O Anel do Magnífico

O Anel do Magnífico Agustín Bernaldo Palatchi

Resenhas - O Anel do Magnífico

Eduardo.Staque 30/07/2020

Razoável
A "chamada" na capa e na orelha acabam enganando um pouco.
A história mescla o real e a fantasia de uma forma bem interessante, que acaba prendendo no início, mas a barriga que vem em seguida acaba desanimando bastante.
O livro começa intrigante, faz que ter saber o que realmente está acontecendo, você se empolga, lê, mas não é recompensado.
O que mais me incomodou foi a tentativa de ser algo muito grande, pelo menos pra mim, a expectativa era grande, mas a cada pagina ela ia diminuindo até que comecei a ler só para termina as cada capítulo, não me importando mais sobre o que acontecia.
Algo que me incomodou demais foi a apresentação de de alguns pontos e do grande "vilão", que davam uma pequena sensação de urgência na trama, mas que se perdeu tão logo quanto apareceu.
O livro não é de todo ruim: o desenvolvimento dos personagens é ótimo, casa um tem seu momento e sua importância é clara e bem utilizada, e o auto entendimento deles para com seu próprio ser e contexto é trabalhado de maneira perfeita.
Infelizmente isso não foi o suficiente.
O livro tenta ser grandioso, mas acaba sendo bem normal.

Ana Elisa Dotta Maddalozzo 28/02/2021

Resenha O Anel do Magnífico
Esse livro, até agora, foi meu favorito de 2021. Sou apaixonada pela época do Renascimento e pela cidade de Florença! Portanto, fiquei imediatamente interessada quando vi essa obra retratando o regime da família Medici.

Essa ficção histórica nos apresenta a história de Maurício Coloma, jovem espanhol cujo pai foi condenado à morte e que recebeu dos lábios desse a notícia de que sua família portava como herança um anel valiosíssimo, que havia sido transmitido de geração em geração. Com o falecimento de seu progenitor, Maurício vai até a cidade de Florença, onde conhece Lorenzo de Medici e vende-lhe a joia em troca de uma posição no banco mais lucrativo da Itália. A partir daí, a trama vai se desenvolvendo com inúmeros ardis políticos, intrigas familiares, descobertas sobre a própria identidade e uma pitada de romance.

Abaixo, cito alguns motivos para convencer vocês a lerem esse livro:

Acuidade histórica: o autor dedicou anos de sua vida ao estudo da região da Toscana, especificamente da cidade de Florença no auge da renascença. Por isso, teremos contato com personagens ilustres, como Lorenzo de Medici (banqueiro influente e patrono das artes), Leonardo da Vinci, Cristóvão Colombo, Américo Vespúcio, Sandro Botticelli, Girolamo Savonarola e membros dos clãs Pazzi e Albizzi. Os costumes da época são fielmente retrados, desde as vestimentas à culinária, trazendo informações sobre o sistema monetário em operação e sobre a religião e sua influência na sociedade. O escritor nos mostra como a inquisição perseguia os judeus, mesmo aqueles convertidos ao cristianismo, e como a igreja influenciava ativamente em todas as decisões políticas. Os acontecimentos históricos presentes na obra são verídicos, aumentando nosso conhecimento sobre a Idade Moderna.

Personagens verossímeis: todos os personagens que foram criados pelo autor possuem defeitos e qualidades, fugindo do maniqueísmo que vemos em grande parte dos livros. O nosso protagonista, por exemplo, comete diversos erros em sua trajetória, além de comportar-se de uma maneira decadente quando enfrenta uma das maiores dificuldades de sua vida. Isso torna-o ainda mais humano aos nossos olhos, auxiliando na identificação do leitor.

Ivania 20/02/2020

Magnifico
Achei o livro encantador, principalmente por se tratar de um romance histórico. A narrativa foi feita de modo que realmente nos transportamos para Florença, e nos identificamos com o personagem principal Mauricio, além disso, a história é extremamente empolgante, cheia de mistério e até mesmo um pouco de magia.
Recomendo muito a leitura.

Allanzito_ 01/05/2020

Muito interessante ;)
Não vou repetir a sinopse que todos podem encontrar no livro, internet etc.

Farei apenas um comentário breve de como foi a leitura.

