A Arma Secreta

Resenhas - Insígnia: A Arma Secreta

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Victor Almeida 21/03/2014

O IMPOSSÍVEL É APENAS O COMEÇO
Certo, primeiro de tudo, não se engane pela capa medíocre de Insígnia, porque ela com certeza não faz jus ao conteúdo. Uma das coisas que é possível notar, é que, apesar de ser um livro distópico, ele não se iguala ao mundo criado na maioria dos livros do gênero. O cenário criado e apresentado por S. J. Kincaid traz a sensação de algo novo, intrigante e curioso, fazendo com que a história inteira se encaixe a ele, e não o contrário. O fato de ser bastante focado na tecnologia (que por sinal é DEMAIS), me trouxe a sensação de que eu estava lendo um filho híbrido de “Jogador Número 1″ e “O Jogo do Exterminador”. Não preciso falar mais nada, né?

O protagonista Tom é brilhante. Ele não é perfeito, e longe de ser um gênio capaz de lidar com todas as tecnologias, mas a sua inteligência se apresenta de uma forma completamente diferente. O seu talento, resultado do passado e o fraco relacionamento com seu pai, lhe garantiu a habilidade de ser muito observador. Tom consegue enxergar coisas que outros não enxergam. Ele sabe como jogar e ama cada minuto disso, desejando ação, vitória e reconhecimento. O que se pode dizer é que seu coração está no lugar certo. De uma criança sem amigos, considerado um hermitão, para um garoto que brilha de forma rebeliosa, Tom se tornou um de meus personagens favoritos.

Durante o decorrer da história, Tom é enviado para a divisão de Alexander e consegue fazer novas amizades com personagens tão intrigantes quanto ele. Vikram, seu companheiro de quarto, possui um senso de humor fantástico e uma cor que parece segurar todos os outros personagens. Outros amigos como Beamer, Yuri e Wyatt trazem para a história dinâmicas de grupo e proporcionam uma leitura agradável durante a jornada para se tornarem grandes amigos. Ler isso foi muito divertido. A essência de amizade e o senso de crescimento dos personagens, além da incrível tecnologia e políticos corruptos, fazem com que Insígnia seja espirituoso e marcante.

A trama é o ponto forte da história, e o livro todo é perfeitamente balanceado. Apesar de ser um pouco grande, não posso dizer que me senti entediado em nenhuma parte. Por se concentrar bastante nas atividades diárias e o treinamento do personagem para a guerra, você pode pensar que será capaz de entediá-lo fácil, mas isso não acontece. A forma como tudo é explicado através de viradas em coisas simples do dia-a-dia dos personagens faz tudo ser muito crível e se encaixar perfeitamente. O livro em si não é muito focado no romance, mas ele atinge problemas de amizade, segredos, vírus que fazem com que se comportem como cachorros e até apelidos constrangedores. Senso de humor é o que não falta.

Posso dizer que fiquei EXTREMAMENTE satisfeito com a forma como o livro terminou. Enquanto lia as últimas passagens e as batalhas que ocorriam no final, senti uma grande nostalgia resultante dos livros de ficção científica que eu tanto amo. Não importa se disserem que as escolhas da autora foram clichês, eu simplesmente amo ler isso. Fazer o que, né? O livro é mais conclusivo que muitos outros por aí, e mesmo sendo parte de uma série, deixa em aberto algumas questões suficientes para me fazer querer ler o segundo volume, mas ainda assim estar satisfeito com a leitura. Ele tem um começo, meio e fim definidos muito bem.

Insignia é cheio de ação, elementos futuristas e personagens realistas. Tenho certeza que leitores que amam ficção científica como eu irão gostar muito, e mesmo que você não costume ler muito do gênero, ainda vale a pena. Vá com expectativas para um combo de imaginação, guerra, inteligência, comédia e personalidade.

site: http://olhosderessaca.com.br/insignia-s-j-kincaid/
Alex Y 14/12/2016minha estante
Obrigado pela resenha, Victor. Notei que meu preconceito quanto ao livro se baseava inteiramente na capa dela xD

Fernanda 16/10/2013

Resenha: Insígnia: A Arma Secreta
Resenha: “Insígnia – A arma secreta” de S. J. Kincaid apresenta uma história distópica forte e rica em detalhes chocantes. Por se tratar de um gênero de ficção cientifica, levanta polêmicas acerca da sociedade capazes de deixar qualquer um assustado ou pensativo diante de qualquer tipo de possibilidade sobre acontecer os mesmos fatos da trama.

