Ilíada: a Guerra de Tróia

Ilíada: a Guerra de Tróia Homero
Menelaos Stephanides

Resenhas - Ilíada: a Guerra de Tróia

_Du_ 29/07/2023

Só por que li a Iliada antes...
Como reli a Iliada, pensei em reler Tróia também. Mas tudo que escrevi sobre a Iliada, também cabe em Tróia. Impossível, pelo menos para mim, resenhar um texto de séculos de construção. Fico com o sabor do privilegio apenas.

nath191 14/09/2021

Aquiles de rápidos pés
Nessa edição, o autor descreve os acontecimentos narrados na famosa Ilíada. Porém nem tudo o que a gente acha que acontece no poema de Homero de fato está lá.
Na verdade, a Ilíada se trata muito mais sobre Aquiles, sobre sua coragem e bravura. Tanto é verdade que ela finaliza com a morte do herói, com o "calcanhar de Aquiles".
A proposta do livro é, além de traduzir a epopéia para a linguagem atual, explicar o contexto do poema. São narrados os acontecimentos que levaram à Guerra de Tróia, além de um pouco sobre a história das nações que empreenderam essa guerra. No final também lemos sobre o fim da Guerra e, em consequência, o fim se Tróia. (Realmente não fazia ideia que a Iliada não falava nada sobre o cavalo de Tróia)
Em relação aos personagens, realmente fui surpreendida, não esperava vê-los tão tangíveis. Cada pessoa ali tinha personalidade própria, era um indivíduo completo, mesmo as mulheres. E eu sinceramente amei as alcunhas. Aquiles de rápidos pés, Helena de braços alvos, Zeus grande, Febo Apolo e por ai vai.
Aquiles sem sombra de dúvidas me conquistou, no começo eu achei ele meio fresco pelo desentendimento com Agamênon (não sei se estpu escrevendo certo) mas as ações dele após a morte de Pátroclo tanto na guerra, quanto com Príamo realmente me tocaram.
Outro personagem que gostei bastante foi Heitor, o cara era incrível! Triste o fim dele e de sua esposa e filho.
Falando em esposa, o fim de Cassandra foi terrível. Não só o fim, a filha de Príamo teve uma vida horrível né. Agora eu entendo porque as tragédias são atribuídas aos gregos, não acontece nada de fato feliz nesses mitos.
Enfim, muitas referências a mitos gregos fizeram sentido para mim agora. Estou muito contente por ter a chance de ler essa maravilha.

Vitor Dilly 01/03/2024

Quando os deuses descem à Terra para se divertir
Recorrendo a materiais de outras epopeias relacionadas ao ciclo troiano, amplificando a obra de Homero, o autor de origem turco-grega fornece pela primeira vez uma versão em português do panorama completo da Guerra de Troia, desde a fundação da cidade, até toda a sua destruição.

Com a participação direta dos deuses olímpicos nas batalhas entre inúmeros heróis lendários, esta guerra antiga é uma pequena amostra do que o ódio aos estrangeiros pode provocar.

Para os Heróis das lendas, a guerra é sangue, suor e lágrimas. Para os Deuses, é a mais bela diversão...

Bottonlina 14/06/2021

O 'Senhor dos anéis' de Homero
Se você já assistiu algum filme sobre Troia, ou já leu sobre mitologia grega, vai amar essa leitura.
Uma leitura densa (por conta da quantidade de personagens), mas com uma narrativa muito tranquila. Sem sombra de dúvidas, Tolkien já leu Homero. :)
Enfim, apesar de Ilíada se passar no meio da década da guerra de Tróia, você consegue entender perfeitamente os motivos da treta toda.
Você encontrará morte, batalhas, estratégias, traições, sedução, o clássico "calcanhar de Aquiles" e a fechada certeira.
Super indico!
Will 14/06/2021minha estante
Está na minha lista a muito tempo, sua resenha com certeza o faz subir na lista de prioridades.

Bottonlina 14/06/2021minha estante
Boa! espero q curta!

brunes 05/07/2021

Tiro, porrada e bomba.
"Ilíada" narra a Guerra de Tróia que se deu pelo rapto da princesa Helena, por Páris. São vários personagens, paixões, traições, divindades intervindo no meio humano... Uma obra completa.

