Bandidos, Profetas e Messias

Bandidos, Profetas e Messias Richard A. Horsley...

Resenhas - BANDIDOS, PROFETAS E MESSIAS

Augusto Queiroz 10/03/2023

Uma varredura da Palestina nos dias de Jesus
Como indicação de leitura da minha editora do coração, a Paulus, este livro já era conhecido de algum tempo, haja vista que ele foi publicado originalmente em 1995 aqui no Brasil. Li pela 4ª reimpressão de 2020, mantendo o mesmo texto integral e o mesmo miolo diagramado em fonte Century desde a primeira edição.

O que começa como um simples estudo bíblico-sociológico, algumas páginas depois revela sua profundidade. O autor nos leva por 5 capítulos e uma conclusão pelo mundo absurdo da Palestina entre o antes e o depois de Cristo, centrando-se entre o seu nascimento (4 a.C) e o alastramento do cristianismo (66 d.C). O autor se utiliza bastante dos escritor de Flávio Josefo para esquadrinhar em raio-x os movimentos populares da época, e claro, messiânicos, com seus representantes escatológicos e pretendentes ao trono da Judeia; movimentos de "salteadores", para diferencia-los dos ladrões comuns; e os movimentos da chamada "Quarta Filosofia", que ele explicará no último capítulo e trará luz a tudo o que fora explicado até então, pois se concentrará na migração do rural para a área urbana dos grandes centros da Palestina do século I.

Aparentemente rápido, o livro se revelou um desafio, como todo bom livro de História que se preze. Os primeiros dois capítulos são de boa, leem-se como uma apresentação geral do contexto, haja vista que o autor começa com um capítulo introdutório e depois, envereda pelo assunto propriamente dito nos 4 capítulos seguintes. Já a partir do capítulo 3, com suas várias citações a Josefo, e claro o começo do adensamento de páginas que cada capítulo leva, o leitor poderá em certos momentos notar que a leitura se tornará mais arrastada, mas nem por isso desinteressante. O autor trata do assunto com bastante erudição, e claro, com bastante notas e uma linguagem acadêmica, porém agradável. Leitura recomendada.