O Bisturi de Ouro Chaiene Santos

Resenhas - O Bisturi de Ouro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Arca Literária 14/06/2015

O livro chama atenção pela capa, que tem algumas letras em alto relevo e foto belíssima que cria um clima de suspense e mistério. As páginas são amareladas e as letras de um ótimo tamanho, facilitando a leitura.
A obra O bisturi de ouro me surpreendeu com o título, pois, imagina que o mesmo fosse por um motivo e foi por outro totalmente diferente e isso foi um ponto positivo, no qual não poderei dar maiores detalhes para não haver spoillers.
A história se inicia no ano de 1975 e o personagem principal está com 11 anos, se chama Eduardo, vivia com os pais e irmãos em uma vila de operários, que fora construída para os trabalhadores de uma antiga fábrica da sua cidade. A cidade chamada Monte Belo, cercada de mata verde por ambos os lados, localizada no Estado do Rio de Janeiro. Eduardo mesmo diante das dificuldades financeiras da família era uma criança feliz, brincava de futebol com os amigos, soltava pipa e estudava muito. Ele era um exímio aluno o que despertava em alguns colegas de classe média alta o sentimento da inveja, principalmente de Glauco.
Dona Catarina, mãe de Eduardo, sempre teve o sonho de ver seu filho se tornar um médico e costurava para fora e juntava as economias para ajudar na realização do projeto de vida de Edu, porém, o marido era totalmente contra e não acreditava que em uma família pobre poderia surgir um médico, devido aos custos altíssimos da faculdade de medicina.
O menino Eduardo cresceu, se tornou um homem responsável, esforçado, estudioso, e com a dificuldade financeira apertando ele mudou um pouco o foco e passou no vestibular para a faculdade de Administração e estagiando durante o dia para ajudar em casa e juntando para seu sonho futuro: ser médico!
Infelizmente, certo dia quando Eduardo estava na aula, sua mãe é brutalmente assassinada, e ele deseja descobrir quem fez isso com sua amada mãe e algumas desconfianças começam a surgir e nosso personagem consegue ligar os fatos e descobre o assassino de sua mãe querida, porém, por falta de provas o caso é arquivado naquele momento. Eduardo segue desolado, entretanto, com força de vontade ainda maior de realizar o seu desejo e o da sua finada mãe, de cursar a faculdade de medicina.
“Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir adiante” (p.71)
Aos 22 anos Eduardo toma uma decisão seguir rumo ao seu sonho e tentar o temido vestibular de medicina, e começa a estudar por conta própria e com ajuda de alguns amigos que emprestavam os livros, e eis que Edu é aprovado para a Universidade Federal de Medicina de São Francisco de Assis do Rio de Janeiro e uma frase que marca esse momento e alguns momentos de vitórias que temos, é:
"Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história...” (p. 73)
Os personagens são bem construídos e cada um com sua singularidade. Alguns aparecem mais e são importantes no desfecho da história e outros vão surgindo no decorrer da narrativa. Sem contar que temos a “pessoa da capa preta e máscara” que persegue Eduardo e por algumas vezes tentou matá-lo.
Com o passar dos anos Eduardo se forma e se torna um médico conceituado e respeitado no meio da medicina. Amores, encontros, desencontros, mistério, suspense, egoísmo, simplicidade, sonhos, perseguição, inveja, fé, esperança, determinação, dentre outros formam O bisturi de ouro.
Chaiene Santos, diante da sua obra conseguiu de uma forma sutil abordar preconceitos sociais, fé e os sonhos, pois, tudo é possível quando se tem caráter e força de vontade, nem o Universo consegue conspirar contra. E que final foi esse? Para tudo!!! Teremos O bisturi de ouro 2? Super indico para pré-vestibulandos, amantes de literatura policial e obras de ficção.
(COMENTE EM NOSSO SITE)

