A Arma Secreta

A Arma Secreta S.J. Kincaid

Resenhas - Insígnia: A Arma Secreta

Victor Almeida 21/03/2014

O IMPOSSÍVEL É APENAS O COMEÇO
Certo, primeiro de tudo, não se engane pela capa medíocre de Insígnia, porque ela com certeza não faz jus ao conteúdo. Uma das coisas que é possível notar, é que, apesar de ser um livro distópico, ele não se iguala ao mundo criado na maioria dos livros do gênero. O cenário criado e apresentado por S. J. Kincaid traz a sensação de algo novo, intrigante e curioso, fazendo com que a história inteira se encaixe a ele, e não o contrário. O fato de ser bastante focado na tecnologia (que por sinal é DEMAIS), me trouxe a sensação de que eu estava lendo um filho híbrido de “Jogador Número 1″ e “O Jogo do Exterminador”. Não preciso falar mais nada, né?

O protagonista Tom é brilhante. Ele não é perfeito, e longe de ser um gênio capaz de lidar com todas as tecnologias, mas a sua inteligência se apresenta de uma forma completamente diferente. O seu talento, resultado do passado e o fraco relacionamento com seu pai, lhe garantiu a habilidade de ser muito observador. Tom consegue enxergar coisas que outros não enxergam. Ele sabe como jogar e ama cada minuto disso, desejando ação, vitória e reconhecimento. O que se pode dizer é que seu coração está no lugar certo. De uma criança sem amigos, considerado um hermitão, para um garoto que brilha de forma rebeliosa, Tom se tornou um de meus personagens favoritos.

Durante o decorrer da história, Tom é enviado para a divisão de Alexander e consegue fazer novas amizades com personagens tão intrigantes quanto ele. Vikram, seu companheiro de quarto, possui um senso de humor fantástico e uma cor que parece segurar todos os outros personagens. Outros amigos como Beamer, Yuri e Wyatt trazem para a história dinâmicas de grupo e proporcionam uma leitura agradável durante a jornada para se tornarem grandes amigos. Ler isso foi muito divertido. A essência de amizade e o senso de crescimento dos personagens, além da incrível tecnologia e políticos corruptos, fazem com que Insígnia seja espirituoso e marcante.

A trama é o ponto forte da história, e o livro todo é perfeitamente balanceado. Apesar de ser um pouco grande, não posso dizer que me senti entediado em nenhuma parte. Por se concentrar bastante nas atividades diárias e o treinamento do personagem para a guerra, você pode pensar que será capaz de entediá-lo fácil, mas isso não acontece. A forma como tudo é explicado através de viradas em coisas simples do dia-a-dia dos personagens faz tudo ser muito crível e se encaixar perfeitamente. O livro em si não é muito focado no romance, mas ele atinge problemas de amizade, segredos, vírus que fazem com que se comportem como cachorros e até apelidos constrangedores. Senso de humor é o que não falta.

Posso dizer que fiquei EXTREMAMENTE satisfeito com a forma como o livro terminou. Enquanto lia as últimas passagens e as batalhas que ocorriam no final, senti uma grande nostalgia resultante dos livros de ficção científica que eu tanto amo. Não importa se disserem que as escolhas da autora foram clichês, eu simplesmente amo ler isso. Fazer o que, né? O livro é mais conclusivo que muitos outros por aí, e mesmo sendo parte de uma série, deixa em aberto algumas questões suficientes para me fazer querer ler o segundo volume, mas ainda assim estar satisfeito com a leitura. Ele tem um começo, meio e fim definidos muito bem.

Insignia é cheio de ação, elementos futuristas e personagens realistas. Tenho certeza que leitores que amam ficção científica como eu irão gostar muito, e mesmo que você não costume ler muito do gênero, ainda vale a pena. Vá com expectativas para um combo de imaginação, guerra, inteligência, comédia e personalidade.

site: http://olhosderessaca.com.br/insignia-s-j-kincaid/
Alex Y 14/12/2016minha estante
Obrigado pela resenha, Victor. Notei que meu preconceito quanto ao livro se baseava inteiramente na capa dela xD

Fernanda 16/10/2013

Resenha: Insígnia: A Arma Secreta
Resenha: “Insígnia – A arma secreta” de S. J. Kincaid apresenta uma história distópica forte e rica em detalhes chocantes. Por se tratar de um gênero de ficção cientifica, levanta polêmicas acerca da sociedade capazes de deixar qualquer um assustado ou pensativo diante de qualquer tipo de possibilidade sobre acontecer os mesmos fatos da trama.

