Maria

Maria Isaac Bábel

Resenhas - Maria

Sabrina 27/08/2021

Relato de guerra
O autor traz contos da vivência durante a guerra, com itens bem 'realistas' para aqueles que gostam do tema.

Israel145 25/02/2017

Essa coletânea de textos do russo Isaac Bábel mostra um pouco da sua literatura, apesar do aspecto de colcha de retalhos da edição da Cosac.
Indubitavelmente, Bábel é um dos grandes mestres da literatura russa e com competência coroou o gênero conto com suas narrativas viscerais e violentas da vida no front durante a revolução de 1917.
Peça chave no romance Vastas emoções e pensamentos imperfeitos de Rubem Fonseca, podemos ver a influência do autor no gênero curto, principalmente como é tão elogiado pelo maior representante nacional desse gênero, que inclusive traduz o conto a Morte de Dolguchov nesse livro.
São 5 contos curtos e uma peça (Maria) que a Cosac lança nesse livro, sendo 2 desses contos pertencentes à sua mais conhecida obra, que são os contos da cavalaria vermelha onde se enquadra o já citado anteriormente e o conto Meu primeiro ganso. Os demais são bons, porém mudam totalmente de estilo, haja vista serem de outra fase do autor.
A peça Maria não traz nada de especial além de retratos da vida Russa sob o regime soviético na Moscou dos anos 30.
Bábel é um autor que merece ser lido em coletâneas maiores com os escritos correspondentes em suas respectivas fases. Qualquer tentativa fora dessa linha confere à sua obra uma sensação de retalhamento e montagem ordinária. Maria foi bola fora da Cosac, apesar do conteúdo ser bom.