A Queda do Governador - Parte Um

A Queda do Governador - Parte Um Robert Kirkman
Jay Bonansinga

Resenhas - A Queda do Governador - Parte Um

Jana 05/03/2014

Governador não salva a pátria, mas salva a história.
Chegamos ao terceiro volume de uma saga marcada por altos e baixos.

"A Ascensão do Governador" é incrível, um livro empolgante com excelentes personagens. "O Caminho para Woodbury" é um balde de água fria, um livro tão lento quanto os zumbis que nele aparecem. E "A Queda do Governador - parte I"... Bem, esse consegue ser uma mistura de seus antecessores. Chato e emocionante, surpreendente e entendiante - mas que no fim, vale a leitura.

Dessa vez, permanecemos o tempo todo em Woodbury. Somos inseridos no cotidiano dos personagens sobreviventes, acompanhando-os enquanto eles ensaiam uma vida pós-apocalíptica. Na maior parte do livro, nos dividimos principalmente entre as perspectivas de dois personagens: Lilly Caul e o Governador Philip Blake . Justamente, são esses dois que correspondem aos "baixos" e os "altos" da narrativa.

Lilly é o motivo fundamental para o meu ódio ao "O Caminho para Woodbury" e num bis, volta para ser meu desgosto nesse livro. A personagem não desperta simpatia, parece deslocada, seus sentimentos são sempre superficiais. E o romance? Não entendo isso. No livro anterior, houve um romance patético e terrivelmente açucarado - uma fórmula destoante em um livro que tem como plano de fundo um mundo arruinado pelos zumbis. Não sou contra os dramas pessoais ou o desenvolvimento psicológico dos personagens e tal, mas romance cor de rosa? Com frases bonitinhas e dúvidas existenciais do tipo "será que eu fico com ele?" Pensei que os autores não teriam coragem de repetir uma história dessas, mas pelo jeito, a personagem Lilly está fadada aos romances chatos e descabidos. Inclusive, Austin (um dos personagens incluídos que mais se destacam) é outro chatinho, infantil, fraco, bobinho. Caso esse fosse um livro zumbi juvenil, a historinha deles seria passável (ou não). Mas numa narrativa brutal e sanguinária? Não.

Afinal, apesar dos baixos, "A Queda do Governador" permanece sendo um livro brutal. E mais brutal do que nunca, pois toda a chatice aguentada na primeira parte é recompensada na segunda metade da história. Entramos outra uma vez na mente do mais instigante personagem - O Governador - e nos deliciamos com a sua loucura, seus conflitos, suas ações, seu poder. Esse vilão é épico, do tipo que dá gosto odiar.

O Governador está no auge - tem a obediência de uma cidade, a fidelidade de seus seguidores e Woodbury finalmente está para se transformar numa fortaleza, um mundo dentro de outro. No entanto, sabemos o que dizem - quanto mais alto se chega, maior é a queda. E no meio do lento despencar do Governador, somos presenteados com a entrada dos personagens conhecidos do povo: Rick, Glenn e Michonne.

Ah, Michonne... Na série, ela é (disparado) a minha personagem favorita. E nesse livro, essa preferência só fez aumentar. É com o envolvimento dela que acontecem as cenas mais angustiantes, narradas com um detalhismo que faz você pensar - entre zumbis e humanos, quem são os verdadeiros monstros?

"A Queda do Governador - parte I" tem boas cenas de ação e mostra um personagem que vai além da fronteira de crueldade. Os detalhes são tão bem construídos que, dependendo da atenção com a qual você lê, vai acabar se imaginando na pele daqueles que sofrem nas mãos do Governador - e isso é algo que você não quer. Haverão momentos em que o leitor vai revirar os olhos (caso compartilhe da minha opinião) por causa das cenas pedantes da Srta. Caul, mas no restante... Vai fundo. E aproveite seus (prováveis) últimos momentos em Woodbury.
Mayara Beatriz 22/03/2014minha estante
Eu ainda não li A Queda do Governador (ainda não chegou), mas a cada parágrafo que eu lia desse texto parece que era o meu pensamento sendo exposto. Os livros anteriores da série para mim se compara aquelas partes das novelas da Globo de merchandising, o livro é salvo apenas por rápidas (muito rápidas) passagens que me deixaram envolvida, mas que logo se transforma em decepção. Espero que A Queda do Governador - Part I me deixe entusiasmada para ler a Parte II.

Fábio 27/04/2014minha estante
Li os 2 primeiros. Quem jogou o game odeia mais ainda essa Lilly. Pior personagem que eu já vi, consegui odiar ela no livro, na HQ e no game tb. Só não sei quanto à serie pq não conseguir continuar assistindo. Ótima a sua resenha.

