Os Anos Perdidos

Os Anos Perdidos T.A. Barron

Resenhas - Os Anos Perdidos

Fernanda 21/10/2013

Resenha: Os Anos Perdidos
Resenha: Os anos perdidos do autor T. A. Barron, acompanha uma trajetória encantadora de um dos magos mais conhecidos e dignos de surpresas. Merlin é ousado e desafia todas as barreiras do tempo, da história e dos próprios estudiosos.

Sempre fui fã deste personagem indecifrável e fantasioso: já acompanhei séries televisivas, filmes e já li vários livros que retratam sua vida. Então, vocês podem imaginar o quanto fiquei curiosa com este livro lançado pela Galera Record. Fiquei e ainda estou mesmo depois de ter finalizado a leitura cheia de expectativas, e o bom é que em nenhum momento me senti frustrada ou desapontada com o texto. Pelo contrário, a história foi muito bem focada e detalhou pontos relevantes e compreensíveis.

Merlin sempre foi muito misterioso, com tantas lendas girando ao seu redor até a sua juventude não podia ficar de fora das pesquisas e elaborações históricas. Esta trama aponta para cenários inexplorados e apresenta passagens atormentadas e angustiantes. São verdadeiros anos perdidos e o leitor precisa, antes de mais nada, estar preparado para ser surpreendido várias e várias vezes.

Emrys não tem certeza de nada, já que está sem memórias. Ele nem ao menos sabe se a mulher que o acompanha é realmente a sua mãe. Após ocorrer alguns fatos inesperados e terríveis, ele tem a certeza de que precisa mudar a situação em que se encontra e por esse motivo decide ir atrás de respostas sobre a sua própria vida.

Nesta viagem inusitada, o garoto passa por lugares maravilhosos e fascinantes, levando o leitor ao ápice de sua imaginação com tamanhos atrativos sedutores e simbólicos. Neste percurso, aos poucos ele vai percebendo que há muita informação escondida, bem mais do que ele estava procurando... fatos perigosos e de muita importância. Assim como as coisas também se interligam com uma maestria digna de ser aprofundada. Começamos também a notar o desenvolvimento de seu caráter e a seu amadurecimento.

O enredo é muito bem centrado e entrelaça os acontecimentos sem deixar pontas soltas ou sequer dúvidas relacionadas, apesar de que a curiosidade sobre o próximo volume se torna perceptível e com razão. Todos os elementos místicos são acrescentados com envolvimento e perspicácia, fazendo com que haja uma harmonia firme entre todos os personagens, seja sobre o Rei Arthur, os druidas e suas diversas lendas.

Por mais que ela me chamasse de Emrys, eu não conseguiria afastar a sensação de que meu verdadeiro nome era... outro. No entanto, eu não fazia idéia de onde procurar a verdade, exceto talvez nas sombras agitadas dos meus sonhos. Pg. 34

Por: Segredos em Livros

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-os-anos-perdidos-t-barron.html

Eron 13/12/2021

Os anos perdidos tem uma premissa bem interessante, contar o passado de um dos magos mais famosos, Merlin.

Mas assim como os leitores que não sabem muito por não existirem histórias abordando o assunto, o protagonista Emrys vai em busca de descobrir suas origens, de onde veio, quem são seus pais e até mesmo seu verdadeiro nome.
Assim acompanhamos sua aventura, bem típica e até mesmo clichê em alguns momentos através de Fincayra, entretanto, não foram pontos que me incomodaram.

A leitura é bem linear e vamos descobrindo junto com o protagonista a medida que os seus companheiros de aventura vão lhe contando detalhes do passado e segredos de Fincayra.

O final tem uma reviravolta bem interessante que não esperava. Apesar de deixar uma pequena ponta para as sequencias, estou empolgado para ler as próximas aventuras de Merlin.

