Você sabe (mesmo) ler?

Você sabe (mesmo) ler? Ana González

Resenhas - Você sabe (mesmo) ler?

Cibele 29/08/2021

Ok
É um livro até que ok, tem boas dicas sobre leitura, mas é um livro bem básico, nada demais, confesso que esperava um pouco mais.

Signs of Life 28/05/2011

Meio superficial
Achei que esse livro iria tratar a leitura mais a fundo, confesso que achei na minha opiniao meio básico, mas mesmo assim é bom pra revisão

Suiany 31/01/2015

Encontrei este e-book no meu kindle e, apesar de não conhecer a autora, nem o livro, resolvi investir meu tempo. E numa viagem despretensiosa de duas horas e meia, dissequei-o com o interesse de alguém que quer melhorar suas leituras, tanto técnicas como de lazer.

Entretanto, receito que esta pequena expectativa tenha sido demais. Pois, apesar de o livro trazer inúmeras dicas, não mudou – de forma alguma – meu jeito de pensar/ler.

Durante os primeiros capítulos, senti que a autora estivesse preparando o leitor para o que ainda seria apresentado, então lidei bem como fato de que eles foram só reforços daqueles conhecimentos que já temos sobre como ler e como não ler. Quero dizer, não acredito que alguém precise de um livro para saber que deve marcar aquilo que precisá ser lembrado, no caso das leituras técnicas; ou que deve sentar-se de maneira confortável e num local agradável para uma melhor experiência de leitura.

Por fim, os capítulos finais chegaram e não apresentaram nada novo. Eu possuía grande interesse em aperfeiçoar esses métodos e usá-los na minha vida. Mas o que aprendi com o livro foi nada mais do que uma definição do que são diário de bordo e ficha de leitura e para que servem.

Ademais, senti que li um resumo do resumo dos estudos da autora e não um supra sumo de suas técnicas. Me empolguei muito com o prefácio e a introdução que prometiam uma revolução em minha vida de leitora, mas somente serviram de decepção.

Não recomendo o livro para quem espera, efetivamente, melhorar suas leituras.

site: https://divinaleitura.wordpress.com/

Gleidson Chaves 31/12/2020

Gostei muito desse livro pois foi minha entrada nesse tipo de leitura.

Lord_Vaynard 26/06/2011

Esperava mais...
O início do livro nos leva a crer que o conteúdo abordado será muito mais profundo do que realmente é, apesar de ser bem interessante, acaba sendo tão superficial e previsível que não mereceu nem mesmo 3 estrela, a Autora tem muito talento, e com certeza poderá produzir obras muito mais ricas em conteúdo do que essa.

Nanda Meireles 05/10/2011

Resenha feita para o Blog Nanda Meireles
Bem, apesar do título ser instigante e o início trazer uma reflexão bem interessante quanto a qualidade de nossa leitura diária, as terminologias e conceitos básicos sobre textos em geral me desestimularam um pouco, afinal não foi a toa que apesar de amar literatura fugi da faculdade de letras (culpa minha, não tenho paciência para isso). Entretanto acredito que o livro é perfeito para quem tem interesse na área ou pretende prestar algum concurso.

Do seu conteúdo, eu destacaria alguns pontos bem legais. Afinal, nós sabemos mesmo ler?

Num primeiro reflexo nossa resposta é "Dã!! Óbvio!" Mas como anda a qualidade de nossa leitura? Hum, essa é mais difícil de responder... Cá entre nós, nunca aconteceu de você ler e reler uma página e nada de compreender o conteúdo? E aquela matéria da escola ou faculdade que você lia umas mil vezes, mas nada de gravar? Pois bem, isso já ocorreu um zilhão de vezes comigo e fiquei muito aliviada ao encontrar nesse livro a prova de que isso acontece com a maioria das pessoas que padecem do mesmo mal: dificuldade de compreensão, de atenção e fixação do conteúdo.

Aí entram as dicas de quem entende do assunto. Ana nos traz valiosos conselhos que quebram dogmas sobre o que ajuda ou atrapalha na hora de aprender, como por exemplo, o preparo antecipado do corpo e do ambiente externo para compor o quadro apropriado ao estudo pode ajudar e muito na apreensão cognitiva.

As nossas emoções podem também acabar atrapalhando, afinal, quem consegue entender o que lê se na verdade está pensando em como arrumar dinheiro para pagar aquela conta inesperada? Enfim, é muito importante tentar sempre neutralizar nossas emoções, nos concentrando no presente, deixando o que foi ou por vir para outra hora. Ter uma noção do que esperar da leitura também ajuda, usar de referências para comparações é uma boa dica.

Ah, o armazenamento das informações em nossas mentes... Quem não deseja ser uma biblioteca ambulante? Gravar em um canto todos os artigos já lidos e acessá-los quando necessário? Pois para a autora, que é uma renomada professora há décadas, isso é sim possível, tudo depende da forma que apreendemos o que lemos.