site: WWW.ARCALITERARIA.COM.BR

Sr. Tito 06/06/2015

O livro O Bisturi de Ouro, do autor parceiro Chaiene Santos, é um romance policial que narra uma estória de superação marcada por momentos eletrizantes, fazendo-nos dependentes de respostas.
A trama inicia no ano de 1975, com um Eduardo pré-adolescente. O garoto mora na cidade de Monte Belo, no Rio de Janeiro, com os pais, Catarina e Roberto, e seus irmãos, Anabela e Francisco. A família é humilde, porém com amor e dedicação empenha em manter-se forte e estável.
Mediante a pobreza, Eduardo está destinado a trabalhar nas fábricas, assim como seu pai. Porém, o garoto guarda o sonho de tornar-se um médico, desejo esse motivado pela mãe. Ao longo das páginas, acompanhamos o menino em sua trilha para o sucesso.
Com uma memória incrível e imaginação fértil, ele é um aluno muito esforçado e estudioso. E então vamos conhecendo esses obstáculos enfretados pelo protagonista, entre eles a condição financeira, as distâncias e, claro, os conteúdos dos exames.
Contudo, nada o impediria de seguir seu coração até a faculdade de Medicina. Absolutamente nada.

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e seguir adiante".
Um fato trágico ocorre na família de Eduardo, criando no coração do menino um sentimento de ódio e um desejo ardente de vingança. Mas será que ele se renderia a esse desejo? Ou com suas forças tentaria buscar o perdão?
Apesar da persistência em ingressar na faculdade de Medicina, a mente dele sempre ruma para o assassino de Você-Não-Sabe-Quem. A polícia não ajuda muito, e o ódio cresce mais e mais. Sem contar, um perseguidor mascarado atormentando sua vida (capa).

"O mascarado espancou a face direita de Eduardo, pegou o maçarico e o aproximou do rosto do jovem, que sentiu o calor lhe ardendo os olhos. Um cheiro de cabelos queimados chegou ao seu olfato. De repente, um barulho de alguém se aproximando. A pessoa largou o maçarico aceso no chão e correu em retirada."
A premissa do livro é extraordinária. Com uma escrita cativante, o autor nos introduz em um Brasil de décadas atrás onde um jovem que tinha tudo para ser mais um entre milhões se torna um grande homem. Uma trama sobre evolução social com generosas pitadas de mistério, suspense, drama e romance. Porém, achei que faltou um pouco mais de ação. Ele poderia ter desenvolvido a estória para um lado mais sombrio, se assim que quisesse, mas quem sou para opinar nas escolhas de um escritor? O final é eletrizante, tendo uma brecha para uma possível continuação (espero que haja).
Recomendo a obra de Chaiene Santos para você que está em busca de uma leitura diferenciada e única, ou para você que procura conhecer a situação brasileira de antigamente de forma interessante, ou você que simplesmente decidiu perder o fôlego ao submergir nas palavras de uma verdadeira obra de arte!

site: http://blogsubmersoempalavras.blogspot.com.br/

ViagensdePapel 14/05/2015

O Bisturi de Ouro, de Chaiene Santos
Sabe aquele livro que te dá a sensação de estar vendo a novela das oito? Foi exatamente assim que me senti ao finalizar a leitura de O Bisturi de Ouro. O livro foi lançado no ano passado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século.

Neste romance, o autor nos apresenta a história de Eduardo, um rapaz que luta todos os dias para realizar seu sonho: ele deseja formar-se em Medicina. Nascido em uma família unida, repleta de amor e carinho, a vida nem sempre foi tão fácil para Eduardo. Com o pai trabalhando em uma fábrica e a mãe dona de casa, ele e os dois irmãos cresceram em uma família humilde, tendo os recursos limitados e compartilhando o pouco que possuem.

A mãe de Eduardo, Catarina, sempre sonhou em ver seu filho se tornar um médico, e ela trabalha noite e dia para poder dar a oportunidade de o filho entrar em uma boa faculdade e se tornar doutor. Muitas vezes contrariada pelo seu marido que não acredita que um pobre conseguirá cursar uma faculdade de medicina, Catarina não desiste do sonho e tem fé que um dia irá se realizar.

Acompanhamos a vida de Eduardo e sua família desde o início, quando o garoto ainda pequeno já demonstrava que seria um grande homem. Sempre dedicado aos estudos, Eduardo destacava-se nas aulas e era tido como um dos melhores alunos, o que passou a causar inveja em um colega de turma, Glauco, que apesar de vir de uma família rica e ter sempre o melhor, se irritava toda vez que via Eduardo conquistando algo.

