Abc da Relatividade

Abc da Relatividade Bertrand Russell

Resenhas - Abc da Relatividade

Suéllen 11/10/2021

A Teoria da Relatividade
Bertrand Russell consegue nos apresentar esse complexo tema que é A teoria da relatividade, da forma mais simples e trivial, utilizando diversos exemplos do dia a dia, (o que não significa que vai entender tudo sobre a teoria da relatividade, mesmo numa linguagem facilitada, ainda é um tema um tanto complexo e muito profundo), em alguns momentos tive que ler várias vezes. O autor cumpre seu papel quando nos apresenta o ABC da Relatividade. A escrita é excelente.
Recomendo muito!!

Valdo.Alencar 16/01/2020

A teoria da relatividade é uma das mais belas criações científicas da mente humana. Junto com a teoria quântica, formam os dois pilares da física moderna do século XX. Apesar de fascinante, esta teoria ganha um status de ser incognoscível a pessoas leigas pelo fato de tratar de assuntos complexos, cujo o real significado não encontra sustentação com situações rotineiras, tais como a natureza do tempo, espaço etc.
A teoria da relatividade parte de dois postulados básicos: 1) As leis da física são invariantes em qualquer referencial inercial (referenciais que se movem com velocidade constante) e 2) A velocidade da luz no vácuo é constante.Com mais algumas considerações físicas e um pouco de matemática, deduz-se facilmente as fórmulas para a dilatação do tempo, contração do comprimento etc. Entretanto, o autor desta obra, que é ninguém menos que Bertrand Russell, um dos maiores filósofos do século XX, opta por fazer uma abordagem diferente, algo que não necessite do suporte matemático, mas sem comprometer a validade e a profundidade das ideias expostas. Sendo assim, o conteúdo é apresentado de uma forma puramente conceitual, com diversos exemplos cotidianos (da década de em diante, período no qual o livro e suas respectivas edições foram sendo lançados).
É uma excelente obra para todos que desejam aprender o fundamental sobre a maior obra de Einstein.

Elisson Amboni 09/09/2016

Bertrand Russell é um dos meus humanos prediletos. A maneira com que ele fala é excepcionalmente atraente para o filósofo e divulgador da ciência que ele foi. Esse livro, porém, precisará ser relido, pois alguns conceitos, apesar de ser de linguagem leiga, ficaram meio opacos para mim. O livro foi escrito há quase 100 anos, e, talvez pelas analogias que ele usou ao tentar exemplificar a teoria de Albert Einstein usando os comportamentos e tecnologias de seu tempo, acabou dificultando a leitura para mim e, claro, infelizmente, minha triste falta de atenção ao ler livros de ciência acabou ajudando a prejudicar a leitura. Em exceção ao meu triste infortúnio, este livro é um dos melhores que você poderá encontrar ao tratar da teoria da relatividade.

site: socientifica.com.br

Challis 23/06/2014

A sobriedade e clareza com que Russell expõe suas ideias, quando comparadas com a euforia das publicações científicas para leigos dos dias de hoje, mostram o porquê de ABC da Relatividade manter toda a sua vitalidade mesmo 90 anos depois de seu lançamento original. Certamente a presente obra é a melhor introdução à Teoria da Relatividade.

Leia a resenha completa: http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/04/resenha-abc-da-relatividade-de-bertrand.html