenhuma das informações.
- Clinton vai até a casa de Claire a procura de Hal.
- Ian conta a Rachel sobre Emily e todo o resto de sua história.
- Com ajuda de Denzell e Dottie, John consegue fugir.
- William vai novamente ao puteiro e paga para Arabella, que descobre ser Jane, ficar com ele, dormindo, apenas para livra-lá de Hawkinss.
- Ian e Rachel encontram William passando com o exército. Ian o chama e quando Rachel conta sobre o noivado William soca Ian. Uma briga se desenrola e ele leva Ian preso por bater em um oficial.
- Rachel encontra Jaime e este conversa com William, para soltar Ian. Pois se não ele mesmo iria até o exército para contar o real motivo da briga.
- Claire encontra Benedict Arnold que oferece uma carona. Claire segue então até a casa dos Bartram.
- Denzell vai até a casa para cuidar de Hal, que se enfurece quando o vê. Ian é Rachel chegam junto, encontram Jenny. Jamie vai atrás de Claire.
- Claire está no jardim quando Jaime chegam, conversam e se resolvem.

PARTE II - Enquanto isso, de volta ao rancho?

Outubro de 1980
- Jemmy passa pelos trilhos e sente a mesma vibração que sua mãe.
- Roger atravessa as pedras com Buck.
- Brianna briga com Rob e consegue nocautea-lo e jogá-lo dentro do buraco do padre.
- Buck decide ir em direção a Inverness e Roger em direção a Lallybroch.
- Chegando em Lallybroch, encontra-se com Brian Fraser e sua filha Jenny. Roger desconfia que esteja no ano errado, em 1739.
Outubro de 1739
- Roger está em Lallybroch e conta a história (em partes) para Brian Fraser. Mas ainda não entendeu como foi parar naquela época, e porque Jemmy estaria lá.
Outubro de 1980
- Jemmy consegue fugir dos túneis, um outro homem começa persegui-lo.
- Amanda consegue sentir Jemmy e quando estão mais perto ela comunica Brianna. Ela segue pela estrada até a represa e então encontra Jemmy.
- Bree vai até a casa com os polícias, então quando eles vão embora, ela percebe que sua arma da cozinha não está lá e nem Rob no buraco.
Outubro de 1739
- Roger sai com Brian em busca de informações sobre Jemmy e vão até For William após passarem nas fazendas próximas.
Outubro de 1980
- Bree deixa as crianças com Fiona e conta a ela sobre tudo, afinal ela é uma das únicas pessoas que sabe sobre tudo. Bree precisa sair investigar.
- Vai até o hospital, conversar com MacLeod que tentou ajudar Jemmy, mas foi agredido pelo homem. Ela tenta fazer um esboço dele.
Outubro de 1739
- Jenny corre até Fort William avisando que Buck está na casa dos MacLaren. Chegando lá ele diz que seu coração não está normal.
- Roger vai até a casa do MacLaren onde Buck está, o curandeiro Hector McEwen chega.
- Roger descobre que Hector também é do futuro, de 1841.
- O Sr. MacLaren conta a Roger sobre uma casa há uns 3 km dali é história de assombração, onde um homem foi achado enforcado.
Outubro de 1980
- Na pousada de Fiona, Jem escuta alguém chegar e quando vê, é Rob Cameron. Ele quer conversar com Fiona para saber sobre as pedras, quanto isso, Jem vai até a casa da vizinha ligar para polícia. Quando vê pela janela do banheiro, Rob sair correndo. Segundo Fiona, ele escutou no rádio seu nome como procurado por sequestro, bate em Fiona e foge.
Outubro de 1739
- Durante a estadia na casa dos MacLaren, chegam lá, homens de Leoch. Incluindo Dougal (futuro pai de Buck). Eles conversam e contam que a mulher que vivia ali fugiu depois da morte do homem enforcado e foi para Crasnemuir e ela se chama Geillis Isbister (futura mãe de Buck).
- No dia seguinte, Roger e Buck partem.
Outubro de 1980
- Brianna volta até Lallybroch e monta vigia na torre. Vê pessoas dentro de sua casa, quando de repente vê a van do Sr. Buchan (marido de Fiona), na sequência outra van aparece e bate neles. Bree consegue fugir do local com ajuda também de um Fiat Uno que logo descobriu ser de Lionel Menzies.
- Além de Rob Cameron, ela reconhece o homem de quem arrancou a balaclava, era o Michael Callahan, o arqueólogo.
- Param em um posto, Lionel os leva de volta para Lallybroch e não encontram ninguém.
- Brianna escreve uma carta para Roger e vai guarda-lá na parte secreta da escrivaninha, então acha uma carta de seu pai Frank para ela. Frank diz a ela sobre a descendência de Simon Lovat, e sobre uma profecia que há sobre ?o última linhagem de Lorde Lovat governará a Escócia. Se essa informação cair em mãos erradas, talvez o lugar mais seguro seja no passado.
Novembro de 1739
- Brian Fraser recebe Roger e Buck dizendo que acharam duas medalhinhas com as iniciais de J.W.M (que na realidade são do pai de Roger, Jerry Walter MacKenzie, e as medalhas estavam com ele quando estava voando na guerra e nunca mais apareceu).
- Roger decide ir até Fort William e conversar com o novo comandante, Jack Randall.
- Roger conversa com Buck, que acha que Cameron pode ter forjado tudo e Jem está em sua própria época.
Novembro de 1980
- Brianna sempre escreve para Joe, mas dessa vez a cartas tem uma foto das crianças na Disneylândia e diz que Bree está levando as crianças para verem os avós.