"Todo o potencial da história, dos personagens foi abordado de uma forma muito inteligente, que prende a gente. Muitas reviravoltas da roda da fortuna exigiram muita força, crença e resiliência dos atores principais. O que achava que o autor poderia melhorar nos diálogos dos personagens ele o fez a partir da metade do livro. E a história fluiu muito rápido, mais intrigante, a cada pequeno capítulo várias narrativas distintas traziam muita coisa que prendem a atenção e faz a gente ansiar casa vez mais por descobrir o que estar por vir. Fazia tempo de ter uma leitura tão profunda, reflexiva e ao mesmo tempo leve. Cada coisa que ele aborda usando os conhecimentos da filosofia ou repensa algo que as grandes religiões postulam e não cumprem é muito instigante, pois traz uma reflexão interessante fazendo você repensar tanto faz sua concepção atual, seja ela concordante ou não. E fazer você refletir é a sensação, talvez, mais interessante que uma leitura possa te trazer. Recomendo demais. Principalmente quem gosta de passar um tempinho no renascimento, ver no Leonardo da Vinci....etc., por olhares diversos de autores mais distintos ainda.

Cesar.Aguiar 30/03/2024

Maravilhoso
Escrito com esmero de um grande letrista. Personagens profundos, inteligentes tiradas filosóficas e uma historia de tirar o folego.

Eri Guimarães 04/10/2013

Uma Viagem no Tempo até o Renascentismo Permeada de Amor
Bonjour Anges!!

Como estão as leituras? Hoje trago para nossa “Pilha do Anjo” um dos mais recentes lançamentos da nossa parceira Jangada. Fazia muito tempo que eu não lia um romance histórico e mais tempo ainda que eu não saia do ciclo “Literatura Nacional – Literatura Americana”. Então, assim que li a sinopse já me encantei, fazia muito tempo que não lia algo espanhol.

O Anel do Magnífico é um livro que demorou mais de cinco anos para ser escrito, pois o autor, um advogado de Barcelona, passou esses cinco anos aprofundando seus conhecimentos sobre a época histórica que ele escolheu para ambientar sua criação.

A história começa no inicio de abril de 1478, em Cardona, que fica na província de Barcelona. Ali, conhecemos Mauricio Coloma, um jovem de 21 anos, filho de Pedro Coloma. Esse início já é trágico, pois Mauricio está em uma cela vendo seu pai totalmente desfigurado, vítima de uma tortura violenta dos carrascos. Seu pai está preso, pois ao ir cobrar uma dívida do conde de Cardona viu o mesmo apunhalando um arauto do rei depois de uma discussão, o que fez com que Pedro fosse um perfeito bode expiatório. É bem aquela história de estar no lugar errado e na hora errada. Uma semana de torturas sem fim e só concordaram em deixar Pedro ver seu filho se ele assumisse a culpa que não era dele.

Essa acusação injusta deixou Mauricio devastado. Seu pai era a única pessoa que lhe restava no mundo, pois sua mãe morrera ao dar a luz e não lhe dera irmãos. Mauricio amava o pai de todo o coração, pois foi criado com amor, paciência e compreensão. Pedro não o impedia de ser um leitor voraz e escritor, ao contrário, o incentivava, mesmo quando o normal seria ele querer que o filho praticasse o trabalho de tear para poder herdar o negócio da família.

Nesse último encontro entre pai e filho, Pedro faz revelações que chocam a Mauricio, revelações de sua verdadeira descendência religiosa e isso faz com que o jovem sinta seu chão sumindo cada vez mais. Além disso, Mauricio também toma ciência de uma joia que o pai escondia, um anel de base quadrada, com engastes de ouro branco onde se alojava uma linda esmeralda e nos engastes ainda podia-se ver pequenos diamantes incrustados, uma joia que vem passando de geração em geração em sua família e seu ultimo pedido é para que o filho pegue esse anel e vá embora para Florença, uma cidade que fica na região de Toscana na Itália, e lá venda o anel para Lorenzo, o Magnifico e assim possa garantir uma vida digna.

Sempre achando que não cumpria as expectativas que o pai tinha sobre si, Mauricio fez todo o possível para cumprir o ultimo desejo de Pedro e seguiu para Florença levando o anel. Não demorou muito para que encontrasse Lorenzo, o Magnifico, um homem dotado de enorme carisma e múltiplos talentos que governou a republica de Florença com uma autoridade maior do que a de um rei, Lorenzo também era um poeta admirado e uma pessoa extremamente gentil, tinha também a fama de amar joias e pagar pequenas fortunas por elas. E assim, Mauricio começou a negociação pelo anel pelo qual seu pai sofreu tanto para que pudesse revelar sua existência. E como Lorenzo estava atrasado para seu compromisso, pediu a Mauricio que o acompanhasse, enquanto ele já exibia o anel em seu dedo.

