Mitral

Mitral Thayane Gaspar

Resenhas - Mitral

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de Mitral
Como uma guerra pode mudar a vida de uma adolescente, sua irmã, seus pais e seus melhores amigos? Como reagir quando sua rotina é interrompida bruscamente, fazendo com que a presença da morte seja sentida em cada canto que se olhe? Escutar um barulho, ver algo estranho, e somente o instinto agindo para salvar professores e crianças de um bombardeio na escola. É assim que a guerra é apresentada para Selena.

“Mitral é o nome de uma válvula responsável pela passagem de sangue no coração. E isso traduzia toda a guerra. Os mitrais eram responsáveis também por um controle: a passagem de pessoas. As pessoas que saíam dele, normalmente não voltavam. E as pessoas que ficavam dentro dele, tinha o coração paralisado, sem fluxo, sem sangue, sem vida. Mas pelo menos estavam a salvo.”

Selena é uma garota observadora e sensível, que não só vê o lado cruel da guerra, mas faz análises interessantes sobre as consequências dela nas pessoas. Muito reflexiva, é de certa forma o oposto de sua irmã, que adora contas e números. E nessa guerra, enquanto adultos tentam sobreviver tentando ignorar as mudanças em uma guerra que ninguém conhece o inimigo, essas duas meninas demonstram força e coragem enquanto Selena tenta ajudar uma amiga e sua irmã tenta descobrir a lógica de uma guerra sem nomes.

Mitral foi uma experiência intensa, é a melhor definição que posso dar. Toda a reflexão realizada, o que nós precisamos mudar para sobreviver a uma guerra? Quais são as prioridades? E como uma família pode continuar vivendo – ou não – enquanto perdem força, ânimo, felicidade, e pessoas amadas? Além disso, Selena ainda tem um fator a mais com que se preocupar: seu melhor amigo Lorenzo, que acabou indo para outro Mitral, e pode estar vivo ou morto! Gostei muito não só da discussão apresentada, mas também o motivo dessa guerra quando finalmente descoberto! Thayane aproveitou todas as abordagens, uniu todos os pontos, e ao final do livro você não consegue deixar de refletir sobre o que realmente nos torna humanos!

Só uma observação chata que precisa ser dita, o livro possui muitos erros de português. Preciso deixar claro que a falha não é do escritor, mas sim da editora, e não é o primeiro livro da Modo que apresenta revisão falha! É chato, porque erros assim desestimulam o leitor e ocasiona aquele preconceito de que literatura nacional é menos valiosa que a internacional, então espero que haja mais atenção quanto a isso!

Taby Igrejas 29/12/2014

Drama, romance e um pouco de ação.
Selena é uma adolescente americana que sentia um carinho especial por seu melhor amigo Lorenzo. Até então, estavam sempre juntos. Mas Selena e sua família não esperavam a guerra que estava por vir. Uma guerra tão drástica que mudaria o futuro de famílias em todo o mundo. Não só os Estados Unidos, mas diversos países teriam suas vidas alteradas pela guerra.
Em meio a batalha, onde ninguém sabia ao certo o que estava acontecendo e quem era o inimigo (Já que vários países estavam sendo bombardeados), foram construídos Mitrais, fortificações como os bunkers, construídos para proteger as pessoas.

"Mitral era um tipo de fortificação militar para a proteção, era um bunker. Mas o nome bunker não refletia a guerra que acontecia em nosso interior, as nossas reflexões, os nossos medos, e nossos questionamentos sobre o que viria acontecer.Mitral é o nome de uma válvula responsável pela passagem de sangue no coração. E isso traduzia toda a guerra. Os mitrais eram responsáveis também por um controle: a passagem de pessoas. As pessoas que saiam dele, normalmente não voltavam. E as pessoas que ficavam dentro dele, tinha o coração paralisado, sem fluxo, sem sangue, sem vida. Mas pelo menos estavam a salvo."

Leia a resenha completa no blog Simples Leitora

site: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2014/01/resenha-mitral-o-esconderijo-do-mundo.html

ELB 16/05/2014

Every Little Book
A resenha de hoje é de um livro muito querido para mim, não só por ter gostado muito dele, mas também porque adoro a autora. Então escrevi essa resenha com o maior carinho e espero que vocês gostem...

