Sombras Eternas

Sombras Eternas Glen Cook

Resenhas - Sombras Eternas

Ygor.Fortes 23/03/2024

Foi uma grata surpresa descobrir o quão diferente esse livro é em relação ao primeiro. Neste segundo livro, temos dois pontos de vistas que são narrados de formas diferentes e muito interessantes, e brincar com as expectativas. Isso traz um dinamismo a mais para o livro. Dessa vez sinto que existem mais personagens interessantes além do protagonista.
Acho que o maior problema é que em algumas cenas de batalhas, as descrições não são envolventes, e bastantes confusas. Muitas vezes me pagava torcendo para acabar.
Em geral gostei muito do segundo livro, bem mais que o anterior.

Nichele 23/12/2023

É um livro muito bom como o primeiro, somente senti falta da companhia no início e no meio, a maioria dos capítulos eram do Barraco e eu queria mais do Chagas, do Calado, do Caolho.
Espero que o terceiro foque mais na Companhia, sem outros personagens.

@lendocomjulian 05/11/2023

E agora, o dilema!
Como sempre, muita morte, muita treta e o gostinho de quero mais nesse segundo volume da trilogia da Companhia Negra.

Gostei bastante desse livro, novamente muito fluido (com bastante diálogos). Batalhas espetaculares em que você fica agoniado com a real possibilidade de perda (o que pode acontecer ou não, vai ter que ler para ver).

O livro é excelente, dark fantasy excelente. Agora é ler o terceiro e finalizar essa história!

Ivi 26/10/2023

Um monte de surpresas
Inesperado! Cada passo da Companhia Negra promete um futuro sombrio... Para mim, foi o melhor livro da trilogia.
Chagas é realmente incrível e seu relacionamento com a Dama prova-se mais profundo do que pensávamos.

Ginete Negro 2.0 25/10/2023

Chagas, Corvo, Barraco e o rompimento com a Dama
Logo de cara, vemos que esse segundo livro da série é diferente do primeiro, uma vez que alterna capítulos com pontos de vista diferentes (ora em primeira pessoa narrado por Chagas, como no primeiro livro, ora em terceira pessoa e abordando Zimbro, onde estão Chagas - que fugiu com Lindinha ao final do primeiro livro possivelmente por ter percebido que era necessário protegê-la em face do que descobriu sobre ela - e Barraco Castanho). Na verdade, a inclusão desse núcleo de Barraco Castanho, dono de uma estalagem, achei bem interessante - meio que o leitor acaba se espelhando ou entendendo as atitudes de Barraco diante de todas as dificuldades e de sua inicial covardia. Acabamos acompanhando certa tomada de consciência e intrepidez de Barraco, ainda que lance mão de um expediente sobrenatural e macabro para vencer seus adversários e credores.

A Companhia Negra, que serve à Dama, acaba refletindo aos poucos se está do lado certo, sempre sufocando rebeliões a mando da Dama, e isso vai redundar num rompimento que se dará após um gesto heroico. O próprio Chagas, ao passo que mantém certa admiração ou amor platônico pela Dama, está ciente que de pode estar servindo "ao lado errado", e isso se intensifica quando acaba descobrindo a verdade sobre Lindinha.

Livro altamente recomendável, sim. Até aqui, é uma ótima série de dar fantasy, embora não tão dark quanto imaginamos, tampouco tão "suja" quanto havíamos imaginado. Mas é ágil e, pelo menos em minha opinião, altamente satisfatória.

Fabio.Gama 12/09/2023

Sombras Eternas
Definitivamente um dos livros que eu já li.

Um início extremamente monótono apresentando novos personagens desinteressantes, até que no meio começam a acontecer umas coisas interessantes que me manteram intrigado... mas só por tempo limitado. Tão logo essa parte interessante é resolvida antes do conflito final, o livro volta e termina tão chato como começou.

Leo Vieira 27/12/2022

Sombras Eternas - Glen Cook
O segundo volume de A Companhia Negra de Glen Cook traz o retorno de Chagas e sua trupe ao sombrio e fantástico mundo criado pelo autor. Agora, a Companhia precisa ir até Zimbro, do outro lado do mundo para realizar uma missão para a Dama. Enquanto isso, conhecemos um novo personagem, Barraco Castanho, que vive sua vida azarada e se afunda numa trama maior ainda quando conhece Corvo e Lindinha.

Diferentemente do primeiro, o segundo livro é muito mais fácil de se ambientar. O primeiro, por tratar apenas do ponto de vista de Chagas, a história as vezes fica um pouco entediante. No entanto, o segundo volume nos mostra o que já conhecemos, e somos apresentado a um novo "mundo", ainda mais sombrio que o anterior, mas dessa vez, narrado pela terceira pessoa.

O grande triunfo de Glen Clook, é conseguir criar uma comoção por personagens tão sombrios e malvados. Em Sombras Eternas, não há nenhum "herói", apenas os menos bandidos. E são esses que acompanhamos no decorrer da jornada.

E essa jornada é repleta de fantasia que mescla o medieval e o urbano, em um mundo sem cor, triste e desprezível. Repleto de horrores, intrigas e pessoas maldosas, o universo criado pelo autor, é expandido e ganha novas proporções.