Kaduzette 19/03/2015minha estante
Lilly não,pelo amor de Deus,me diz que ela morre na primeira página desse livro ?Sinceramente "o Caminho para Woodbury" foi quase insuportável por causa dessa mulher,o autor pecou e muito nessa personagem,conheço muita gente que não vai ler mais Walking Dead por causa dela e a insistência do autor em um personagem dos mais desnecessários que já li na vida,até na minha resenha aqui do site escrevi eu não nem sei merecia morrer mais cedo entre as duas garotas.
Me deu um desânimo em saber que ela está no terceiro livro como personagem central :(

Kaduzette 21/04/2015minha estante
Acabei de ler, gostei, achei bem melhor que o segundo livro, como eu imaginei, essa personagem Lily até hoje atrapalhando o andamento dos livros, que grande besteira dos autores, mas prefiro esquecer dela...Até porque no final do 3ºlivro a parte dela é ate bacana, sonhando com algo totalmente ao contrário a realidade hehe está bom seu comentário foi demais e agora vou ler o 4ºlivro.

Thauani 29/03/2016minha estante
Me identifiquei.

Marcela.Marques 08/03/2021minha estante
São aqueles 83 segundos que fazem tudo valer a pena, melhor luta e vingança ever!

KakauSoares 14/06/2022

Mais sangrenta que na HQ
A cena da tortura do governador consegue ser pior do que na HQ, o que torna este livro muito bom. Ainda assim eu tinha expectativas de que a história fosse contada sob a ótica dele e isso só ocorreu no primeiro livro. A partir do segundo começamos a vê-lo sob a perspectiva de outras pessoas e esse foi o erro da sequência. Não que o livro seja ruim, pelo contrário, apesar de eu ter antipatia pela protagonista, as cenas que não a envolvem conseguem ser muito boas e impressionantes. Mas o livro acaba sendo mais do mesmo, nos mostrando um Governador que já conhecíamos nos quadrinhos, apenas com um pouco mais de detalhes.

juliarfs 31/01/2021

que saudade do meu twd
voltei pra essa leitura depois de ter lido os primeiros livros a muito tempo, e entrar nesse universo de novo me bateu tanta nostalgia, saudade dos personagens e da série
michonne sem comparação, uma personagem que eu amo e que amei ver nesse livro
o livro me surpreendeu positivamente, não achei que me conectaria depois de tanto tempo, mas consegui me lembrar de coisas que eu nem imaginava e fiquei muito presa nessas páginas

KimStain 28/05/2020

Sobre o livro.
"Se todos vocês querem viver, se todos querem sobreviver, terão que lutar por isso!"
Chegamos no livro 3 , o que finalmente iria conectar os livros com a série principal que é a dos Quadrinhos, eu achei sensacional a conexão, encaixam perfeitamente. Nesse tem a famosa cena de tortura que tem nos quadrinhos mas aqui como é com palavras, sem cenas, você imagina muito bem, e é bem pesado essa cena da tortura, acho que ficou mais pesado a escrita do que com cenas gráficas. Esse livro se constrói bem, e é legal ver de uma perspectiva diferente os protagonistas da série principal na literatura. O ponto de vista do Governador me satifez muito, principalmente nas partes em que ele tem uma luta mentalmente com o seu eu do passado. E o outro ponto de vista da protagonista da próxima trilogia de livros de TWD, Lilly Caul, nesse livro é mostrado ela tentando voltar a se reconectar com amor, principalmente agora que ela terá um bebê, vamos ver se essa criança vai nascer mesmo, e gostei das partes dela no livro, espero que ela e o Austin fiquem juntos até o final. Bom agora ta se aproximando o desfecho, e estou louco pra ver como ele se saí na literatura, já que vimos nos Quadrinhos e parcialmente no seriado de TV.

PatrAcia44 02/08/2023

Finalmente terminei ???
Foi difícil terminar esse livro, achei muitas partes chatinhas, e começou a ficar interessante quando apareceu o Rick, o Glen e a Michonne, mas o que ela passou foi horrível.
A Michonne x Governador foi uma parte que tem que ter muito estômago para ler, é bem detalhado, e bem forte.
Sinceramente estou sem saber o que pensar.
Ainda não entendi por que é narrado pela Lilly, qual é a parte dela nessa história ..

Queria Estar Lendo 08/06/2015

Resenha: A Queda do Governador - Parte 1
Ai ai... Esse livro odioso. Esse Governador desprezível. Essa história que pegou minhas emoções e jogou num moedor de carne enquanto eu era obrigada a assistir. Se eu pudesse jogar um só personagem nos nove círculos do inferno, em pedacinhos, eu escolheria o Governador sem pensar duas vezes.

Retomando de onde parou, com uma pequena passagem de tempo, A Queda do Governador alterna diversos pontos de vista. Os principais são do Governador, lógico, e da Lilly Caul - sim, a menina medrosa do outro livro? Pois é, a personagem cresceu, amadureceu e virou uma desgraça na minha vida. Porque não, não gosto de quem apoia o Governador. Não gosto de quem não vê o DEMÔNIO que é o homem que governa Woodbury, que não enxerga as crueldades por trás da "defesa" dele, que não entende que satanás às vezes passa dos limites.

Eu só queria que ela parasse de apoiar ele cinco minutos e pensasse em como tudo parece suspeito ali. SÓ CALE A BOCA E ESCUTE A VOZ DA RAZÃO, LÍLIAN!