Nesse meio tempo, conhecemos também Lorena Ginori, uma jovem florentina, linda com seus cabelos castanhos ondulados que acabara de completar 16 anos. Era filha de Francesco Ginori, um proprietário de teares bem sucedido – como Pedro Coloma em Cardona – e guardava uma previsão de futuro extremamente amarga: um casamento arranjado com Galeotto Pazzi – um homem que lhe causa muita repugnância – apenas por ser um matrimônio conveniente para a ascensão social de sua família.

Nesse dia, Lorena está vestindo um lindo vestido azul, obra de experiências com tecidos que seu pai fez e que foi guardado em segredo para ser usado nessa ocasião: uma solene missa dominical a que compareceriam Lorenzo de Médici (O Magnifico), o arcebispo de Pisa e o cardeal Girolamo Riario, sobrinho do Papa.

Já deu para imaginar que Mauricio e Lorena acabariam por ter seus destinos selados com esse evento na catedral de Florença, o que nenhum dos dois imaginava era que poderiam acabar tendo a pior manhã de suas vidas, consequência de uma trama para assassinar Lorenzo, o Magnifico.

No caso de Lorena, ao cair em um choro magoado após uma nova discussão por se negar casar obrigada conseguiu fugir do compromisso na igreja e assim que ficou sozinha em um ato de rebeldia foi andar pelas ruas com sua criada Cateruccia. Quando o ataque começou, as duas ficaram presas em uma botique, enquanto do lado de fora os rebeldes lutavam.

Já Mauricio, que se sentava próximo ao Lorenzo na catedral e estava de olho no anel que pretendia vender e estava na mão do Magnífico viu quando o ataque iria acontecer e com seu aviso o golpe de Estado acabou não dando certo e Lorenzo por pouco escapou da morte.

Esse golpe de Estado que não deu certo marcou ainda mais o destino de Mauricio e Lorena. Por conta da participação de Galeotto Pazzi no ataque e a queda dessa família, a jovem ficou livre do matrimônio que tanto destestava. Já Mauricio teve uma oferta gigantesca pelo anel: se tornar um sócio no banco dos Médicis em Florença, com direito a um cargo de responsabilidade e bons lucros e, mesmo tentando recusar e receber apenas o dinheiro que esperava, Mauricio se viu preso ao Magnifico.

E esses eventos dão mais uma guinada na história. O banco dos Médicis está a beira da ruína, e o temor de Mauricio de acabar não tendo nada está mais próximo do que ele imagina. Já Lorena não imagina que ao se tornar livre do compromisso com o Pazzi dava brecha para que Luca Albizzi (um jovem que odeia os Médicis com todas as suas forças) invista em conquistá-la.

Uma coisa que não posso deixar de falar é que senti muita inveja de Mauricio, pois ao se aproximar de Lorenzo, ao ponto de viver em seu palácio, pôde ter a chance de sentar à mesma mesa e conversar amigavelmente com o jovem Leonardo da Vinci e com Marsílio Ficino. E o mais legal foi ver essa interação e como abordavam o vegetarianismo na época.

Outra coisa que chama muito a atenção é a maneira como o jogo político e de ascensão social é extremamente bem trabalho. Exemplo disso é que depois do primeiro encontro de Mauricio com Lorena em uma loja, o fato de o rapaz ter contato com Lorenzo lhe possibilitou fazer com que a família da moça fosse convidada para eventos que apenas os nobres frequentavam, e assim o sentimento entre os dois pôde nascer e aos poucos ir se fortalecendo.

O que dá para perceber logo de cara nessa leitura é o fato do autor seguir o padrão de um clichê em relação ao cotidiano dos personagens, mas a ordem que ele utiliza pega desprevenido e surpreende. Por exemplo: talvez ao ler a sinopse desse livro você já imaginou que todo o drama do casal iria culminar em um casamento apenas nas páginas finais. E não é isso o que acontece. O romance de Mauricio e Lorena se desenrola até de um jeito rápido, mostrando que não é esse o foco de toda a trama e, justamente esse “final feliz” aparecendo logo acabou gerando outras perguntas e abrindo novas possibilidades.