Os anos se passam e vemos Eduardo crescer e se transformar em um homem honrado, apaixonado por Helena, uma garota muito bonita e que o ama. Além disso, agora dentro dele a vontade de se tornar um médico é ainda maior, e ele se dedica muito para realizar seu sonho e o de sua mãe. Mas como a vida não é uma mar de rosas, um crime acontece, uma tragédia horrível e triste, que acaba por revelar para Eduardo que ele não pode confiar em uma das pessoas que ele considera muito importante.

Bom, acho que já deu para vocês entenderem um pouco da história, né? Não foi uma leitura maravilhosa, confesso, pois senti que alguns acontecimentos foram muito forçados. Senti muito a falta de ter uma visão mais humanizada, principalmente no personagem principal. Digo isto pois ele é sempre perfeito, sempre justo e correto. No livro inteiro vemos um homem perfeito, não que isso seja ruim, mas, convenhamos, pessoas perfeitas não existem. Chega a ser chato acompanhar a história de uma pessoa sem defeitos, que em nenhum momento comete erros.

Todos os personagens são unilaterais, o mocinho é só bom, o vilão é só ruim, e isso me incomoda muito, pois eu gosto de ver quando os personagens evoluem, gosto de ver todos os seus lados, isso é o que me conecta e me faz torcer ou odiar um personagem.

“Deus não poderia estar em todos os lugares, e pensando assim, fez as mães. Eduardo sentia-se feliz ao lado da mãe, que tanto o ajudava e torcia por ele. Sentia-se privilegiado por ter um lar fraterno e solícito. Cultivava respeito e admiração pelo pai, que andava com uma sapato com um furo no solado, por não ter coragem de tirar o dinheiro do sustento do lar para gastar consigo. Sempre dizia que a vaidade é fruto da falta de amadurecimento na vida e, assim, escondia da família o sapato furado para não aborrecê-la.”

A história é muito bonita e contada de uma maneira delicada (pontos para o autor!). É bonito ver as conquistas de Eduardo, pois ele faz por merecer. Só que infelizmente é muito previsível, você começa a ler e já meio que sabe o final, cada acontecimento você sabe como vai terminar. Não é legal deixar tudo tão previsível assim, o mistério nem é tão misterioso, senti falta de temer os acontecimentos e de me surpreender.

O Bisturi de Ouro leva três estrelas por ser uma leitura leve e bacana, mas que infelizmente não me prendeu, e eu acabei por descobrir tudo antes mesmo de terminar a história. Para quem curte histórias mais rápidas e que carregam uma lição bonita de vida, fica a sugestão!

site: http://www.viagensdepapel.com/2014/12/o-bisturi-de-ouro-por-chaiene-santos.html

Marcio Silva 28/04/2015

Mistérios de uma vida sofrida, mais com muitas alegrias.
Nascido de família pobre, Eduardo era um garoto muito estudioso e sempre sonhava em ser médico, mais seus pais como não tinham condições de pagar uma faculdade, não acreditavam nesse sonho do filho e com o tempo Edu começa a amolecer o coração de sua mãe, que começou a ter o sonho de seu filho um dia ser um doutor. Com o tempo Edu conhece Helena a irmã de um de seus amigos e acaba se apaixonando por ela, mais o namoro não durou muito tempo, pois Helena teve que se mudar e sem terminar o namoro eles se separam.

Chegando próximo de terminar os estudos ele começa a estagiar e fazer curso, intercalando estágio de manhã, curso a tarde e estudos a noite! Mais próximo aos 18 anos, ele começa a se desanimar da vida, decidindo assim trabalhar e ajuntar um dinheiro para um dia fazer a tão sonhada faculdade de medicina. Tudo ia tão bem em sua vida, que ele até resolveu fazer uma faculdade de administração no turno da noite, mais o pior estava para acontecer, a sua tão amada mãe teria morrido de um modo tão cruel, que o deixou tão desanimado.
"Você é meu sangue e foi muito mais que mãe, foi amiga e companheira. Nas horas difíceis, esteve ao meu lado e me dizia tudo que eu precisava para seguir o meu caminho. Será para sempre um pedaço de mim. Tenho orgulho de ser seu filho."
Com o tempo Edu é mandado em bora de seu emprego e ele vê aí uma oportunidade para fazer a sua faculdade de medicina que tanto queria. Sendo aprovado na faculdade, ele se vê obrigado a vender seu carro que tinha conseguido com tanto esforço, para assim poder se manter enquanto fazia o curso. Mais só isso não bastava, foi aí que ele resolveu intercalar um curso de detetive que iria lhe render um dinheirinho e assim poderia ajudar a sua família, mais coisas começam a acontecer e o deixam apreensivo, pois um homem mascarado o perseguia.
"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir adiante."
Um de seus amigos que era conhecido como Glauco começa a trabalhar como piloto de helicóptero de resgate e em um desses resgate ele acaba socorrendo uma senhora bondosa e cheio da grana, resolve recompensa-lo pelo o bom ato que ele havia feito.