PARTE III - Uma espada recém-feita das cinzas.
Junho de 1778 - Filadélfia
- Jaime conta a Claire sobre ter precisado aceitar o cargo de coronel, Claire e ele precisam partir, se despedem de Fergus, Marsali e sua família.
- Ian está com medo dos amigos quadres não aceitarem ele e de expulsarem Rachel. Ian liberta Hal.
- Jaime proíbe Germain de ir a guerra.
- William ajuda a família Endicotts, tem receio de encontrar com Hawkinss. Reencontra Denys Randall-Isaacs, que o alerta sobre Richardson e o avisa sobre seu tio Hal, do qual ele não sabia.
- Lorde John, disfarçado como Bert, encontra Germain, que está procurando o avô após ser assaltado na estrada. John conversa com ele e diz que o ajudará. Estão indo para Coryell?s Ferry, para encontrarem o capitão Washington.
- Claire e Jaime estão em Langhorne, onde passam a noite em uma igreja.
- William encontra Arabella-Jane com sua irmã, elas pedem ajuda para chegarem até Nova Iorque.
- A brigada de Jaime estará sob comando de Charles Lee.
- Claire, Jaime, Ian e Rollo chegam em Coryell?s Ferry. Claire vai em busca de comida e conhece o marquês La Fayette, que a convida para seu jantar com os homens coronéis. Jaime chega junto, e lá estão Washington, Lee e muitos outros.
- Claire após se despedir e deixar Jaime com os cavalheiros, foi para casa dos Chenowyths, mas decide sair e encontra Denzell. Claire tira as dúvidas de Dottie e Rachel em relação a sua primeira vez e como tudo ocorre. Vão para a enfermaria até Ian encontrá-la e levar Jaime até ela.
- William encontra Richardson, mas consegue se desvencilhar dele. Lembra de Claire e Jaime.
- Ian é convidado a uma reunião por Denzell. Conta para Jaime, que cederá a barraca e pede conselhos sobre sua futura noite de núpcias.
- William vai encontrar Jane e sua irmã. Elas estão cuidando de Colenso (sei ajudante) e também de Zeb (colocado no lugar de ajudante enquanto Colenso está ruim). Ele faz um trato com Jane, para que ela e a irmã cuidem deles e ele então as ajuda a chegar até Nova Iorque, sob seu cuidado.
- Grey e Germain chegam a Coorney?s e Germain vai correndo até a barraca de comandantes. Grey fica sabendo ali que Jaime é comandante.
- Jaime sai cavalgar com Nathanael Greene, antigo membro quacre. Pergunta sobre as probabilidades de Ian e seu casamento. Eles se encontram com Ian e Rollo que está com a perna machucada por uma armadilha. Ian tem que se reportar com o capitão Mercer, pede para Jaime levá-lo até Claire para ela cuidar de sua pata.
- Claire encontra o coronel médico Jared Leckie mexendo em suas coisas, quando confronta em relação a um paciente ele fica revoltado.
- Claire está com Jaime enquanto ele verifica o regimento, quando encontra John e também Germain, eles se rendem.
- Lorde John explica como adquiriu seu olho roxo e em estado crítico, quando entra na tenda, Percy, seu meio irmão, que está lá a convite de La Fayette. Ele quer falar com John, mas não conseguem, são interrompidos por Jaime, que não consegue tirar da boca dele o que ele quer com Fergus. Percy vai embora.
- Claire consegue soltar o músculo ocular de John, Jaime pede para que Germain fique observando e cuidando de John, e que esteja presente em qualquer conversa dele com Percival Beauchamp.
- Germain encontra o homem que roubou Clarence dele e conta a Claire. Ela vai até ele e cuida de seu ferimento, enquanto pensa que provavelmente Germain está tentando recuperar o animal. Percy aparece e ela pede para que ele ajude Germain. Ele ajuda, Germain aparece sobre o burro e então acham que ele está roubando, mas em meio a multidão Fergus aparece, conseguem explicar a situação. Ele diz que conversará mais tarde com Percy.
- O capitão Woodsworth foi falar com Jaime sobre Armtrong (John) e Jaime disse que está sendo alimentado e cuidado. Perguntou também sobre seu neto, o que irritou Jaime pelo fato de John ter dito que conhecia o garoto, consequentemente conhecendo Jaime de algum lugar.
- Todos os soldados se preparam para a batalha.
- William não consegue dormir, mesmo sabendo que não participará da batalha. Então, Jane aparece em sua tenda, mas ele a manda de volta para a sua.

