Luís, O Bem-Amado

Luís, O Bem-Amado Jean Plaidy

Resenhas - Luís, O Bem-Amado

Ket 03/02/2021

O livro traz um pouco do esplendor e da miséria do reinado de Luis, O Bem-amado, na França. Luis cresceu à sombra de seu bisavô, Luis XIV, sempre assessorado, sempre protegido e nunca tendo uma real noção dos abusos do regime e do sofrimento do povo (mas que o monarca o tem, na verdade?). Esse primeiro volume compreende desde sua ascensão ao trono até o encanto com Madame de Pompadour.

A narrativa é seca, sem grandes descrições ou aprofundamento nos personagens, o que é característico da autora. Isso torna o livro fluído, mas não cativante a ponto de eu favoritar.

Flávia HBS 11/10/2019

História muito bem contada
Que livro! Vale a leitura

Thata 08/09/2015

Eleanor Alice Burford Hibbert, conhecida pelo pseudônimo Jean Plaidy, foi uma das mais prolíficas escritoras inglesas de ficção histórica do mundo. Como várias de suas obras não foram publicadas no Brasil, acredito que seja um desperdício deixar de ler os fantásticos livros dessa autora. A trama segue a ascensão de Luís XV (1710-1774), rei da França e Navarra, conhecido como o Bem-amado. Ele sucedeu seu bisavô Luís XIV (o famoso Rei Sol) com apenas cinco anos de idade, sendo o reino então governado primeiramente por seu tio-avô Filipe II, Duque d'Orleães, até que o delfim alcançasse a maioridade em 1723. Extremamente ingênuo e pomposo foi induzido maliciosamente por cardeais ambiciosos (André Hercule de Fleury sendo um dos mais influentes) e outros nobres inconsequentes. O livro também mostra a riquíssima corte francesa, cheia de etiquetas e fofocas, além de intrigas e jogos românticos que influenciaram direta e indiretamente a vida dos franceses na época. Apesar de já sabermos a trajetória de vida dos personagens, a narrativa simples da autora acaba cativando. O fluxo contínuo e as frases/termos franceses do período e ambiente são bem interessantes, enriquecendo a leitura dos apaixonados pelo gênero. Não obstante, nos encantamos com personagens ícones da história e literatura, que também são famosos em obras de Alexandre Dumas, por exemplo o vilanesco galanteador cardeal Richelieu, o resmungão Voltaire, o mosqueteiro D'Artagnan, a arrogante Madame de Pompadour, entre tantos outros. Vale a pena ser lido.
Gostaria de ressaltar que foi um dos melhores presentes de aniversário, ganho por uma amiga feita aqui mesmo no Skoob e só tenho a agradecer!