Caverna de Ossos

Caverna de Ossos Cesar Bravo

Resenhas - Caverna de Ossos

Marselle Urman 22/09/2014

Com uma mistura de "Lost" e "Caverna do Dragão", o autor vem aqui com uma ideia bem original e assustadora para as pessoas que se viram naquela situação. O que seria o "Paraíso",lugar onde todos parecem ter uma segunda chance...Mas ainda assim não se desprendem dos erros de seus passados?

A transição do choque dos personagens ao chegar lá até a adaptação ( não saia à noite, vá pra o trabalho já no segundo dia) me pareceu um pouco abrupta, e depois disso a narrativa seguia com uma sensação de urgência que nunca se realizava.

A caracterização dos personagens é muito boa ( exceto, acho, a família religiosa, que acabou ficando meio "Flanders"), todos os personagens são profundos e verossímeis.

Tenho que fazer uma ressalva à revisão desse livro, se é que ela existiu. Trocar Reinaldo por Rogério, Gol por Uno, erros como "desde que saiu das fraudas", "não meche com ele" e "ascendeu o isqueiro" são coisas que me tiram do sério. Sim, sou chata a esse ponto, mas é muito desagradável estar embalado na leitura e se deparar com isso. Ponto negativo pra editora.

Ainda vale a pena ler.
Cesar Bravo 24/09/2014minha estante
Olá Marselle. Grato pelos apontamentos e pela leitura. O livro foi revisado, mas não por profissionais e sim por amigos e colaboradores. Acredito que sua versão não seja a mais atual, pois muitos desses problemas foram corrigidos. Esse livro é independente, optei por lançá-lo assim mesmo, e espero sinceramente lançá-lo com uma editora convencional em breve. Novamente agradeço.

Marselle Urman 25/09/2014minha estante
César, em se tratando de um esforço individual todo o mérito é de vocês,novamente peço desculpas pela minha chatice, achei que era um produto industrializado. Minha versão é a da amazon para o Kindle. Abraço

Karina 03/10/2014

Caverna de Ossos - Cesar Bravo
Simplesmente Fantástico.
Cesar Bravo, ainda estou extasiada com o seu livro, não tem como descrever, não tem como resenhar, é fantástico.
Cesar é um dos autores parceiros do Blog Casa de Livro, já resenhamos outras obras do mesmo, contos magnificamente escritos, que nos renderam prazerosas leituras e boas resenhas.
Mas quando iniciei a leitura de Caverna de Ossos, não imaginava que o decorrer da trama seria tão envolvente.
Fabuloso, tão bem escrito, tão real em seus fatos e atos, que é como se estivéssemos ali, vivenciando e presenciando fisicamente cada momento por ele escrito.
Caverna de Ossos nos conta a história de uma ilha.
Ilha essa misteriosa, mágica e assustadora.
Famílias apareciam ali, da noite para o dia, com suas casas, seus tormentos, suas histórias. Intactas.
Há principio a confusão era arrasadora.

Como foram parar naquele lugar?
A casa era a mesma, suas famílias eram as mesmas.
Mas onde estavam?
Quem eram essas pessoas estranhas?
No meio daquele turbilhão de acontecimentos, novidades e confusões, geradas pelos novos habitantes da ilha. Começaram a entender como seria a rotina de seus dias naquele inóspito lugar.
Todos tinham seus empregos já designados. As crianças já tinham seu lugar garantido nas escolas.
Dinheiro era fácil ali.
As comidas de casa eram repostas depois de consumidas.
Tudo estava confortável.
Mas existia um preço, ninguém poderia sair de dentro de casa ao cair da noite. Após a sirene tocar, todos deveriam manter-se trancados.
E quando a sirene toca... Os pesadelos são soltos.