PARTE IV - O dia da batalha.
- Ian se prepara
- William não pode participar a batalha por ser um prisioneiro de guerra, o general Clinton manda que ele fique na parte administrativa, mas ele se encontra com o capitão André que pede que ele leve um despacho para o coronel Tarleton.
- Washington manda abandonarem os excessos, Claire precisa levar apenas o necessário, quanto espera com John, conta a ele sua aventura com Hal.
- Jaime parte com os homens, Claire fica com Ian esperando Denzell chegar.
- Jaime está com a consciência pesada por não ter revogado a condicional de Grey, mas também não o entregou aos seus oficiais.
- Ian saiu vasculhar, encontrou um outro índio, mas não o viu, e também granadeiros.
- William chegou até Tarleton e entregou a carta. Este lhe pergunta sobre Arabella, e porque ela disse que é sua, William o ameaça caso encoste nela. Eles começam a brigar, William é tirado de cima de Tarleton e colocado no cavalo e parte. Encontra então escoceses indo atacar e tentam pega-lo mas ele foge.
- Percy conta a John que Richardson é um espião americano, e sobre as tentativas de colocar William em perigo, Percy desconfia que ele queira pegar William e rapta-lo já que agora a França está na guerra e pretende recuperar os terrenos de posse dos britânicos.
- Fergus e Germain veem John Grey e Percy fugindo, cada um para um lado.
- Claire acompanha Denzell até chegarem nos postos do hospital montado.
- John segue tentando chegar ao exército, ao seu filho. John é pego por dois homens e pedem que o levem ao general Fraser. Quando o encontram, Jamie dispensa os dois e revoga a condicional de John, este por sua vez, foge.
- William pergunta a uns alemães onde tem um ferreiro e enquanto o espera, eles o atacam.
- Ian percebe que está sendo seguido por abenakis, consegue despista-los, mas encontra William perto do riacho desmaiado. Os abenakis o acham, começam a brigar, Ian sobe em uma árvore e eles desistem, pegam sua égua e fogem.
- Ian vê Owen e Lee marchando, precisa pedir ajuda, com sua égua roubada não conseguiria levar William sozinho, decide tentar encontrar La Fayette ou tio Jaime.
- Jaime vê Ian chegando e conversando com ele, sente quando a fecha atinge seu sobrinho no ombro, seus homens começam a atacar e matam um dos abenakis. Conforme eles voltam, Washington chega ao lugar, e pede para Jaime o acompanhar.
- Hal encontra William.
- Ian é capturado e encontra John Grey, ele reafirma aos captores quem John realmente é.
- William acorda na tenda de seu tio, que já sabe sobre toda a história.
- Jaime está perto da igreja que montaram o hospital, ganharam um ataque contra os britânicos que recuam. Ele começa a procurar Claire e quando a encontra vê o tiro que a acerta.

