A Escola e o Conhecimento

A Escola e o Conhecimento Mario Sergio Cortella

Resenhas - A Escola e o Conhecimento

Clio0 12/07/2012

Texto interessante.

A desconstrução de alguns conceitos e a tese do dinamismo são aplicáveis, porém sua concepção da "pedagogia do amor" é claramente utópica se relacionada ao contexto atual.

A argumentação em cima de causas e consequências é concisa, mas não há formas sobre como aplicar a pedagogia proposta.
Felipe.Camargo 07/09/2021minha estante
Concordo plenamente!

Leonardo 23/12/2012

Acredito que Cortella seja um dos grandes pensadores dessa nossa geração. O cara tem uma escrita rápida, focada, sem perambulações.
Como futuro professor que quero ser, deixo aqui meu trecho favorito da obra, pois reflete exatamente o meu sentimento:

Porque somos educadores?
Por que dedicarmos toda uma existência a essa atividade cansativa, econômica e socialmente prejudicada e desvalorizada, entremeada de percalços? Por causa da paixão. A paixão pela ideia irrecusável de que gente foi feita para ser feliz. Paixão pela inconformidade de as coisas serem como são; paixão pela derrota da desesperança e pela ideia de tornar as pessoas melhores, paixão pelo futuro.
Juliane 16/02/2014minha estante
Precisamos de pessoas focadas em educar com amor, eu também como futura docente me baseio em uma frase de Rubem Alves:
Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossa palavra. O professor, assim não morre jamais....

A proposito, gosto das suas palavras.

Andre_Sch 30/07/2011

É um bom livro para iniciantes educadores sobre fundamentos e relatos históricos envolvendo cultura, escola e conhecimento.
Gostei muito da maneira como Mario Sergio Cortella conduz o livro e todos os dados relatados e esmiuçados pelo autor.
“ser humano é ser junto”

Marcio 10/05/2020

Lendo Cortella
Li esta obra, não por ela, mas sim por Cortella, no qual sou grande seguidor...

Jota 08/10/2013

Sensacional!
Um livro como esse é um passo para novas ideias. Como professor, a cada página que leio, surgem novas ideias e planos de aulas, que podem ser trabalhadas com turmas do 6º ao 9º ano, assim como Ensino Médio.

São muitas informações a cada página, porém de um jeito fácil de assimilar e compreender a mensagem do autor.

Esse é um daqueles livros que entram na estante dos preferidos e dos melhores que eu já li.

Volnei 29/01/2016

A escola e o conhecimento
Nesta obra Cortella nos apresenta um ponto de vista que vale a pena refletir sobre o mesmo. Apesar de muitos indivíduos passarem pelos bancos escolares, nem todos se atentam para a importância da aquisição do conhecimento. Sua aquisição não esta restrita ao meios escolares ou acadêmicos, mas estes são de fundamental importância para nortearem esta aquisição. De nada vale o conhecimento que não se sabe como colocá-lo em pratica no dia a dia.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos
Sidnei Andrade 29/01/2016minha estante
Já li esse livro. Gostei muito alguns apontamentos do Mario Sergio Cortella.