Os Anos Perdidos

Os Anos Perdidos T.A. Barron

Resenhas - Os Anos Perdidos

Natanxd12 23/04/2024

Merlin - Os Anos Perdidos, escrito por T. A. Barron é uma abordagem de um dos personagens mais marcantes das histórias arturianas, Merlin, em uma história infanto-juvenil.
O livro conta a história da infância de Merlin, ou melhor de Ermys, que está atrás de suas memórias perdidas e de seu lar.
O livro é bem objetivo e direto ao ponto, a leitura dele não é tão complexa e o autor consegue descrever bem os ambientes da história. Os personagens por sua vez que acompanham o protagonista são bem cativantes.
Para quem gosta de séries como Percy Jackson e os Olimpianos, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia acredito que vão achar bem interessante também.
Acredito que caso eu tivesse livro esse livro mais novo eu possivelmente teria me conectado mais a ele, por isso a nota 3, pois apesar de essa ser uma versão de Merlin bem interessante não chega muito perto das melhores interpretações do personagem em outras histórias.

Jefe 09/02/2023

"Antes de ser Merlin, ele era apenas um menino..
A história de Merlin em busca de conhecer a si mesmo o leva a vários lugares diferentes. Conhecendo amigos que dariam a vida por ele.
Eu sempre tenho alguma dificuldade no início de livros fantasia pq geralmente os personagens e os lugares tem nomes complicados, aí fico meio perdido. Mas no decorrer da história fica mais fácil pra entender e depois que se envolve na história então tu quer ler pra saber o que vai acontecer no próximo capítulo.

Nilo10 12/01/2023

Livro mediano
Confesso que foi uma compra não planejada. Não sabia aonde estava entrando. Talvez por isso algumas surpresas e decepções.

Surpresas: leitura muito fluida, rápida, fácil de compreender.

Decepções: acredito que seja um livro infanto-juvenil e devido a isso a ideia central e os conflitos são bem bobos. Resoluções de grandes desafios apressadas e simplórias. Parte 1 e 2 praticamente não acontece nada.

Mas mesmo assim é uma leitura leve e sem compromisso. Sem grande dificuldade. Vale a experiência, mas não é um livro inesquecível e que indicaria para várias pessoas. Talvez funcione bem para o seu público alvo.

Vanessinha:) 31/12/2021

Merlin
O livro conta um pouco sobre a infância do Merlin, o Grande Mago da história de Arthur.
Ele é narrado pelo próprio Merlin. Isso foi um ponto forte pra mim já que raramente vemos a história de Arthur contada por um dos personagens tão presentes nos fatos de uma Lenda tão conhecida.
Os personagens são bem construídos em suas personalidades.
O livro se trata de uma jornada de autoconhecimento.
Pretendo continuar a leitura dos próximos volumes .

Eron 13/12/2021

Os anos perdidos tem uma premissa bem interessante, contar o passado de um dos magos mais famosos, Merlin.

Mas assim como os leitores que não sabem muito por não existirem histórias abordando o assunto, o protagonista Emrys vai em busca de descobrir suas origens, de onde veio, quem são seus pais e até mesmo seu verdadeiro nome.
Assim acompanhamos sua aventura, bem típica e até mesmo clichê em alguns momentos através de Fincayra, entretanto, não foram pontos que me incomodaram.

A leitura é bem linear e vamos descobrindo junto com o protagonista a medida que os seus companheiros de aventura vão lhe contando detalhes do passado e segredos de Fincayra.

O final tem uma reviravolta bem interessante que não esperava. Apesar de deixar uma pequena ponta para as sequencias, estou empolgado para ler as próximas aventuras de Merlin.

