De Volta aos Quinze

De Volta aos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - De Volta aos Quinze

Julia 18/09/2013

Podia ser melhor
Adoro a Bruna como blogueira, mas ela devia ter criado uma personagem mais com a idade dela, a Anita de 30 anos não me convenceu. Eu tenho 24 anos, adoro livros adolescentes, tenho uma irmã de 16 anos, e exatamente por isso acho que de forma alguma as atitudes dela foram as de uma mulher adulta, mas sim com as de uma adolescente mesmo. A não ser que a profissão dela fosse blogueira ou algo parecido (que por sinal em nenhum momento ela explicou que profissão era essa e onde ela trabalhava, só falou que ela fez faculdade de administração), nenhum adulto passa tanto tempo em redes sociais, chats e celular quanto a Anita, mesmo desempregado, isso é mais coisa de adolescente mesmo, é o mundo deles, vejo pela minha irmã. Acho que a Bruna escreveu muito com base no próprio universo dela, inclusive colocou muitos elementos dele na história (veio do interior, gata preta, mudou pra SP, usava óculos, entre vários outros que não lembro agora). Talvez se ela tivesse feito a personagem um pouco mais nova o livro tivesse mais coerência, mas achei a Anita meio bobinha demais exatamente por isso, ela não me convenceu, o romance não me convenceu. Outra coisa que eu achei meio batido foi essa idéia de viagem no tempo, tem N filmes que já falam disso.
Nicole 01/10/2013minha estante
super concordo com você. MUITO nada a ver várias coisas, eu tenho 18 anos e sou mil vezes mais madura que a Anita. atitudes de criança, fiquei decepcionada com a bruna. e você consegue perceber que só quem realmente gostou do livro são menininhas de 14/15 anos, as mulheres mais velhas não gostaram porque a acharam muito criança.

Ellen 07/10/2013minha estante
Acontece que o livro é infanto juvenil, é para um público mais novo. Senti falta sim de personagens mais bem construídos. Alguns nem são descritos fisicamente. Anita para mim é a Bruna. Não sei se condeno o fato dela ser meio adolescente, mas tem gente que não amadurece tanto de fato. Conheço senhoras de quase 50 anos que só ficam no Face. Achei a história correspondente ao que propôs e a faixa etária proposta também. Como disse, acho que os personagens poderiam ser mais bem construídos. E será que se voltássemos no tempo não nos comportaríamos como adolescentes? É tão mais simples.

Giovanna 16/12/2013minha estante
Acho que você não leu com atenção, porque na página 15, no terceiro parágrafo,segunda linha, ela fala claramente que a Anita trabalha como secretária.

Livia 22/12/2013minha estante
Tambem concordo plenamente! Achei a historia mal trabalhada.

Diana 23/12/2013minha estante
concordo com tudo que você falou. esperava muuuito mais, os textos curtos dela são bons, mas o romance deixou a desejar demais :(
precisava sair mais da zona de conforto e não colocar tantos elementos da vida dela na personagem. ficou parecidíssima, tanto que só vejo gente falando que a imaginou no "papel".

enfim, espero que ela melhore (apesar de que o novo livro já tava sendo escrito, eu acho)

Reh Mury 08/04/2014minha estante
eu discordo de você. Tenho 25 anos, estudo e trabalho e me identifiquei muito com a Anita.

Lih09 22/06/2014minha estante
Discordo, eu tenho 29 e comportamento bem parecido com da Anita, assim como minhas amigas... O livro mostra o ponto de vista dela, e internamente é assim que somos, ainda cheias de conflitos. Conheço gente depois dos 30 que não desgruda das redes... você tá com uma visão tendenciosa achoq.

Layne Cris 07/01/2015minha estante
Nossa Júlia! Vc escreveu exatamente o que eu pensei!!!
Tenho 33 anos, e já fazem uns 10 anos que não tenho um comportamento parecido. Annita precisa de terapia urgente! Aos 30 anos não conseguir se segurar no casamento da própria irmã? E mais outras atitudes! Eu daria no máximo 22 para a personagem. E não falo isso por causa de redes sociais, o problema da Anita é comportamental mesmo. Os pensamentos e as ações dela são de adolescente.
Sei que o livro é voltado para o público adolescente, mas a protagonista podia ser mais compatível com a idade.