PARTE V - Contando cabeças.
- Jamie segura Claire, o Dr Leckie estanca o sangue e vai embora,um soldado diz que Lee o chama e ele revoga sua autoridade para ficar com Claire.
- Denzell chega e conversa com Claire, opera, da certo, eles rezam.
- John Grey está com o capitão André, e vê Ian brigando com o abenaki, ele o mata.
- William encontra-se com seu pai John.
- Grey oferece um cavalo a Ian, mas ele recusa e prefere voltar para seu acampamento a pé.
- Hal e John conversam um pouco, mas John deixa os assuntos mais importantes para o dia seguinte, Hal o avisa de que seu filho mais velho, Ben, está morto.
- Hal não acredita que Ben esteja morto, pois quem lhe deu a notícia foi Richardson.
- Tarleton vai até a barraca de William que está com uma forte amnésia. Conta sobre os desertores que o jogaram e pegaram seu cavalo e também conta sobre Harkness que ficou na Filadélfia e não está com seu regimento.
- William fica sabendo que Jane e Fanny foram embora e vai atrás delas.
- Hal e John conversam sobre Percy, Hal quer voltar para Filadélfia atrás de Richardson para descobrir o que aconteceu com Ben.
- Claire está se recuperando, quando ela e Jaime recebem a visita de John. Ele pede ajuda a Jamie para que ele escreva ao general Arnold para que eles possam procurar por Willie na cidade, eles acham que a saída das moças foi uma emboscada de Richardson para Willie.
- Jamie fica revoltado com a oferta de residirem na casa de John.
- William consegue encontrar as irmãs, que fogem e encontra também Rachel, que o ajuda a achá-las. Rachel finalmente encontra Ian, com ajuda de Fanny.
- Fanny e Jane contam a William que quando elas estavam no bordel, Harkness ofereceu um alto valor pela virgindade de Fanny e Jane o golpeou, matando-o no quarto e fugindo em sequência.
- Jane conta que decidiu fugir porque conhece tipos insistentes, como Tarleton.
- Rachel decide que levará as irmãs para um acampamento de quacres. William fica responsável por levar Ian de volta até Claire, onde estaria Denzell, responsável por cuidar dele.
- William deixa Ian e vai embora sem conversar com ninguém.
- Ian acorda após todo o procedimento, já enfaixado e com Rachel do seu lado.
- John e Hal chegam a casa na Filadélfia e encontram Dottie, ela conta sobre o casamento que acontecerá nos próximos dias. Incrivelmente William aparece na casa, eles conversam sobre Richardson, Ben e assuntos de guerra, William decidiu ir atrás de Ben, já que não é mais soldado, não pode ser morto por espionagem, ele parte.
- Denzell e Dottie se casam, Ian e Rachel se casam.

