Paralelos

Paralelos Leonardo Alkmim

Resenhas - Paralelos

i.need.books 17/11/2022

Péssimo
Personagens ruins. O próprio protagonista é uma pessoa horrível: traíra, egocêntrico, chato, ingrato...
A história é repetitiva e entediante.
Final sem graça, muitos personagens foram pouco desenvolvidos.
Sandra Rosa 17/11/2022minha estante
Eita ??

Eclipsenamadrugada 22/07/2021

Anjos ?
A temática é muito boa.
No desenrolar da história houve algumas coisas que não deu pra entender, é bem confuso, também não é um livro que o chama pra ser lido pois em cada parada não há aquela vontade de voltar a ler novas páginas, o que é uma pena! O final Caraca meu!!! Tinha que ser assim depois de tudo?

Sandro A.B. 05/07/2021

Um Bom Livro, mas de Leitura Diferente.
O livro é bom, mas requer do leitor uma leitura diferenciada. Não se apegue aos conceitos físicos ou existenciais, deixe a leitura fluir.

O livro é maior do que precisava, e com várias trechos desnecessários, mas a história principal em si é boa.

O sucesso da leitura está na medida que o leitor não faz esforço para entender os conceitos científicos, mas continua pela história em si.

O final não é óbvio, e vale a pena. Esse é um daqueles livros que você persiste, porque acreditou pela capa que a história seria boa, e realmente é, só requer perseverança.

Termino esse livro feliz, e ciente da necessidade desses livros diferentes para a formação do leitor.

Nayonara 28/11/2020

Não sei muito o que dizer sobre o livro, em alguns momentos senti dor de cabeça devido às explicações sobre física mas ele ter quase todos os capítulos bem curtos tornou a leitura bem mais fácil é uma história bem interessante apesar de em alguns momentos parecer pura enrolação só para ter mais páginas, não me arrependo da leitura mas também não leria novamente

Raquel.Candeira 09/04/2020

Resenha escrita em 2013, por mim, para um blog não mais ativo
Leonardo não economizou em sentimentos e em pesquisa. Acabei empacando na leitura do livro, no início a leitura nos prende, em pequenos goles acompanhamos o antes e o depois do acidente de forma forte e intensa, porém uma inundação de informações aparece. Uma aula de física é apresentada e mais outra sobre indagações existencialistas. Isso me deixou cansada e em muitos capítulos não consegui acompanhar o ritmo da narrativa. Por outro lado estava ansiosa para saber o que aconteceria no final.
O autor é meticuloso na descrição dos personagens e nos pasma mostrando cada lado da face deles. A primeira vista Gílson é um homem bom e dedicado, mas o seu passado tem rachaduras que nos fazem julgá-lo. Ana Beatriz também nos surpreende, determinada ela faz de tudo para colher notícia, o importante é ser diferenciada dos demais. Quenom que se questiona o tempo todo sobre os “por quês” de ser chamado, de não ser aceito no conselho e de ter sido designado a cuidar de um garoto com paralisia cerebral esconde um segredo que nem em sonhos imaginei, segredo este que quando revelado me pareceu confuso e superficial.
Alexandre me fez rir em alguns momentos, quando ele falava dos pesadelos que nomeava ou as cenas que ele ficava admirando a Ihmar que para ele era uma garota muito atraente. Ele me encantou, ao contrário do irmão que na maior parte do livro só tentava suicídio, mas o motivo para isso é sólido e no final Vitor nos brinda com um ato lindo.
"Acho que existir é a arte de se despedir."(Página 430)
O final superou minhas expectativas, eu esperava que fosse dada outra solução para o desfecho. Quero ler o livro outra vez, o livro me agradou, mas como a leitura me deixou saturada não aproveitei muito. Paralelos é imprevisto, amplo e arrojado, uma leitura que lhe fará refletir e questionar várias coisas, recomendo.

C.F. 30/03/2020

Promissor...
E só... kkk tem uma ideia interessante... mas ele quer ensinar física no meio do livro.. dai não dá.
Rayanne Chagas 16/04/2020minha estante
Resumiu kkkk

@naayaires 28/03/2020

A história é promissora, mas
Infelizmente tem partes muito entediantes. Foi uma luta conseguir terminar.

