Hibridismo Cultural

Hibridismo Cultural Peter Burke

Resenhas - Hibridismo Cultural

Gualter 21/03/2024

Ensaio sobre o encontro entre culturas diferentes
O texto é um ensaio sobre o hibridismo cultural e a maneira como ele pode ser analisado. Por ser um ensaio, acho que algumas coisas não ficaram tão claras quanto poderiam em um livro mais técnico.

Por exemplo, em um determinado momento, ele explica várias formas (aparentemente antagônicas) de entender a cultura, mas no fim não parece "bater o martelo" e dizer qual a melhor, deixando apenas a advertência de que devem ser manuesados com cuidado (p. 43).

Dito isto, os pontos que o ensaio tenta demonstrar são bem explicados, principalmente pelo uso de exemplos da história e do pensamento brasileiro, que Peter Burke domina muito bem (muito provavelmente porque ele é casado com uma brasileira).

Muito embora Burke tenha outros livros sobre Cultura, este talvez seja uma boa pedida para quem quer ter um primeiro contanto com o tema da perspectiva de um historiador.

Abner 11/10/2023

Adorei as perspectivas do autor sobre o hibridismo cultural, nunca havia ouvido falar desse conceito e apos essa leitura me sinto muito mais informado e dentro do assunto

Jan 14/01/2022

Resignificação de hibridismo
Burke nesta obra apresenta vários conceitos relacionados ao hibridismo - que vão de crioulização até transculturação - dando inúmeros exemplos para cada caso. Obra importante para as áreas de literatura, sociologia e antropologia.