A Voz do Alemão

A Voz do Alemão Rene Silva...

Resenhas - A Voz do Alemão

Karina 24/03/2015

A VOZ DO ALEMÃO – Sabrina Abreu e Rene Silva.
Parceria com a editora nVersos, vem sempre nos apresentando obras maravilhosas.
A Voz do Alemão de inicio me pareceu uma biografia que iria narrar apenas à vida dos morados do Complexo do Alemão. Mas me deparei com uma aventura magnífica sobre fatos, eventos e histórias da periferia que chegou a ser a mais temida do Brasil.
O livro nos mostra a história de vida das pessoas que ali viviam. O medo, a coragem a luta pela sobrevivência.
Nosso personagem guia, que nos mostra tudo o que se desenvolve ali, é Rene Silva.
Rene sempre foi um garoto inteligente e totalmente voltado para o jornalismo.
Na escola participou de um jornal interno intitulado “Voz da Comunidade”. Encantou-se tanto pela área, que conseguiu levá-lo para o morro do Alemão. Utilizava as redes sociais para mostrar ao mundo tudo o que acontecia ali dentro.
Foi quando aconteceu a pacificação do complexo do alemão, que Rene mostrou ao mundo todo o seu talento.
Com a Judá de seus amigos, passou a levar as noticias e acontecimentos do Complexo do alemão, para todos os cantos do Rio de Janeiro.
Deixou as pessoas cientes do que estavam enfrentando ali em cima.
Tudo melhorou sim com a pacificação. O fato de os traficantes não serem os personagens principais daquele local, os lideres que botam medo em todos da comunidade.
Agora o povo passou a ter voz ali dentro. Claro que existiam sim as diferenças, as lutas e batalhas diárias. Mas estavam mais fortes, mais confiantes.
A Voz do Alemão nos mostra a vida real dentro do Complexo do Alemão.
Nos mostra que não são todos traficantes ali.
Apresenta-nos os personagens da vida real.
Rene conseguiu levar alegria para aquela comunidade. Doações que faziam as datas especiais serem únicas para as crianças.
A obra nos mostra a diferença após a pacificação. Apresenta-nos tudo o que ainda deve ser melhorado, mas as mudanças são gritantes. O medo já não é parte constante dos dias daquelas pessoas.
As atitudes mudaram, as oportunidades apareceram. Existem seres valiosíssimos, que não tinham oportunidade de mostrar o seu talento.

O preconceito sempre foi voltado para aquelas pessoas. Um preconceito absurdo, que generalizava toda uma comunidade, sem nem ao menos conhecê-los individualmente.
A história de um jovem, negro e favelado que deixou de ser invisível e passou a ser protagonista de uma nova história, em que o mocinho não morre e o final é feliz.
Casa de Livro Recomenda.

Editora: nVersos

Boa Leitura.
Casa de Livro.

Karina Belo.

Lançar um portal era um desejo crescente do garoto. Os pedidos para que isso ocorresse se multiplicavam, vindos de internautas do Brasil inteiro, principalmente dos 50 mil seguidores que ele acumulava no twitter seis meses após a ocupação.

O tráfico era um impeditivo. Sentia que não seria boa ideia tirar fotos das ruas livremente, para não correr o risco de fotografar alguém que não queria aparecer.

Parte do controle autoritário sobre as camadas socialmente desfavorecidas não se dá apenas pela prática da violência, mas, também, pela tentativa de infantilizá-las. Esse tipo de comportamento se desdobra em ações que têm como objetivo manter as classes populares sob controle – ou domesticadas, como se faz com as crianças ou animais - , às quais é determinado até que devem ouvir ou como devem se divertir.

Com sua câmera, o adolescente estava, ao lado de Bruno, posicionado para registrar a grande queima de fogos no alto do morro, perto da arvore erguida ali por iniciativa de um banco, pela terceira vez consecutiva. Com o barulho bem alto lá fora e entre os abraços de todo mundo que participava da festa, Rene tirou um minuto para tuitar. Em seu iPhone, ele escreveu: “Vejo moradores felizes hoje, pelo terceiro ano de réveillon sem tiros!”.

site: www.casadelivro.com.br

Lou 05/09/2013

A Voz do Alemão narra invasão e formação do Grupo de Comunicação VOZ DA COMUNIDADE
Achei que leria um livro de biografia e como quase todas, é uma leitura de compromisso para quem quer conhecer mais sobre o personagem central. No caso de VOZ DO ALEMÃO (NVersos), o livro falaria sobre a trajetória de Rene Silva - o jovem estudante de jornalismo que narrou para o mundo todo a invasão do Complexo do Alemão em tempo real - em co-autoria com Sabrina Abreu.

