A poesia completa de Álvaro de Campos

A poesia completa de Álvaro de Campos Fernando Pessoa

Resenhas - A poesia completa de Álvaro de Campos

Alan Alves 26/12/2022

O gênio, o mestre, o maior.
Aqui temos uma obra prima da literatura, da liricidade. Que consegue encontrar e entregar belezas no cotidiano e no amor.

Poliana 25/08/2022

Tabacaria
Na?o sou nada.
Nunca serei nada.
Na?o posso querer ser nada.
A? parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Pedro 16/02/2022

Meu crush
Enfim alvaro de campos começando já com vdds eh o melhor dos 3 heterónimos by faaaarrrrr. Enfim, ele está sempre a descrever o meu estado de humor, as minhas crenças alem q ele eh um gay icon. Qm falar mal dele, fala mal de mim. Beijo.

Raica 14/09/2021

"Sou livre, contra a sociedade organizada e vestida. Estou nu, e mergulho na água da minha imaginação."

Cris 30/06/2021

Obra com a antologia poética de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa).

Com essa leitura sai da minha zona de conforto e consegui concluir a obra. Poesia nunca foi um gênero que chamasse minha atenção, mas posso dizer que tenho me interessado cada vez mais.

Julhaodobem 22/03/2021

Resenhando- A poesia completa de Álvaro de campos
Para mais resenhas ou textos de um Nerd, visite meu blog : https://jornalficticio.blogspot.com/?zx=770b011b743c318a&m=1

Poesia é um gênero de texto que teve um de seus auges na era moderna, não que morreu-se o poema, mas como todo poeta, é uma esponja que suga tudo a sua volta o que sente na sociedade e coloca em versos profundos, curtos ou longos sobre as mais variadas sensações. Neste caso o sentimentalismo e a solidão com Fernando pessoa, um dos maiores poetas portuguêses da era do Modernismo, um homem que se vestia elegantemente e com um belo bigode. Ler poemas é algo novo na minha vida de leitor, faço parte do grupo de jovens leitores que gosta de ver letras em todo o papel, algo que ao longo dos anos graças a minha curiosidade comecei a mudar e A poesia completa de Álvaro de campos foi um destes livros que ajudaram nesta mudança que contribuiu para o meu conhecimento e admiração pela poesia.

Nesta obra estão presentes aspectos clássicos de Fernando pessoa, o tédio profundo de achar tudo sem emoção em um mundo cinza, um poder que os poetas clássicos possuiam bastante. A reflexão do eu profundo, quem sou eu e o que estou fazendo no mundo com uma mistura de coração partido, é o que move o livro a cada página com poemas curtos mas que passam um significado emocional profundo sobre a vida de um homem que se aventura tanto no amor como na vida social. Ler estes poemas antes de dormir é como deixar seu subconsciente refletir diante de simples palavras que conseguem provocar uma constante reflexão solitária, um prato cheio para aqueles que estão em quarentena, serve como uma forma de distrair nosso cérebro e exercita-lo para métodos mais saudáveis.

Os heterôniomios sempre foram muito famosos entre os poetas modernistas e de outras escolas literárias, tanto brasileiras como portuguêsas, Fernando pessoa foi um destes, com Álvaro de campos, o tema central do livro por assim dizer, um homem amargurado e reflexivo que se perde entre seus pensamentos filosóficos sobre o mar português. Com sentimento de amor perdido e detalhista em suas observações, claramente em alguns de seus pequenos versos me tornou reflexivo durante as madrugadas pandemicas. Formas clássicas do parnasianismo e do simbolismo português são percebidos para aqueles que se aprofundaram minimamente nas escolas literárias, o primeiro com versos livres de sentidos poéticos, mais focado no formato e na sonoridade das palavras e outros buscando uma valorização humana entre uma vida de objetivos que no fundo não fazem sentido, como um amor já perdido desde o início.