Dentre essas novas possibilidades, Mauricio acaba por descobrir sem querer um pergaminho, que traz em seu conteúdo passagens do livro de Gênesis, da Bíblica Cristã. Esse achado começa a definir mais o rumo que o livro toma até o seu final. Mas, o que mais me deixou encantada é o fato da teoria usada pelo autor é a mesma utilizada no ultimo livro que li – Um Toque de Vermelho da Sylvia Day – onde se aborda o livro de Enoque (o único patriarca anterior a Noé que, em vez de morrer, desapareceu da Terra arrebatado por Deus) e se conta a história dos Vigilantes (ou Vigias) e que eles não cumpriram sua função de apenas vigiar e confraternizaram com os humanos, ensinando-os coisas indevidas e gerando filhos “gigantes” (ou Nephilins).

Entre as várias coisas que apreciei nessa leitura, o fato de ser escrito em terceira pessoa foi um de grande peso. Poder ver o que se passa na cabeça de todos os personagens envolvidos na trama fez com que a ansiedade e a torcida aumentassem. Fora que isso permitiu com que o cotidiano dos personagens fosse mais bem explorado.

Gostei também da economia do autor, sempre fazendo passagens de tempo sem precisar preencher com algo. Sempre que um novo capítulo se inicia, sempre por pontos de vistas diferentes, o leitor pode ter certeza de que ali terá algo importante pra trama.

Senti muita falta de alguns desfechos na trama. Por exemplo, há uma sociedade secreta em meio a tudo o que acontece, os chamados “Resplandecentes” e o final dessa organização não ficou muito claro, ficou a sensação de estar faltando algo.

O final do livro é magnifico, as sacadas que o autor tem me fizeram surtar durante a leitura e fez com que o livro se tornasse uma das minhas melhores leituras desse ano e super favoritado.

Uma história de dor, uma viagem ao passado, sonhos, ódio, vinganças e muito amor esperam aqueles que lerem O Anel do Magnífico.

@APassional 04/10/2014

O Anel do Magnífico * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Enigmático, denso, profundo, revelador!

O fogo, como as paixões violentas, consome tudo que atinge.

Ambientado em Florença, o romance decorre entre o apogeu e declínio da Dinastia Médici, na transição entre o Renascentismo e a Reforma. Um misterioso anel de esmeralda, de valor incalculável, será o elo utilizado pelo autor para mesclar fatos históricos à sua elaborada trama fictícia que narra em 3ª pessoa, inicialmente sob o ponto de vista do protagonista Maurício Coloma, sua introdução na côrte de Lorenzo Médici, por intermédio do referido anel, o qual presume-se que a gema seja a lendária esmeralda que cingia a testa de Lúcifer, bíblico anjo caído.

No decorrer dos curtos capítulos, a narração bipolariza-se sob o ponto de vista da protagonista Lorena Ginori, ressaltando a adequada posição que as mulheres deviam assumir naquela época, ela mesma - uma contestadora dos maneirismos - dá cor e brilho ao romance diante de sua condenável passionalidade para os padrões morais da época.

- A história Leonardo disse é um complicado quebra-cabeça que não podemos montar sem unir laboriosamente as peças do presente, mas também as do passado com as do futuro e vice-versa... (Leonardo da Vinci)

Inúmeros personagens desfilam na trama, logo nas primeiras páginas temos uma relação dos fictícios e dos históricos, nestes últimos apesar da licença poética, Palatchi manteve fidelidade aos fatos históricos, de modo que, em um primeiro momento, os fictícios ficam à sombra dos históricos, principalmente no que tange aos poderosos Médici. Entretanto, no desenrolar dos fatos, o trio Mauricio/Lorena/Luca toma corpo, se pronuncia, desenvolvendo-se a ponto de reluzir sobre os demais.

O amor não correspondido costuma fomentar o ódio mais amargo.

Luca Albizzi, o antagonista, carrega consigo dos aspectos negativos dos nobres da época, os mais sórdidos e traiçoeiros, de modo que orgulho e inveja o lançam em uma busca cega de vingança que transforma em um inferno a vida de seus desafetos, os Coloma. Isso é pontuado por belíssimas citações do inferno de Dante pelos protagonistas, diante das inúmeras provações em que são lançados graças as manipulações do antagonista.

Tramas, assassinato, traições, conspirações, envenenamento, fanatismo, perseguições raciais e religiosas. Uma sociedade secreta milenar que manipula a política e corrompe em busca do poder.