PARTE VI - Os laços que unem.
Dezembro de 1980 - Califórnia
- Brianna está resolvendo todas as questões possíveis, conversando com Joe e deixando tudo certo. Ele envia uma carta a ela, lendo, ela descobre que Roger está em 1739 e que ele está investigando sobre as medalhas que achou de seu pai.
Novembro de 1739 - Escócia
- Roger chega até o Sr. Cumberpatch, que havia comprado as plaquinhas de um homem, que comprou de outro na muralha. Além disso, ele acha um pingente com uma granada facetada e o compra.
- Roger conta a Buck sobre seus verdadeiros pais, Dougal e Geillis.
Dezembro de 1980 - Boston
- Bree conversa sobre as possibilidades de sua volta no tempo com Joe e Jemmy.
- Jemmy conta que também sente Amanda, assim como ela sente ele.
Dezembro de 1739
- Roger e Buck chegam na muralha de Adriano e encontram o homem procurado, inclusive, com a jaqueta de Jeremiah, mas ele os afugenta.
Dezembro de 1980
- Bree e Joe fazem um teste para calcularem a distância em que Jemmy e Amanda conseguem sentir um ao outro.
- Mandy consegue sentir Jemmy e Bree por 6 km, Jemmy consegue sentir Mandy até 1,5 km e sua mãe bem menos.
Dezembro de 1739
- Roger e Buck descobrem o local de outro círculo de megalíticos, é levado até o local por Ridley, que conta a eles sobre o Sr. Hacffurthe, dono de um grande ?chicote?, que na realidade era o equipamento de paraquedismo do exército.
- Eles descobrem que o homem que surgiu ali nas pedras, foi saqueado pelo clã Wad e espancado. Então esse homem tentou roubar uma torta e está detido em Quarton.
- Eles encontram Jerry preso, o soltam e fogem com ele, levando-o até o círculo, Roger lhe dá a granada. Mas no fundo sabe que ele não conseguirá, isso o leva a pegar nas mãos de seu pai e dizer que o ama, mesmo que ele não saiba quem Roger é.
- Buck quer ir para Cranesmuir ver Geillis.
Dezembro de 1980 - Edimburgo
- Bree está indo para Inverness, pediu para Fiona buscá-la e para Lionel ficar de olho em Rob. Eles iriam atravessar.
Dezembro de 1739 - Cranesmuir
- Roger e Buck chegam a casa de Geillis, lá com ela, está o Dr. Hector McEwan, quando Buck vai até o consultório de Geillis, Hector fica muito enciumado e Roger explica a situação para ele, eles saem dar uma volta e mais uma vez ele coloca as mãos sob a cicatriz de Roger com aquela luz azul e Roger sente a melhora.
- Buck fica chocado em saber que sua mãe é praticamente uma puta, visto que ela até beijou ele, mas não aconteceu mais nada.
- Buck se propõem a voltar e levar notícias a Bree, e também trazer noticiais para ele. Ele conta sua história com Morag, sua esposa, e sabe que ela ficará mais feliz se ele não voltar para ela.
Dezembro de 1980 - Craigh na Dun
- Brianna e as crianças chegam às pedras. Leonel Menzies aparece para ajudá-los e impedir Rob Cameron caso ele apareça.
- Rob Cameron de fato aparece, mas eles conseguem atravessar a tempo.
Dezembro de 1739
- Bree e as crianças chegam até a torre de Lallybroch, eles veem um homem subindo, Brian Fraser, quando ele vê Brianna e Jemmy desmaia, achando ser Ellen e William.
- Mandy está sentindo seu pai.
- Roger estava chegando a Lallybroch quando encontra com Jemmy, em sequência Buck aparece com Mandy.
- Roger leva Bree até McEwan pois ela não quer interferir no passado de sua família conhecendo Brian. Eles ficam e passam a noite ali.

