O Projeto de pesquisa em História

O Projeto de pesquisa em História José D'Assunção Barros

Resenhas - O Projeto de pesquisa em História

Hyago.Saraiva 22/08/2020

Virou meu livro de cabeceira.
Acredito que qualquer pessoa que queria contribuir com a produção de conhecimento humano do tipo científico deve ler esse livro fantástico.

Não é uma imposição de como deve ser configurado um projeto de pesquisa, mas sim uma discussão bem interessante sobre quais cominhos podem ser seguidos nessa trajetória.

Portanto, fica aqui minha indicação para todos e todas que queriam construir um TCC, ingressar numa linha de pesquisa num programa de mestrado e/ou doutorado.
Jose.Miguel 29/09/2020minha estante
interessado será que em pdf não temos este livro?

Hyago.Saraiva 10/11/2020minha estante
Tem sim. Inclusive, li em PDF.

MarcosK 18/01/2022minha estante
Serve para áreas como sociologia ou letras?

Júlia.BR 30/03/2024

Projeto de pesquisa
É um ótimo livro para te ajudar a entender passo a passo de como fazer um projeto de pesquisa em história. Deste a escolha do tema, bibliografia, quadro teórico, e finalização .

Askanin 27/01/2013

O livro "O Projeto de pesquisa em História" apresenta de forma bem explicada e simples como fazer projetos de pesquisa e tese. Como ressalta o autor diversas vezes durante o livro, aqui o aluno de História poderá encontrar modelos para começar a dar forma ao seu projeto. Barros apresenta vários exemplos para que o leitor possa entender seus pontos, utilizando também a linguagem e conceitos utilizados por historiadores de forma com que até mesmo um graduando de primeiro periodo não se sinta perdido na leitura.

Por vezes, na tentativa de se fazer claro, o autor comete algumas repetições que não são necessarias, mas o livro em si cumpre com a sua proposta de facilitar o individuo que tem como tarefa fazer um projeto ou tese pela primeira vez.
gduarteds 27/01/2015minha estante
É simplesmente necessário para estudantes de História!

Gustavo Inútil 12/12/2023

Então
Achei um livre um tanto quanto didático; porém, as vezes muito repetitivo e também confuso entre os tópicos, mas auxíliou bastante a fazer meu primeiro projeto de pesquisa, assim espero que ajude no tcc tambem; acho até que o livro ajudou mais que a professora

Maria.anamariaprof 21/02/2019

A pesquisa em História.
Era preciso que eu tivesse, desde o primeiro período, um contato maior com ess livro. O objetivo dele é justamente ajudar na formação dos pontos de um primeiro científico, não importando a área e atuação. Ele atingiu seu objetivo e me ajudou bastante. Por isso se tornou um favorito.

Ste 31/03/2020

Um ótimo livro sobre metodologia científica voltada para o curso de História, com uma linguagem acessível, didática e esclarecedora. Possui ótimos exemplos ao longo da leitura, facilitando a compreensão. Recomendo principalmente para aqueles que estão iniciando o curso/pesquisa.

Raquel.Paes 12/04/2020

O projeto de pequisa em História de José D'Assunção Barros é um livro importante para o pesquisador, nele será possível verificar os possíveis caminhos para se chegar ao conhecimento.

Gustavo.Henrique 06/01/2022

De forma muito didática, Barros desenvolve os principais processos e etapas a serem percorridos na elaboração de um projeto de pesquisa, não ficando restrito a isso, o autor aproveita para discorrer sobre a importância da seriedade no fazer científico. Em seu capítulo sobre as hipóteses, o autor se destaca, e apresenta de forma clara a importância de uma boa hipótese, pautado principalmente de exemplos famosos na historiografia como o famoso caso de ?choque cultural? apresentado por Todorov. O livro ainda comporta um riquíssimo glossário de conceitos, infelizmente, a obra peca em não dar devida atenção para a etapa de ?cronograma? de projeto. Por fim, obra valiosa e proveitosa para acadêmicos.

Sheila131 16/11/2022

Um guia
Um guia para quem vai começar a escrever TCC, muito útil mesmo. Recomendo a todos essa leitura, livro bom.

lifeofbeu 04/01/2024

Livro ótimo para quem quer fazer uma pesquisa tanto para TCC quanto para algum trabalho que necessita apresentação. Me auxiliou demais e me ajudou na hora de fazer o trabalho. Livro super completo e ótimo para aprender