Victor 02/02/2018

Uma capa que esconde uma história lenta e difícil
Decidi ler o livro após sempre ver na livraria, com uma capa digna de uma ficção best-seller. O projeto gráfico camufla totalmente a história, contada de um modo bem superficial na orelha, de difícil leitura, devagar, com mudanças rápidas de personagens e capítulos de 10 linhas. Primeiro, concordo com algumas resenhas daqui de que os personagens são bem desenvolvidos, os diálogos bem construídos e a linearidade da história é muito mais inteligente do que o encontrado em obras de outros autores nacionais que entram neste estilo. Mas a história é lenta e penosa, lotada de termos científicos e complicados para uma leitura à lazer. Toda a precisão científica é acompanhada pela religião, não muito bem definida - mas acredito ser espírita -, que será o tema principal do livro e todo o seu desenrolar: um ou dois dias entre o acidente e o final do livro, é ao mesmo tempo muita informação passando e quase nada acontecendo. Vale aplaudir, porém, o fato de o autor ter apresentado personagens espirituais que cometem erros e possuem emoções como dúvida, raiva e ódio, e não somente como seres oniscientes e puramente bons.

Mazzola 10/09/2017

Muito Bom!
Esse foi um dos livros que eu nunca me imaginei lendo, afinal fala da existência de tudo, o nascimento do universo como um todo de um modo que nunca ouvimos na escola. Se ouvi, acho que não prestei atenção, porque uma das coisas que posso ter odiado quando estudante.

O livro em questão é PARALELOS Leonardo Alkmim. E nele fala de tudo o que se possa imaginar de como o mundo, o universo, a existência das pessoas, a inteligência e tudo o mais que se possa imaginar no fundo de nossa mente.

No livro falamos de uma morte, uma morte errada, que desencadeou o desequilíbrio do mundo. Era imperativo que o outro fosse morto, mas era uma reviravolta sem precedentes. E no fim aquele desequilíbrio foi reparado, mas no meio disso tudo conhecemos a história da criação do universo.

Foi como voltar para escola e aprender mais um pouco da física, química e biologia como um só, porque afinal, no fundo tudo se encaixa, se complementam, se equilibra em um só. Assim como sabemos que depois da morte vem um plano diferente, não vem aquela escuridão total e sim aquela luz que nos guia para um mundo diferente. Nem céu, nem inferno, tudo depende de que caminho seguir.

Esse é um dos livros de ficção cientifica que devia estar na estante de todos, afinal fala de tudo como começou e também da existência de um novo plano diferente, como disse. Nem céu, nem inferno, tudo depende de si mesmo, que caminho seguir depois da morte.

E Paralelo, me mostrou que tudo pode ser sua própria decisão de como seguir adiante depois de ter partido. Escolher seguir o proposito ou ficar se martirizando sobre todos os erros que aprontou no mundo. Escolher seguir em frente é sinal de que completamos o que viemos fazer no mundo. Seguir se martirizando é sinal de fraqueza, covardia e entre outras coisas que se possa imaginar.

Sou ateu, não posso acreditar que só exista uma única coisa no universo. Se é preferível acreditar que Deus existe, é também provável que o Diabo existe. Porque para mim não vale a pena acreditar que só exista um ser divino quando se tem tanta maldade no mundo.
Esse livro é muito fundamental para se ter um conhecimento de nosso entorno.

site: https://refugiomazzola.blogspot.com.br/2017/09/resenha-paralelos.html

Nelson 16/05/2017

Horrível!
Comprei esse livro para experimentar um autor nacional no gênero da ficção científica, onde não somos bons. Me surpreendi com o livro "Paralelos". Leonardo Alckimin fez uma boa pesquisa de alguns termos de física e os jogou em uma história mal direcionada e com o enredo fraco. Consegui ficar abaixo das minhas expectativas, que já eram baixas, em se tratando de ficção científica brasileira.
Um dos poucos livros q posso dizer q detestei. Queria muito poder "desler-lo".
Rafa Desteffani 16/05/2017minha estante
Kkkkkkk tô rindo do que escreveu! Pobre anjo!

Rafa Desteffani 16/05/2017minha estante
Livro brasileiro bom só O sorriso da Hiena...