Eu sempre gosto de achar uma palavra para definir um livro, e para Mitral com certeza a palavra é tenso ou talvez seja angustia!

Em Mitral, Thayane nos conta a história de Selena, uma menina de 17 anos, que vive com sua família: pai, mãe e irmã mais nova, são a típica família feliz. Selena tem também um vizinho, Lorenzo, seu melhor amigo desde sempre, um menino carinhoso e que se tornou o porto seguro da Selena. É o abraço do Enzo que tem a capacidade de apagar as coisas ruins do mundo dela, todo mundo merece ter alguém assim em sua vida, e eles tem um ao outro.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Lala, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/09/resenha-mitral-thayane-gaspar.html

GianiPlata 23/04/2014

MITRAL - O Esconderijo do mundo - Thayane Gaspar
Oláááá todo mundo aeeee!!!!
Essa semana li um livro que foi cortesia da parceira MODO EDITORIAL.
Obrigada pelo presente! Na Bienal deste ano vou lá pegar autógrafo da autora lindona! s2

Vamos a minha aventura?!

Selena é uma jovem doce e inocente para sua idade (17 anos se não me engano), que leva uma vida comum com sua família feliz. Ela tem um melhor amigo hiper fofo que tem cheirinho de pão, sorriso metálico e olhos verdes que mudam de tom, mas só quem o conhece bem nota isso. Seu nome é Lorenzo.

Tudo estava indo bem até uma guerra se iniciar assim do nada!

Ninguém sabia quem os estava atacando e por isso não sabia a quem deviam revidar. O caos e o pânico tomaram conta do mundo em poucos dias. Cidades inteiras foram destruídas em apenas alguns minutos, famílias foram separadas e forçadas a lutar em uma guerra aparentemente sem motivo...

E para proteger a população, o governo construiu abrigos anti bombas que foram chamados de Mitrais, o mesmo nome de uma válvula que controla a passagem do sangue em nossos corações. As pessoas entram lá na esperança de se manterem vivas, mas ninguém garante que quando saírem (se saírem), essa vida ainda vai valer à pena.

Mitral não fala sobre a guerra, mas sim sobre as pessoas que são obrigadas a estar nela. São poucas as cenas de destruição e morte, em grande parte a autora explora a mente e as atitudes de pessoas desconhecidas que tem que compartilhar um espaço limitado e aprender a conviver com seus medos, dores e manias.

Selena é mais uma vitima da guerra e passa por maus bocados ao lado de sua família. Ela vê bairros vizinhos sendo destruídos por mísseis, tem sua casa invadida por pessoas que são tão vitimas quanto sua família, mas que o não suportaram a pressão e deixaram o desespero se apoderar de suas mentes.

Não esperava um livro que mostrasse os bastidores da guerra... Aquela parte que os filmes não mostram... Nos filmes vemos os jovens sendo convocados e o momento em que deixam suas famílias chorando em casa... Depois, é só a guerra. E no final, a alegria do retorno.

Thay escolheu um tema muito interessante, mas acho que faltou um pouco mais de força e maturidade em Selena. Mesmo ela tendo muita coragem em algumas cenas, em outras ela demonstrava ser uma criança perdida. Sei que a situação fragiliza a pessoa, mas é que não sou muito fã de “princesinhas”. Talvez eu que seja muito bruta por sempre ter preferido brincar com os meninos do que com as meninas e acabei vendo essa fragilidade da personagem como um defeito, mas essa é a personalidade dela e eu como leitora entendo que sem esse detalhe Selena não seria Selena. Seria Giani! Hehehe

Recomendo essa leitura para aqueles que gostam de um romance tipo adolescente (Y.A. Né?!).

Beijokinhas Brancas Como a Paz!!!

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2014/01/mitral-o-esconderijo-do-mundo-thayane.html

Way to Happines 11/03/2014

[Resenha] Mitral: o esconderijo do mundo - Thayane Gaspar (por Lígia Colares)

Selena é uma garota observadora e sensível, que não só vê o lado cruel da guerra, mas faz análises interessantes sobre as consequências dela nas pessoas. Muito reflexiva, é de certa forma o oposto de sua irmã, que adora contas e números. E nessa guerra, enquanto adultos tentam sobreviver tentando ignorar as mudanças em uma guerra que ninguém conhece o inimigo, essas duas meninas demonstram força e coragem enquanto Selena tenta ajudar uma amiga e sua irmã tenta descobri a lógica de uma guerra sem nomes.

