Na Ponta do Leque

Na Ponta do Leque Jocelyne Godard

Resenhas - Na Ponta do Leque

Faluz 15/04/2021

Escrevendo 'waka' e os oferecendo NA PONTA DO LEQUE
Yasumi, nasceu no ano 1.000 no Japão. Realiza uma longa viagem a pé, da província de Masushi até Kiyoto, Leva em sua bagagem um quimono que pertencera a sua mãe, alguns hashi, um pequeno altar budista, um leque e um sabre.
Conta com esses objetos e sua educação para viver na corte, com ilustração na história da China e Japão para reconquistar o seu lugar como pertencente a família Fujiwara, poderosa na corte.
O melhor do livro são os 'waka'. Um pena que sejam poucos. Eles são versos com poucas palavras mas intenso significado construídos em papel com delicada escolha da cor e ideogramas bem desenhados.

Maiara.Alves 08/10/2021

Este é um romance histórico ambientado no Japão Feudal, que narra a jornada da jovem Yasumi em busca de reconhecimento e redenção perante o clã Fujiwara a que pertence.

Yasumi, perde a mãe, sai de sua casa no interior do Japão, e empreende uma longa voagem até Kyoto, na época capital do Império japonês atrás do pai e irmãos que nunca havia conhecido.

Admito que foi um livro que comprei pela capa, sim, e não me decepcionei.
"Na Ponta do Leque" retrata de forma quase poética uma época rica em cultura e costumes requintados da sociedade japonesa, deslumbrando o leitor com os lindos quimonos, a elegância de uma casa de chá e o primor dos delicados wakas (poesia japonesa).
No entanto, há um excesso de adjetivos nas descrições o que torna a leitura um pouco cansativa e maçante em alguns momentos. Mas ainda assim continua sendo uma boa história.

O livro é muito gostoso de se ler, principalmente se você quer saber ou tem interesse pela história e cultura japonesa.

Lê Golz 25/01/2015

Resenha - Na ponta do leque
Yasumi é uma japonesa que foi criada somente pela mãe. Ela nasceu em uma época em que a cultura de seu país, permitia que o homem tivesse várias mulheres. Não aceitando isso, sua mãe resolveu criá-la sozinha.

Os anos passam, e Yasumi cresce. Aos 18 anos de idade, sua mãe e tio, dono da casa onde moravam, já havia falecido, e ela resolve viajar até a capital, Kyoto, para então encontrar seu pai, que nem sequer conhecia, e retomar seu lugar de direito na sociedade. Com apenas uma mala, e pouquíssimas coisas na bagagem, ela terá que enfrentar muitos obstáculos até chegar ao destino pretendido.

Acompanhamos a jornada de Yasumi, que possui muita sabedoria para lidar com os contratempos, já que foi criada como se fosse um garoto pelo seu tio. Mas ela também terá que enfrentar a fúria de seu pai, que dificilmente acreditará nela, e de toda sua família, pois ela é, afinal, uma herdeira do trono.

''Sim! A esperança, o entusiasmo e a esfuziante energia da jovem abateriam as montanhas, fariam cair os obstáculos, subverteriam as colinas e aplainariam os caminhos.'' (p. 37)

A narrativa é feita em terceira pessoa. É meu primeiro contato com a escrita da autora e gostei muito. Os diálogos dos personagens são um pouco formais. A autora não poupa em detalhes, e este livro deve ser lido com calma, para que o leitor possa absorver um pouco de conhecimento sobre a cultura japonesa.

A diagramação da editora mais uma vez está perfeita. As folhas são amareladas, e as letras em tamanho confortável. A capa também é linda, e me chamou muita atenção.

Como gosto muito de livros que falem de outra cultura, não pensei duas vezes quando solicitei o livro para a editora. No começo, a história é um pouco parada, e não conseguia entender direito alguns acontecimentos. São muitos nomes, e além disso, pronunciá-los pode ser difícil. Mas lendo com muita atenção o começo do livro, é o suficiente para entender melhor o resto que é contado, pois no decorrer das páginas a leitura vai se tornando muito fácil.

