Felicidade

Felicidade Hermann Hesse

Resenhas - Felicidade

Mateus 06/01/2024

Sobre a Felicidade
Terminei a leitura alguns minutos atrás e pensei em escrever imediatamente após esse impacto, sinto que é difícil tornar em palavras, mas Hesse cria uma sede interminável de horizontes, cada capitulo dessa pequena reflexão sobre o cotidiano de um Hermann Hesse já idoso e morador de Lugano (Suíça), onde cuidava de seu jardim e respondia cartas de seus amigos e admiradores.

O livro é dividido por capítulos temáticos e reflexivos, Felicidade é um deles, o autor fala do Cotidiano literário (amei esse), fala sobre seu amigo André Gide e sobre a Velhice que lhe cerca dia após dia.

Sei que é uma difícil tarefa resenhar um livro, por isso prefiro não tentar para não ser injusto com um autor que amo tanto e tem sido meu companheiro de alma desde 2022 quando li Sidarta, mas gostaria de deixar aqui um trecho que dentre todos que marquei no livro (e foram muitos), esse me marcou também.

- A vida produz uma música permanente, dança incessantemente sua ciranda, e o que nós, efêmeros, a nós ameaçados e caducos, mesmo assim é dado em alegria, conforto e riso, é uma luz que vem de lá, é um olho cheio de brilho e um ouvido cheio de música.

Filipe 06/02/2024

Uma leitura deliciosa, que não deixa de ser interessante em nenhum momento.

Aqui vemos um lado mais humorado e pessoal de Hesse, vencedor do Nobel e pai de tantos clássicos que amamos. São pequenas histórias e relatos cheios de experiências pessoais, assim como reflexões e lições de vida.

A leitura é fluida, e pessoalmente me pegou mais nas histórias a respeito da escrita e hábito de troca de cartas. Não é todo grande autor que pode ser chamado de uma pessoa interessante. Hermann, contudo, é uma das mais fascinantes com que já me deparei.
DANILÃO1505 01/04/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

isabela_guilhem 29/03/2024

Que livro tranquilo
Sério, parece que as paginas voaram lendo esse livro que é tão leve e tão reflexivo ao mesmo tempo. Através do cotidiano e de situações especificas Hesse traz temáticas muito importantes para serem discutidas além de muitos exemplos. Enfim, gostei muito e com certeza é por enquanto o meu livro favorito do Hesse, apesar de eu só ter lido dele ?O lobo da estepe?. Para se ler em uma tarde chuvosa então, muito bom, você nem vê o tempo passar!