Mitral foi uma experiência intensa, é a melhor definição que posso dar. Toda a reflexão realizada, o que nós precisamos mudar para sobreviver a uma guerra? Quais são as prioridades? E como uma família pode continuar vivendo - ou não - enquanto perdem força, ânimo, felicidade, e pessoas amadas? Além disso, Selena ainda tem um fator a mais com que se preocupar: seu melhor amigo Lorenzo, que acabou indo para outro Mitral, e pode estar vivo ou morto! Gostei muito não só da discussão apresentada, mas também o motivo dessa guerra quando finalmente descoberto! Thayane aproveitou todas as abordagens, uniu todos os pontos, e ao final do livro você não consegue deixar de refletir sobre o que realmente nos torna humanos!

site: http://www.way-2happiness.blogspot.com.br/2013/09/resenha-mitral-o-esconderijo-do-mundo.html

Fernanda 28/02/2014

O Esconderijo do Mundo - Thayane Gaspar
Este é o segundo livro da Thayane Gaspar que leio. O primeiro foi Princesa de Gelo e é tão cheio de sentimentos e percas quanto Mitral.

Mitral não nos revela apenas uma guerra provocada por um homem, mas também uma guerra trava entre sentimentos juvenis e adultos. Uma guerra que destrói famílias e amizades. Que afasta e mata pessoas inocentes por obsessão de poder. Uma guerra que mata pessoas em vida e faz com que estes zumbis destruam o pouco de si que restou e o pouco de quem está próximo.

Mas o destino pode mudar e atravessar seu caminho quando você menos espera, quando suas esperanças acabam e sua fé está no chão.
Selena é uma sobrevivente.
Lorenzo seu melhor e único amigo também.

Depois de anos afastados, justamente pelas consequências de uma guerra sem sentido vem o reencontro, o que me decepcionou um pouco, por que esperei mais do momento, mas nada que um pouco de esperar não resolva.

Apesar do livro sem maravilhoso eu esperei um pouco mais de ação por se tratar de uma guerra, mas isso não diminui o quão o livro é bom, mas acredito que ação sempre acelera a leitura.

Pensei que me decepcionaria com o final, por que as coisas não estavam acontecendo como eu queria, mas nada que uma simples palavra e um olhar não mudem. Nada que o verdadeiro amor não mude e supere.

Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Maurício Gomyde 01/12/2013

A Thayane é uma das melhores autoras da nova geração. Impressionante como ela consegue traduzir os sentimentos em palavras. Ainda mais considerando o fato de ela ser tão nova, sua escrita madura e extremamente bem feita torna tudo mais fascinante.
Romances sobre guerras há aos montes, mas a delicadeza da forma como é contada pela autora torna Mitral um romance diferente. As angústias das personagens e as surpresas que vão acontecendo, o universo que ela cria, a descrição dos cenários exteriores e interiores, tudo se junta numa história envolvente e difícil de largar.
Leitura muito recomendada. Prestem atenção na Thayane, pois ela, realmente, tem uma sensibilidade na escrita rara de se ver por aí.

Paula 23/09/2013

Uma válvula do coração...
Minha válvula do coração foi aberta e fechada milhares de vezes durante a leitura. Thayane envolve, domina e assombra com sua escrita.

Não preciso dizer muito sobre a história, pois ela se desenvolve de uma forma tão profunda e emocionante que eu não consigo falar dela sem me sentir especial. Especial porque eu tive o prazer de ler essa história, e ficar admirada com as palavras da Thayane.

Eu consigo visualizar o que aconteceu na história na vida real, ao mesmo tempo que torcia para aquilo não ser verdade nem no livro. Senti Selena a cada segundo de sua existência no livro e queria que ela continuasse existindo para poder saber mais sobre ela.

Thayane, você é a nova grande autora brasileira e tenho orgulho demais de você. Parabéns e continue assim! =D