A poesia completa de Álvaro de campos foi um livro que demorei 8 meses para ler, acalme-se irei explicar. Em torno de outras leituras pandemicas esta obra acabou ficando de lado por um bom tempo, caso que todo leitor ou leitora passa regularmente em sua vida, mas o tempo passa e a leitura fica escassa resultando em voltar a ler a obra, agora com o objetivo de termina-la. A edição em si é um belo começo para ler Pessoa, tirando o fato que no fim do livro possue poemas longos que se espalham por várias páginas, algo que para um iniciante seria cansativo mas nada que diminua a obra, quando li confesso que meus olhos se cansaram mas já estava no final e não faria sentido naquele momento abandonar a leitura. Este livro é perfeito para ler um poema por dia antes de dormir, saborear seus pensamentos reflexivos enquanto estamos dormindo, de fato Fernando pessoa é um dos maiores poetas da literatura portuguêsa, um grande martirio para as gerações futuras de poetas tanto portuguêses como brasileiros.

Laísa 18/01/2021

Um livro para ser saboreado.
Álvaro de Campos, também conhecido como Fernando Pessoa, ou será Fernando Pessoa conhecido como Álvaro de Campos?! Não sei. Álvaro de Campos tem um pessimismo engraçado, uma tristeza exagerada e faz reflexões bonitas de se ler. No início do livro a odisseia do cansaço se faz presente. Ele se cansa de tudo, mas quem não está cansado nessa vida? Em a Tabacaria, talvez o poema mais famoso de Álvaro, ele diz " o mundo é para quem nasce para o conquistar e não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão..." Ele finaliza o livro tentando repousar, mas acaba enjoado ou bêbado.

@riggifabio 04/01/2021

Edição muito acessível, porém descuidada, de uma das melhores obras da literatura universal. É tanto erro de revisão que chega a atrapalhar. Mas vale a pena mesmo assim.

Carlos Bennoda 31/12/2020

Como já disse antes em outros livros do Fernando Pessoa, mesmo utilizando o pseudônimo, é fascinante e me deixa com gosto de sair declamando todos os versos em voz alta.

Ricardo 28/12/2020

Poesia
Espera um pouco mais do livro, mas esta dentro do aceitável

Jarcourt 21/12/2020

Ode Triunfal
Minha vontade de ler esse livro foi por causa de apenas uma poesia, é, esta que está no título.
O seu início me era novo. A paixão pela indústria me causa tanta animação que decidi saber o que tinha até o fim.
E eu não gostei.
Eu tentava pensar que ao desenrolar dos versos as suas palavras eram apenas modo de dizer, uma metáfora qualquer que tem a intenção de arregalar seus olhos por tamanha sinceridade deste ser humano.
Mas houve um momento que eu não consegui engolir. Me aparecer até que eu estou lendo errado e que os aplausos das resenhas dos outros que estão certos.
Contudo, quero imaginar que não sou a única. Então... Vai que alguém tem vontade de dizer isso e não consiga.

Para o meu último recurso, decidi ler do início. E a maioria era a sua introspecção e que era gerada claramente por procrastinação. Suas reflexões eram... vazias. Quer dizer, eu entendia suas analogias mas me apareciam desnecessárias e apenas para se dizer que sabe fazer analogias como poeta.
Bem, este autor não foi uma boa leitura para mim. Tristemente.
Quem saber os outros alter egos me agradem.

null 03/12/2020

Nunca tive o hábito de ler poemas/poesias, não vejo muita sensibilidade em mim para este tipo de leitura. Porém, desde o poema Mensagem, de Pessoa, me interessei pelos seus versos.

E, com Álvaro de Campos, um de seus heterônimos, não foi diferente. Gostei muito e pretendo continuar a ler poemas/poesias e outros poetas, além de Fernando Pessoa.

Prinup 22/09/2020

Perfeito
Tocou meu coração, me fez chorar, deixou meu coração quentinho ao mesmo tempo que torceu.

ravany 21/09/2020

"Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo."
Matheus 07/10/2020minha estante
"E eu que tenho sido ridículo sem ter sido traído, como posso falar com meus superiores sem titubear?!"

Amanda 08/09/2020

Melhor heterônimo
Me sinto honrada por entender a língua portuguesa quando leio poemas de Fernando Pessoa, e tenho certeza de que é a língua mais linda e rica. Gênio da poesia.