Com a reta final de sua faculdade, Edu começa a trabalhar como aprendiz de um cirurgião bem sucedido e em desses dias, seu professor acaba por passar mal em plena cirurgia e pede com que ele segui-se, mais meio apreensivo ele vai executando e prestando atenção em seu professor! Assim que concluída ele é elogiado e ex que surge o titulo de O Bisturi de Ouro.

Continue lendo>>

site: http://umbaixinhonoslivros.blogspot.com/2015/04/resenha-6-o-bisturi-de-ouro-chaiene.html

Luana 28/04/2015

Resenha #25
Conta a história de Eduardo,um garoto de família humilde,do qual sonha em ser médico.Sua mãe,Catarina,vendo o esforço do filho para realizar seu sonho,decide ajuda-lo,pegando mais serviços com costuras e etc,guardando o dinheiro que consegue.Dedicado aos estudos, não mede esforços para alcançar seu objetivo, mesmo que isso signifique se privar dos prazeres da vida ou da companhia de quem ama.

Mas os talentos de Eduardo não passam despercebidos para um homem que se dizia seu amigo próximo e durante sua jornada a inveja dele cresce,pois Eduardo é sempre o centro das atenções,posto que antes pertencia a ele,e um inimigo surge.Sua primeira vítima?Dona Catarina,mãe de Eduardo,que por instinto ou pura desconfiança,voltou para sua casa para se certificar que havia trancado a porta,quando se depara com o seu assassino,lhe roubando de suas tão preciosas economias.

Por falta de provas,o caso do assassinato de dona Catarina é 'encerrado'.Quantas mortes serão executadas até que o assassino seja preso?

A narrativa é feita em terceira pessoa e se passa de uma maneira rápida.Gostei da trama e de como ela se desenvolveu,mas na minha opinião,o final meio que deixou a desejar,acho que eu não entendi muito bem como terminou,pois da-se a entender que terá um segundo volume e que o vilão ainda está vivo de uma forma sobrenatural,sei lá rsrs Mas vale a pena para pessoas que curtem suspense e ação.

site: http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/2015/02/o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos-25.html

Taty 11/04/2015

O Bisturi de Ouro | Blog Coleções Literárias
Um Sonho, Muita Dificuldade... Um Assassino

Eduardo desde muito pequeno sempre teve um sonho quase impossível de realizar pelo fato de pertencer a uma classe social muito pobre... Ele queria ser médico. Sua mãe sempre o apoiou e juntava dinheiro para ajudar a pagar a faculdade do filho.
Edu sempre foi um garoto inteligente que se destacava facilmente na escola, tinha facilidade em aprender qualquer matéria, mas acima de tudo era um garoto esforçado.
Na adolescência Edu também conheceu Helena, uma linda garota, eles começaram um namoro, o destino os separou, mas ambos não se esqueceram.

Edu teve uma infância feliz no amar amável, mas sofria muito na escola por ser sempre o queridinho dos professores, isso despertou inveja em Glauco, um colega da sua turma que se aproximou de Edu com uma falsa amizade. Quando Glauco soube que Dona Catarina (mãe de Edu) estava juntando dinheiro para ajudar o filho a realizar o sonho de ser médico, Glauco planejou roubar o dinheiro, mesmo sendo de uma boa vida financeira. As coisas não saíram como planejado e ele acabou matando a sangue frio a mãe do "amigo".

Edu descobriu que Glauco era o assassino de sua mãe. mas não tinha provas o suficiente para coloca-lo atrás das grades e assim decidiu prosseguir com a vida e sozinho realizar o seu sonho e o da sua mãe, mas sempre tinha alguém o acompanhando, um homem mascarado que tentou mata-lo por diversas vezes.