Gritos.
Torturas.
Massacres.
Quando a noite cai, tudo é caos.
Os habitantes daquele lugar têm seus temores, suas raivas, seus ódios.
Exatamente isso que a ilha trás a tona. Seus maiores fantasmas soltos, para atormentá-los. Todos precisam ser castigados. Todos precisam pagar pelos seus crimes.
Já não aguentam mais aquela vida. Aquele medo de não poder sair.
Querem respostas. Querem a verdade para que possam lutar, para que possam viver.
Uns grupos de sobreviventes se juntam para conseguir achar uma saída.
Renan, Anne, Bill, Andrey, Rogério, Nando, Luciana e Priscila. Eles sobreviveram a todo o terror que foi infligido até o momento. Mas não suportam mais. As mortes, a vida despedaçada. Eles precisam encontrar uma saída. O quanto antes.
Mesmo com todos os sinais, todos os avisos eles tentaram atravessar a ilha.

Mas o outro lado era composto por desespero, dor e terror.
Nesse instante que todos os segredos vieram à tona.
Todos os monstros aprisionados em seu ser foram libertados.
A ilha quer justiça, ela cobra pelos erros cometidos.
Eles foram atrás de seu algoz e agora irão pagar pelas suas escolhas.
Qual será o destino dessas pessoas?
Conseguirão escapar da ilha maldita?
Serão mortos como muitos outros que sumiram misteriosamente?
Eles entenderão o porquê de estarem ali?
E tudo o que viveram na ilha? Será esquecido?
Bill é um garoto extremamente especial, que conduzirá com elegância e humor todos os momentos de tensão.
Qual será o grande final desse inteligente garoto?
Mais uma vez Cesar Bravo nos mostrou a força de seu nome. Conduziu-nos uma história tão envolvente, que nos faz querer mais, saber mais sobre aquele lugar, sobre aquelas pessoas.
Cesar, nós da Casa de Livro, nos vamos lhe parabenizar apenas, dessa vez. Mas saiba, estamos lhe aplaudindo de pé.
Obrigada pela maravilhosa leitura.
Casa de Livro Recomenda.

A morte acabou de passar por mim... Ou algo muito, muito ruim.

Titulo: Caverna de Ossos
Autor: Cesar Bravo
Páginas: 465
Ano: 2013

Boa Leitura
Casa de Livro

Karina Belo

Os passos continuavam rodeando a frente da casa. Pausadamente. Sem pressa alguma ou tentativa de silêncio. O dono das botas (pareciam botas para Renan e Andrey) continuava protegido pelo nevoeiro absurdamente espesso que tomou rapidamente conta de tudo. Algo metálico, uma espora talvez, tilintava. Mesmo a luz do poste de luz da frente desaparecera. Alguma coisa uivou distante. Renan concentrou-se mais, colando o ouvido direito à porta e ouviu alguns cochichos indiscerníveis. Gritos ecoavam de muito longe, também novos tiros.
BAMM!

O animal arfa deixando o braço cair rente ao bico de aço das botas do homem de chapéu. Ele abaixa com alguma dificuldade, apanha o braço, retira o anel colocando-o em seu bolso dianteiro e atira a peça para longe. O antebraço o lembra de um bumerangue que vira na tevê. O coto roda e roda rompendo pingos de chuva até cair no mar. O membro não aparecerá novamente, ele irá para a caverna dos ossos como tudo que cai na praia. E ninguém consegue entrar ali sem um guia; talvez os morcegos. O vai e vem das marés duram apenas alguns minutos enterrando junto com os ossos, brinquedos, garrafas de plástico e quem ousa desafiar a morte.

Com uma respiração profunda, Marcos aceitou a mão estendida de Isaac. Dona nuvem sorriu satisfeita e envolveu-os num abraço frio, tornando suas consistências tão fluidas quanto à dela. Marcos sentiu mais medo. Em seguida dor nos olhos com a luz brilhante que o impediu de saber onde estava. Havia vozes também, muitas delas. Parecia uma tremenda confusão. Alguém chorava aos soluços. E ele adormeceu.

Mas Uni não vai te ouvir dessa vez...
Não ainda. Temos contas a acertar e o velho não vai te proteger nessa.