PARTE VII - Antes que eu me vá
Setembro de 1778
Filadélfia
- Claire e Jaime estão na Filadélfia. Morando com Marsali e Fergus.
- Claire está se recuperando bem. Chega na casa, um bilhete ameaçador, Marsali diz que sempre chegou mas quando vê aquele se assusta.
- Claire conversa com Jaime sobre Fergus, e Percy que ainda está insistindo no assunto com Fergus.
- Ian e Rachel irão levar Dottie até Nova Iorque ver Hal, uma vez que seu irmão Ben realmente está morto, e seu irmão Henry está na lista dos que irão morrer. Ian irá levá-los junto com outros mohawks.
Nova York
- Dottie está com Hal, e pergunta sobre o que está acontecendo, Hal se mantém firme em acreditar que Ben está vivo ainda, e que a informação de sua morte dita por Richardson é falta.
Filadélfia
- Ian e Rachel já voltaram e Ian conta sobre a possiblidade de voltarem para cordilheira com seus tios.
- Ian acorda, mas Rollo não. Ele e Rachel levam ele para enterra-lo.
Montanha de Watchung
- William segue em direção a Nova Brunswick.
Filadélfia
- Benedict Arnold bate a porta de Fergus e pergunta sobre Claire e se ela pode ajudar um parente de um amigo. O amigo em questão é Sr Shippen e o ferido, Tench Bledsoe.
- Claire tem que amputar Tench, ele sobrevive.
- Claire anda sendo perseguida por jovenzinhos que acham que ela é legalista, isso causa crises de pânico devido ao seu infeliz trauma de estupro.
Nova Jersey
- Willie chega aoAcampamento de Middlebrook, finge ser um amigo da família e começa sua investigação.
- Levam-o ao túmulo de Ben, que segundo eles, morreu de tifo. William decide voltar para Nova Iorque e conta ao seu tio. Mas antes, decide levar uma mecha de cabelo.
- William profana o túmulo, e quando se dá conta, o morto não é Ben, é um ladrão qualquer, está sem as orelhas.
Filadélfia
- A gráfica pega fogo, Claire e Jaime saem correndo para acordar as crianças e Fergus e Marsali. Ninguém acha Germain e Henry-Christian.
- Quando estão lá fora, eles veem os dois meninos lá em cima, Germain agarra uma corda, e segura seu irmão, mas ele cai.
- Henry-Christian morre.
- Após o velório, Ian e Rachel junto com todos os familiares, levam Henry-Christian para descansar ao lado de Rolllo.

PARTE VIII - Busca e regaste
Setembro de 1778
- Sra Bell envia uma carta a Jamie dizendo que sua prensa está muito bem e se encontra na fazenda do sr. Simpson em Savannah.
- Willie envia uma carta ao seu tio sobre a possível fuga de Ben.
- John avisa Hal quando ele é Dottie atracam em Charleston para descobrir sobre Amarantus Cowden, suposta mulher de Ben. Ela se encontra de férias em Savannah, eles precisam ir para lá.
- General Clinton ordena que Hal é seu exército sejam reunidos e levados a Savannah para se juntarem a Archibald Campbell e ocupar a cidade.
Outubro de 1778
- Dottie descobre que está grávida, John decide levá-la de volta para Nova Iorque, Amaranthus terá que esperar mais um pouco.
Fim de novembro de 1778
- Marsali e Fergus estão acomodados com os filhos em Savannah. Claire e Jaime decidem esperar o inverno passar para subirem a cordilheira.
- Claire segue atendendo pacientes, Jaime e Ian arrumam emprego. Em um dia após uma paciente com uma fístula do reto/vagina, Claire sai correndo ao encontro de William.
- William conta sobre sua investigação com Richardson e também pergunta sobre Denys Randall. Clarice não sabe muita coisa a respeito.
Dezembro de 1778
- Fergus, Jaime, Ian e Germânia estavam em um lodaçal caçando e pescando. Eles veem então a chegada de muitos navios britânicos.
- General Howe É Richardson aparecem a porta de Jaime perguntando se ele não irá defender a cidade, Jaime nega e também diz que não irá com eles.
- Claire vai te o boticário e descobre que eles tem éter. Enquanto se prepara para operar Sophronia, o capitão Richardson chega ao consultório e diz que ele é um rebelde e não um legalista, trabalha para os americanos e que induziu Grey a se casar com ela. Para que ele fizesse amizade e a levasse a virar uma espiã para ele, Claire muito brava pede para que ele se retire. Sua paciente chega.
- Sophronia é uma menina de 12 anos, escrava, abusada pelo seu senhor, engravidou e perdeu o filho, isso causou as fístulas que Claire habilmente conseguiu consertar com ajuda do éter e de Rachel.
- William está andando quando encontra Fanny, que diz que sua irmã Jane foi levada pelo major Jenkins, que a reconheceu da noite que Haukness a levou e ela o matou.
- William vai até a mansão onde Campbell está, e encontra lá seu pai e seu tio. Ele conta o problema de Jane.
- John não conseguiu fazer nada a respeito da situação de Jane.
- William vai até Jaime e pede ajuda para resgatar Jane. Jaime vai com ele até a casa, entram, mas quando chegam no quarto, Jane não suportou, quebrou uma garrafa e acabou com o seu sofrimento.
- Todos vão ao enterro com Fanny, William da a ela sua égua Miranda. Ele irá seguir para Saperville. Jaime e Claire deixaram Marsali e Fergus em Charleston e irão até Willmington se prepararem para subir a cordilheira, levando Fanny e Germain.
Janeiro de 1779
- Hal e John encontram Amaranthus e Trevor.
- William vai até Jaime perguntar sobre sua mãe.

