De Volta aos Quinze

De Volta aos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - De Volta aos Quinze

cecil :) 20/01/2021

para uma mulher de 30 anos, muitas das ações da Anita pareciam ser de uma adolescente imatura.

Isah 02/03/2022

Mudança de opinião
Li esse livro há seis anos atrás, amei muito na época, hoje não sinto mais esse apelo emocional. Não sei se por estar com a cabeça diferente diminui a nota porque realmente é um livro bom, mas não é mais isso tudo pra mim. Gostei que na série concertaram várias problemáticas que não eram vistas como problemáticas lá em 2015, acho que a série trouxe a essência do livro com uma visão de 2022 que melhora muito o enredo.

Maria 22/07/2022

a série é melhor?
vou ser bem direta, a personagem é insuportável e eu quis tacar um tijolo na cabeça dela para ela parar de ser sonsa
o final é previsível demais só que eu? não gostei
se ela tivesse ficado com o Fabrício, aí tudo teria sido legal (as partes que ele estava foram as melhores)
o livro não entregou nada mas a série entregou tudo
não recomendo o livro mas recomendo a série ?

Cy | @apenasleitores 09/06/2022

Amei essa leitura
Anita tem 30 anos e não está tão satisfeita com sua vida. Morando em São Paulo, ela volta pra sua cidade natal para o casamento da sua irmã

Após alguns desentendimentos com a família, Anita está no quarto qndo encontra seu antigo blog. Lendo a postagem que fez na época qndo algo estranho acontece

De repente, ao se sentir tonta, Anita abre os olhos e se encontra com 15 anos novamente. Apenas alguns minutos após escrever no blog.

Passado o susto inicial, Anita se vê adulta, no corpo de adolescente e tem a chance de reviver sua adolescência. Como em toda viagem no tempo, as novas atitudes de Anita no passado, mudam as coisas no presente

Com amores impossíveis, amizades perdidas e novas amizades aparecendo, Anita vai tentar reescrever sua vida e reconquistar o amor que perdeu por causa da viagem no tempo

Eu já queria ler esse livro já tinha um tempo, eu amo demais livros com viagem no tempo.

É uma leitura rapidinha e que me prendeu demais. Ótimo pra quem tá procurando uma leitura leve, divertida e rápida.

Nathy Lestriz 10/05/2022

Que final foi esse??
Confesso que me sinto estranha e criteriosa quando o assunto é sobre livros e estrelinhas kkkkk
Eu adoro os livros da Bruna Vieira e fui totalmente influenciada pela série da Netflix para ler esse livro.
No início, achei o livro bem parado. A obra literária é diferente da série em vários aspectos, mas a essência da Anita é a mesma. Não vou passar muito pano pra ela por causa das decisões, entretanto quem sou eu pra julgar se eu também poderia mudar o meu passado?
É um livro bem leve e clichê. O objetivo da personagem com a viajem no tempo é esperado e o cenário francês é muito fofo . Aliás, quero assistir aquele filme tanto comentado.
Que final foi aquele?? Não sabia que existia continuação e minha curiosidade tá a mil com essa conclusão.
É um livro legal como uma obra que teve a essência para a série. Já vou avisando que as duas histórias são boas, mesmo que eu vejo elas como um produto separado. É como as diferenças do filme e o livro " O Diário da Princesa".

mbarcelos2 27/02/2022minha estante
Eu vim procurar no skoob só pra ver spoiler já q n li o livro e a série termina sem pé nem cabeça. Me conta aí pfv. Ela vai ficar com qm afinal??? Pfv diz q surpreende e ela fica com o personagem do João Guilherme kkkkkk

Cecis 27/02/2022minha estante
Nesse primeiro livro, ela termina em Paris com o Henrique, mas tem um final aberto, pq do nada ela volta no tempo de novo. Em relação ao personagem do João Guilherme, no livro ele não tem desenvolvimento e só é muito escrot* .

mbarcelos2 01/03/2022minha estante
ah pensei q o final em aberto da serie era pra dar mistério pra serie mas que no livro tinha fim. af odeio qndo desenvolvem bem um personagem secundário escrotinho, me sinto idiota por ter torcido por ele

Miria80 26/09/2022

Gostoso
Eu sou uma adulta que ama livros/histórias de adolescentes ou de jovens adultos perdidos na vida, porque normalmente é assim que nos sentimos nessa fase e esse livro é muito gostoso de ler e flui com muita facilidade como deve ser esse tipo de história. Lógico que se procurar também tem alguns furos e defeitos, mas nada muito perceptível ou que atrapalhe, Bruna Vieira realmente tem muito talento para escrever livros divertidos que dão aquele quentinho na alma.

dudinha 27/02/2022

muito fofo!
achei a leitura bem gostosinha e fluída, adoro livros nacionais e com esse não foi diferente, prefiro mil vezes personagens que vivem em são paulo, minas gerais do que em lugares que eu nem sei pronunciar. achei o final meio corrido e não sou muito fã de finais abertos, mas tirando isso o livro é muito bom, os personagens são cativantes e a história é bem interessante, li o livro todo em quase um dia.