''Quando a lua está escondida atrás das montanhas, ninguém sabe como ela vai surgir por detrás delas.'' (p. 124)

Recomendo para quem gosta de livros assim, pois Yasumi vive muitas aventuras desde que sai da província de Masushi. Ela sabia que nada seria tão fácil, mas terá que enfrentar obstáculos que nem imaginava. Acostumada a viver de uma maneira, ela descobrirá que os costumes da corte são diferentes. O leitor também acompanha seus sentimentos ao longo da história, e um amor que se forma ao longo de sua viagem.

É um livro que recomendo para quem gosta de conhecer culturas extremamente diferentes da nossa. O leitor nem sempre concordará com tudo, mas terá um conhecimento maior sobre o Japão, e personagens históricos, como a família imperial. Vale a pena ler, mas como disse, com calma, pois o livro possui uma trama recheada de detalhes. Na ponta do leque é um livro muito interessante que com certeza recomendo!

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2015/01/resenha-na-ponta-do-leque.html

Thaynara 12/06/2014

Em "Na ponta do Leque" conhecemos Yasumi, uma japonesa que foi criada somente pela mãe, tudo porque a cultura da época permitia que o homem tivesse quantas esposas e concumbinas quisesse, Hatsu mãe de Yasumi, não estava de acordo com isso por isso resolveu criar a filha sozinha morando na casa de seu irmão.

Aos 18 anos, Yasumi perde a mãe e que ainda havia perdido o único tio há um ano atrás e resolveu então iniciar uma busca até a capital para encontrar seu pai e assim herdar a sua posição na sociedade que lhe é por direito.

" Ela havia partido no primeiro mês da primavera e os campos ofereciam aos seus olhos uma paisagem cujos esplendores tornavam menos penosa a viagem. "

Yasumi, foi criada por sua mãe mas seu tio também lhe deu boa parte da educação e educou-a como se fosse um garoto ensinando a cavalgar muito bem e manusear armas.

Tudo isso que lhe foi passado tornou mais fácil sua viagem do norte do país até Kyoto, mas não impediu que passasse por muitos perigos e aventuras.

Mas tudo estava apenas começando, Yasumi tem que encontrar seu pai e acreditar que ela é filha de Hatsu, já que ele não sabia de sua existência. Enfrentar a fúria de seu pai e conquistar seus irmãos e todo o reino já que ela seria uma herdeira do trono.

Ao solicitar esse livro para Editora levei como base por se tratar de um livro que fala bastante sobre a cultura japonesa e foi muito boa a leitura, apesar de que no começo se tornou dificil pelos vários nomes japoneses que se encontravam na história. A escrita da autora é bem detalhista e a leitura estava cansativa em alguns pontos.

Esses fatores não impediram de tirarmos lições juntamente com a grande aventura de Yasumi, que nos mostra que se tivermos um grande objetivo devemos lutar e enfrentar todos os perigos, nos mostrarmos fortes e corajosos diante de todo obstáculo ao nosso redor.

O livro nos mostra o grande valor da amizade, nos mostra vários hábitos daquela época no Japão, as culturas e crenças, a adoração ao Buda e o grande amor que pode mudar a sua vida.

Um outro detalhe que achei bem interessante foi a produção de "wakas" uma espécie de poema japonês, que não diz tudo diretamente e sim em uma forma que mostra mensagens subliminares.

A diagramação da Editora ficou muito boa e a ilustração chama bastante atenção para a grande aventura que está por vir.

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com/2014/06/eusoudoideira-resenha-2-na-ponta-do.html

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 30/03/2016

Na Ponta do Leque
Fala, galera! Beleza?

Hoje trago para vocês a resenha do livro Na Ponta do Leque, um livro lindíssimo com uma capa impecável e que tem em seu contexto uma história encantadora e muito bem escrita pela escritora francesa Jocelyne Godard, publicado pela Primavera Editorial.

Na Ponta do Leque, narra a história de Yasumi, uma mulher que vai em busca de suas origens e com um determinação incrível para encontrar o pai que ainda não conheceu e busca com todo o ímpeto desvendar o seu nome, seu nome de família, a família Fujiwara.

Em seu caminho, diversos contratempos aparecem e que poderia fazer com que Yasumi desistisse de seguir a diante, contudo, ela, dotada por um espírito guerreiro e com um destemido espírito guerreiro, desafia à todos que tentam atravessar seu caminho.