PARTE IX - ?O mundo pode acabar, mas o amor e a música resistirão?.
Março de 1779
- Novamente na Cordilheira.
- Claire opera Fanny que tem a língua presa, apenas cortando um pouco seu frenulo, tudo ocorre bem.
- Eles descem até o entreposto comercial dos Beardleys, Claire e Jenny fazem compras e trocas. Ian e Rachel encontram com Herman e Trask, as gêmeas (Hermione e Ermintrude) que agora moram com a sra. Sylvie (dona do bordel) e trabalham com a parte da segurança. Chamadas agora de Wurms.
- Claire vê um dos homens que abusou dela, ele reconhece a voz, de quando ele chamava por Martha. Mas apesar de segui-lo, não tem porque falar com ele e nem descobrir quem o homem é. Mas também não sabe como ele escapou do massacre naquela noite.
- Durante a volta, Ian percebe que a algo incomodando sua tia Claire.
- Jenny percebe que Claire está estranha e pergunta, ela conta a história a Janet e esta conta sobre Maggie, sua filha, que também foi estuprada, pelo irmão do marido.
- Jaime leva Claire para ver a fundação da nova casa, ele pergunta o que aconteceu no entreposto, mas ela ainda não está pronta para contar.
- Jaime e Claire dormem junto a fundação, mas ela acorda sozinha, Jaime foi a caça, ela tinha certeza. Ele havia falado com Jenny.
- O filho de Ian e Rachel nasce, um menino.
- Jaime volta, fez o que tinha que ser feito.
- Jaime e Claire estão trabalhando na fundação e na horta quando param para descansar viram uma família chegando? eles saem correndo ao encontro de Brianna, Roger, Jem e Mandy.

ingridgi 03/01/2024

Coitado
Vou admitir que esse livro foi grandes emoções, só as partes do William e do John q eu achei um tédio como sempre

Karol 20/12/2023

Um pouco maçante, mas vale a pena!
Mais uma vez os Fraser se enfiam numa guerra que disseram que não iam participar. Dessa vez estamos no meio da revolução americana e se você se entedia fácil com papo de estratégia militar e combate, esse livro é uma canseira. Muitos capítulos são dedicados não ao combate em si, mas sobre discutir o combate. Muita andança do ponto A ao ponto B, personagens secundários que o leitor esquece o nome na página seguinte e muita gente morrendo. Também tem um foco muito maior no William, que infelizmente ainda não conseguiu me cativar e cada capítulo dele foi arrastado pra ler.

Agora aos meus pontos favoritos:

1- Nunca imaginei que ficaria ansiosa por capítulos focados em Roger e Brianna e esse volume me surpreendeu. Coração até batia mais rápido quando chegava um bloco deles.