Sombras Eternas é uma excelente aventura de dark fantasy, superior ao primeiro em diversos sentidos. Com uma escrita mais fluida, ainda que com alguns problemas de ritmo, e, com plots interessantes, Glen Cook nos leva de volta a um mundo onde ninguém gostaria de viver, mas com certeza, nos faz querer retornar para terminar essa fascinante trilogia.

Pett 27/11/2022

Cada vez melhor
Esse segundo volume da companhia deixa de lado o clima de guerra e campanha apresentado na primeira aventura e nos apresenta uma história de espionagem, e caça de gato e rato, porém sem deixar de lado as intrigas, tramas políticas, traições e o tom sombrio desses universo.

Desta vez o livro foi estruturado em vários capítulos com pontos de vistas alternados entre chagas e barraco (um novo personagem que eu gostei de mais acompanhar) e pra mim isso melhorou muito na fluidez da narrativa. De um lado, acompanhamos barraco castanho, dono de uma taverna na cidade de zimbro, sua ligação com corvo e lindinha, e sua história de como um covarde endividado pretende quitar sua dívida e salvar seu estabelecimento (e quem sabe até sua vida). Do outro lado, acompanhamos chagas, nosso cronista da companhia que precisa encontrar corvo antes que os tomados descubram seu paradeiro e acaba envolvido numa intriga envolvendo antigas forças sombrias na cidade de zimbro.

A história nos apresenta novos personagens que eu particularmente gostei muito, desenvolve os personagens que já conhecemos e nos dá um vislumbre sobre o que está por vir.

Rafael 05/08/2022

Grande mistério e aventura. Grande livro de fantasia.
Nesta continuação de A COMPANHIA NEGRA, seguimos a história dos mercenários em uma nova cidade e uma trama de mistério mórbido junto à ameaça da volta do Dominador guiam a narrativa deste livro.

O livro tem uma história inacreditavelmente boa, com personagens incríveis e cativantes, porém a execução dele, intercalando os capítulos entre os personagens acabou deixando a trama bem lenta e era difícil engajar em longas jornadas de leitura, pois assim que começava a ficar bom, o capítulo terminava e trocava para outro personagem.

O desfecho deste livro é realmente épico e prepara o terreno de forma impecável para a continuação e desfecho desta história, deixando o leitor com muita vontade de pegar a sequência para ler.

Como o conteúdo do livro é muito bom, eu o recomendo, principalmente olhando o conjunto todo da obra nesses três volumes que fecham o primeiro arco da companhia.

Rafael 01/04/2022

Ótimo
Teve um salto de qualidade em relação ao primeiro volume. Neste temos os capítulos mais curtos, o que faz que a leitura se torne mais dinâmica.

MWeirich 06/03/2022

Cara... não tem como... eu amei esse livro, simplesmente amei!

O autor conseguiu produzir um livro fantástico, montando uma trama onde tudo se encaixa perfeitamente!

Chagas permanece irônico e completamente engraçado.... e que história ele e Barraco nos contam...

Aliás falar do outro personagem importante do livro... Barraco foi um personagem que não gostei no início, mas sua evolução na história é na sua personalidade foram geniais...

Referente a nota, não pude dar nota máxima devido a um acontecimento que achei bastante injusto, mas que fez sentido.

Enfim... amei.

Gabriel.Paschoareli 11/01/2022

Seis anos depois.....
Os acontecimentos desse livro passam por um time skip de 6 anos, a companhia negra vai até uma cidade onde cresce um castelo negro, que é um meio de ressuscitar o dominador marido da dama, além disso eles encontraram rastros de velhos conhecidos nessa cidade.....em geral o livro é bem fácil de ler, mas a continuação parece q não engata no começo,mas depois de uns capítulos começa ficar interessante pela investigação q segue o livro, o livro tem dois pontos de vista o q deixa ele meio massante pelo lado de um certo personagem.

Júlio 02/12/2021

Nem sempre o bom, é 100% bom e nem o mal é 100% mal
Finalizei a leitura do segundo livro da companhia negra: Sombras eternas. Um livro que demorei um certo tempo pra ler, mas que ao fim das quase 340 páginas, me fez repensar do por que não ter lido antes.
Sem dar spoilers ou falar muito sobre a trama, o segundo livro continua a contar as aventuras da companhia através de seu médico e cronista, Chagas. Aprofundamos ainda mais na história principal, que rege essa primeira triologia do Gleen Cook e nos é apresentado acontecimentos que vão de traições, a universo extremamente sombrio e cheio de crueldades é o dark fantasy na dose certa.
Como foi no primeiro, apesar de se narrado a história pelo lado dos "vilões", não existe a distinção do bem e do mal e sim de pessoas que defendem e lutam pelo seu ponto de vista e aquilo que acha certo, o que torna a história ainda melhor.

"Não acredito em mal absoluto...Acredito no nosso lado e nos deles, com o bem e o mal decididos após os fatos daqueles que sobrevivem...

"Entre homem, você raramente encontra o bem com um ladrão e a sombra com outro."

Leo 12/09/2021

Um livro menos fantástico que o primeiro, porém mais sólido.
Dessa vez vemos um lado mais humano da companhia, acompanhamos os traumas deles após a batalha de talismã, e as dúvidas que crescem dentro deles. O fator social é muito mais presente nesse livro o que o torna um pouco mais interessante que o primeiro.