Acorda, Bill! Nessa ilha ninguém morre inocente. Nem mesmo a mamãe, garotão. Sabe o que a sua mamãe fez? Aposto que não, e aposto que essa vadia nunca vai ter peito para contar a verdade. É bem se conformar, rapazinho. E é bom ficar fora do nosso caminho...

site: www.casadelivro.com.br
Cesar Bravo 03/10/2014minha estante
Aí sim! Nossa, deu até vontade de escrever uma continuação! rsrs. Obrigado Karina, obrigado mesmo. Esse é um livro longo, denso, tive muita preocupação que não ficasse cansativo, lendo suas palavras fico satisfeito. Abração!

Rusbis 27/04/2015

Confiram a resenha de "Caverna de Ossos" no canal literário Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=CUyffawybeo
Cesar Bravo 18/02/2016minha estante
Valeu, Rubens; meu amigo e parceiro. Sempre é fantástico ouvi-lo!

Amanda Molina 10/02/2016

Fantástico
Imagine, ao amanhecer sua casa não está mais no mesmo lugar, aquela não é sua rua, ou cidade, sua vizinhança não é a mesma, aparentemente, sua casa foi transportada durante a noite para um lugar misterioso, aparentemente as pessoas vieram de épocas e países distintos, mas de alguma forma todos conseguiam se entender. Isso é o que acontece em Caverna de Ossos, todos que estão neste local chegaram ali da mesma forma. Como toda nova socialização há confrontos e desentendimentos, afinal, ninguém fica firme ao acordar em um lugar desconhecido.

Como é de se esperar, ninguém parecia entender como tudo isso aconteceu ou sequer o motivo de terem sido tirados da rotina de suas vidas, toda explicação que estes novos moradores recebem está em um folheto que se encontra em cada casa: eles estavam em uma ilha chamada Paraíso, os adultos têm um emprego, os filhos iriam para a escola. Apesar de todo esse conforto que a ilha oferecia, havia um porém, uma única regra a ser seguida por todos, um preço a se pagar: ao cair da noite uma sirene é tocada, como toque de recolher, e todos os moradores deveriam permanecer trancados em suas casas.

Ao cair da noite tudo é caos.

E, é aí que começa o terror, uma névoa cobria todas as ruas e juntamente com a névoa vinha o pesadelo, gritos, uivos, gemidos, torturas e massacres assombravam a ilha, fantasmas espalhavam a morte a qualquer um ali presente.

Cesar Bravo fez um trabalho incrível, o livro é fantástico, eu não conseguia parar de ler, a cada capitulo ele me deixava mais intrigada com tudo que era apresentado. Cesar não mede palavras para descrições, tudo é muito real, eu me sentia dentro da história.

Um pouco sombrio, o livro causou algumas reações emocionais em mim, tendo em vista a descrição bem elaborada do autor.

Sobre os personagens, Caverna de ossos possui muitos personagens e todos incrivelmente bem construídos e caracterizados, e todos estão ali na ilha por um motivo, todos habitantes têm seus passados marcados, seus segredos, seus medos, seus erros e é isso que a ilha quer vingar, seus piores fantasmas são seus castigos, todos estão ali para pagar pelo que fizeram. Não existe um personagem principal, vários deles se destacam em determinadas situações como Nando e seu pai, Renan e seu filho Drey, Anne e seu pequeno Bill.

Um dos fatos mais interessantes da ilha é que a comida é reposta imediatamente após seu consumo.

O livro se desenrola de maneira perfeita, desde os relacionamentos entre as pessoas, o passado de cada família, as intrigas, os fantasmas. Tudo perfeitamente colocado para formar um final onde tudo se encaixa e que deixará o leitor extasiado.

site: http://blogdameninaquele.blogspot.com.br
Cesar Bravo 18/02/2016minha estante
Obrigado, Amanda. Ler suas palavras foi uma felicidade. Te espero nos próximos!!!