Vanderlei.Augusto 04/10/2021

É engraçado ver nessas histórias como os deuses brincavam com os homens como se fosse um jogo de xadrez. A guerra de Troia começou com uma desavença entre deusas, pelo ego ferido de uma delas.
Ilíada traz vários personagens, pois foi uma guerra que durou anos, alguns se destacam como Menelau, Príamo, Heitor, Páris, Aquiles e Odisseu. Uma guerra travada entre homens e algumas vezes até com deuses.
São poucas páginas, mas de uma riqueza enorme. Ilíada é um clássico da literatura helênica. Menelao Stephanides fez um trabalho fantástico

AnandaAldridge 03/10/2012

Páris em uma visita amistosa a Esparta, a mando de seu pai o rei Príamo de Tróia, se encanta pela beleza incomparável de Helena. Aproveitando o ensejo das festividades, ele rapta a moça e a leva consigo para sua pátria. Sentindo-se humilhado e ultrajado, Menelau marido de Helena, junto com Agamenôn e outros aliados declaram guerra a Tróia, que só seria conquistada no décimo ano de guerra, com a ajuda do grande guerreiro Aquiles e do inteligentíssimo e astuto Odisseu, que foi o idealizador do cavalo de Tróia, o famoso "presente de grego ".

custodiovitoria 25/10/2020

"Íliada", poema grego escrito por Homero, é uma das obras clássicas que gostaria de ler. No entanto, por não ser grande amante de poemas é que encontrei essa obra.

Escrita em prosa (amém), a obra narra a história da Guerra de Tróia, inicada em função da paixão do jovem Páris que rapta Helena, esposa de Menelau. Extremamente ofendido, afinal o jovem Páris tem a audácia de roubar também algumas riquezas de Menelau, a Guerra de Troia pode representar uma vingança (ou o cumprimento de uma profecia). A obra apresenta, inclusive, episódios de conhecimento geral e conhecidos heróis: a importante presença de Aquiles e o famoso Cavalo de Tróia.

O livro é uma imersão à cultura e mitologia grega. Sem dúvidas, uma boa leitura.

HoneyBookss 01/07/2021

Meus amigos que loucura?
A Ilíada conta a famosa história da guerra de Tróia. Ele é contado dos dois lados (possivelmente três, se levarmos em conta o lado de Aquiles) e é claro, a intromissão dos deuses (aí já são quatro povs diferentes).
É um livro de guerra, batalha de egos, de raivas e tudo mais.
Acho que um dos pontos mais interessantes tratados no livro, é como que as nossas emoções atitudes impensadas podem ter consequências desastrosas. É um livro que te deixa agitado, um pouco confuso (é muita gente) mas vale muito a pena ser lido. Indico pra você que gosta de mitologia grega, que gosta de livros com bastante ação. Vale a leitura.

Juliana 11/05/2020

A história do grande Heitor
Ilíada e seus heróis transcenderam no tempo de tal forma que esta é uma das leituras mais "obrigatórias" que existem. Vemos Aquiles, Heitor, Páris, Helena revisitados, reescritos e tão presentes na nossa cultura que conhecê-los em sua forma primordial é fantástico.
Adoro Ilíada e tudo o que ela representa histórica e filosoficamente. E sim, pra mim este é um livro mais sobre Heitor do que sobre Aquiles. Afinal, sendo um semi-deus é mais fácil encarar uma guerra e a imortalidade do que sendo apenas um homem.

cvrmonvs 23/01/2023

Releitura obrigatória
Ao reler esse clássico, novamente me surpreende o fato de Homero ser um ótimo contador de histórias. É possível sentir múltiplas emoções na mesma página tornando a leitura algo novo sempre.
A maturidade que tenho hoje não me torna diferente dos sentimentos que tive ao ler pela primeira vez. O medo, a dúvida, o fascínio sempre retornam.
Heitor e Aquiles são o destaque de cada pátria e Homero faz jus ao seus nomes. Heróis extraordinários movidos por ideais fortes, não por motivação própria, mas por honra a pátria.
Sensacional a releitura!