Em um cenário europeu fervilhante que envolve as grandes navegações com a partida de Colombo em busca das Índias e mesmo a ocupação pela França do território que virá a ser a Itália, vemos surgir o Monge Savonarola. O terror que Savonarola infundiu em Florença, iguala-se ao da Inquisição na Europa: A destruição de um incalculável patrimônio histórico-cultural, a evasão das mentes mais brilhantes, por temor ao Santo Ofício, a criação de seu exercito de crianças delatoras de heresias, e seu ódio contra as mulheres são fatos bem explorados e tensionados no romance.

Se em seu conjunto a obra,O anel do magnífico, aprofunda-se na temática do amor, em como o amor pode salvar, destruir, elevar ou transformar em monstros aqueles que por serem rejeitados buscam a vingança; Nas entrelinhas, o enredo mergulha em aspectos místicos do cristianismo, dos cátaros e templários, aos quais o anel está profundamente ligado. Isso evidencia-se com maior clareza na surpreendente virada da II para a III parte, que em minha opinião é o clímax dos segredos e mistérios tensionados com maestria.

Realmente Magnífico... uma joia rara.
Leitura essencial aos buscadores do ocultismo.
By : Rosem Ferr.:.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 28/09/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/09/resenha-o-anel-do-magnifico-agustin.html

mara sop 23/06/2015

Um anel mais que magnífico!
Tudo gira em torno de um anel misterioso e de valor inestimável.

Mauricio Coloma recebe do pai pouco antes de morrer, a informação de que a familia esconde um anel valiosíssimo, que poderá garantir sua vida após deixar Barcelona. Mauricio então vai à Florença vender o anel para Lorenzo de Medici, o Magnífico, mas chega bem no dia da Conspiração Pazzi, e acaba impedindo a morte de Lorenzo. Após ter salvo sua vida, Lorenzo fica muito amigo de Mauricio, apresentando a ele a mais alta sociedade florentina, e ainda lhe faz seu sócio no banco de Florença. Mas sua ascensão social acaba atraindo a inveja e alguns inimigos. E seu maior rival é o ex-pretendente de sua amada, Lorena Ginori, o recalcado Luca Albizzi.
Em meio a mistérios, sociedades secretas e simbolos misticos, Mauricio e Lorena terão que enfrentar muitos obstaculos para serem felizes, além de descobrir quem é o verdadeiro dono do anel.

Archanjo 07/01/2020

Espanha no século XV, o pai de Mauricio de Cardona, antes de ser executado o revela sua verdadeira condição de falso convertido ao cristianismo e que preserva os costumes de atos praticado pelos judeus e que sua família guardou por várias gerações um anel de esmeralda de incalculável valor. E orienta-o a partir para Florença e tentar vender a joia a Lorenzo de Médici, por ser um grande admirador de pedras preciosas e saber realmente o valor daquela joia. No primeiro encontro Mauricio o acompanha a uma celebração onde salva o Magnifico de um atentado, com que faz ser de confiança de Lorenzo e tornando grande amigo, com isso Mauricio passa a frequentar os círculos mais tradicionais da cidade. Em um de seus passeios ele conhece Lorena, com que se apaixona e venha a se casar. Pelo fascínio que a joia causava as pessoas, Lorenzo investigou e descobriu várias histórias dos antepassados de Maurício que ele mesmo desconhecia. Antes de morrer Lorenzo devolve a esmeralda a Maurício e o faz prometer de devolvê-la ao verdadeiro dono. Nessa empreitada de devolução da joia Maurício e Lorena desenterram fatos intrigantes de seus passados.
É um romance histórico que explora o período da inquisição, o poder dos papas a época, a amizade de Leonardo da Vinci com os Médici. Fala da viagem de Cristóvão Colombo as índias, entre outros fatos históricos. A história tem fatos corriqueiros da época tais como: conspirações, sociedades secretas, fanáticos religiosos, pestes e invasões.
Em parte da história Leonardo da Vinci faz o retrato de uma das personagens, fiquei com a impressão que o autor quis insinuar que era a origem do quadro Mona Lisa.
Um livro bom de se ler, de fácil compressão, capítulos pequenos.
Uma questão que me chamou a atenção é o autor mencionar personagens reais da época, entre os de ficção, em nenhum momento notei o nome de Maquiavel.

Hellen.Zanetti 06/04/2024

Nada de extraordinário...
Enredo fraco, escrita nada envolvente... terminei pois estava sem opções.
Taciturno... não causa entretenimento e não é educativo... pronto.... falei.