Isa Frasinelli 26/02/2022

Viagem no tempo pela releitura
Me propor a fazer essa releitura em 2022 foi algo curioso e especial. Li "De volta aos 15" pela primeira vez no ano em que ele foi publicado, em 2013. Inclusive, na época, fiquei em uma fila gigante na livraria para conseguir o autógrafo da Bruna Vieira. Por isso, acho que quase passei por uma viagem no tempo, assim como Anita, ao me encontrar novamente com essa história, tanto tempo depois.
Me transportei para a Isabela de quase 10 anos atrás e lembrei porque ela gostava tanto desse livro. Lembrei como essa leitura aconteceu em uma época muito importante, em que eu estava começando a me aventurar com mais amor pelo universo da literatura. Então, sim, foi uma viagem do tempo bem especial, vai.
Mas a Isabela de agora também não deixou passar um olhar crítico ao entrar em contato com essa trama mais uma vez. Me deparei em diversas situações espantada com o que estava lendo e questionando muitas vezes a falta de amadurecimento da protagonista, que se colocava em situações absurdas e acabava não convencendo tanto.
É interessante ver como eu me identificava com alguns posicionamentos do livro naquela época e agora dei risada com alguns de seus clichês.
Apesar de esse ser um movimento inevitável e de eu ter implicado em várias passagens, curti fazer essa leitura agora, antes de prestigiar a adaptação que lançou na Netflix.

Mia 18/04/2021

Esse é o tipo de livro que gosto de ler quando estou de ressaca ou desanimada. A escrita é bem levinha e é um livro bem clichê.

Day 26/02/2021

Simplesmente fofo!!!
Ahhh achei fofinho, de aquecer o coração, bobinho, adolescente, mas muito bom para começar o dia bem, ou ler depois de um dia cansativo de trabalho...
E, ainda bem que já tenho o segundo, que é continuação...
Senão morreria de curiosidade!
Que venha, De volta aos sonhos!!!
@nomundodalih 26/02/2021minha estante
Vou add na lista ?

Day 01/03/2021minha estante
Adicione, muito fofo!!

16/02/2022

São Paulo & Paris= Perfeição
Acompanho a Bruna Vieira a muitos anos mas nunca tinha lido nenhum dos seus romances (apenas uma H.Q). Mas ano passado, quando a netflix anunciou que iria produzir uma adaptação baseada nessa história, corri para comprar o livro.

Tempo vai e tempo vem, só criei vergonha na cara pra pegar o livro na estante quando a data da estreia da série foi divulgada.

Não gostei de todos os elementos da história, mas eu sempre levo em consideração o ano em que foi escrito e então muitas coisas são deixadas de lado.

Vi muita gente falando de a personagem não parecia ter 30 anos e realmente kkkkkk.

Gosto bastante de histórias com "viagem do tempo" e essa foi legal. A ambientação do livro é perfeita. O Romance é fofo.

Acho que a adaptação tem tudo para ser boa e pretendo ler o 2? livro.

Natalia 08/06/2022

Lindo, emocionante, tem muitas reviravoltas, e não te deixará entediado.
Amei, me deixou tão satisfeita, tem muitas reviravoltas, e o final..... Meu Deus, que final, é de tirar o folego, aprendi algumas coisas e recomendo. Bruna Vieira arassou.

Jeanine 26/04/2021

A primeira vez que li esse livro foi em 2013. A lembrança que eu tinha era que o livro era muito bom, que eu tinha amado, que era um romance pra uma pessoa de 30 anos. Hoje com 31 a experiência mudou...

A personagem principal, Anita, tem 30 anos e está perdidinha da vida. Um emprego que não gosta, precisando procurar um novo apartamento para alugar, longe de amigos e família. Encontra no seu antigo blog uma fuga para mudar sua realidade atual, voltando para quando tinha 15 anos.
Ela vai e volta dos 15 para os 30 anos, bagunçando ainda mais a vida dela, sem perceber que tudo há consequências.

Embora a personagem diga que tenha 30 anos, é um livro para adolescente. Anita é inconsequente, mesmo tentado ter boas intenções, percebe instantaneamente que ama alguém que esteve próximo a ela o tempo todo.
E quando ela consegue ao menos acertar um passo, parece que vai de volta ao seu passado.

O livro tem uma sequência que eu nunca li, mas relendo tive interesse, achei que tem pontos ainda para fechar. É uma leitura simples, clichê, que não demanda muito esforço, feita para tranquilizar a mente.
Mas me fez lembrar de quando eu tinha 15 anos e talvez fosse um pouquinho da Anita, com necessidade de resolução de problemas sem pensar na consequência do ato em si.

É aquela coisa: para cada momento, um livro e um leitor. Lá em 2013 eu devo ter achado o máximo porque não tinha a cabeça que tenho hoje. E se eu não tivesse vivenciando tudo que vivenciei não teria me tornado o que me tornei. É, Anita, vejo consequências do passado em mim e nem tudo é tão ruim, sabe?
Sofis 26/04/2021minha estante
Eu acho uma cópia de de repente 30