Marina Costa 09/02/2015minha estante
descordo... tenho 27 e me identifiquei com a Anita do dedão do pé até o fio de cabelo mais comprido...

NatBelus 14/04/2015minha estante
Pessoas são diferentes e amadurecem de forma diferente. Conheço mulheres de 30 com cabeça de 20 anos, e galera de 20 anos com cabeça de 40. Passou no jornal essa semana que as pessoas desempregadas e muitas pessoas com trabalhos "não do sonho" passam muitas horas na internet e nas redes sociais, não é algo incomum. Minha mãe mesmo quase com 50 anos não desgruda do WPP e do Facebook e acho que bato papo com ela mais pelas redes sociais do que em casa, então é necessário abrir a cabeça e enxergar de outro jeito. Eu senti falta também de algumas atitudes um pouco mais maduras, isso eu concordo, pois a Anita me lembra muito amigas minhas de 25 anos. Mas entendo perfeitamente o que é se sentir adolescente quando se trata de questões sentimentais, e a Bruna se foca muito mais no aspecto dos relacionamentos que em outras questões.

NatBelus 14/04/2015minha estante
Pessoas são diferentes e amadurecem de forma diferente. Conheço mulheres de 30 com cabeça de 20 anos, e galera de 20 anos com cabeça de 40. Passou no jornal essa semana que as pessoas desempregadas e muitas pessoas com trabalhos "não do sonho" passam muitas horas na internet e nas redes sociais, não é algo incomum. Minha mãe mesmo quase com 50 anos não desgruda do WPP e do Facebook e acho que bato papo com ela mais pelas redes sociais do que em casa. Minha irmã de 21 anos passa o dia TODO jogando online com garotos de 15 e 16 anos, e a sua atitude parece que não muda. Há gente que fica mais tempo na adolescência, então é necessário abrir a cabeça e enxergar de outro jeito. Eu senti falta também de algumas atitudes um pouco mais maduras, isso eu concordo, pois as vezes dava a impressão de que ela tinha no máximo 25. Mas entendo perfeitamente o que é se sentir adolescente quando se trata de questões sentimentais, ou de gostos, e a Bruna se foca muito mais no aspecto dos relacionamentos que em outras questões.

Fernanda 03/06/2015minha estante
Bom, eu concordo em parte com o que tu disse. De fato, Anita não parece ter 30 anos, achei a idade meio exagerada pra quem ainda age como ela age, se sente como ela se sente, bom, pela forma geral como ela se comporta. Mas se levar em consideração que ela volta a todo momento pros 15 nesse livro, meio que talvez ela aja desse jeito por trocar de "pele" toda hora. Tipo, numa hora ela é uma criança, e então ela volta a ser quem ela é aos 30. Não justifica nada, até porque de fato, é muito bizarro e chato esse negócio de viagem no tempo... ainda mais do jeito como acontece nesse livro... Tipo... acessando um blog.
Só que... Tipo, apesar de bobinho e das idades mal distribuídas, ao julgar da nossa maturidade, porque também não sabemos na concepção da Bruna o que é uma pessoa madura. Até porque pelo enredo dela, dá pra ver que ela não tem a maturidade, talvez, de uma garota da idade dela. Mas ainda assim, acho que quando se trata de romance, não existe esse negócio de agir de acordo com a idade. Mal ou bem, nós sabemos como é estar apaixonada e sabemos o quão fácil é ficarmos como bobocas e agirmos de maneira diferente da que agiríamos normalmente.
Sei lá... essa viagem no tempo é mesmo boba, mas eu gostei bastante desse livro, que por sinal, é bem melhor que o segundo. Um pouco dessa coisa que a gente acha que é uma história supérflua, é porque não dá pra negar que a Bruna meio que pegou o livro pronto de outras ideias de livros e PRINCIPALMENTE DE FILMES que já existem com esse tema, e aplicou nela a história da vida dela, colocou um pouco dela, talvez porque precisasse desabafar isso de alguma forma, vai saber. O caso é que ela não tem uma própria identidade na escrita, porque ainda tá começando... e talvez não seja o momento certo de passar de escritora de blog pra escritora de livros. Ou talvez, simplesmente romance não seja a praia dela porque ela vive as coisas de uma maneira superficial... Tu vê isso quando percebe que na realidade não tem muito amor no livro dela, mas só paixão. No entanto, ela não me decepcionou... eu não esperava mais dela. Tipo, ela tá acostumada a escrever postagens de blog sobre roupas, músicas, propagandas... nada que desenvolva o lado contador de história de alguém, ou que a ensine a demonstrar seus sentimentos de forma convincente.

