Matrizes do Pensamento Psicológico

Matrizes do Pensamento Psicológico Luis Claudio M. Figueiredo

Resenhas - Matrizes do Pensamento Psicológico

elske 03/01/2024

Genealogia das ideias
Um livro que fala das origens e desenvolvimentos de diferentes enfoques no campo da psicologia. É tipo uma "genealogia" das ideias da psicologia, trazendo as origens de diferentes correntes do pensamento psicológico: algumas abordagens influenciadas pelas ciências naturais, pelo iluminismo, pela teoria da evolução, outras influenciadas pelo movimento romântico, outras pela linguística, etc. Não é propriamente um livro de história: as matrizes do pensamento psicológico trabalhadas por LCMF são contemporâneas; a psicologia, assim, possui uma diversidade teórico-metodológica desde o seu surgimento. O autor dividiu as matrizes em duas principais correntes: uma corrente cientificista, que separa sujeito e objeto, procurando explicar o seu objeto; e uma corrente compreensiva, influenciada pelo romantismo, que promove uma identidade entre sujeito e objeto, e tem um interesse pela compreensão, comunicação e interpretação. O livro termina sustentando que "as diferentes modalidades de teorização e prática psicológicas correspondem a diferentes formas de relações que os sujeitos instauram entre si no contexto da vida em sociedade", e que a multiplicidade dos enfoques da psicologia se deve à "complexidade e contraditoriedade das formas de relação social". É um livro denso, mas bastante elucidativo sobre a diversidade da psicologia e possíveis rumos desse projeto de ciência independente. LCMF conclui o livro dizendo que não há uma história da psicologia, mas sim histórias das psicologias; dentro de cada enfoque, existe um processo racional de crítica e superação de erro, mas a psicologia em si é um campo com enfoques diferentes e muitas vezes contraditórios entre si, sem nenhum consenso, mas que coexistem temporalmente, produzindo conhecimento psicológico.

Ariane335 29/09/2023

É um livro imprescindível para quem está cursando psicologia, porém a linguagem pode ser um pouco ?pesada?.

Paula1935 27/12/2022

Quase consigo entender
Era pra disciplina de Epistemologia, e eu achei incrível a ideia do pessoal de antigamente quando tentavam entender a ciência e a psicologia, ou entrelaçam as duas em funcionalista ou organicista ou romanticista. E é muito louco como aos 45 do segundo tempo, eu aprendi alguma coisa.

Igor 29/01/2022

Fins acadêmicos
Um livro importante para entender matrizes psicológicas e onde se encaixa pensamentos e autores. Tenho minhas ressalvas quanto a construção que o autor optou, mas no geral valerá a pena ter lido.

erikali__ 23/09/2021

"Há (...) histórias das psicologias."
Uma leitura interessante, principalmente para estudantes se aprofundarem a cerca de onde surgem as ideias e premissas das abordagens teóricas.

Além de mostrar muitos conteúdos, que torna a leitura um tanto cansativa e difícil no começo, o autor nos convida a pensar criticamente sobre essa variedade de abordagens e, consequentemente, a tentativa de unificação delas ou sobre o "quão ciência a psicologia é".

Como sou mais visual senti falta de ver algo como uma linha do tempo ou um pequeno mapa mental - compreendo completamente que esses recursos não estejam no livro - o que me deixou ainda um pouco perdida, na ordem de acontecimentos. Mas um grande pronto positivo é a menção a diversos nomes de destaque e suas grandes obras, permitindo a quem se dispor aprofundamento com a abordagem e suas teorias.

CleberR 18/02/2015

História das ideias na psicologia
Luís Cláudio M. Figueiredo, em seu livro Matrizes do Pensamento Psicológico, procura fazer uma regaste da história das ideias filosóficas e científicas que permitiram o surgimento da psicologia enquanto campo próprio de conhecimento. Porém, em uma tentativa de escapar de uma visão linear da história das ideias psicológicas, ele propõe a noção matriz de pensamento. Assim, ele considera que há dois grandes grupos de matrizes: a cientificista e romântica/pós-romântica. Contudo, esses dois grupos se dividem em subgrupos, que podemos ver pelos capítulos do livro.
A partir de uma visão geral da evolução da noção de sujeito na história humana (capítulo 1), o autor tenta esclarecer como essa mudança favoreceu o surgimento da psicologia. No capítulo 2, o autor faz um apanhado geral sobre as matrizes que serão abordadas ao longo do livro. No capítulo 3 e 4, respectivamente, matriz nomotética e quantificadora e matriz atomicista e mecanicista, o autor explora o contexto científico-cultural que emerge as primeiras ideias psicológicas que permitiram a noção de psicologia como ciência autônoma, entretanto, é também uma tentativa de constituir uma ciência natural sobre a mente e o comportamento que marcará tais matrizes.
Nos capítulo 5 e 6 são abordadas as matrizes de base funcionalista e organicista. Particularmente, gostei muito desses capítulos por explorar como as propostas da biologia, por exemplo, a teoria da evolução de Darwin, foram fundamentais para a constituição da psicologia, especialmente para as abordagens psicológicas mais conhecidas no Brasil. O capítulo 7 retoma a velha discussão da psicologia “ambiente x inato” de uma forma bastante fundamentada e como o interacionismo resolve tal disputa. Quanto à matriz vitalista e naturalista (capítulo 8), eu não entendi a proposta do autor, entretanto posso dizer que ele parece não concorda com as ideias dessa matriz.
As matrizes românticas e pós-românticas são explicitadas a partir dos capítulos 9 e 10, intitulado de matrizes compreensivas. Confesso que pouco entendi do capítulo 9, porém achei fantástico como o autor trabalha o capítulo 10. Aqui o autor aborda como o estruturalismo resolve vários problemas metodológicos românticos, qual foi o papel da linguística e da antropologia. A última matriz pós-romântica é a fenomenológica e existencialista, que aqui trás uma nova proposta de epistemologia para a psicologia, onde K. Jaspers busca referência para sua psicopatologia.
Por fim, tenho que assumir que minha compreensão do texto foi pouca e confusa. O texto é difícil e, caso alguém queira lê-lo, busque ajuda de um professor ou um colega mais experiente na história da psicologia. Contudo, é um livro que oferece uma visão de como o contexto científico-cultural-político influenciaram o surgimento da psicologia.

OBS.: Realmente espero críticas sobre esta resenha. Minha compreensão foi muito rasa e esse texto foi uma tentativa de elaborar minhas ideias sobre o livro.
Chiara 22/11/2018minha estante
Realmente o livro é muito difícil e confuso. Fico feliz em saber que não foi só eu que achei isso.
Já faz quase 4 anos que você escreveu, mas se ainda vale dizer, compreendi o mesmo que você sobre o texto haha.
Abraços

AnaPaula 12/02/2020minha estante
Eu gostei muito do livro, principalmente por essa proposta não linear historicamente, mas das matizes. Faz-nos compreender melhor toda a gama de teorias que em sua grande maioria não são ensinadas nas faculdades. Na minha prática sou existencialista e busco a especialização em logoterapia. E o livro proporcionou mais solidez em relação às escolhas que tive.