Ele consegue realizar seu sonho se tornando o melhor médico cirurgião e recebendo o apelido de "O bisturi de Ouro", mas ainda tinha algo a fazer, colocar o assassino de sua mãe atras das grades e faze-lo pagar por tirar do mundo a pessoa que mais amou.

A história começa em 1975 e o autor soube perfeitamente ir mudando a maneira que as pessoas falavam nessa época até chegar no ano 2000, achei isso muito legal.
O autor no incio era bem detalhista, mas isso foi se perdendo no decorrer da história e as coisas ficaram meio rápidas e lentas ao mesmo tempo, não sei como explicar.
Achei os diálogos artificiais, mas na reta final melhorou bastante.
Quando recebi o livro, fiquei mega curiosa e obviamente achei que seria um livro repleto de suspense, até porque a capa indica isso, mas infelizmente tudo é muito previsível, logo no inicio já é deduzível o fim. O perseguidor de Edu só poderia ser duas pessoas e o livro deixa claro isso, então não teve como me surpreender.

Acho que vi o livro mais como uma "biografia" (ou algo parecido), pois o leitor vai acompanhar Edu realizar o sonho de ser médico, todos os concursos e provas, todos trabalhos até ele chegar onde realmente queria chegar e chegou. Acompanhamos Edu da infância ao envelhecer, sabe? Então o que eu realmente gostei muito foi a determinação dele, nunca desistiu, se matava estudando, deixou a diversão de lado para realizar seu sonho e ajudar o pai e os dois irmãos menores. Edu é um exemplo de vida, deixando claro que quando queremos somos capazes.

Eu gostei do finalzinho do livro, que deixou um ar de continuação e algo realmente misterioso, pois já havia sido revelado tudo e no finalzinho fica aquela coisa tipo "O que está acontecendo?" e realmente deu a entender que aquilo era coisa sobrenatural (Vocês vão entender quando ler).

Quando comecei a ler o livro eu quase desisti, pois o inicio é triste. Edu quando criança via seus coleguinhas comerem lanches delicioso e ele não tinha condição alguma de comprar. O pai que trabalhava em uma fabrica trazia pedaços de carnes ou sobremesas que deixava de comer no serviço para levar para os filhos que o esperavam ansiosos para saber o que o pai trazia daquela vez. Então isso me deixou reflexiva sabe? Temos tudo nas mãos e não corremos atras dos nossos sonhos por achar que é muito difícil. (Digo isso por mim) e Edu que não tinha condição e a única que acreditava em seu sonho foi tirada dele por um homem que se dizia "amigo"
Outro fato incrivel e reflexivo e quando Edu decide mostrar a Glauco o quanto seu coração é de ouro (Não vou contar o que ele fez, porque seria spoiler), mas foi algo que me deixou pensando (Será que eu seria capaz?). Edu é um homem de ouro.
Bom gente, leia o livro, pois a lição de vida é incrível e o exemplo de Edu é ainda mais maravilhoso.
QUOTES
Ele não poderia esquecê-la... Era uma força estranha; uma busca desesperada por algo que tinha cheiro de... Vida... Helena.

É imprescindível o amor e a paixão para que qualquer aprendizado seja uma prática virtuosa, sem que esta perca o sentido e se transforme apenas em meras crendices.

Ser um vendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história.

Link: http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene.html

site: colecoes-literarias.blogspot.com.br

Faces EM Livros 07/04/2015

Eduardo é um menino sonhador, mora em um pequeno vilarejo na cidade de Monte Belo, no Rio de Janeiro. Como todo garoto que sonha, ele quer ser médico e não pensava em desistir tão cedo do seu sonho. Sua mãe o apoiava, guardava o pouco dinheiro para auxiliar no futuro do seu filho. Seu pai tinha os pés no chão, aconselhava o seu menino a uma profissão mais adequada a sua realidade, mesmo assim seu pai o apoiava para realizar o seu grande sonho.