Vanessinha:) 31/12/2021

Merlin
O livro conta um pouco sobre a infância do Merlin, o Grande Mago da história de Arthur.
Ele é narrado pelo próprio Merlin. Isso foi um ponto forte pra mim já que raramente vemos a história de Arthur contada por um dos personagens tão presentes nos fatos de uma Lenda tão conhecida.
Os personagens são bem construídos em suas personalidades.
O livro se trata de uma jornada de autoconhecimento.
Pretendo continuar a leitura dos próximos volumes .

Rafa 29/08/2020

Merlin de Arthur?
Neste livro e com esta narrativa fantástica, nós conseguimos ver o início de um grande personagem que inspirou grandes magos em grandes outros livros (Harry Potter por exemplo). Esse livro conta o início da vida de Merlin, os anos da vida dele que não são citados nos seus grandes feitos ao lado do nosso Rei Arthur, mas lembre-se essa história é contada bem antes da era de Rei Arthur. Com uma narrativa fantástica de T.A Barrow!

Michelle 15/04/2015

Merlin: os anos perdidos.
Confesso que fiquei muito receosa sobre o que falariam de Merlin nesse livro… Sabe quando você compra o livro, mas não tem a certeza de que será realmente “O livro”? Bom, mas como na época estava em promoção: R$ 11,00 reais – bendito seja o Dia do Consumidor – eu acabei colocando no carrinho.

Eu sempre leio tudo o que posso sobre Merlin e o Rei Artur. Desde livros históricos até mesmo fantasias, romances… As estórias sempre me encantaram muito e, de fato, eu nunca pensei que Merlin poderia ter sido criança um dia. Para mim, ele sempre foi aquele velhinho de barbas longas, um ermitão. Daí a imaginar que alguém resolveu falar sobre o passado do mago sendo que quase não há registros históricos ou folclóricos sobre ele… Me soou meio assustador e eu fui lendo com um pé atrás… Precisei esquecer tudo o que eu li sobre Merlin para começar a ler esse livro…
De primeira, senti a leitura bem próxima a de Marion Zimmer Bradley em A Filha da Noite, um livro fácil e tranquilo de ler, com uma estória ponderada e um tanto quanto morosa.

Neste primeiro volume, Merlin – nem sempre esse foi seu nome – perde a memória quando é cuspido pelo mar numa praia rochosa de Gwynedd, País de Gales. Vivendo com a única pessoa que cuida dele após o incidente, sem saber quem é e de onde vem, o menino percebe que há com ele algo de diferente: a intuição, a sensibilidade, o dizer algo e fazer acontecer. Mas Merlin tem medo de usar seus poderes ainda desconhecidos até que uma fatalidade acontece no Vilarejo onde mora e ele se vê obrigado a buscar a si mesmo e sua história de vida antes de ter sido levado pelo mar.
Até aí a estória se passa leve e devagar, quase sem diálogos.O livro começa a ficar mais interessante a partir da Parte 2.

Barron insere alguns deuses celtas-irlandeses e também gauleses em sua trama. Por conta disso, em determinado momento, comecei a achar engraçado ter a sensação de que o autor quer, de alguma forma, nos provar tudo o que sabe acerca do universo que lhe inspirou. Eu não consigo achar isso legal, acaba ficando forçado, mas Barron deu a volta por cima com certeza.

Por fim, acredito que o livro seja tudo o que você jamais imaginou sobre Merlin, e talvez, vá contra tudo que um dia você possa ter imaginado, mas depois que a leitura começa, que a estória se desenvolve e os diálogos finalmente acontecem, a trama realmente nos prende.

A leitura é fácil, tranquila. Muitas vezes pode ser que você ache que há algo mal explicado ou pode ser que sinta um vazio na estória, no entanto, Barron consegue surpreender. É um livro bom, acho que vale a pena.

