Morsmodre. - As Filhas da Noite.

Morsmodre. - As Filhas da Noite. Caroline Evans

Resenhas - Morsmodre. - As Filhas da Noite.

Adla 18/08/2014

Morsmodre – As Filhas da Noite: maldições, sequestro e viagem no tempo
Mais um livro da Caroline Evans, e esse é em parceria com a Kariny Morais. Como já expliquei na resenha de A História de Aprilla Monvogue, este livro não tem editora, e foi impresso através do sistema do Clube de Autores, e esta resenha faz parte do Book Tour do livro, promovido pela Caroline e seu blog Fantastic Books.

Annaluska e Aprilla Morsmodre são ricas e famosas, e, para mim, um pouco bipolares. Elas foram sequestradas e levadas para um outro mundo, que vive em uma época diferente (onde eles não sabem sequer o que é uma lasanha, onde já se viu???). Mas o motivo delas serem bipolares é que num momento elas odeiam os seus sequestradores (aka maridos), e no outro estão morrendo de amores por eles. Também percebi isso: os caras sequestram as moças, as forçam em casamento com eles, e elas parecem simplesmente se esquecer disso em alguns momentos (apesar de que em outros elas parecem querer matá-los).

É difícil ler um livro sem você se comparar com a personagem, e se perguntar como você reagiria ou o que você faria se fosse você lá. Esse me fez eu me perguntar mais ainda: o que faria se eu estivesse na pele de uma das Morsmodre? Apesar de eles parecerem que realmente se importam, eu não conseguiria deixar de pensar que eles me sequestraram e que eu estava num lugar sem esperanças de um dia voltar à minha casa (e à minha torta de bombom ou beijinho que a empregada deixou feito para as irmãs antes de elas serem sequestradas).

Acredito que o enredo tem bastante potencial, eu ainda não havia lido um livro com um mundo assim. As irmãs vêm de uma linhagem amaldiçoada, e elas são as últimas da família, todos os outros estão mortos. Acho que, assim como A História de Aprilla Monvogue, esse mundo poderia ter sido melhor explorado, assim como os personagens que estão inseridos nele, como os Orion (são quatro irmão, admito que me confundi bastante com os nomes, quando consegui entender direito quem era quem o livro já estava no final). O final do livro deixa um gancho para um próximo, mas não consegue finalizar direito esse primeiro livro, deixando questões não resolvidas e perguntas sem respostas, quase como um vazio na história.

A história é toda narrada em primeira pessoa, através de Points of View (Pontos de Vista - POVs) das duas irmãs. No início fica bastante confuso, pois cada POV é bem pequeno e quando você começa a mergulhar na mente da narradora, o POV muda para a outra irmã. No decorrer da história, os POVs ficam maiores, o que ajuda a compreender melhor o que está acontecendo. Também é bastante notável a diferença da escrita de Caroline e Kariny, percebe-se direitinho que são duas autoras diferentes, e nessa questão os POVs ficam muito bons. Vários autores utilizam esse recurso em seus livros, mas não conseguem fazer com que o leitor acredite que ali são dois narradores, duas personagens diferentes, e as autoras de Morsmodre conseguiram fazer isso muito bem: a narração de Aprilla é bem distinta da de Annaluska, são duas personalidades, dois jeitos diferentes.
O livro é um entretenimento relativamente rápido, eu li em um pouco mais de uma hora (sim, eu contei), e me vi bastante entretida, apesar de não concordar com várias das ações das irmãs Morsmodre e dos irmãos Orion, e querer esganar os personagens às vezes. É uma leitura interessante e traz um enredo bem distinto e diferente dos livros Young Adults (YA) de hoje em dia.

site: http://www.rascunhocomcafe.com/2014/08/morsmodre-as-filhas-da-noite-maldicoes.html

Arine-san 28/08/2013

Morsmordre - As Filhas da Noite é um livro curto, mais próximo de ser um conto que um livro, e que narra em suas páginas uma história de amor sobrenatural ambientada no século XX. Com protagonistas espirituosas e rebeldes, mocinhos que só faltam beijar o chão da amada e maldições atrapalhando o amor alheio, Morsmordre inicialmente conquista o leitor pelo inesperado de seu enredo. Não, não temos aqui uma obra perfeita e passível somente de elogios, mas a história possui seus encantos, principalmente para o público feminino.

A obra é narrada em primeira pessoa pelas duas protagonistas, que são irmãs gêmeas. Ambas são cantoras de sucesso e vivem uma vida de glamour exacerbado e solidão, até que o inesperado acontece: são sequestradas por homens estranhos dentro de sua própria casa. Desde ai, a narrativa corre depressa, passando por um casamento forçado, complicações no relacionamento (afinal, quem gostaria de casar com um homem que acabou de te sequestrar?) e, claro, cenas românticas. Apesar disso, o foco do livro não parece estar realmente no romance. Anna e Aprill são vitimas de uma estranha maldição, que as torna verdadeiras armas mortíferas, já que um único beijo aprofundado em alguém seria capaz de matá-lo… Enquanto isso, Gregorios e Ethan, os homens que as sequestraram e forçaram ao casamento, estão envoltos em uma áurea de mistério, já que aparentemente vieram de um tempo passado e guardam em segredo o motivo que levou a ambos casarem com as gêmeas.

Logo no ínicio, notamos alguns detalhes que indicam as influências que as autoras - Carol e Kariny - tiveram ao escrever a história. É possível observar similaridades pequenas - quase nulas - com Crepusculo, série escrita pela Stephanie Meyer, mas isso não chega a irritar. Não, nada de vampiros brilhantes; mas a influência em certos pontos da história estão realmente ali, visíveis. Porém, talvez o que vá tirar algumas pessoas do sério mesmo é o comportamento muitas vezes infantil e imaturo de Anna e Aprill, que repetidamente pareceram confusas e se jogavam no amor já pensando em como fugir dele. Eita indecisão! Apesar disso, essa mudança constante de opinião por parte das protagonistas contribuiu para deixar a história mais movimentada e o estranho romance mais crível.

Como a obra é pequena, não tenho muito o que dizer sem tirar dela as suas surpresas. Morsmordre não é um livro perfeito e a narrativa mostra-se muitas vezes inexperiente, algo justificado pelo fato de ser o primeiro livro escrito pelas autoras. No entanto, quem quer uma leitura sem grandes compromissos, creio que Morsmordre dá conta do recado e proporciona uma boa distração. Sem contar que em apenas uma ou duas horas você termina de ler tudo, né?

site: Vício em Páginas http://www.vicioempaginas.com.br/2013/08/resenha-morsmodre-as-filhas-da-noite.html