Houve um ponto que me fez refletir bastante e acho que nós, blogueiros em geral, devíamos parar e analisar: Só uma leitura neutra e indiscriminada pode ser crítica e reflexiva. Por detrás das páginas está a ideia, um pedaço do autor. Cabe ao leitor entender a intenção dele e saber dosar suas próprias emoções para que o resultado dessa experiência seja positiva e ele possa assomar o conhecimento para si próprio.

Enfim, ler exige de nós tempo, dedicação e paciência. Para quem quer absorver conhecimentos com a leitura tem de evitar resumir tudo com uma simples corrida dos olhos por cima do texto...

Cheguei a conclusão que ler é como tentar resolver uma questão matemática (claro que eu tenho de puxar a sardinha pro meu lado da brasa, não é? rs), onde de início pode parecer ser bem difícil de resolver, você tenta uma, duas, três vezes até constatar que não tem jeito, ela é impossível de ser resolvida, só um gênio pra saber chegar ao resultado final correto. Mas se você voltar a tentar uma ou outra vez quando estiver de cabeça mais fria, o caminho vai se associando e logo você não só a resolve como percebe que nem era tão difícil assim... Tudo é questão de dedicação e persistência.

Kelly Oliveira Barbosa 07/04/2015

Várias dicas e conceitos importantes para um leitor aplicado
Sabemos mesmo ler? Contamos com recursos eficientes? Geralmente não pensamos sobre isso até o momento que realmente precisamos dessa habilidade. Há momentos que realmente precisamos ler. E ler bem. Nesse livro Ana Gonzaléz apresenta ao leitor instrumentos para tornar a experiência da leitura mais produtiva nas situações que ela se faça mais necessária (graduação, vestibular, concursos públicos etc), solucionando as necessidades básicas do leitor. No contexto Brasil, segundo a autora as principais necessidades apontadas pelos leitores são: problemas de compreensão, de atenção e de fixação de conteúdos. Perceber tais necessidades não é uma sensação agradável. Porém para evoluir quanto leitores, em teoria e prática, precisamos reconhecer quais são as nossas reais dificuldades, e buscar superá-las. A autora dividiu o conteúdo em 3 partes:

1ª Parte - Indicações de preparo para a leitura
Em 5 capítulos a autora fornece uma série de dicas para o leitor, quanto ao ambiente, postura, e tranquilidade necessárias para o melhor êxito na leitura. Ela indaga no capítulo 4 "Quando começa a leitura? e afirma que a leitura inicia antes e ultrapassa o ato da sua realização.

"O bom leitor, em geral, tem um desejo a ser cumprido, sabe o que vai procurar. Tem um objetivo determinado. Já escolheu o texto e sabe para que vai lê-lo. Estabelece previamente uma expectativa em relação ao conteúdo escolhido. Ao longo da leitura, se ele estiver realmente envolvido, saberá discriminar se houve uma frustração de expectativas ou a sua efetivação."

É importante antes de embarcar numa leitura meditar no objetivo que se pretende a alcançar, mesmo que seja entretenimento, para no fim da mesma ponderar se tal objetivo foi alcançado ou não. Outro ponto abordado nessa 1ª parte é a importância do leitor ter sempre em mente que a tarefa que ele está desenvolvendo ao ler é de interlocução. "O ato de leitura é uma tarefa ativa, em que você se coloca em postura de contato com um texto que, por sua vez, expressa a intencionalidade de um autor. Esse autor está como que escondido atrás das palavras que ele escolheu para expressar suas ideias." A leitura na verdade é um diálogo entre o leitor e o autor que está presente em cada palavra.

2ª Parte - O contato com o texto
Nessa etapa Ana González faz menção de conceitos que podem parecer óbvios para quem lê muito, mas dignos de reflexão. Um deles é a importância do título de um texto ou um livro, "devemos tê-lo sempre em mente quando lemos. É como um farol, um direcionamento com que o autor presenteia o leitor." Ela discorre também sobre a percepção do contexto inerente a cada texto, a linguagem e os discursos, gêneros e níveis textuais, coesão e coerência e outros assuntos relacionados.

3ª Parte - Técnicas de estudo, organização pessoal e memorização
Essa parte final é bem básica, é apresentado alguns exemplos de texto e aplicado os conceitos aprendidos. A autora propõe também o uso de algumas técnicas de registro e planejamento.

