Xógum

Xógum James Clavell

Resenhas - Xógum - Tomo I

ACarolinneUs5 09/03/2020

Xógum - Tomo I
Este é um livro muito bem escrito e muito complexo.
Conta parte da história do Japão através dos olhos de Blackthorne, que é um personagem incrível, e é muito interessante ver as mudanças nos tratamentos entre Blackthorne e Toranaga.
Achei a leitura lenta devido aos capítulos que são bem grandes, porém a história é única.
Recomendo.
Partiu Tomo II.

Pedro.FreiriaOliveira 01/12/2020

Grata surpresa
Sabe aquele livro que você queria que todo mundo lesse? Cara, #shogun é um livro incrível! Que "Game of Thrones" que nada, rs

Longo, com mais de 1200 páginas, tem uma leitura fácil... e ao mesmo tempo cheio de tramas que prendem a atenção. E ainda conseguiu reunir minhas grandes paixões: história, guerra e Japão.

A história fala de um navegador inglês que chega a deriva no Japão feudal (por volta dos anos 1600) e terá que aprender a conviver com a cultura local, sobreviver aos samurais, arranjar um jeito de ir embora, e tudo isso enquanto uma grande guerra civil está tomando forma. Sempre regado a muito sake!

O enredo se desenrola mostrando diversos contrapontos, e isso facilita o entendimento da história da época:
- Cultura Oriental x Cultura Européia (medicina, guerra, honra, morte, princípios, sexo, papel da mulher, comida, etc)
- Japão x China x Estrangeiros
- Portugal x Espanha x Holanda
- Católicos x Protestantes
- Budistas x Cristãos
- Tradição x Modernidade

Enfim, um livro antigo, que comprei num sebo por causa da capa, rs, e foi a melhor surpresa do ano! Recomendo demais!

#jamesclavell #samurai #japao #literatura #bookstagram #budismo #bushido #xogum #sake

Tiago 05/04/2024

Incrível
Uma linda obra que trata sobre choques de cultura, épica, envolvente, cheia de emoções, reviravoltas, traições e surpresas.

Longa 29/10/2022

Ótimo livro. Acompanhar a história de Anjisan no meios de samurais e perceber o choque cultural que ele sofre é muito interessante, você se vê muitas vezes inserido naquelas situações e se pergunta se conseguiria viver assim. Gostei muito também das reviravoltas envolvendo Toronaga e como suas decisões sempre anteveem muito a frente do restaurante das personagens.