Tom Raines com seus 14 anos, possui uma habilidade genial sobre jogos virtuais, e diante de um mundo totalmente integrado e perceptivo não demorou para que militares descobrissem e se interessassem pelo garoto. Eles recrutam jovens com essa aptidão para que possam estar treinando e lutando em batalhas simuladas entre países. E isso tudo se passa no cenário da Terceira Guerra Mundial, e eles precisam se mudar para uma escola que os ensina as mais variadas estratégias.

Esse protagonista, apesar de ser muito novo, se apresenta com uma personalidade incrível e fugaz, destinado a concluir seus objetivos. Sem falar o quanto ele é carismático. Ele sempre teve problemas com seu pai viciado em jogos de cassinos. Apesar de haver certa negligência, tom demonstra ter esperança sobre sua vida e por esse mesmo motivo decide seguir em frente e aprimorar seus potenciais. Tom poderia achar que não era ninguém e que nunca seria, mesmo porque até o próprio livro queria que o leitor chegasse a essa conclusão. Porém essa ideia nunca passou pela minha cabeça, e de imediato percebi a grandeza de tal personagem, com sua simbologia própria.

Os personagens secundários também se destacam e mantém a relevância na trama. Vik se torna companheiro de Tom, e ele definitivamente é o mais hilariante do enredo, assim como é perceptível como a amizade deles cresce gradualmente, e ambos ajudam muito um ao outro. Entre outras personalidades, Wyatt também entra em cena para complementar a equipe e se mostra um tanto misteriosa e muito inteligente.

O ambiente gira em torno de realidades virtuais, política e muita tecnologia avançada. Pode-se perceber o quanto foi bem trabalhado e adaptado para a trama de modo compreensível e envolvente. As aulas na Agulha Pentagonal são citadas de modo dinâmico e cria um vinculo sobre as próprias experiências dos personagens, assim como desafia o leitor a entender cada ação e objeto utilizado. Confesso também que todo essa atmosfera tecnológica gera uma impressão de desejo e vontade de querer estar na pele dos personagens vivenciando essas aventuras narradas.

“Seu país precisa de você na Agulha Pentagonal. A pergunta é: será que você é homem o bastante para ganhar uma guerra para nós?” Pg.34

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-insignia-arma-secreta.html

Lucas.Salatiel 24/06/2020

A narrativa e bastante interessante, pois não é muito rápida nem muito devagar. A autora soube conduzir bem a história para não ficar muito maçante, pois no meio do livro agente como leitor começamos a observar o dia a dia do protagonista, a autora fez um bom trabalho pois não fica monótono porque sempre tá aparecendo uma coisa nova no dia do personagem. Eu só não dei cinco estrelas pois na minha opinião tem algumas partes desnecessárias no livro, mas tirando isso o livro é maravilhoso, e apesar do livro ter mais de 400 páginas ele é super involvente, me sentir completamente imerso na história, sem contar os personagens que são muito carismáticos. Então deixo aqui uma recomendação de livro de ficção científica é uma pitada de aventura e ação.

Robim 21/09/2020

Insígnia: a arma secreta
Um livro infantil juvenil, sendo uma distopia bem interessante. Uma leitura viciante e excelente pra quem gosta de um desenvolvimento de um personagem.

Rodrigo Digão 29/04/2020

Livro bom, trama prende a atenção, misture computadores , chips e crânios ?, você vai devorar este livro.

Ju 02/10/2020

Melhores diálogos
Gente, não importa as críticas que fazem ao livro, eu amo os diálogos do fundo do meu coração. É tão engraçado que eu deixo passar qualquer furo menor que a história tenha. Os personagens são muito carismáticos e isso ajuda no desenvolvimento da trama meio batida de "tecnologia dominando o mundo".

Adrian 17/07/2020

...

AndyinhA 15/06/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

No futuro as guerras serão travadas longe do planeta, mais precisamente no espaço. E a idade dos soldados irá diminuir e a tecnologia aumentar. Não estamos muito longe dessa realidade, talvez da primeira parte, mas com tanta informação tecnológica e as crianças cada vez mais cedo aprendendo a mexer em aparelhos eletrônicos, a premissa criada por Kincaid não está muito longe da realidade.

Já disse em outras resenhas que não sou chegada muito em livros que falam sobre ou que se passam dentro do Exército, mas o ponto positivo aqui é que apesar de ser passar dentro de uma base militar, um setor especial. Não aparecem os detalhes de todas as patentes a toda hora. Foi falado algumas vezes e a história prosseguiu normalmente, às vezes até me esquecia de onde a história era situada.