Rafa 29/08/2020

Merlin de Arthur?
Neste livro e com esta narrativa fantástica, nós conseguimos ver o início de um grande personagem que inspirou grandes magos em grandes outros livros (Harry Potter por exemplo). Esse livro conta o início da vida de Merlin, os anos da vida dele que não são citados nos seus grandes feitos ao lado do nosso Rei Arthur, mas lembre-se essa história é contada bem antes da era de Rei Arthur. Com uma narrativa fantástica de T.A Barrow!

Os anos perdidos
Merlin e os anos perdidos se trata do passado do grande mago, sendo uma narrativa interessante sobre sua vida e de como ele vai amadurecendo. O universo e muito interessante e os personagens secundários são muito cativantes.

Achei uma leitura leve e muito interessante, mas tem momentos que é meio repetitivo em seu objetivo principal, mas apesar disso e uma leitura muito agradável e recomendo a quem ficou interessado.

J. K. Martins 01/01/2020

A história não contada
T. A. Barron nos apresenta a infância do renomago mago, Merlin, o que por si só já é interessante.
Mas não pense você que aqui veremos um mago poderoso ou coisa do tipo, mas sim a construção de um personagem que passou por problemas comun, difíceis, e que ajudaram a formar seu caráter.
Terminei o livro com um gostinho de ?quero mais?, e que foi saciado mais tarde ;)

Luquete 29/08/2016

Merlin
No primeiro livro da saga, conhecemos a verdadeira história de Merlin, artes mesmo dele se chamar assim, quando ele ainda era Emrys. O livro conta a história de antes de Emrys encontrar a magia que Houaiss dentro de si, fala sobre sua vida depois do tráfico acidente com fogo e quando parte em uma nova jornada pra saber sua verdadeira identidade junto da sua amiga e seu fiel Esmerilhão.

Helena Eher 18/10/2015

Merlin é um livro que conta a história desse mago ainda criança. Sem saber nada sobre seu passado, sua família e nem mesmo qual seu nome, Emrys (nome temporário do mago) encontra Brawen, que diz ser sua mãe.

Os dois vivem em um vilarejo onde não são bem aceitos. Merlin começa a descobrir que tem alguns poderes, mas não sabe como lidar com eles.

Depois de um acidente que ocorre nesse vilarejo, Merlin decide nunca mais usar seus poderes. Também resolve sair sozinho a fim de descobrir sobre seu passado, numa aventura onde encontrará vários amigos e inimigos.

Apesar de adorar esse personagem, não gostei muito do livro, pois achei a história um pouco lenta e arrastada por dois motivos principais: descrições muito detalhadas (principalmente sobre a natureza) e repetição de falas e ideias. O narrador, que é o Merlin, repete para cada personagem que está em busca de sua identidade.

Fora isso, é interessante ver o desenvolvimento do mago e as últimas 100 páginas são bem emocionantes, mas não fiquei com vontade de ler o restante da trilogia.

site: http://leitoranaholanda.com.br

Julio C. B. Sil 30/09/2015

O Sábio Tolo
Não perca seu tempo! O autor escreve mal e a história é mal desenvolvida. A idéia de fazer um livro de aventura sobre o grande mago foi boa, mas o autor não soube desenvolvê-la. O autor apresenta questões que é mais do que óbvio o que acontecerá, porém Merlin não o enxerga. É meio contraditório dizer que o mais sábio dos homens, mesmo quando jovem, não conseguia ver nem o óbvio

P. S. : Há vários erros de tradução

Bianca.L 05/07/2015

Merlin: Os Anos Perdidos
Estou um pouco confusa quanto a este livro. Eu não sei ao certo se ele é bom ou ruim, no começo me pareceu instigante pelo fato de poder aprender um pouco mais sobre Merlin e sua vida mas logo de inicio tive uma descepção (que não vou falar pra não dá spoiler) e isso me pareceu um desafio., No entanto, no meiado do livro pareceu que o autor estava sem ideias e resolvel se "inspirar" em obras literárias clássicas. cheias de clichês. para terminar a história, mesmo assim o livro consiguiu me prender até o fim. então diria que ele é intermediário.