Pra minha surpresa, o livro é uma aventura deliciosa e emocionante. Mesmo conhecendo os personagens reais, a trama se desenrola de um modo tal que a gente se sente dentro da favela, cruzando as vielas e vivendo a atmosfera por vezes tensa no grau máximo, por vezes suave e divertida como a rotina dos jovens "voluntários" do Jornal Voz da Comunidade.

Uma delícia de livro! Vale ressaltar que a vida de Rene Silva é mais do que uma simples história midiática e, por consequência, passageira. Rene é uma das pessoas de maior prestígio no cenário nacional com uma coleção invejável de prêmios como o The Short Award 2013 (O "Oscar do Twitter") e tem reconhecimento internacional. No ano em que o livro está sendo lançado, Rene - acompanhando de voluntários da Voz- palestrou nos EUA à convite da ONU, da Rede de TV CNN e do Jornal New York Times. Isso torna a leitura ainda mais interessante por ser uma trajetória de sucesso de um empreendedor inigualável.

Um destaque especial para a linguagem tão bem adaptada por Sabrina Abreu. O livro está distante de ser uma leitura superficial mas também pode ser curtido por pessoas de baixa escolaridade e até crianças. Um livro fácil de ler e difícil de esquecer.

site: www.vozdascomunidades.com.br

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 03/06/2016

Desconstroi preconceitos
Este é um livro de não-ficção, publicado em agosto de 2013 pela editora nVersos.
O livro é o resultado da parceria entre a jornalista Sabrina Abreu e o jovem Rene Silva, morador do Morro do Adeus, umas das treze favelas que compõem o Complexo do Alemão.
Logo no início tem-se um mapa do Complexo, que nos ajuda a nos situarmos geograficamente, além desmistificar aquela ideia que as pessoas tem de que o Complexo do Alemão é uma coisa só, quando na verdade ele é um complexo ( vejam só, rs) de várias comunidades, ou favelas, como preferirem.

O livro é sobre a história de vida de Rene. Com 11 anos de idade ele criou o jornal "A Voz da Comunidade" e continuou atuando em prol da comunidade onde vivia. Em 2010, ele fez a cobertura via Twitter de tudo que estava acontecendo durante a implementação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e com isso permitiu que o Brasil acompanhasse os acontecimentos do ponto de vista de quem estava lá dentro, vivenciando o drama de não poder sair de casa, de correr o risco de ser atingido por uma bala perdida a qualquer momento.
Rene sempre promoveu ações culturais voltada para sua comunidade. Tais como: distribuição de ovos na Páscoa, de brinquedos no dia das crianças, de presentes no Natal. Essas ações já contaram com o apoio de pessoas como Luciano Huck e Preta Gil e a cada ano Rene conseguia aumentar as doações, fazendo com que mais pessoas desfrutassem de suas boas ações.

Além de conhecermos a vida de Rene Silva é interessante que outras pessoas moradoras do Complexo também ganham destaque no livro porque ajudaram, de alguma forma, a mudar o olhar que as pessoas de fora tinham sobre a favela. Algumas dessas pessoas são: Lúcia Maria, criadora do Núcleo de Mulheres Brasileiras, que depois se transformou na Associação de Mulheres de Atitude, uma ONG que oferecia aulas de dança para as crianças. O fotógrafo Bruno, morador do Complexo que foi fotógrafo oficial do governo estadual. Diego, o ex-traficante que virou modelo de uma marca de roupas famosa. A Juliana, produtora de moda que criou o projeto "Favela é Fashion", que reúne modelos moradores do Complexo.
O livro-reportagem é também um registro histórico dessa transição pela qual passou o Complexo e que mudou para sempre a forma das pessoas o verem e se relacionarem com ele. Antes era inimagimável que fosse visto como um ponto turístico, frequentado por pessoas de todo Brasil e do mundo, mas depois da pacificação e da instalação do teleférico, em julho de 2011, as coisas mudaram.

Mesmo não sendo uma obra de ficção, o livro me tocou de uma forma especial. Primeiro me ganhou pela narrativa simples e direta, sem enrolação, com uma linguagem muito acessível e clara. Segundo porque me ajudou a entender o Complexo do Alemão e até desconstruir alguns preconceitos formados pelo bombardeamento massivo da mídia, que sempre insiste em só nos mostrar os pontos negativos, mas esquece dos positivos.
Uma coisa que me incomodou um pouco foi a falta de cronologia, porque às vezes eu não sabia em que momento da vida do Rene estava a narrativa, mas é claro que isso foi só um detalhe porque leitura continuou sendo muito boa.

Na parte física, o livro também não deixa a desejar. Em todo início de capítulo as folhas são laranjas com o desenho de um teleférico ao fundo. A capa tem um pouco de relevo e dialoga com o que é encontrado no livro. Também há fotos, o que enriquece a experiência de leitura.

site: http://minhassimpressoes.blogspot.com.br/