Um livro encantador, isso que tenho à dizer, pois a cada página que lia pude absorver o que a escritora Jocelyne Godard quis passar ao leitor que mesmo em uma época remota, mais precisamente nos anos 1000, com toda a cultura enraizada, tais como os costumes e crenças cabíveis para uma sociedade conservadora, a bravura e determinação de Yasumi sobressaltou sobre tudo e todos e isso fez com que o livro fosse aprazível de ler e de absorver.

O desfecho me deixou um pouco abalado por esperar por algo previsível, mas, com maestria a escritora soube detalhar cada parágrafo e logo me acalmei e entendi o que se fez com o desfecho da obra literária.

No contexto geral, o livro é bem interessante e acredito que em especial as mulheres irão amar este livro, e os homens que o lerem também se encantarão com a premissa contida no livro, assim como eu me amarrei em Na Ponta do Leque. Super indico!

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2016/02/na-ponta-do-leque.html

Fernanda 12/07/2016

Na ponta do leque
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/07/resenha-na-ponta-do-leque-jocelyne.html

Ileana Dafne 29/07/2016

Lindo!! E um pouquinho cansativo...
Depois que li o livro Memórias de uma Gueixa me encantei com a cultura retratada e não titubeei quando vi esse livro, que admito ter me ganho já pela capa. Ao ler a sinopse me decidi mais ainda a lê-lo e foi uma leitura bastante gratificante.
Aqui, diferentemente do livro Memórias de uma Gueixa que retrata puramente a cultura japonesa, vai além e abrange também um pouco da cultura francesa, o que enriquece bastante a história e consegue deixa-la mais interessante ainda.
Na Ponta do Leque se passa nos anos 1000 e traz a história da Suhokawa Yasumi, cuja mãe, por não aceitar dividir sua casa e marido com outras mulheres, decidiu ir morar com um irmão em Musashi e criar ali sua filha. E que após perder seu tio e, em seguida, sua mãe, precisa ir atrás de seu pai que vive na corte de Kyoto e restaurar a honra de sua família que foi perdida quando seu avô, um Fujiwara (o clã mais poderoso da corte), foi expulso por desavenças políticas.
O livro traz, num primeiro momento, a jornada da jovem para a corte e nos mostra como a mesma é inteligente e forte. Nenhum obstáculo foi capaz de tirá-la de seu objetivo e em como mesmo enfrentando perigos, desconfianças e traições no caminho e depois de chegar à corte, ela conseguiu ser cada vez mais forte e genial para superá-los. O crescimento da Yasumi é magnífico!
Não quero falar muito mais porque cada acontecimento é marcante por si e não quero tirar o brilho de nenhum deles, só vou falar que a história é linda! A forma como as culturas são retratadas, principalmente a japonesa, é primorosa. Adorei conhecer sobre o waka que é a forma da poesia japonesa (detalhe que sempre que um waka era citado, o mesmo era escrito na página, em japonês).
Apesar de a história ser tão fabulosa, a autora em certos momentos descreveu de forma tão excessiva que cansava e acabei pulando alguns parágrafos e não creio ter perdido muito nisso...
Outra coisa que amei no livro foram os personagens históricos que ela incorporou à história e a referência a autores de poesia e romances, deu um toque todo especial.
Preciso falar sobre a edição da Primavera Editorial. Que trabalho maravilhoso!!! A capa, a diagramação e o cuidado com cada detalhe foi sensacional!
Recomendo muito mesmo esse livro para todos!!

site: http://www.livroseflores.com/2016/07/resenha-na-ponta-do-leque-jocelyne.html

Gomor 07/02/2022

Yasumi, uma graciosa menina japonesa parte para a corte após a morte de sua mãe e de seu tio. Ela busca ser reconhecida por seu pai e seus irmãos como uma Fujiwara. A história é lenta visto que tenta apresentar todos os costumes japoneses e sua cultura. Bonzinho.

Rebecca.Valenca 13/01/2023

Mais do mesmo
Mesmo sendo uma ávida leitora do universo japonês, o livro é fraco e bastante óbvio. Não recomendo.