O visconde partido ao meio Italo Calvino

Resenhas - O visconde partido ao meio

Ayumi12 01/02/2023

O visconde partido ao meio
Não gostei muito do livro, a narrativa não me prendeu e em minha opinião só ficou boa no final. Os problemas que são gerados ao logo do livro foram bem sem graça e apenas nos últimos capítulos que me interessei pela leitura.

Jardim de histórias 13/01/2023

Italo Calvino ?? sensacional!!!!
Um conflito de dualidades com um contexto alegórico e irônico, que nos apresenta metaforicamente uma síntese do homem contemporâneo, mutilado inimigo de si mesmo. Quando me referi a uma história metafórica, fiz, devido à impressão que tive, de um diálogo interno, conflituoso. A narrativa excelente, traz uma história aparentemente simples, porém, repleta de um viés psicológico e filosófico muito bem delineado e intensamente perceptível.
Na história, conhecemos o visconde de Medardo Di Terralba, um homem cheio de conflitos, que ferido gravemente por uma bala de canhão durante a guerra entre cristãos e turcos, ele é partido ao meio. Por um milagre da literatura, o visconde sobrevive. Ao retornar somente com sua metade direita, logo se percebe que algo mudou. Perverso, egoísta, assim se apresenta sua metade considerada o lado mau. Porém, logo que surge na história sua outra metade, o seu lado esquerdo. Altruísta, benévolo, o que era para ser o lado bom, logo, se apresenta excessivamente bom, e ao invés de ajudar, acaba atrapalhando e causando grandes confusões. A forma criativa e divertida que Italo Calvino nos envolve nesse tema é impressionante, ele nos transporta para grandes reflexões em um conceito literário totalmente atemporal de um contexto polarizado, indicando seus extremos e a importância de que nada pode se contrapor a razão. Ah! Sobre o conflito de dualidades, a história mostra que mesmo sendo partes de nós mesmo, somos nossos erros e acertos, estamos sempre em conflito, nos descobrindo sempre buscando um equilíbrio.

mari:) 29/12/2022

Li pela escola, mas na verdade foi legal. A história é como uma metáfora e achei muito interessante/inteligente

Be 27/12/2022

O visconde partido ao meio
faz tempo que li, mas lembro de no começo achar uma leitura um tanto complicada, mas depois me encantar pela história. achei incrível e com uma crítica bem pesada.

Victoria96 07/12/2022

Geniaaaaaal recomendo mtoo p ler no metrô e de noitinha, super curto, leve e tb memorável. Tem meu coração inteiro inteiro

skuser02844 29/11/2022

Calvino não decepciona
Foi minha segunda experiência com o autor, esse tem quase um tom de fábula infantil, mas a fantasia é usada na medida certa para passar a mensagem sobre a dualidade humana

Sarah 17/11/2022

Uma escrita afloreada, recheada de pequenas reflexões.
Nesse livro vamos conhecer a história de Medardo di Terralba, um visconde que é persuadido pelos parentes a participar da guerra, e que acaba levando um tiro de canhão no peito, separando-o em duas partes: A boa e a ruim.

Terminado de ler esse livro achei que houvesse o entendido, mas foi só depois de ter assistido a um vídeo que realmente consegui captar a essência da história.

Basicamente essas duas partes - boa e ruim - viviam vagando por aí; uma assolando os demais com a sua maldade, e outra espalhando sua bondade por onde quer que fosse.

O curioso desse livro é que tanto a parte ruim quanto a parte boa são... iguais - apesar de ambos serem totalmente opostos um ao outro o seu extremismo acabava os interligando.

Apenas quando houve a união entre essas duas partes existiu serenidade; Pois enquanto essas duas partes se mantivessem em confronto e em de total desacordo, pessoas que dependiam de suas diligência continuariam a sofrer.

Enfim... A polarização.

Christian.Tharlen 11/11/2022

Uma Análise Sobre O Bem e o Mal Que Habita em Cada Homem!
Quando chegaram a me indicar Ítalo Calvino e a mim relataram sua grandeza eu por um momento imaginei que era exagero. Então, peguei esse livro como minha primeira experiência com o autor e posso dizer sem exagero que deu pra perceber o quanto ele é grande, importante e pontual em suas análises sobre o homem.
Por um momento fiquei com medo do livro ser de escrita chata ainda mais por abordar viscondes,condes e condessas ( Coisas á qual não sou fã do gênero).
No entanto,esse livro é tão magnífico que me prendeu nas primeiras páginas. A história é de uma escrita tão simples e impactante que me apaixonei.
Eu me peguei rindo e amando até a parte mal do Visconde e em alguns momentos me peguei odiando a parte boa,isso eu acredito que se deve ao senso de moralismo da parte desse personagem.
Esse livro entrou pra uma das minhas melhores leituras do ano e esse autor entrou para aquela lista de obrigação de ler todos seus escritos.