Eu achei a ideia geral legal, mas tenho muitas ressalvas, o protagonista é o bambambam de uma forma que não é legal, ele meio que se sente e sinceramente não morri de amores por ele. Tudo bem que ele pode ter facilidade com algumas coisas, mas daí a ser ‘a estrela’ do lugar do jeito que foi apresentado foi bem forte, ficou um pouco forçado.

A guerra em si demora bastante a acontecer, tem muito blábláblá no meio, uma delas é sobre como o protagonista é bom ou as muitas situações de treinamento, eram páginas e páginas repetindo as mesmas coisas e dileminhas. Até entendo que em um lugar onde todo mundo convive (leia-se adolescentes), certamente a gente vai ter momentos de voltar à escola, mas isso não foi explorado de uma forma tão legal quanto poderia.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/06/poison-books-insignia-s-j-kincaid.html

Anju 27/11/2020

Aventura clichê
Eu não costumo fazer resenhas, mas esse livro foi uma surpresa pra mim. Peguei ele pra sem expectativas e ciente de que uma amiga minha leu e não gostou tanto assim.
Eu não costumo jogar vídeo games, então a sinopse não me cativou, mas decidi ler por ser uma ficção científica.
A história desse livro é um amorzinho, acompanhar a trajetória do Tom e de seus amigos foi uma ótima experiência pra mim, o livro não é perfeito, tem alguns (diversos) furos que me deixaram meio ??????, como a motivação de alguns antagonistas que PRA MIM não fizeram tanto sentido assim.
Tirando isso, a história é muito boa e leve, talvez se eu tivesse lido ele no auge dos meus 14 anos teria gostado mais ainda, de qualquer forma pretendo continuar a série.

Laura 27/04/2015

Primeira de muitas resenhas.
Como vocês já leram no título,essa é a minha primeira resenha.Já fiz várias,mas essa é a primeira ''oficial'' que estou postando.Sobre a capa do livro: Gente,ela é horrível comparada ao conteúdo sensacional do livro.O livro no começo já envolve a gente de uma maneira que é inexplicável.
Super recomendado para você que curte livros de realidade virtual e para você que nunca leu certamente irá adorar esse livro.
O começo é bem simples,mostrando o começo da vida do nosso protagonista Tom Raines em sua ''primeira aventura''.Com um pai nada fácil,Tom aceita a proposta que um estranho homem lhe faz.
Chegando praticamente onde se desenrola a história,nosso protagonista já faz alguns amigos um pouco tanto peculiares e divertidos.Confesso para vocês que fiquei apaixonada por esse livro e o final que coisa PERFEITA e SENSACIONAL MEU DEUS.
A história do livro nunca fica chata,ao contrário,só vai revelando mistérios.
Esse livro por sem tão bom,deveria ter mais reconhecimento aqui no Brasil,uma história como essa que até contém romance,merece 5 estrelas haha XD.
Gente,espero que tenham gostado da resenha,foi a minha primeira e no começo fiquei meio perdida mas acho que vocês irão gostar.

Denise 24/08/2019

A Arma Secreta
Fazia um tempão que não lia nada nesse estilo e foi muito legal.
Achei muito original toda a parada futurista, tem umas coisas muito massa. Adorei a barra de cereal que vira qualquer comida que a gente imagine.
As cenas da Guinevere fazendo força para não correr para bordar,sabotando a batalha do Arthur e toda ensangüentada no trono me fez dar boas risadas.
Fiquei com pena da Meduza :( achei triste a condição dela, mas o Tom tinha que ganhar a luta, tomara que eles se acertem.
E Vamos ao outros livros

Livy 29/10/2013

Terceira Guerra Mundial!
Insígnia - A Arma Secreta é uma distopia escrita pela autora S. J. Kincaid onde se desenrola a Terceira Guerra Mundial. Nesta trama, as pessoas não se envolvem fisicamente na guerra, travada pelas corporações multinacionais. A batalha é travada no espaço, onde apenas a mente humana é usada para interagir com as naves que participam da verdadeira luta.

Mas o mais interessante: as mentes que se envolvem na luta são de adolescentes. Isso porque é implantado no cérebro um processador que os transformam em máquinas. A mente e cérebro jovem é mais flexível, por isso se adapta melhor ao processo.

Tom, 14 anos, é um garoto muito talentoso com os jogos de RV (realidade virtual) e é imbatível. O problema é que sua vida não é tão perfeita quanto nos jogos. Ele leva uma vida errante, em que se muda constantemente de cassino em cassino, apostando junto com o pai, para conseguir dinheiro e se mudar para o próximo cassino. Suas notas na escola (virtual, e do qual é obrigado a comparecer) não são das melhores também. Tudo o que Tom mais queria era poder mudar sua vida, e ser alguém ou fazer algo importante.