É um livro curto, o conteúdo é bem básico. Valeu a leitura e recomendo, mas para quem tem intenção de se aprofundar mesmo no assunto, antecipo que esse não é o livro indicado. Aprendi alguns conceitos, relembrei outros, e extrai algumas dicas para a minha vida literária :)

site: http://cafeebonslivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-voce-sabe-mesmo-ler-ana-gonzalez.html

Gabriel 08/06/2011

vc ñ sab le
1234567890123456789012345678901234567890 ta veno so

Serivaldo 23/06/2014

Esse pequeno livro da mestra Ana Maria Mendez González tenta responder à pergunta que dá título à obra, pois a cada leitura que fazemos nos fica esta dúvida, será que fomos capazes de ler e abstrair o cerne do conteúdo exposto pelo seu autor?
O livro que está dividido em três partes nos encaminha para uma resposta que deve ser dada pelo próprio leitor, visto que é ele o alvo do grande questionamento.
Primeiramente podemos acreditar que existem modalidades e, principalmente, finalidades de leitura. O livro foi destinado àqueles que desejam desenvolver a competência da leitura, seja para concluir um curso universitário, passar em concurso público ou aprender sobre textos.
A qualidade da leitura é o principal objetivo a ser atingido. O cenário externo (o espaço, a postura física, a boa iluminação, o silêncio, a privacidade) colabora para a concentração. O cenário interno (preocupações, emoções, cansaço) não ajuda na compreensão do texto.
A leitura começa com o envolvimento do leitor com o conteúdo a ser lido e apreendido. Porém, as ideias de um texto não devem se misturar com as opiniões pessoais já formadas, pois “confundem e pervertem nossa compreensão do que está sendo lido”.
O leitor deve estar sempre em diálogo com o texto lido, pois ele é produzido conforme uma unidade textual e linguística, de ordem e significados. O título de um texto deve encaminhar o leitor para os conteúdos que serão encontrados ao longo da leitura textual.
A compreensão de um texto depende de uma situação contextual na qual ela está inserida, ou seja, é necessário que entendamos que ele “faz parte de um quadro mais amplo de informações” do qual devemos ter prévio conhecimento.
A autora traz os conceitos de linguagem e discurso, nas perspectivas da linguagem como representação do pensamento, instrumento de comunicação e forma de ação ou interação. O discurso de um texto representa e expressa posições sociais, ideológicas e culturais de seu autor, devendo ser percebido pelo leitor. Os textos são bastante variados, pois apresentam discursos que estão condicionados a fatores históricos e sociais.
A quantidade de leituras de um texto vai influenciar na compreensão de seu conteúdo e na esquematização de suas ideias. Quanto mais vezes se lê um texto maior é o número de abstrações de informações. Através de uma leitura crítica e reflexiva é possível passarmos de uma leitura superficial para uma leitura de maior profundidade de compreensão.
Os textos se organizam em blocos de palavras, os blocos vão se juntando e formando um texto único, até a construção de um sentido. A coesão de um texto é estabelecida por intermédio de elementos (frases e parágrafos) que se encadeiam entre si com a função de estabelecer a relação entre as partes que o compõem. A coerência trata da forma como a argumentação foi construída no nível mais profundo, o semântico (sentidos e significados).
Ana González cita exemplos de leitura, quando analisa pormenorizadamente, dois textos publicados em revistas diferentes, fazendo um levantamento das ideias apresentadas para construção dos textos e destacando as diferentes maneiras de apresentá-los. Destaca, ainda, duas técnicas para registrarmos nossas leituras. A folha de registro na qual são anotadas as ideias principais do texto lido e o diário de bordo, no qual se registra o andamento da leitura, seu acompanhamento, os objetivos a atingir, o caminho percorrido e a percorrer dos conteúdos pretendidos.
A autora conclui afirmando que não é fácil ler ou estudar, pois necessita-se de disciplina e compromisso; recursos de leitura, de memorização e de atenção, além de que existem uma infinidade de textos para serem lidos e interpretados.

site: http://memorialdelivros.blogspot.com.br/2014/06/voce-sabe-mesmo-ler.html

Cibele Araújo 21/01/2016

Você sabe (mesmo) ler? Anna Gonzalez
Pergunta pertinente para aqueles que são bons leitores e sempre que podem estão dando uma viagem em páginas de livros sejam ele que conteúdo for. Ou talvez aqueles que não cultivam este hábito.

A autora nos desafia a algo que imaginamos saber desde a afalbetizacao. Ler! Segundo ela a leitura se inicia bem antes de colocarmos o livro em mãos e ficarmos as primeiras palavras.

Posso dizer com total liberdade que é um dos melhores livros que fale sobre livros. Com linguagem culta e abrangente, domínio do português e principalmente do conteúdo apresentado somos levados a questionar sobre nosso hábito, se estamos exercitando o nosso cérebro de maneira correta e o melhor nos da dicas para isso.

Uma leitura fácil e rápida, acredito que todos que amam se enveredar pelo mundo literário deveria ler este manual.
Van 12/02/2016minha estante
Interessante! :)

Bruno Mancini 22/07/2016

Um degrau após o outro
O livro possue vários exemplos de exercícios para se fazer e assim melhorar em cada leitura.
O texto e de fácil compreensão, possibilitando que a busta de conhecimento.
Eu lerei ainda mais uma vês par seguir os exércitos em outros textos. Utilizando o livro para sempre consultar.