Minha nota: 7.9

site: Do blog: https://resenhastavalendo.wordpress.com/2015/04/10/merlin_osanosperdidos/

Os anos perdidos
Merlin e os anos perdidos se trata do passado do grande mago, sendo uma narrativa interessante sobre sua vida e de como ele vai amadurecendo. O universo e muito interessante e os personagens secundários são muito cativantes.

Achei uma leitura leve e muito interessante, mas tem momentos que é meio repetitivo em seu objetivo principal, mas apesar disso e uma leitura muito agradável e recomendo a quem ficou interessado.

Felipe 17/12/2014

O livro tem uma temática interessante, bons ambientes, porém é um tanto quanto infantil. É promissor, tem o que é preciso para melhorar nos livros seguintes. Espero que se torne algo mais adulto e a saga vai conquistar o seu espaço no meu heart.

Bianca.L 05/07/2015

Merlin: Os Anos Perdidos
Estou um pouco confusa quanto a este livro. Eu não sei ao certo se ele é bom ou ruim, no começo me pareceu instigante pelo fato de poder aprender um pouco mais sobre Merlin e sua vida mas logo de inicio tive uma descepção (que não vou falar pra não dá spoiler) e isso me pareceu um desafio., No entanto, no meiado do livro pareceu que o autor estava sem ideias e resolvel se "inspirar" em obras literárias clássicas. cheias de clichês. para terminar a história, mesmo assim o livro consiguiu me prender até o fim. então diria que ele é intermediário.

Julio C. B. Sil 30/09/2015

O Sábio Tolo
Não perca seu tempo! O autor escreve mal e a história é mal desenvolvida. A idéia de fazer um livro de aventura sobre o grande mago foi boa, mas o autor não soube desenvolvê-la. O autor apresenta questões que é mais do que óbvio o que acontecerá, porém Merlin não o enxerga. É meio contraditório dizer que o mais sábio dos homens, mesmo quando jovem, não conseguia ver nem o óbvio

P. S. : Há vários erros de tradução

Helena Eher 18/10/2015

Merlin é um livro que conta a história desse mago ainda criança. Sem saber nada sobre seu passado, sua família e nem mesmo qual seu nome, Emrys (nome temporário do mago) encontra Brawen, que diz ser sua mãe.

Os dois vivem em um vilarejo onde não são bem aceitos. Merlin começa a descobrir que tem alguns poderes, mas não sabe como lidar com eles.

Depois de um acidente que ocorre nesse vilarejo, Merlin decide nunca mais usar seus poderes. Também resolve sair sozinho a fim de descobrir sobre seu passado, numa aventura onde encontrará vários amigos e inimigos.

Apesar de adorar esse personagem, não gostei muito do livro, pois achei a história um pouco lenta e arrastada por dois motivos principais: descrições muito detalhadas (principalmente sobre a natureza) e repetição de falas e ideias. O narrador, que é o Merlin, repete para cada personagem que está em busca de sua identidade.

Fora isso, é interessante ver o desenvolvimento do mago e as últimas 100 páginas são bem emocionantes, mas não fiquei com vontade de ler o restante da trilogia.

site: http://leitoranaholanda.com.br

Luquete 29/08/2016

Merlin
No primeiro livro da saga, conhecemos a verdadeira história de Merlin, artes mesmo dele se chamar assim, quando ele ainda era Emrys. O livro conta a história de antes de Emrys encontrar a magia que Houaiss dentro de si, fala sobre sua vida depois do tráfico acidente com fogo e quando parte em uma nova jornada pra saber sua verdadeira identidade junto da sua amiga e seu fiel Esmerilhão.

J. K. Martins 01/01/2020

A história não contada
T. A. Barron nos apresenta a infância do renomago mago, Merlin, o que por si só já é interessante.
Mas não pense você que aqui veremos um mago poderoso ou coisa do tipo, mas sim a construção de um personagem que passou por problemas comun, difíceis, e que ajudaram a formar seu caráter.
Terminei o livro com um gostinho de ?quero mais?, e que foi saciado mais tarde ;)