Suas súplicas são ouvidas! Ele chama a atenção dos militares do Exército envolvidos na guerra, devido ao seu grande talento e percepção nos mundos de realidade virtual. Passando por um teste muito difícil ao qual ninguém se dá bem, Tom acaba sendo recrutado para a Agulha (antigo prédio do Pentágono, onde os jovens recrutas são treinados e inseridos no programa).

A trama se passa em um futuro um tanto distante, onde grandes multinacionais dividem o mundo e tentam ter domínio sobre o espaço, depois de já terem conquistado seu território na Terra. Gostei muito da trama desenvolvida pela autora. Me prendeu a atenção do início ao fim e achei muito interessante toda a história criada em torno da guerra. Aliás, me envolvi bastante na história e na aventura de Tom. A narrativa de Kincaid é ótima. Gostei da riqueza de detalhes e do cuidado que a autora teve ao criar sua ficção.

Aliás ela usa com maestria o uso de uma linguagem jovem, que com certeza me agradou! Achei bacana a visão deste mundo totalmente tecnológico, em diversos sentidos. A tecnologia e seu avanço está presente em cada linha do livro, o que o tornou ainda mais agradável para mim, pois amo tudo relacionado ao assunto!

E um dos pontos fortes para mim são as simulações aplicadas. Que consistem em aulas dos plebeus (alunos novos) com um dos alunos veteranos. Nestas aulas conferimos simulações de realidade onde os alunos treinam o trabalho em equipe. Eu gostei bastante destas cenas, pois foram muito bem boladas, revivendo grandes batalhas da história da humanidade, ou simplesmente entrando dentro de ambientes inusitados.

Adorei muitos dos personagens, até mesmo me surpreendendo com alguns. Tom sem dúvida, apesar de ser muito jovem, tem uma força incrível e é meu personagem preferido na trama. Fiquei muito empolgada com sua personalidade inflexível e determinada, com toques de rebeldia.

O que não gostei no livro foi a lentidão com que algumas coisas acontecem e em alguns momentos me irritei demais com alguns acontecimentos e personagens. Além de que achei que algumas coisas foram um tanto desnecessárias. Esperava mais aventura e ação, e o livro focou mais o lado psicológico, do treinamento e dos dias de Tom na Agulha, onde as batalhas se travam de forma discreta. Esperava encontrar uma história cheia de ação, mas nada surpreendente aconteceu. E isso me decepcionou um pouco, pois acabou indo contra minhas expectativas. Achei a premissa do livro muito empolgante e promissor, mas no fim não teve tudo aquilo que prometeu. Achei que a autora podia ter explorado melhor as lutas no espaço e os ambientes de RV.

Por outro lado, apesar deste fato ter me decepcionado um pouco, eu gostei do livro. Gostei da trama, que por sinal, foi muito bem desenvolvida. A autora conseguiu realmente criar um mundo futurístico com uma riqueza de detalhes tão grande que me fez crer estar lendo algo que realmente estaria acontecendo. Me fez crer que tudo ali narrado era verdadeiro. E apesar das quase 500 páginas e do ponto negativo citado acima, o livro é muito gostoso e divertido de se ler!

Estou aguardando ansiosa a continuação, Vortex, onde creio que a verdadeira aventura vai se desenrolar (tudo indica, pelo final do primeiro volume). Se você procura uma leitura agradável e uma distopia diferente cheia de referências à tecnologia, este livro é super recomendado para você!

site: Confira mais resenhas no blog: http://nomundodoslivros.com

Vitor 09/02/2020

null
Esse livro tem uma historia muito boa, que faz com que você não queira parar de ler até saber o que acontece com o personagem principal.

Tuca 22/02/2021

Incrível
Uma ficção cientifica tratando de uma terceira guerra mundial sempre tem meu interesse, e não foi diferente com esse livro. Achei extremamente bem estruturada a trama que a autora propôs. Uma guerra travada por robôs ao invés de humanos, com naves espaciais e implantes cerebrais... Até acho possível isso realmente acontecer!!Kkkkkk
Além dos personagens serem muito bem trabalhados, tanto os principais quanto os secundários, a autora ainda consegue deixar uma pulguinha atrás da orelha para saber mais sobre todos eles, sobre o que virá a acontecer nos livros seguintes.
Apesar de achar o livro meio arrastado em alguns pontos eu não conseguia parar de pensar no que iria acontecer, em várias partes me senti ansiosa e angustiada para saber o que iria acontecer em seguida.
Mal posso esperar para ler os próximos!!

site: https://www.instagram.com/p/CJRneragKTb/