The spy who love me

The spy who love me Ian Fleming

Resenhas - The spy who loved me

Sacripanta 07/02/2012

Esse foi o meu primeiro contato com os livros do 007. Pelo que a wikipedia indica, foi o livro que teve a pior repercussão, o que me parece explicável uma vez que, afinal, o livro é sobre Vivienne Michel, e não sobre James Bond. Assim, ao invés de infiltrações, espionagem e ação, temos um livro em primeira pessoa, em que a jovem canadense Vivienne relembra fatos de sua vida, relacionamentos, pequenos dramas sociais e sua condição de mulher e estrangeira, e Bond se torna um personagem que se junta a essas outras experiências, já no terço final do livro.

Um ponto chocante do livro é inserir o terror na vida cotidiana de uma jovem, a ponto de justificar a aparição do agente secreto. Não se trata de alta espionagem internacional, nem de bombas atômicas ou terrorismo, mas de uma vilania mais palpável, mais bruta, mais próxima do leitor e menos propensa a fantasia.

Para aqueles ávidos por páginas de James Bond, realmente o livro pode parecer uma ladainha feminina; contudo, para aqueles que querem uma história bem escrita, vale a leitura.

Ricardo.Gouveia 11/05/2018

Meu livro favorito de James Bond. “The spy who loved me” é escrito em primeira pessoa, na ótica da personagem Vivienne Michel. O que mais me agradou foi a capacidade de Ian Fleming (um homem do início do século XX) escrever tão profundamente sobre a opressão masculina contra uma mulher dos anos 50/60.
É importante ressaltar que é o livro mais diferente de todos os outros de James Bond. O livro é basicamente sobre essa mulher se rebelando contra essas opressões. O espião mais famoso do mundo se tornou um coadjuvante nessa história. Talvez por ser um livro tão alheio aos demais, é o único que Ian Fleming não autorizou sua adaptação ao cinema. O filme com Roger Moore adota apenas o nome, mas o roteiro não usou nada da trama literária.