Tom Raines com seus 14 anos, possui uma habilidade genial sobre jogos virtuais, e diante de um mundo totalmente integrado e perceptivo não demorou para que militares descobrissem e se interessassem pelo garoto. Eles recrutam jovens com essa aptidão para que possam estar treinando e lutando em batalhas simuladas entre países. E isso tudo se passa no cenário da Terceira Guerra Mundial, e eles precisam se mudar para uma escola que os ensina as mais variadas estratégias.

Esse protagonista, apesar de ser muito novo, se apresenta com uma personalidade incrível e fugaz, destinado a concluir seus objetivos. Sem falar o quanto ele é carismático. Ele sempre teve problemas com seu pai viciado em jogos de cassinos. Apesar de haver certa negligência, tom demonstra ter esperança sobre sua vida e por esse mesmo motivo decide seguir em frente e aprimorar seus potenciais. Tom poderia achar que não era ninguém e que nunca seria, mesmo porque até o próprio livro queria que o leitor chegasse a essa conclusão. Porém essa ideia nunca passou pela minha cabeça, e de imediato percebi a grandeza de tal personagem, com sua simbologia própria.

Os personagens secundários também se destacam e mantém a relevância na trama. Vik se torna companheiro de Tom, e ele definitivamente é o mais hilariante do enredo, assim como é perceptível como a amizade deles cresce gradualmente, e ambos ajudam muito um ao outro. Entre outras personalidades, Wyatt também entra em cena para complementar a equipe e se mostra um tanto misteriosa e muito inteligente.

O ambiente gira em torno de realidades virtuais, política e muita tecnologia avançada. Pode-se perceber o quanto foi bem trabalhado e adaptado para a trama de modo compreensível e envolvente. As aulas na Agulha Pentagonal são citadas de modo dinâmico e cria um vinculo sobre as próprias experiências dos personagens, assim como desafia o leitor a entender cada ação e objeto utilizado. Confesso também que todo essa atmosfera tecnológica gera uma impressão de desejo e vontade de querer estar na pele dos personagens vivenciando essas aventuras narradas.

“Seu país precisa de você na Agulha Pentagonal. A pergunta é: será que você é homem o bastante para ganhar uma guerra para nós?” Pg.34

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-insignia-arma-secreta.html

Diogo 16/10/2021

Legal... ?
Na maioria do livro eu achei muito legal o desenvolver da história , o autor poderia ter investido um pouco mais no romance mas ele compensou na revira volta no último capítulo do livro.

Se você procura uma leitura envolvente e com muitas reviravoltas recomendo , só vá com a mente que o autor não investe muito no quesito romance.

GuiCalvin 22/07/2022

A história é muito boa, contextualiza bem o leitor no começo e tem um desenvolvimento orgânico. Só o personagem principal que mantém a mesma personalidade sempre. Poderia haver um amadurecimento.

Rodrigo Digão 29/04/2020

Livro bom, trama prende a atenção, misture computadores , chips e crânios ?, você vai devorar este livro.

Clarissa.Mata 06/05/2022

MEUS AMORES
Sabe black mirror??? Mais especificamente o striking vipers?? Pois bem, junte isso com adolescentes insolente e você tem esse livro.

Do início ao fim eu me perguntava porque diabos esse não entrou no conjunto de livros jovens que foram adaptados nos anos 2010. A fórmula é perfeita. Eu só queria assistir isso aqui. Condeno todos que não fizeram isso aqui uma modinha hypada na minha adolescência.

Estou correndo pro segundo livro porque simmmm

Robim 21/09/2020

Insígnia: a arma secreta
Um livro infantil juvenil, sendo uma distopia bem interessante. Uma leitura viciante e excelente pra quem gosta de um desenvolvimento de um personagem.

Ju 02/10/2020

Melhores diálogos
Gente, não importa as críticas que fazem ao livro, eu amo os diálogos do fundo do meu coração. É tão engraçado que eu deixo passar qualquer furo menor que a história tenha. Os personagens são muito carismáticos e isso ajuda no desenvolvimento da trama meio batida de "tecnologia dominando o mundo".

Marcello 12/12/2023

Não compre uma trilogia inteira...
...sem ler o primeiro antes, e/ou indo só pela recomendação de um Booktuber (cofcof Geek Freak cofcof), vai que você não gosta tanto assim do primeiro e acaba não querendo ler o resto e percebe que jogou o dinheiro no lixo.
Olha que coincidência, porque isso aconteceu comigo.

