Marvel Comics: A História Secreta

Marvel Comics: A História Secreta Sean Howe

Resenhas - Marvel Comics

Tuninho 29/12/2021

A história por trás da história
Impressionante a história da maior editora de quadrinhos do mundo. O livro conta tudo e mais um pouco dos bastidores da Marvel. Seus personagens, seus egos, seus erros e acertos. Vale muito a pena a leitura.

Jota Silvestre 19/12/2013

Ídolos com pés de barro
Os cidadãos não poderiam dormir tranqüilos se soubessem como são feitas as salsichas e as leis. A frase e suas muitas variações são atribuídas ao primeiro chanceler alemão, Otto Von Bismark.

Depois de ler Marvel Comics: A História Secreta, de Sean Howe, é grande a tentação de incluir mais um elemento à frase original: Os cidadãos não poderiam dormir tranqüilos se soubessem como são feitas as salsichas, as leis e as histórias em quadrinhos.

O livro de Howe faz uma radiografia da Marvel, maior editora de quadrinhos de super-heróis do mundo, desde sua gênese no final dos anos 1930 até próximo aos dias atuais.

Ao longo das páginas, o autor vai destruindo mitos. Um exemplo é a imagem lúdica do Bullpen, apelido carinhoso dado por Stan Lee à redação da Marvel nos anos 1960.

Lee perpetuou a ideia de uma sala animada, cheia de gente criativa e boa praça. Nada disso! Segundo Howe, era mais um conjunto de freelancers trabalhando nos próprios estúdios ou nos porões de suas casas, que apareciam na Marvel vez ou outra para entregar as páginas desenhadas.

E por aí vai. Nos anos 1970, à medida que os medalhões Lee, Kirby, Ditko saíram da editora ou se afastaram do o dia a dia, a redação foi tomada por guetos que se autoprotegiam para publicarem o que bem entendessem.

Revistas e personagens viraram instrumentos de crenças pessoais e vinganças mesquinhas. As puxadas de tapete eram uma constante. Tempos depois, a mão de ferro do editor-chefe Jim Shooter foi um mal necessário. Mas até ele sucumbiu à egolatria a partir do sucesso da saga Guerras Secretas.

Passa a impressão que Howe selecionou os piores trechos das numerosas entrevistas que realizou. Não há motivos para duvidar da seriedade de sua pesquisa nem de suas boas intenções. Em entrevista à revista Mundo dos Super-Heróis, o autor declara-se um fã da Marvel e coloca a paixão por gibis como motivação para escrever a obra.

Não é culpa Howe se nossos ídolos têm pés de barro.

A escrita fica um pouco corrida no final. Enquanto são dedicadas muitas páginas para tentar explicar as manobras que salvaram a Marvel da falência nos anos 1990, a recente compra pela Disney um negócio de mais de US$ 4 bilhões recebe pouquíssima atenção.

Nada disso tira o brilho do complexo trabalho de Sean Howe. Marvel Comics A História Secreta é daqueles livros que não dá para parar de ler, e material indispensável tanto para fãs quanto para profissionais e pesquisadores.

O livro é um adorável tijolo com 560 páginas e preço de R$ 49,90. Vale o investimento de tempo e dinheiro.

site: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/papodequadrinho/2013/12/19/critica-marvel-comics-a-historia-secreta-idolos-com-pes-de-barro/

Biblioteca Álvaro Guerra 07/02/2024

O universo de super-heróis da Marvel Comics começou nos quadrinhos , mais hoje se espalha por filmes, desenhos animados , seriados de tv , games , bonecos ,camisetas , mochilas e imaginações em todo o planeta .Renovando gerações de fãs desde a década de 1930 , a Marvel criou a narrativa ficcional mais extensa da história e é uma das maiores potências da cultura pop global

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580448801

Saulo Cruz 04/11/2013

POW! SOC! TUM!! Não só nos quadrinhos...
Marvel Comics, a História Secreta - resenha.

Difícil achar por onde começar...

Pô, de uns tempos pra cá, quem viveu o universo nerd dos anos 80 tem tido leituras interessantíssimas. Marvel Comics, A História Secreta é uma delas.