''A adolescência é a fase mais ''estranha'' da vida. Nela as emoções são intensas - tantas dúvidas e ao mesmo tempo certezas. É nessa fase que se pergunta: '' O que é realmente o amor?'' (...) Não se sabe! Não se sabe se é isso, se é só isso, se é tudo isso, se é tudo isso e muito mais ou se não é nada disso. Não se sabe a correta definição do amor e se ela sequer existe. Eles sabem que se amam, independentemente do que seja isso... ''

O garoto vive seu primeiro amor, e encontra forças para alcançar o seu objetivo. Eduardo ganha um inimigo, Glauco, que tenta fazer de tudo para destruir a felicidade do garoto. Para tristeza de Eduardo a sua mãe é assassinada e o dinheiro reserva fora roubado. As esperanças e sonhos do menino são destruídos. Agora, seu único objetivo é descobrir pistas sobre o assassinato de sua mãe e tem sérias dúvidas quanto ao seu inimigo Glauco. Com uma narrativa fascinante O bisturi de ouro guarda surpresas inesperadas. Eduardo conseguirá realizar o seu sonho? Descobrirá o assassino de sua mãe?

O autor Chaiene Santos, desenvolve um enredo leve e misterioso. O diferencial está no criminoso, a todo o momento o leitor tenta descobrir quem é, cria hipóteses e no final temos uma grande surpresa. A narrativa é em terceira pessoa, e o narrador é onisciente. Os dois primeiros capítulos são lentos, pois descrevem os locais e deixam claros muitas cenas que aconteceram em seguida. Em menos de um dia terminei o livro, acredito que não há linguagem e escrita melhor para essa narrativa.

''Ele sempre soube que o amor é como uma semente que cresce, se torna uma planta que precisa de luz e cuidados; que o ouro e o diamante precisam ser trabalhados e lapidados, para manter o brilho por toda a sua existência.''

Quanto à trama o autor soube desenrolar bem o crime, o romance e o mistério em meio a um passado e presente tão turbulento quanto a vida do protagonista. Os anos se passam, e notamos um crescimento e amadurecimento de personalidade. Recomendo o livro para os leitores que apreciam uma trama com crime, romance e drama.

Em nome do blog, agradeço ao autor por ter cedido o livro e ter nos dado tamanha confiança.

''Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo força. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem gloria. É não esperar a herança, mas construir uma história... Quantos projetos são deixados para trás, por medo de que eles se realizem? Quantas vezes os temores bloquearam os sonhos? Ser um vencedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.''

site: http://www.vicioemlivros.com/2014/12/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene.html

Luiz Henrique 03/02/2015

O Bisturi de Ouro
O Bisturi de Ouro conta a história de Eduardo, uma criança pobre, filho de operário que sonha em ser médico.

Sinceramente fiquei em dúvida entre dar 4 ou 5 para o livro. A história parece mais infanto-juvenil, não há clímax e é bem linear.

Apesar de não ser surpreendente, é uma leitura rápida e gostosa. Sou um grande admirador de histórias que não enrolam e aí se justifica minha nota. O final também não deixa a desejar. Gosto de personagens inteligentes e esse é outro ponto positivo.

A capa me agradou muito, a história é bem redigida e não é repetitiva. Esse é mais uma prova de que a literatura contemporânea brasileira tem bons títulos a oferecer.

"Quem vence sem obstáculos triunfa sem glória" - Chaiene Santos.