Bianca 11/12/2017minha estante
Eu sempre soube. Por isso nunca comprei nenhum livro dela. Apesar de ser uma blogueira que super admiro e acho incrível, nunca vi talento algum nela. Enfim. Para quem perdeu tempo de comprar o livro da Bruna só porque ela é famosa, que tal dar uma chance para uma autora que lançou o seu primeiro livro, mas que realmente leva a sério a escrita?

O nome do meu é Me recordo dela e tanto leitores adultos como jovens se identificaram. O marque como desejado para valorizar e espero de coração que gostem! ?

Maria.Clara 21/06/2021minha estante
Como faz pra ler pq eu coloco no livro mas não vai pvr eu quero muito ler o livro

Duda 23/07/2021minha estante
Talvez vc pesquisa no Google de volta aos quinse pdf

Dayara 21/07/2023minha estante
Eu tenho 26 anos e passo kkkkkk

Milla- 04/01/2023

"E EU ACHAVA QUE NÃO FAZIA FALTA A NINGUÉM"
Eu conheci o livro pela série da Netflix "De Volta aos 15" e gostei muito da série e logo fui atrás do livro. E não me arrependo de ter lido, enredo muito bom, e o melhor de tudo: a personagem principal, Anita, ela enfrenta problemas que são reais e a autora não tenta romantizar isso em nenhum momento, ela apenas mostra que pra qualquer problema existem soluções, mas sempre ressalta que a pior delas é fugir dos problemas. Ela fala também da importância de se ter amigos por perto. Mas queria que tivessem mais reviravoltas surpreendentes quando ela volta do passado, já que a Anita consegue mudar o futuro dela, mas ainda sem isso, o livro é muito bom. Vou atrás dos outros dois livros da trilogia para ler.

Sofia 05/10/2013

Volta pro blog
Bruna Vieira como blogueira é fantástica. Mas como escritora simplesmente não funciona. Acho que ela vai acabar se queimando se continuar insistindo nisso. O livro é bobinho, sem emoção, sem sentido e mal escrito. A personagem principal é muito boba, não tem carisma. Não torci por ela em nenhum minuto, muito pelo contrário. Uma pena, essa capa linda merecia uma história melhor.
Bianca 11/12/2017minha estante

Fernanda 05/12/2013

Resenha: De Volta aos Quinze
Resenha: “De volta aos quinze” possui um ritmo de narrativa envolvente e perceptivo, fazendo com que o leitor possa se identificar nas cenas apresentadas ao decorrer da trama. Mesmo porque a interação é um dos pontos positivos neste enredo.

Anita, aos trinta anos, se via indecisa e insegura sobre o rumo que sua vida tomou. No dia em que foi ao casamento de sua irmã percebeu enfim que precisava tomar uma atitude, porque ela queria apenas ter uma segunda chance para desfazer algumas ações de sua vida e principalmente para poder mostrar para as pessoas quem ela era de verdade.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-de-volta-aos-quinze-brunavieira.html

Jessica 17/05/2014minha estante
Logo quando li eu amei o livro, mas parando agora com mais calma, percebo que as 4 estrelas que dei para ele foram demais ç_ç

Leitora Baixa Renda 19/01/2022

Achei o livro bom
As personagens da história são bastante infantis e tem decisões que realmente não fazem sentido.

Começando pela sinpose. Anita tem 30 anos e faz viagens no tempo pra quando tinha 15 anos, o que dá nome ao livro.

Pra mim isso seria louco o suficiente pra ficar a história toda discorrendo, mas ela simplesmente não se importa em descobrir porque isso tá acontecendo!

Ela também age como se as pessoas conhecessem ela no passado antes de se apresentar (pensa em uma pessoa emocionada, é a Anita!). É óbvio que vão achar ela uma maluca e vão tentar se afastar o mais rápido possível.

