Antes de Watchmen: Dr. Manhattan

J. Michael Straczynski

Resenhas - Antes de Watchmen: Dr. Manhattan

Jota Silvestre 26/08/2013

Antes de Watchmen: Dr. Manhattan - Física Quântica em quadrinhos
Segundo a Física Quântica, infinitos universos coexistem ao mesmo tempo, no mesmo espaço. O que define aquele que vale daquele que não vale para o que chamamos realidade é o olhar do observador.

Para ilustrar esta teoria foi formulado o experimento fictício conhecido como o gato de Schrodinger. O animal é colocado dentro de uma caixa junto com uma ampola de veneno que pode se partir por qualquer motivo.

A tese diz que, enquanto a caixa estiver fechada, o gato pode estar vivo E morto ao mesmo tempo. Quando alguém abre a caixa os dois universos entram em colapso, e apenas um aquele de quem olha, chamado de observador quântico passa a existir.

O que tudo isso tem a ver com Antes de Watchmen: Dr. Manhattan? Tudo, literalmente!

A série, como se sabe, inventa (ou detalha) um passado para os protagonistas de Watchmen. Mas como fazê-lo com alguém capaz de manipular átomos e de viajar no tempo e no espaço?

Havia dois caminhos: o óbvio (vamos mostrar como a infância difícil influenciou suas atitudes no futuro, etc e tal) ou o inteligente.

Felizmente para os leitores, Michael Straczynski optou pelo segundo. O roteirista entrou fundo na psique do personagem, fez direitinho a lição de casa sobre Física Quântica e escreveu a melhor história de Antes de Watchmen até agora (leia aqui as resenhas de Coruja, Espectral e Rorschach).

A tal caixa transforma-se numa metáfora de como nossas escolhas ou, no caso do Dr. Manhattan, a manipulação das probabilidades abrem um leque infinito de universos possíveis.

Para o personagem, toda caixa contém mistérios: o embrulho de presente de aniversário aos nove anos; o caixão em que seu alterego humano, Jon Osterman, foi simbolicamente enterrado; a câmara de campo intrínseco que o transformou num superser; a caixa em que Capitão Metrópolis sorteia os nomes dos combatentes do crime que se tornariam os Watchmen.

Essas idas e vindas no fluxo temporal de universos possíveis são intercaladas, aí sim, com o passado do personagem: a infância na Alemanha, a morte da mãe judia nas mãos dos nazistas, a obsessão do pai por relógios e, obviamente, o envolvimento em alguns fatos vistos em Watchmen.

Straczynski misturou todos esses elementos de forma orgânica. Cada cena tem sua razão de ser, cada uma delas é um pedaço do quebra-cabeça que o Dr. Manhattan tenta montar para entender quem ele é, o que ele é, por que ele é.

O desenhista Adam Hughes dispensa comentários, mas em Antes de Watchmen: Dr. Manhattan ele cria soluções tão brilhantes para a narrativa de Straczynski que não é exagero dizer que se trata de um de seus melhores trabalhos. A título de exemplo, parte da história é contada de ponta cabeça e, por incrível que pareça, faz todo o sentido.

Merece destaque também o trabalho de Laura Martin; a escolha das cores, além do bom gosto, é fundamental para o desenvolvimento do enredo.

Não é todo dia que se lê uma obra como Antes de Watchmen: Dr. Manhattan. Apesar da complexidade, não é quadrinho-cabeça. A HQ pode até desapontar leitores que estão atrás de ação não há. Mas aqueles que se interessam minimamente por temas do universo nerd certamente vão saber apreciá-la.

Um aviso: quem nunca tiver ouvido falar do gato de Schrodinger não vai perder o prazer da leitura. A experiência é explicada de forma bem didática no meio da história.

site: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/papodequadrinho/2013/08/25/antes-de-watchmen-dr-manhattan-o-gato-de-schrodinger-em-quadrinhos/

Sam 13/01/2023

Before watchmen: Dr Manhattan
Nossa, eu viajei legal nessa física quântica... Infinitas possibilidades e tudo mais, Dr Manhattan é um dos personagens mais interessantes que já li

Vinícius 24/09/2013

De todas as edições da série, essa é sem sombra de dúvida a melhor. Depois da decepção com a edição do Rorschach, esse volume com o Dr. Manhattan põe a série nos trilhos outra vez. Ao longo da história, o protagonista reflete sobre seus poderes, sua vida e o impacto que suas escolhas podem ter no mundo. E é justamente esse fio que conecta esta história com a série original. Interessante ver que de certa forma, o gatilho para todos os acontecimentos acontecem aqui, com o Dr. Manhattan e não com Ozymandias. E o conceito artistico do Adam Hughes é um show por sí só. Volume muito inspirado e veremos se o Azzarello se recupera com o Comediante na próxima edição.
Dani 30/09/2013minha estante
e essa mina de maio aí? :P

Vinícius 30/09/2013minha estante
EspecEspec

bardo 14/08/2021

Sem dúvida a mais interessante e complexa das prequels até o momento. Propondo um reconto da história do Dr Manhattan, o que temos aqui é uma aula de física quântica que muito provavelmente deixará um leigo tonto. Ainda que a linguagem da HQ evite se tornar demasiado complexa são propostas questões bastante profundas aqui. Vale ainda dizer que a HQ oferece uma explicação para o comportamento do Dr Manhattan em Watchmen, que extrapola inclusive o universo da história.

Mion 09/08/2022

Ca-raca,que aula de Física!
E que questionametnos loucos sobre o poder!!

Ele leva o Surfista Prateado e suas angústias, questoes e reflexões a oooutro nível. E a estetica....impressionantes.

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre esta incrível HQ no nosso blog!
Lá também você encontrá várias resenhas de livros, bem como outras de HQs.
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2014/03/review-em-video-006-hqs-antes-de.html

Samu 02/06/2016

Para todo fã de Watchmen essa coleção é incrível! Vale pensar como tudo corroborou e culminou nos acontecimentos da grande obra. Claro que aqui falta a pegada incrivel de Moore, mas é uma boa introdução.
Aqui um dos piores, na minha opinião, como já temos a origem do Dr. contada em Watchmen, aqui fica bem repetitivo, com algum detalhe interessante.

Xulio Mackfly 09/02/2019

Legal
Viagens no tempo, alteração do tempo e por aí vai essa história, não é foda mas tbm não é ruim