(Contemporâneo, eu digo.)

Kamilla 08/11/2016

No começa você fica perdida, mas depois que se joga na história não para mais!
A história começa com o Alexandre dizendo que morreu, mas de cara não sabemos quem está nos contando isso. Ele sofrera um acidente, onde o ônibus que ele estava junto com seu irmão gêmeo, Vitor, capotou. O ônibus era escolar e tinha vários amigos dos dois e todos morreram, exceto Vitor. Posteriormente nos deparamos com um capítulo onde o foco é mãe dos gêmeos, depois o do pessoal (polícia e o corpo de bombeiros) que estão cuidando do acidente e querendo tirar todas as vítimas do mar, porque sim caiu dentro do rio. Temos também a visão da Ana Beatriz que é uma jornalista iniciante de cidade pequena e tem ambição de subir na vida. Temos a visão também do Quenon que é um paralelo. Ficou um pouco confuso né? eu sei... deixa eu explicar. Os Paralelos como Quenon são tipo anjos da guarda, que são escolhidos pelo Conselho pra cuidar de uma pessoa (ou várias) e todos tem um (ou a grande maioria). Os gêmeos Vitor e Alexandre tem apenas um paralelo guardador, o Seteus.

O acidente rodoviário já estava certo de acontecer, porém quem deveria morrer era o Vitor e não o Alexandre. O conselho enviou um mensageiro pra dizer isso ao Seteus, mas ele não ouviu o que estava sendo passado e acabou salvando o irmão errado e isso acarretou inúmeros problemas para tudo, para o universo e para tudo que vai além dele. E é por isso que se começa a história, o Alexandre é o único que pode tentar que as coisa saiam diferente. Mas obviamente ele não sabe como, afinal ele acabara de morrer. E os paralelos (Conselho, mensageiros, tudo) também não sabiam, visto que isso foi falha e nunca tinha acontecido antes.

Como já citei o livro passa em diversos focos, ora Quenon, Alexandre, Ana Beatriz, Gilson (o "tio" dos meninos e "amigo" da mãe deles) e até do Vitor, gostei bastante disso deu um dinamismo a mais para a leitura. No começo senti uma certa dificuldade de ler o livro, ele tem MUITAS referências científicas, de física, química e biologia (matérias que eu nunca fui boa) e ele as descreve demais, fiquei boiando legal - isso me incomodou um pouco, além da confusão dos personagens que foram nos apresentados muito rapidamente. Mas depois que você pega o ritmo, começa a se jogar na história.

Eu curti bastante a história, não imaginei que se desenrolaria da forma que aconteceu. O que mais me surpreendeu é que não tem romance e eu SEMPRE fico esperando que pelo menos um aconteça, mas dessa vez não. O livro me fisgou de tal forma que nem esperei isso, pelo contrário, foi coisa de mínima importância.

Apesar das descrições demasiadas sobre essas matérias exatas, o autor demonstrou um estudo a cerca de tudo isso pra construir um livro singular. Deixo os meus parabéns à ele!

Comentário final: Esse livro tem aventura, perseguição, reflexão, momentos de tensão, reviravoltas (principalmente no final), se gostam de ficção científica, deem uma chance pra esse! Vale a pena. :) Lembrando que esse livro é nacional, ein gente!

site: http://www.lendoeapreciando.com/2015/10/resenha-paralelos-leonardo-alkmim.html

Roney.Vieira 25/07/2016

Complicado e incrível.
Nossa... que livro bom. Para quem gosta de física quântica e filosofia, melhor ainda.
Demorei um pouco para ler (não que eu leia tão rápido assim), mas o livro tem muitos conceitos abstratos, muitas explicação que você tem que usar a imaginação, apesar de ser conceitos científicos. Esses pontos tornam a história mais interessante.
Fora isso a trama da história em si impressiona bastante. Parece uma história clichê no começo mas toma proporções gigantescas no final.
Deixo o meu destaque ao final da parte dois e ao final do livro que conseguiu me emocionar.
Naty 25/07/2016minha estante
Que legal ler uma resenha sua ?