Fiquei bastante indignada.

Mas considerando que a autora era realmente bem nova quando escreveu, a história é gostosinha e deixa um final aberto pro próximo livro.

Jubs 14/03/2021

Uma coisa mais viagem no tempo ????
Eu adorei o livro e suas reflexões, sério incrível mesmo!

"Passamos a vida assim, nos adaptando ao mundo. Acumulando pessoas e histórias que um dia vamos contar para alguém. Mas, e se, por um segundo, pudéssemos fazer o caminho inverso? Ler nossa própria história e escrevê-la novamente? Ontem, com a cabeça de hoje. Será que isso resolveria? Seria essa a fórmula da felicidade? A solução de todos os nossos problemas?

Eu queria saber." [Prólogo]

Li o livro em "uma sentada" enquanto ouvia a playlist feita pela própria protagonista, e sério, recomendo q vocês façam o mesmo e apreciem essa obra nacional!

Ps. O livro é sobre a Anita, uma mulher de 30 anos insatisfeita com sua vida atual, que com alguma magia vai e volta no tempo ao ler o blog que escrevia quando tinha 15 anos.
Ps2. As frases que iniciam os capítulos são perfeitas!
lvsjacks 14/03/2021minha estante
Eu li esse livro há tanto tempo e lembro que gostei muito dele. Uma nostalgia muito boa vendo alguém falar sobre ele

Dayara 26/02/2022

Eu vi a série em um dia e li o livro em outro, então não pude deixar de comparar os dois.
Enquanto a série é muito boa, cheia de nostalgia e a vida da personagem realmente se altera conforme suas escolhas, o livro achei bem meia boca.
Além de achar meio mal escrito (primeiro trabalho da Bruna Vieira que leio, então não sei quanto a outras obras da autora, mas dou um desconto por não ser acostumada com literatura teen, então posso ter apenas estranhado), o livro não é nem de longe tão divertido quanto a série. Não tem a característica de uma adolescência dos anos 2000 que foi o que tanto me divertiu, nem tantas voltas no tempo. E as ações dela não alteravam tanto a vida dela, sem falar que achei os amigos dela chatos comparados com a série.
Se você pretende ler esse livro porque gostou da série, pense duas vezes.
Rafaella Christie 01/04/2022minha estante
Opa! Eu pretendia, mas depois de ver várias resenhas criticando, desisti. Quem sabe se algum dia a Bruna lançar o terceiro livro... 8 ANOS e até agora nem sinal! Começou a série e nem pra terminar. ?????

Karol Rodrigues 25/09/2013

A mulher de 30 anos não convence
Bruna Vieira tem apenas 19 anos e já se aventurou nas páginas de dois livros publicados. O primeiro, uma obra de contos, ganhou o título do seu blog: Depois dos Quinze. Este ano, a escritora teen lançou seu romance de estreia, com um nome que sugere a continuação do primeiro volume: De Volta aos Quinze. A história gira em torno de Anita, uma mulher de 30 anos, que por um acidente virtual acaba voltando a idade de debutante e tendo a chance de mudar o seu destino.

A escritora investiu no estilo romântico e detalhista, que até me fez pular alguns parágrafos por não ter algum acontecimento que mudasse a história. Apesar disto, Bruna conseguiu me manter presa ao enredo e terminar o livro em pouco tempo. As ilustrações, e o que eu chamo de "coisas para preencher páginas" como listas e cartas, se adaptaram bem ao gênero do livro e não passaram despercebidos.

Infelizmente, não tive a oportunidade de ler o primeiro livro de Bruna, já que eu não me identifico muito com contos e desilusão amorosa não é meu assunto favorito. Mas senti que ela ainda vai amadurecer algumas coisas na hora de escrever, como os pensamentos da personagem, por exemplo. Em quase todo o livro não consegui acreditar que as preocupações de Anita fossem de uma mulher de 30 anos. Até no jeito de se portar em algumas ocasiões. A narrativa, apesar de muito clara e fluída, tem um bocado para amadurecer em relação a formação da personagem.

