Alfabeto dos Ossos

Alfabeto dos Ossos Louise Welsh

Resenhas - Alfabeto dos Ossos

Jaque 07/01/2024

Um bom livro
Não vá esperando uma grande história de aventura, é uma narrativa mais próxima da realidade e isso me encantou.

O nome do livro e a capa não tem nada haver com a história também, mas a simplicidade com que a narrativa vai se desenrolando foi o ponto chave da história que não entrega soluções mirabolantes, mas sim o que poderia acontecer com qualquer um.

Caroline497 07/03/2023

Alfabeto dos ossos
Não gostei do livros, somente a mesma coisa em todas essas páginas. História chata, infelizmente deu sono.

bileires 30/06/2021

É um livro que dá pra passar o tempo. A leitura é fácil e rápida, demorei tanto porquê sempre ficava colocando outros na frente kkkk.
A história não tem nada de surpreendente, conta a vida de um professor universitário que quer escrever sobre um autor que ele gostava muito e que só escreveu um único livro antes de morrer e não ficou reconhecido.

Carlinha 10/02/2021

Gostei da história, nada de novo, mas entretem o leitor.
Acompanhamos Murray, um professor universitário, com a testosterona a mil. Ele está meio que numa crise existencial. Não encontrou realização profissional, nem amorosa e o relacionamento com seu irmão também não está bom.
Mas ele tem um propósito: escrever a biografia de um poeta que se foi muito cedo.
No começo, tem um monte de personagens, os nomes são duplos, às vezes são chamados pelo nome, outra pelo sobrenome. Confuso! Tem um pouquinho de embromação, não estava fluindo.
Do meio para o fim acontece um turbilhão de coisas, muito rápido! A gente tem que acelerar o passo para acompanhar a história.
Gostei da narrativa, o final é bacana.
Vale a leitura!

Whermeson 26/05/2020

Livro 14 - 2019 - Alfabeto do Ossos - Louise Welsh
"- Mas ele nunca tentava tirar vantagem de nada, e tampouco era um sujeito desconfiado. Se ele gostasse de você, então gostaria, sem julgamentos. Foi a única pessoa que conheci a quem a expressão 'bom demais para esse mundo' se aplicava. Archie teria sido um pai maravilhoso se conseguisse virar as costas para o álcool. - Fitou Murray no fundo dos olhos. - Você sabe qual era o maior problema dele?
- Não, me diga.
- Ele achava que todo mundo era tão bom e leal quanto ele próprio, e é claro que não é bem assim."

site: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2019/03/alfabeto-dos-ossos.html

Jaina 25/01/2020

Fraco
A escrita é boa, mas a história se arrasta demais. Você chega na metade do livro e nada aconteceu. E quando as coisas começam e acontecer, o final é meio sem graça. Fiquei entediada várias vezes, mas a esperança de algo grandioso no final me manteve lendo... Decepção.
Ponto positivo: as descrições dos personagens e das paisagens.
Mas ... No geral: Não recomendo.

Beta 11/06/2014

Zzzzzzz.....
..." Quando ainda era adolescente, Murray Watson se encantou pela obra de Archie e se tornou seu maior admirador. Hoje, porem, como professor universitário, sua carreira esta tão fadada ao insucesso quanto a do poeta. E, em meio aos relacionamentos amorosos e familiares frustados, até mesmo as bebedeiras de Murray parecem entediá-lo. Sua única satisfação é pesquisar a fundo a história de seu autor preferido"...

Quando li a apresentação completa nas abas do livro confesso que fiquei bem animada. A história tinha tudo para ser boa mas... ZzzZzzZZzzz

Bom, imagine um professor universitário sem sal nem açúcar com uma vida pessoal chata e uma carreira mais ou menos... nada animador né?, agora imagine esse personagem fracassado buscando dados sobre a vida de um autor fracassado, resultado: sono, muito sono e força de vontade para ler até o final!

O professor Murray tenta recolher dados sobre a vida de Archie Lunan, autor de apenas um livro de "sucesso". A pesquisa não vai muito bem por falta de material e as pessoas que poderiam auxiliá-lo não tem muito interesse em contar a história.
Após meses de pesquisa (que rendeu algumas páginas) Murray decide ir a ilha Lismore, onde Archie faleceu (achei que a aventura começaria aí mas me enganei) após explorar a ilha e continuar sem maiores informações para a obra, Murray decide mudar o foco de trabalho, passando da vida do artista para a obra mas é após tomar essa decisão que pipoca gente querendo revelar a vida do poeta, que é bem boêmia e um tanto quanto excêntrica.

No final do livro há muitos acontecimentos, uma certa overdose de informações que dão a impressão de não terem sido organizadas, ficaram sem estrutura... mas apesar disso confesso que o final da história é surpreendente basta ter muita garra para chegar ao pote de ouro.

Enfim, não gostei e não leria novamente.