É isso ai

Roney.Vieira 25/07/2016minha estante

Naty 25/07/2016minha estante
Que legal poder ler uma resenha sua. Continue assim. É isso ai!!

vinicius.fagundes.93 16/06/2016

Vamos, primeiro falar dos ponto positivos do livro. A escrita é muito boa. Sério, é muito boa mesmo. O autor consegue passar com facilidade as emoções que os personagens estão sentindo, o que facilita o envolvimento do leitor com o enredo. A cena do acidente, em particular, foi agoniante de ler.

Outro ponto positivo é a narração. Os personagens tem vozes distintas e cada um contribui com a história de uma forma diferente. Alexandre, principalmente, é um excelente narrador. As partes narradas por ele são divertidas, pois realmente parece que estão sendo escritas por um adolescente, mas ainda sim, são bastante cativantes, já que ele é um adolescente bastante inteligente.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/paralelos-por-leonardo-alkmim

Gérson Rivera 01/01/2016

Paralelos: Cativante e curioso
Não é fácil simplesmente falar de paralelos, pois é um livro que precisa ser, acima de tudo, sentido.
Leonardo Alkmim teve a incrível capacidade de criar um universo inteiro que complementasse coerentemente a realidade na qual vivemos. Foi fruto de uma criatividade brilhante, resultado de inúmeras pesquisas e estudos aprofundados acerca de termos científicos relacionados à física, química e até mesmo filosofia. O autor conseguiu unir diversos assuntos pertinentes e cativantes em uma narrativa espetacular. Assuntos estes que iam desde o surgimento do universo, sentido da existência, intuição, entre outros, até o pensamento cotidiano de um adolescente irônico.
Paralelos, resumidamente, narra a história de um jovem morto em um acidente de ônibus escolar, que não poderia ter morrido, causando assim uma certa desordem no cosmos. Seu irmão gêmeo, que sobrevive, mas deveria ter ido em seu lugar, começa a passar por momentos delicados, causando ao leitor uma adrenalina única.
A trama passa a correr a partir deste princípio: Alexandre em contato com o mundo até então desconhecido da antimatéria e Vitor em uma crise existencial, ambos lutando para restabelecer a ordem e o equilíbrio no Todo, contando, claro, com a ajuda de personalidades curiosas.
Cada capítulo tem um ponto de vista distinto, deixando a narrativa fácil de ser compreendida e seguida em sua cronologia, mostrando a situação e intimidade de cada personagem que possuem sua devida importância construtiva ao enredo.
Os únicos fatores que talvez tenham me impedido de dar cinco estrelas neste livro, foram, primeiro, a tentativa do autor em explicar a antecedência e origem de Deus. Algo que ficou, na minha visão, deslocado do resto da narrativa. Sim, reconheço que é muito difícil explicar o inexplicável, por isso não havia necessidade de uma teoria dessas proporções entrar ali no meio, não somou nem subtraiu no decorrer do livro, desnecessário. Segundo, é cobrado do leitor um certo grau de conhecimento em física para ser possível, em alguns trechos do livro, seguir a linha de raciocínio de alguns diálogos intermináveis cheios de termos científicos abstratos que testam a paciência e concentração de quem está lendo.
Este livro pode ter tido muitas críticas negativas influenciadas basicamente pela temática carregada e inovadora, abordando temas um tanto diferentes do usual. Apesar disso tudo, Paralelos é uma obra fascinante, com um final de tirar o fôlego, impressionando e surpreendendo nas suas 432 páginas.
É necessário que o leitor esteja aberto à mensagem que o livro quer passar essencialmente. É importante digerir cada palavra e novo conceito que este transmite.
A satisfação de ler algo assim é indiscutível.

arleyfranca 09/04/2015

Surpreendente!
O que achei mais surpreendente nessa obra, foi a capacidade de Leonardo Alkmim em transformar a física quântica em espiritismo. Não fiquei mais contagiado por ele ter feito isso, mas sim da forma que foi aplicada a situação.

Na minha opinião o livro é incrível e vale muito a pena ler. O suspense retratado te deixa ansioso para a próxima cena - digo cena pelo fato de o autor conseguir te levar a lugares fantásticos, tentando te fazer enxergar e ao mesmo tempo te deixando em uma nuvem fosca sobre as imagens.

Parabéns Leonardo.