O legal do desfecho da história foi justamente o que muitos autores pecam em não fazer quando têm uma narrativa para desenvolver: o imprevisível. Esse fator me deixou fiel a leitura do livro. As viagens ao tempo que Anita fazia deixou o caminho da personagem bem interessante, principalmente quando ela se relacionava com outras pessoas em sua trajetória, em especial seu par romântico.

No geral, é uma obra que rende vários livros sim, como é o caso desta trilogia intitulada Meu Primeiro Blog. Bruna Vieira tem chances inúmeras de virar uma Paula Pimenta da vida e fazer muito sucesso escrevendo para o mundo teen, principalmente se explorar a evolução das personagens, que foi o que ela fez nesta obra. Ainda há muito a desenvolver, mas ela só tem 19 anos e já escreve bem até demais. Tenho certeza que agradou a maioria dos amantes de chick-lit, principalmente os mais apaixonados.

site: http://www.assinadokaka.com/2013/09/de-volta-aos-quinze-bruna-vieira.html
Ana Karla 29/09/2013minha estante
Amei tua resenha! Fiquei curiosa para ler o livro agora, o fato de você ter mencionado que a Bruna tem grandes chances de virar uma Paula Pimenta pesou bastante pra mim, porque adoro os livros da Paula.

Karol Rodrigues 30/09/2013minha estante
Que bom que gostou, Ana! Sim, sim. Acredito que com um tempo ela vai evoluir e pode virar uma Paula Pimenta, apesar de eu achar que vai demorar um pouco pra alguém superar ela, haha. Beijão e obrigada!

Lulis 03/09/2022

De volta aos 15
Envolvendo momentos do passado e presente a protagonista vai mudando a sua história conforme suas ações.
???? Adorei o livro!!

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fantástico
Esse livro fala de muitas escolhas que quando crescemos não temos como não fazer nenhuma escolha e deixar a vida escolher por nós, isso não é bom simplesmente porque um dia a gente se arrepende e a vida não volta atrás nunca....

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Eduarda.Simone 22/01/2021

Tem umas frases bonitas.
Um livro um tanto confuso eu diria. A protagonista é burra (sério! MUITO burra) e inconsequente, faz umas coisas nada a ver e do nada, tem 30 anos mas tem atitudes de quem tem 15 anos. Passei raiva com ela durante esse livro inteiro e a única pessoa a quem eu me apeguei foi ao Joel, ele é muuuito incrível. Alguns talvez gostem do Henrique, mas eu não, ele é muito 0 atitude, acha que as pessoas tem bola de cristal.

Uma história com uma premissa até legal, mas um pouco mal abordada. Eu teria dado 1 estrela, mas esse livro tem muuuitas frases bonitas e que eu amei, elas quase fazem valer a pena a leitura do livro. Enfim, se você tem 13 anos, com certeza vai amar a leitura desse livro, se você tem +18, provavelmente vai achar ele, assim como eu, um pouco tosco.

Isa 05/10/2021

Esse livro me fez mudar de ideia
Eu sempre dizia que odiava romances mais esse livro fez eu mudar completamente de ideia, o romance é lindo apesar do começo ter me deixado com um pouco de raiva pois a Anita poderia resolver tudo aquilo de uma forma mais fácil, porém amei de mais esse livro e recomendo

Merp 17/10/2013

Resenha - De volta aos quinze
Bom, eu, honestamente, esperava mais. Não sei se por ter gostado bastante da sinopse, ou por acompanhar e gostar bastante do blog da Bruna Vieira.
Na minha opinião, o livro fugiu bastante do tema e acabou deixando a história meio que sem pé nem cabeça. Acho que as mudanças de tempo deveriam ser mais constantes ou, que ela voltasse ao passado e não pudesse mais retornar ao futuro.
O romance da história é um tanto sem sal, pois, o jeito como a história é contada, é muito corrido e não nos envolveu. A Anita passa a sentir algo diferente pelo amigo de uma maneira repentina e previsível. Se, SE, a Bruna tivesse tido mais cautela ao escrever e não ficasse trocando a história de cenário sem precisão e com tanta frequência, o livro com certeza ganharia minhas '' 5 estrelinhas '', até porquê, a ideia em si é muito boa
Então, aguardo por um segundo livro um tanto mais ... envolvente
xoxo