Michele 15/09/2022

As consequências do 8 ou 80
Daquelas histórias que, com um texto curto e bem humorado, têm muito a dizer ao leitor. Num primeiro momento pode até parecer inofensiva, mas acaba provocando várias reflexões com suas subcamadas e ácidas críticas acerca do comportamento humano.

tbbrgs 29/08/2022

Uma leitura divertida sobre a natureza do ser humano
Em O visconde partido ao meio, o visconde Medardo di Terralba é atingido, numa batalha contra os turcos, por uma bala de canhão, que o divide em duas partes, uma má e outra boa. Italo Calvino trata, com muita ironia e humor, de questões como a natureza dupla do ser humano, suas contradições e o sentimento de incompletude que o perturba. Além disso, ele também mostra como nenhum extremo é bom: ser extremamente mau é algo ruim, mas ser extremamente bom também pode ser prejudicial. Assim, uma importante reflexão que o livro propõe é a de que os seres humanos têm de abraçar todas as suas naturezas, pois sem elas não são completos. Ninguém é absolutamente bom ou absolutamente mau, mas somos bons e também somos maus. A obra de Calvino traz com certeza muitas outras reflexões pertinentes acerca da natureza da humanidade, mas essas foram algumas das que consegui elencar. Assim como o autor diz, é um livro para divertir, e assim o faz, mas também nos faz refletir, o que, na minha opinião, é uma das funções sociais da literatura.

Helissa 27/08/2022

Ótimo
Um excelente livro para pensar o bem e o mal, saindo do maniqueísmo, refletindo sobre a humanidade na modernidade.

Erica.Regiani 24/08/2022

Na guerra dos cristãos contra os turcos, o nobre italiano Visconde Medardo di Terralba inexperiente, ja na sua primeira batalha leva um tiro de bala de canhão no peito, sendo partido ao meio. É socorrido e sobrevive.

A sua metade malvada volta para a Italia ... e aí a história realmente começa, contada pelo sobrinho do Visconde.

Mesquinho, Capenga, Manco, Aleijão, Arrebentado, são alguns dos apelidos dados pelos moradores do castelo e seus arredores. Também são muitas as malvadezas e peripécias cometidas pelo Visconde.

Quando todos já haviam se acostumado com o Mesquinho e suas afrontas, aparece o lado "Bom", a outra parte do Visconde, então a confusão é geral, surgem novos aborrecimentos e o final não foi nada previsível!

Gostei bastante da leitura!

Thamiris.Treigher 07/07/2022

Luz e sombra.
Durante a guerra contra os turcos, o visconde Medardo di Terralba é atingido por um tiro de canhão no peito. Mas, ele não morre! Fica com uma parte do corpo intacta e a outra parte completamente destruída.

Graças ao trabalho dos médicos, porém, ele consegue sobreviver com a metade que restou. Mas o que aconteceu com a outra metade? Ao voltar para sua terra, todos desconhecem o novo comportamento do visconde. O que mudou? A verdade é que a outra metade ainda está viva, e ressurge. Uma metade é completamente má, e a outra é completamente boa.

Diversas situações, das mais trágicas às mais hilárias, são provocadas pelas metades do visconde, em uma completa divisão entre "anjinho/diabo". Nunca se sabe a metade que vai aparecer!

Porém, podemos pensar que a metade boa do visconde é uma ótima personalidade. No começo, sim. Mas, com o tempo, as pessoas vão percebendo que a metade "boa demais" é na verdade de um visconde completo chato, que acha que pode interferir na vida das pessoas, ensinando e dando conselhos que não foram solicitados, com a desculpa de "ajudar".

"Nos sentíamos como perdidos entre maldades e virtudes igualmente desumanas", diziam os moradores da cidade. Por isso que, já na apresentação do livro, o autor Italo Calvino diz: às vezes os bons, as pessoas demasiado programaticamente boas e cheias de boas intenções, são uns chatos terríveis.

Como solucionar tal problema? Como o visconde pode sair dessa situação e encontrar um equilíbrio? Tem que ler pra saber! Adorei o livro, só queria que ele fosse um pouco maior para explorar ainda mais situações que essas duas metades poderiam causar.

Um livro sobre a natureza do ser humano, sobre nossas luzes e sombras e sobre como conviver com nossos dois lados! Excelente.
Carolina.Gomes 11/07/2022minha estante
Fiquei curiosa. ?

Thamiris.Treigher 12/07/2022minha estante
Achei bem interessante, Carol! ?