O lance chave do livro inteiro é que tudo o que acontecia no mundo real tinha reflexo imediato nos quadrinhos. E não estou falando de fatos históricos como Vietnã, Guerra Fria e Discoteca. São os embates entre escritores, diretores, desenhistas. Conflitos épicos!

Muita gente nasceu profissionalmente dentro da Marvel. Criou seus filhos alí (seus personagens) e fui cuspida com uma mão na frente e outra atrás. O tratamento que deram ao Jack "The King" Kirby não foi legal (tanto do ponto de vista jurídico quanto cool) , essa parada de "work for hire", de criar coisas e o empregador se tornar o autor não é uma jogada das mais inteligentes pro trabalhador criativo. Parece simples mas foi um problema que permeou o nascimento da Marvel (começando com os personagens "alugados" Namor e Tocha Humana) até os loucos anos 90, com as grande estrelas que fugiram e se tornaram a Image Comics.

Uma das coisas que mais me impressionou, minha saga favorita dos quadrinhos, que lí quando era criança e nunca mais me esqueci: Guerras Secretas (um ser muito poderoso rapta heróis e vilões da Terra e os fazem lutar entre sí em troca de seus sonhos realizados) foi uma história criada por um editor megalomaníaco que queria mostrar aos seus funcionários como se faziam as coisas, que, já que ninguém criava nada de bom na editora, queria mostrar que ele sozinho iria ajeitar as coisas. Um cara que entrou lá como assistente do Stan Lee, super humilde, ajudando todo mundo e terminou odiado pela equipe inteira. Seu nome? Jim Shooter, o "Trouble Shooter".

X-Men? Série prestes a ser cancelada. Mais heróis como quaisquer outros, a diferença que já nasciam com super poderes. O Stan Lee ainda criou tornar a trama paralela à discussão racial em voga (com o professor Xavier agindo como o pacifista Martin Luhter King e o Magneto com atitudes mais diretas, a exemplo do Malcom X). Veio Chris Claremont, introduziu outros personagens, inclusive Wolverine. Trouxe dramas psicológicos quando antes as histórias eram meros confrontos entre super-seres. Criou Kitty Pryde com toda a rebeldia universal da adolescência. Levou a franquia X lá pra cima.

Homem Aranha? Stan Lee queria mais Aranha, Steve Ditko queria mais Peter Parker. Brigaram. Produziram algum tempo juntos, sem nem se ver pessoalmente ou se falar.

Enfim. O livro é realmente rico, uma paulada de páginas muito bem escritas. E muita história marvel das mais malucas passam a fazer sentido. GRANDE OBRA!!

Nanda 17/09/2020

É treta atrás de treta kkkk

Julio Mauro 02/08/2017

Quadrinhos, uma paixão antiga
Difícil achar por onde começar...

Xandy 25/02/2022

Todo fã de quadrinho precisa ler esse livro, para entender a história de como a Marvel foi construída e que ela não é toda essa maravilha que pintam. O que me deixa mais triste nisso tudo é saber que Stan Lee leva crédito por coisas que não foi apenas ele quem criou e em como a empresa foi bem escrota com Jack Kirby.

Renata (@renatac.arruda) 25/02/2014

Rica leitura
Um dos pontos interessantes da biografia são as passagens sobre as várias tentativas da editora, considerada progressista, de atingir minorias como negros e mulheres. Com uma maioria de artistas masculinos, as mulheres acabavam sempre sendo retratadas como "gostosas", com muitos planos na virilha e coisas do tipo, indo completamente na contramão do que o público feminino esperaria encontrar para se identificar com as personagens. Sobre os negros, estes eram geralmente exóticos e a primeira tentativa de publicação de um beijo interracial causou extremo desconforto na editora, que temia uma reação negativa do público.

Leia mais no Prosa Espontânea

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2014/02/marvel-comics-historia-secrea-sean-howe.html

Marcelo 07/02/2015

Livro interessante, mas não empolga
É um livro para fãs de HQs e que sejam fãs da editora Marvel. Para este público, o que é meu caso, a leitura vale a pena, porém aviso que a prosa não é empolgante, por vezes é chata, mas é sempre enriquecedor verificar que o homem continua sendo desleal em qualquer contexto. Muita gente talentosa foi passada para trás e guarda muito rancor no mundo das HQs.

