Heinrich Himmler

Heinrich Himmler Peter Longerich

Resenhas - Heinrich Himmler: Uma Biografia

Adiel.Guimaraes 16/08/2022

!!!!!
A política nazista, é bom que se ressalte, adquiriu a sua explosividade e dinâmica particular em grande parte devido ao modo como Heinrich Himmler interligava aparato policial, sistema de campos de concentração, seleção racial, política de colonização, combate aos guerrilheiros, programas de trabalho forçado e mobilização de ?germânicos? e ?alemães étnicos?. Disso resultou toda a estrutura da SS e da polícia, cuja ligação interna e extensão total só pode ser compreendida à luz do responsável que reunia todas essas competências em sua pessoa.

Krisley 12/10/2013

Muito bom!
“Himmiler transferiu, de um modo assombroso, os axiomas pessoais para a organização que dirigia; para ele, a direção da SS não era simplesmente um cargo político, mas uma parte dele mesmo.”

Assim como a biografia de Himmler esse livro é também a historia detalhada da SS. O texto é de leitura clara e tem a contribuição do diário pessoal de Himmler principalmente no período de sua infância e juventude.

A partir da entrada de Himmler na SS e sua ascensão à Reichsführer-SS o livro fica bem mais detalhado, destacando: requisitos raciais para a adesão na SS, o controle sobre cada aspecto da vida dos soldados da SS (da disciplina militar à “qualidade racial” de suas mulheres e quantidades de filhos) , o recrutamento de estrangeiros germânicos e não-germanicos durante a guerra, a perseguição aos judeus, migrações forçadas, os trabalhos forçados, evolução dos primeiros campos de concentração( para “inimigos” e “associas”) até os campos de extermínio , “Solução Final”. Paralelamente dá uma boa visão geral da Gestapo, SD, RSHA,Ahnenerbe, Lebensborn, Einsatzgruppen entre outras organizações.

Capa dura, folhas amareladas, preço relativamente bom (entre 55 e 60 reais), recomendado pra quem se interessa pelo assunto.
Lina 23/03/2015minha estante
Comecei a leitura ontem e estou achando muito interessante, mesmo estando ainda no início. Sua resenha me deu mais ânimo ainda a continuar.

bisphool 19/06/2016minha estante
Já está na minha estante a quase dois anos (no plástico)! No entanto, estava a dar atenção a outra obra do mesmo tema do autor Richard J. Evans (conhece?). Anteriormente havia lido também a biografia de Reinhard Heydrich de Robert Gerwarth para ter um pouco mais de base teorica, agora sinto que estou preparado para efetuar a leitura deste livro sem dúvida maravilhoso. É difícil falar sobre o tema com a maoiria das pessoas justamente por se tratar deste tema, mas agora com o skoob acho que terei a honra de expor minha opínião a respeito. Valeu pelo texto, vai servir de exemplo!

bisphool 19/06/2016minha estante
A propósito, tenho o outro livro de Longerich - Joseph Goebbels, uma biografia!

Carlos.Leao 07/02/2021

Porre necessário
A biografia mais extenuante que já li. Mas reconheço, o que me desagradou nela, também é sua qualidade: meticulosamente detalhada. Bem diferente da biografia de Hitler do Joachim Fest, e mais próxima do trabalho de Ian Kersaw. Só na conclusão, Longerich se permite avançar na interpretação. O livro é marcado por uma torrente de nomes, datas e números, o que torna a leitura cansativa, mas em tempos de ressurgimento do fascismo, é bom conferir a tragetória de homem medíocre e maniático que tornou-se o arquiteto e executor de um dos maiores genocídios da história. Afinal, há sempre um "Himmler" à espreita aguardando uma oportunidade.