2- Médicos sendo médicos! Tem muitas cenas envolvendo procedimentos absurdamente agonizantes com uma riqueza de detalhes suficiente pra deixar qualquer um com o olho tremendo dentro do transporte público.

3- Dianinha não teve medo de dar um coice nos sentimentos do leitor nesse aqui. Esteja preparado para dizer adeus.

Resumindo: fraco se comparado ao anterior, que foi disparado meu favorito da série, mas vale a pena. Dói pensar que está chegando ao fim pois trato os personagens como parte da minha família hahahaha

Tati Bertoldo 26/11/2023

Escrito com o sangue do meu coração
Um livro cheio de narradores, e cheio de suspenses. Mas como sempre muito gostoso de ler. E termina com um quentinho tão bom no coração que não existe possibilidade de não começar o próximo.

Bruna D. 29/10/2023

Bom, mas cansativo
Bom, como todos os outros que já li, porém, a leitura é cansativa. Alguns personagens não prendem tanto minha atenção, o que faz com que as partes sobre eles se tornem chatinhas. Quando pareceu que ia acontecer algo muito bom na história, percebi que era a última página, isso me fez querer ler logo o próximo livro.

Rosana.Montenegro 27/10/2023

Escrito com o sangue do meu coração
Esse livro é para lavar a roupa suja da família.
Sem dar spoilers, só posso dizer que é emoção em cima de emoção. Quem chegou até aqui, não pode deixar de ler!!!!

Maria.Gabrielly 05/10/2023

Queria não dar 5 estrelas, mas...
Mais uma vez é impossível não dar 5 estrelas para os livros dessa série. Eu também acho que o 7 e esse tem seguido um ritmo diferente dos anteriores, eu queria dar menos nota por isso, entretanto, eu entendo, é só diferente, não ruim, a qualidade continua impecável.
A trama, a guerra , os personagem continuam impecáveis, tangíveis!
Confesso que pode ser arrastado nas partes de guerra e nas partes do Willie/Jonh, mas nada que comprometa a história.
Nossa família querida passa por poucas e boas aqui, temos uma perda que dilacerou meu coração e personagens "novos" que deixaram meu coração quentinho.
O equilíbrio da DG é impecável e obviamente eu vou ler os próximos que, a propósito, são os últimos T_T

Thalita 04/10/2023

Então...
Acho que esse foi o mais difícil pra mim, ficou bastante arrastado porque eu não gosto do Roger e o querido me apareceu em basicamente todo o livro, eu só continuei pq queria os momentos do Jamie com a Claire, esses dois com o Lord John e o Fergus é o que me fazem continuar kkkk gosto do Ian também, mas Roger deus é mais. Ah e um ps: coitada da Marsali que respira e já ta grávida KKKKKK Fergus não da um descanso pra ela, é um filho atrás do outro minha nossa, fora isso os últimos capítulos foram o que me fizeram terminar

Jotinha 30/09/2023

CADÊ O SANGUE?!
Diferentemente do livro 7, o livro 8 teve um bom aproveitamento e os arcos dos persongens ficaram mais interessantes, com a reta final da guerra que se arrasta desde o fim do sexto livro, sinto que no nono livro ela vai de fato acabar. Não gostei das divisões das partes, as vezes tinha povs de Roger e Brianna da página 1 até a 300 e depois de Jaimie e Claire até a 600. Horrível, esquecia o que acontecia e perdia o foco. Aconteceu duas tragédias que não esperava, uma delas o Rollo ter abotoado o paletó foi terrível, mas a Rachel é um bom Porto Seguro para Ian. O final do livro foi tão

@ruthlunang 29/09/2023

Mais um pra conta
Tem tanta coisa que aconteceu nesse livro que eu acho que vivi duas vidas nele kkkkkk

Triste que ta chegando no fim da saga e ao mesmo tempo ansiosa pra saber tudo o que vai acontecer.