Matheus Alves Carmo 07/05/2020

Um pouco arrastado, mas ótimo para fãs
Como um grande fã da Marvel, sempre quis ler esse livro.
Ao longo das páginas, a imagem da empresa bonitinha é desfeita, e nos mostra a realidade burocrática e com inúmeras intrigas.
Alguns momentos são muito arrastados o que torna a leitura mais lenta, mas no geral o conteúdo é ótimo e certamente agrada os fãs mais curiosos.

Julieta de Lacerda 15/03/2014

Os cidadãos não poderiam dormir tranqüilos se soubessem como são feitas as salsichas, as leis E OS QUADRINHOS
Depois de ler “Marvel Comics: A história secreta”, de Sean Howe, os quadrinhos podemos ser acrescentados à frase atribuída a Otto Von Bismarck: Os cidadãos não poderiam dormir tranquilos se soubessem como são feitas as salsichas e as leis.

As 560 páginas do livro de Howe (que no Brasil foi traduzido por Érico Assis) contam histórias dos bastidores da maior editora de quadrinhos, do final da década de 1930 até quase os dias atuais. Como o mundo real influenciou o mundo fictício dos HQs Marvel e derruba a ideia de que a editora era um lugar animado. Segundo o autor, os artistas trabalhavam mais em seus próprios estúdios ou porões e só apareciam na editora para entregar as páginas que haviam feito. Além das constantes puxadas de tapete, incluindo o péssimo tratamento que Jack “The King” Kirby recebeu.

O livro é um tijolo.
Um adorável tijolo para os fãs dos quadrinhos.

MVGiga 15/12/2015

That's Marvelous!
Mais do que um making off literário, Marvel Comics - História Secreta é um minucioso relatório, um estudo de caso de uma das maiores empresas existentes de super ideias. O livro explora a história da Casa das Ideias, do início tímido ao estrondoso fenômeno (hollywoodiano) dos últimos tempos. A Marvel, durante sua longa existência, já passou por tantas transformações editoriais e artísticas, de pequenas tretas às grandes rixas entre seus funcionários, uma rotatividade de artistas de deixar qualquer setor de Recursos Humanos tenso.

Entre declínio e sucesso, atualmente incontáveis são os seus fãs espalhados pelo globo. Como admirador desse universo lúdico que é o mundo dos quadrinhos Marvel, conhecer os bastidores da minha editora favorita, e consequentemente, conhecer as origens dos melhores heróis do planeta e seus respectivos contextos sociais, foi prazeroso. Apesar de muitas vezes, o autor utilizar uma linguagem bastante técnica e alguns casos desinteressantes, deixando o texto um tanto cansativo. Mas meu amor pela Marvel é grande e nunca mais verei o Homem-Aranha, Capitão América e os Vingadores, Quarteto Fantástico, X-Men, Demolidor e outros com os mesmos olhos, pois ali tem toda uma historia (agora nem tão) secreta.

Salve Stan Lee e Cia!!!

Edson Camara 01/01/2017

uem como eu, adora quadrinhos, não pode perder este livro recheado de causos
li com entusiasmo as mais de 400 páginas da história secreta da Marvel, quem como eu, adora quadrinhos, não pode perder este livro recheado de causos, ou cases com quiserem e fatos de pessoas fantásticas como Stan Lee e Jack Kirby

Luiz Miranda 31/03/2017

A história da Marvel teve mais ação que qualquer HQ
Stan Lee, Jack Kirby, Roy Thomas, John e Sal Buscema, Jim Starlin, Neal Adams, Chris Claremont, John Byrne, Walt Simonson e Frank Miller: meus heróis sempre foram os artistas, depois os personagens. A história dessa turma é contada de forma competente em "Marvel Comics - A História Secreta".

A quantidade de informação por página é enorme e duas situações se destacam: as muitas intrigas entre os artistas e os altos e baixos da indústria. A geração que conheceu a Marvel no cinema vai precisar de atenção pra encarar o desfile de nomes e situações, já quem conhece o trabalho das lendas só vai largar na última página.