Amanda's Tale 08/11/2014

O Bisturi de Ouro
Olá pessoal, tudo bem? Então, venho trazer mais uma resenha de um autor parceiro do blog, eu achei a leitura um pouco diferente do que estou acostumada a ler, e gostei bastante, então vamos conhecer a estória do livro e depois saber a minha opinião.
Nesse livro conhecemos Eduardo um menino que veio de uma família pobre, que luta para realizar seu maior sonho que é ser médico. Por viver em uma época que filho de operário é operário - muitos não acreditam que Edu vai conseguir chegar tão longe.
Mesmo com todas as dificuldades, sua mãe lhe deu muito apoio e sempre acreditou na capacidade de seu filho, por vê-lo sendo esforçado, enquanto seu pai não acreditava, queria que Edu fosse mais pé no chão, porém, aos poucos o pai de Eduardo vê a capacidade dele e começa a incentivá-lo.
Mas, para chegar ao tão almejado sonho, Eduardo vai passar por grandes provações e também por tropeções, e claro, vai ter que se desvencilhar daqueles que querem lhe fazer mal, como é o caso do invejo Glauco, que veio de berço de ouro, porém, não deu valor e morre de inveja de Eduardo, e vai fazer de tudo para atrapalhar os planos do mesmo.
Porém, Edu não é de desiste facilmente, ele luta e consegue chegar a seu tão almejado sonho, porém, descobre coisas do passado que faz ele ficar em dois dilemas: perdoar ou se vingar. Como será que Edu vai agir?
Bom, eu gostei bastante do livro, que trás uma mensagem bonita, que é a superação, pois Eduardo consegue superar todos os empecilhos e ser tornar um grande cirurgião, e naquela época, isso era bem complicado, pois ele era pobre e tinha tudo para fracassar, mas não, ele decidiu que ele era capaz.
E por ser tão capaz que ele aos poucos percebe a inveja de seu amigo Glauco e assim ele começa, a saber, com quem ele está lidando.
O livro tem a capa haver com a estória, porém, demora um pouquinho para sabermos o motivo, as folhas são amarelas e a diagramação é simples, mas elegante, as numeração são embaixo à direita, o livro é de fácil entendimento e de leitura rápida.
Eu recomendo o livro para todos aqueles que gostam de um livro com um toque de drama, policial e claro com superação e mostrando que mesmo com tudo que houver em sua vida, você pode continuar com um coração puro assim conseguirá alcançar até mesmo o céu.
Espero que vocês tenham gostado que estejam sempre acompanhando o blog. Beijos, até o próximo post.

Título: O Bisturi de Ouro
ISBN: 978-85-428-0056-2

site: http://amandastale.blogspot.com

Emerson 07/11/2014

Resenha O bisturi de ouro Chaiene Santos
Tudo começa em ordem cronológica. Eduardo é um garoto de família humilde que vive em um pequeno vilarejo da cidade de Monte Belo no Rio de Janeiro e tinha um grande sonho: Ser médico. Apesar de todas as dificuldades em que viviam sua mãe sempre o apoiou e juntava seu pouco dinheiro suado para ajudar o filho a realizar o seu sonho, seu pai, apesar de acreditar que o filho deveria procurar algo mais próximo de sua realidade aos poucos cedeu ao imenso desejo do filho e passou a sonhar junto com ele.

Somos apresentados a sua família, amigos, inimigos e seu primeiro grande amor.

Sua inteligência fazia com que muitas pessoas o admirassem e também com que alguém em especial o invejasse. Glauco sempre fora um menino rude, era cria de um pai que o cobrava muito, queria tudo o que Eduardo tinha... Inclusive sua namorada na época que se chamava Helena.

O tempo foi passando e com ele, a inveja de Glauco aumentando. Até que um dia Dona Catarina - mãe de Eduardo - foi assassinada misteriosamente. Logo os irmãos de Eduardo, seu pai e o mesmo descobriram que o assassino queria era o baú de Dona Catarina, recheado de dinheiro para realizar o sonho de ver o filho formado em medicina.

Sem provas concretas, os policiais decidiram deixar o caso de Dona Catarina de lado. Assim, Eduardo e sua família tiveram de continuar sua vida... Como sempre foram muito pobres e agora com o dinheiro que lhes foi roubado, Eduardo tinha quase desistido da careira de médico. O menino nunca parava de lutar por aquilo que era seu sonho, trabalhou muito, estudou muito e enfim estava pronto para o tão esperado vestibular para Medicina.

Nesse livro temos um forte mocinho e um forte vilão. Vejo eles como os grandes principais do livro, protagonista e antagonista, lado a lado.

Santos tem uma narrativa em terceira pessoa rápida e pontual, o que nos permite uma leitura breve e sem enrolação. As cenas são rápidas e breves, intercaladas com poucas cenas detalhadas ou com reflexões. O autor soube prender a atenção mesmo.

site: http://estanteliterarianews.blogspot.com.br/

Três Leitoras 12/10/2014

Resenha: O Bisturi de Ouro
Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia, enxergar o futuro com os olhos da sabedoria.

No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía.

O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e, depois de descobrir a culpa do amigo, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.