Comecei gostando muito do livro, não vou mentir. O personagem principal não era lá essas coisas, mas eu sinceramente costumo a custar a gostar dos personagens, então nada novo sob o sol. Só que daí eu achei que o livro iria desenvolver um grande problema para o moleque resolver no final do livro, como a maioria dos livros tem, mas a história foi indo e nada demais acontecia, os personagens (já esqueci o nome de todo mundo) ia vivendo as vidas deles e era só treinamento e estudos e nossa, tava chato, tava insuportável.
E daí o livro acaba.

Fui atrás de resenhas e adivinha: vi um pessoal dizendo que o primeiro livro é melhor do que o primeiro, que o segundo é mais chato e o personagem principal fica mais insuportável (insira o emoji do palhaço aqui porque não consigo fazer isso pelo pc)... Então, assim, como que eu continuo a trilogia desse jeito?

GF VOCÊ ME PAGA!

Padfoot7 04/07/2023

Nostálgico
Insignia nos faz ter uma sensação de nostalgia ao nos remeter a séries como Percy Jackson e Harry Potter... Meninos novos (sem muita noção) que precisam salvar o mundo.

Dei cinco estrelas pois simplesmente amo livros nessa atmosfera, são histórias que te fazem desprender dessa realidade e te colocar em novas aventuras a cada página virada. Foi incrível acompanhar Tom nessa jornada, e estou ansiosa para começar a ler o próximo livro.

Aline Ribeiro 09/01/2023

Terceira guerra mundial..... um vislumbre
Eu adorei a leitura, me surpreendeu do começo ao fim, cheio de reviravoltas...
O personagem principal se chama Tom, um adolescente de 14 anos.
Imaginar que uma guerra por disputa por recursos naturais do espaco sideral poderia ser ganha por um adolescente e suas habilidades em jogos virtuais e de quebra haver a implementação de tecnologias virtuais no cérebro humano.... olha não esperava esse monte de informação

Manchee<3ð¤ 14/12/2023

Indiano bem temperado
Mano é o próprio stand up em livro, é uma leitura tranquila até um certo ponto, mas sempre numa cena importante da pra arrancar uma risada, que dura pouco wkdjsndj. Tenho meu ódio aqui por alguns personagens mas é isso.

teawithbooks_ 02/05/2021

Insígnia
Eu gostei bastante desse livro e acabei me apaixonando pelo gênero. A história é boa e envolvente, os personagens cometem erros o que deixa os mais humanos, sem aquela máscara de perfeição. Mesmo assim não me apeguei a eles, tirando Wyatt ela sim é tudo pra mim, ri de vários momentos com ela salvando a pele de Tom e criando vários vírus para infectar os outros, ela é sensacional. O final foi bom mas nada extraordinário, fiquei com vontade de ler os próximos livros da trilogia e fica mais pertinho de novo do universo deles. Um ponto péssimo na minha opinião mas ao mesmo tempo nem tão péssimo assim é a edição, o fato de ele ter suas 500 págs, o livro querendo ou não é relativamente grande em questão de espessura, o ponto é que a edição não lhe permiti abrir de uma forma confortavel para fazer a leitura, tive que quebrar a lombada mas isso na me incomoda muito, mas enfim... outro ponto também que eu não gosto e que algumas pessoas não gostam é capítulos grandes e esse livro tem de sobra mas eu ficava tão imerso na leitura que quando percebia eu já estava no final do capítulo.

Anju 27/11/2020

Aventura clichê
Eu não costumo fazer resenhas, mas esse livro foi uma surpresa pra mim. Peguei ele pra sem expectativas e ciente de que uma amiga minha leu e não gostou tanto assim.
Eu não costumo jogar vídeo games, então a sinopse não me cativou, mas decidi ler por ser uma ficção científica.
A história desse livro é um amorzinho, acompanhar a trajetória do Tom e de seus amigos foi uma ótima experiência pra mim, o livro não é perfeito, tem alguns (diversos) furos que me deixaram meio ??????, como a motivação de alguns antagonistas que PRA MIM não fizeram tanto sentido assim.
Tirando isso, a história é muito boa e leve, talvez se eu tivesse lido ele no auge dos meus 14 anos teria gostado mais ainda, de qualquer forma pretendo continuar a série.

1 | 2 | 3 | 4 | 5