Paraddox

Paraddox Julia Braga

Resenhas - Paraddox

Nina 28/10/2023

Honestamente? Acho que nunca li algo tão ruim.
Vou destacar tópicos importantes antes de começar a avaliar:
1-comecei a gostar de ler aos dez, com Turma da Mônica Jovem e então fui pegando gosto por livros mais densos e sem figuras. Aos treze eu comecei a ler fanfics através da indicação de uma amiga.
2-sempre fui muito crítica com relação ao que eu lia no Wattpad, odiava erros de português e enredos sem coerência.
3-ganhei esse livro em um sorteio da escola entre 2018 e 2019 (não me recordo com exatidão) e na época galáxia estava na moda e eu gostava bastante da estética e não tinha muito conhecimento sobre qualidade de capas de livro (hoje, se eu visse esse livro em algum lugar, passaria direto).
4-li esse livro em um dia (não posso negar que é uma leitura rápida ? entretanto se colocarmos na ponta do lápis que eu já li livros e 441 páginas em um dia, não diria que isso seria muito bem relevante), depois enfiei na minha estante e passei uma tarde reclamando dele no juízo da minha mãe (eu tinha 13-14 anos e minha mãe sempre foi minha melhor amiga).
5-depois desse livro, eu peguei trauma de literatura nacional visto que eu já não tinha uma boa imagem em decorrência da obrigatoriedade da escola me fazer ler livros nacionais de linguagem difícil e entediante para uma menina de treze ou quatorze anos.
Vamos ao que interessa:
Definitivamente, esse foi o pior livro que eu já li. Já desgostei dê muitos livros e sou plenamente capaz de falar sobre: não gosto de O Cortiço de Aluísio de Azevedo, contudo, não nego sua qualidade e precisão ao retratar o estilo literário vigente. Impecável aliás, foi assim que eu descobri que não gostava MESMO de naturalismo. Entretanto, esse livro eu não sei nem por onde começar a dizer o quanto não gosto dele. Não tem qualidade, o enredo não me agradou, a capa depois que ganhei senso crítico sobre se tornou provavelmente uma das piores em toda a minha estante?
O enredo é fraco, mal estruturado, personagens mal desenvolvidos? Eu juro, parecia que eu estava lendo uma fanfic bem ruim do Wattpad. Para mim, foi um livro cujo enredo era fraco é falho, se me recordo bem há um salto temporal sem sentido no meio dele.
Depois dele, apenas voltei a dar uma chance à literatura nacional ? quando eu já era mais madura e sabia que era errado e insensato julgar toda a literatura nacional ruim por conta de UM livro e leituras obrigatórias da escola ? com Perdida da Carina Rissi sob recomendação de uma amiga muito próxima, disse que o livro lembrava muito ela de mim por conta dos tênis que a protagonista usa e eu usava os mesmos.
Enfim, para se ter uma ideia do quanto essa leitura me marcou negativamente, eu li esse livro deve ter por volta de quatro ou cinco anos e hoje arrumando minha estante e separando livro para vendas ele foi rapidamente colocado na pilha de vendas então fui pesquisar resenhas e valores desse livro novo para fazer uma média levando em conta que ele é usado e para a minha surpresa? Nenhum site vende ele. Apenas encontrei um na Estante Virtual. Na Amazon há obras novas da autora, mas absolutamente nada sobre ele. Como se tivesse sumido da história.
Aí vim no Skoob e nada diferente.
Então, resolvi dar um desabafo aqui.
Devo vender ele por vinte, pois está quase novo (mesmo não gostando dele, sempre fui cuidadosa) e na estante virtual estava por volta desse valor.

Ana Crisinah 01/04/2014

Resenha - Paraddox
"[...] Ali, junto dele, eu sentia como se nem um furacão pudesse me atingir. Nos braços dele, me senti protegida." - Paraddox

O livro começa em um sonho de Nicole, um sonho meio assustador para a garota que seria mais como um pesadelo, não deixando a garota dormir muito bem, depois da descrição do sonho é explicado de que Nicole vem tendo vários pesadelos e ouvindo vozes que ela não tem nem noção do que seja.

Nicole é uma garota nem um pouco normal, não digo, pela maneira que ela é, exemplo, poucos amigos, ou seja, não muito sociável. Mas porque ela realmente não é uma garota normal, ela vive na Terra, mas seu mundo é em Paraddox. E com o decorrer da história é exatamente isso que ela descobre, descobre que a vida que ela conhece foi uma verdadeira mentira, descobre coisas que antes ela achava que seria impossível de existir.

"Por fora rio, sou moça feita; mas o que tem por dentro, ninguém suspeita." - Paraddox

A garota acaba passando por aventuras incríveis, descobrindo que tem uma missão para com seu povo de Paraddox e não apenas salvar Paraddox da terrível ameaça que está enfrentando, mas também salvar a Terra e os planetas vizinhos, digamos assim. Nicole não é apenas uma cidadã de Paraddox, mas ela é a herdeira a princesa de Paraddox.

"Prometa-me que não medirá esforços para salvar o universo. Prometa-me que você fará tudo que for possível para salvar a Conexão." - Paraddox

Quem ler o livro vai perceber que não é apenas Nicole que passa por coisas incríveis, mas a autora descreveu tão bem, de uma forma que não ficou cansativa para o leitor que chega fazer com que o leitor viva essas aventuras juntamente com Nicole, é quase como se Paraddox fosse real e você está aprendendo sobre ele, como se você estivesse indo viajar para conhecer Paraddox.

De maneira clara, divertida e nada cansativa a autora nos proporciona uma leitura fácil, agradável e incrível. Não tem uma escrita difícil, ela escreve de maneira de fácil interpretação, gostei do estilo dela. O final da história me agradou e muito, eu fiquei tipo “own MeuDeus”. Nas últimas páginas do livro a autora coloca três bônus, para nos mostrar partes que acontecem no decorrer da história, mas que não aparece o porque que apareceu aquilo, assim nos bônus fica explicado e tu fica tipo “ah, então foi por isso que aconteceu aquela coisa.”

Talvez eu seja meia suspeita para falar, porque o livro se tornou meu xodozinho, mas... Eu recomendo e muito a leitura de Paraddox.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2014/03/resenhaparaddox.html