Com a história do bisturi tecida nas linhas deste livro, Chaiene Santos levou-me a recordar a sensação que tenho sempre que leio Edgar Alan Poe. A história sobre Eduardo possui um Q de realismo fantástico, mas vale ressaltar que o fantástico está na narrativa, na construção do mistério e criação do suspense. Nada é abrupto, tudo é revelado aos poucos como num filme de Hitchcock. Prenda a respiração e surpreenda-se.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-bisturi-de-ouro.html

Bruna Costenaro 05/10/2014

Uma história de Vida
Os livros que eu leio em geral são fantasias, ficções que fogem bastante da realidade tangível aos olhos. Estou acostumada a ler histórias que não são passíveis do crivo da razão, assim quando quando me deparo com romances policiais eu demoro a engrenar e não esperar por um fantasma ou vampiro! O Bisturi de Ouro, do autor Chaiene Santos, publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira é um desses livros tão reais que quase podem ser tocados.

Eduardo é um jovem carioca pobre com apenas um sonho em sua vida: se tornar médico. Para tanto desde pequeno sua mãe o incentiva e faz economias para pagar sua faculdade com o suado dinheiro ganho com suas costuras. Dedicado aos estudos, não mede esforços para alcançar seu objetivo, mesmo que isso signifique se privar dos prazeres da vida ou da companhia de quem ama.

Mas os talentos de Eduardo não passam desapercebidos para um amigo próximo e durante sua jornada a inveja dest cresce, e um inimigo surge, persistente fará de tudo para que sua vida não siga, e seu maior desejo seja realizado. Um crime fará com que Eduardo reveja seus valores e repense se deve seguir com a sua vida ou buscar por vingança.

O livro é sobre a história de vida de Eduardo, acompanhamos sua saga para tornar-se médico desde sua infância até o desfecho do crime que se dá já com seus filhos adultos. Com isso em mente as passagens de tempo são inúmeras, e foi onde encontrei o problema do livro. Primeiro quando as cenas mudam não há mudança de parágrafo, em uma mesmo parágrafo estamos em um lugar e tempo, e no seguinte já em outro. Isso não permite um respiro e assimilação das informações. Segundo as transições de anos também não são delimitadas, pequenos cabeçalhos indicando esta passagem ou mudança de lugar auxiliariam na trama, perdendo a sensação de mistura que tive.

Santos tem uma narrativa em terceira pessoa rápida e pontual, o que nos permite uma leitura breve e sem enrolação. As cenas são rápidas e breves, intercaladas com poucas cenas detalhadas ou com reflexões. O autor soube prender a atenção mesmo diante dos spoilers citados na sinopse da obra (ela já nos conta que ele consegue se tornar médico, tem um inimigo e etc) visto que não sabemos como diante de tantas adversidades ele consegue alcançar seu objetivo.

Eduardo é o protagonista e acompanhamos de perto todas suas persistentes tentativas de chegar a faculdade de medicina. Devo dizer que ele é um exemplo de persistência e dedicação! O menino que toda mãe gostaria de ter em casa, bom moço, não se permite corromper mesmo diante das coisas que lhe fazem. Senti falta de seus pensamentos e sentimentos mais explorados, já que depois de tudo que ele passou e sofreu ele deveria ter uma carga emocional maior e mais explícita. Ele muitas vezes soava frio e superficial.

Glauco, o amigo da onça, é um típico mocinho revoltado que não aceita a vida que lhe foi imposta, e não contente quer pisar no brinquedo do outro. É passional, cruel e incapaz de se colocar no lugar do outro. Consegue colocar em palavras seus maiores conflitos e os jogo na mão dos que o cercam como se alguém e não ele devesse resolver.

Helena é a mocinha da história, mas tem participações breves. Aparece mais tempo como uma boa memória do que como uma personagem, assim como os demais flertes de Eduardo. O moço é tão dedicado a medicina que nenhuma mulher chega agarrar o seu coração até quase o fim do livro!

O desfecho do livro é bom, não era bem o esperado e isso que o torna bom. Mas uma pulga ficou atrás da minha orelha quanto a um crime, entretanto não posso tecer maiores comentários pois seriam spoilers, talvez eu esteja vendo muito csi na televisão!

O Bisturi de Ouro é um livro de ficção que pode ser encontrado e comparado a muitas histórias verídicas de pessoas ao nosso redor, que não se deixam levar pelas pedras da vida. Nascer pobre não é permanecer pobre, porque pior do que não ter dinheiro é ter a ignorância como companheira. O saber muda tudo, atrai tudo e é através dele que podemos crescer, mudar e acontecer, e é sobre isso que o livro trabalha!

Publicada em

site: http://www.houseofchick.com/2014/10/o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html