A história toma rumos quando um avião cai perto dali. Entre tretas a respeito dos corpos dos tripulantes e do Governador sumindo com os corpos dos mortos para levar ao seu apartamento - porque ai ai, lembra da Penny? Se você assistiu a série ou leu os quadrinhos, sabe porque eu perguntei isso - acontece de três sobreviventes chegarem a Woodbury. Um moço coreano, uma mulher negra com rastafaris e dona de uma katana e um homem branco de cabelos claros - que em algum momento de sua vida foi um xerife. Pois é, Glenn, Michonne e Rick, nossos queridos companheiros de série.

Lá em Woodbury, no entanto, eles são desconhecidos; e a Lilly, aquela jamanta, acredita na história do Governador sobre as 'ameaças' a cidade que são os três - mesmo que o Rick tenha perdido a mão e o Governador nunca mostre o que está fazendo com a Michonne e o Glenn (NESSAS HORAS EU GRITO AOS VENTOS O QUANTO AMO O GOVERNADOR DA SÉRIE!). A partir dai acho que é muito spoiler contar o que vai rolando conforme acompanhamos a tensão crescer em cima desses prisioneiros e do que será feito deles - e também com a pergunta "de onde eles vieram?", "onde é o ninho de sobrevivência deles?". Sim, se você pensou na prisão, parabéns.

"Estão se desapegando do luto, do medo do passado. Têm um futuro agora."

Eu não quero falar sobre o nojo que senti do Governador durante esse livro. Principalmente a respeito da Michonne. A narrativa é bem mais pesada, as descrições são perturbadoras, e depois de ler eu só queria o Philip queimando numa fogueira com um espeto enfiado naquele lugar. O GOVERNADOR NÃO É HUMANO, ELE É SÓ... UM MONSTRO. SÓ ISSO.

Lilly foi outra insuportável. Não a ponto de ser asquerosa igual o Governador, mas por ser tão cega. Tão cega pela segurança recém-conquistada que não vê as atrocidades feitas pelo homem para garantir aquilo; tão cega pela possibilidade de proteger Woodbury dos invasores que não percebe que Rick e cia não são ameaça porcaria nenhuma, mas que o Governador é! Tão bobona pela felicidade que encontrou em Austin, um rapaz charmoso e adorável, que quer vivê-la sem se importar com as consequências. Isso me irritou MUITO! Eu odiei a Lilly do momento em que ela mostrou apoio ao Governador até o fim da série.

Fora isso, graças, temos alívios queridos no médico da cidade, que é a parte "racional" daquela joça sem sentido que é Woodbury. Alice, a enfermeira, que aparece pouco mas aparece lindamente, e Michonne, toda poderosa e rainha da minha vida, que mesmo sofrendo pacas não cai. Nunca. ESSA MULHER É MINHA HEROÍNA!

"- Furadeira elétrica. - diz Michonne. - Deve tê-la carregado recentemente... A bateria está cheia.
Ela caminha na direção do Governador apertando o gatilho da furadeira, iniciando o motor. O ruído lembra o rilhar de um instrumento dentário.- Acho que começaremos com ela."

Foi o livro mais psicologicamente perturbador da quadrilogia, na minha opinião, mas continua sendo uma boa leitura. O Jay continua arrasando na narração e nessa incrível capacidade de prender sua atenção do início ao fim! 4 estrelas merecidas (sim, eu tirei uma estrela por causa do Governador e da Lilly, me processe).

Samyra.Muniz 01/09/2021

Eu estou chocada com os acontecimentos finais, não sei nem o que estou sentindo ? Terceiro livro bem melhor que o anterior, mas com muitas cenas fortes e agonizantes, tive que parar diversas vezes para respirar um pouco.

Emerson 30/06/2021

O livro era um desafio pois cobriria fatos que acontecem na HQ. E vou dizer, mandaram muito bem. Como foi maravilhosos ver no livro personagens protagonistas da HQ, mesmo que com passagem rapida e de coadjuvantes

Elissa 21/09/2022

5 estrelas só por esse final
Que livro foi esse
Comecei com zero expectativas, o que deixou a experiência melhor a cada capítulo.
Sangrento, nojento e cruel como os outros livros
Mas essa adicional de tortura, foi a cereja do bolo..
Rever personagens conhecidos foi bem nostálgico.

Gatilhos: Entre nessa leitura somente se procurar por um livro bem pesado e sangrento

Jorgiana.Parise 24/05/2023

A escrita é um tanto truncada, a trama se demora em alguns detalhes irrelevantes, a protagonista volta a ser aquela coisa insossa lá do começo. O romance dela com o Austin é até interessante, pela dinâmica de poder invertida, Lily, apensar de sonsa, é fodona no que se trata dos zumbis e é mais velha, enquanto ele é o cara meio sem jeito com a ameaça. O plot da gravidez é ok, mas não gosto muito, é sempre uma mulher engravidando em um apocalipse.
Quanto ao governador só mostra o quanto ele é um lixo humano, a forma como ele os prisioneiros, e todos que não são moradores de Woodbury, é intragável, em especial com a Michonne, e pra completar ainda tem a obsessão dele com a Penny e o aquário de zumbis.
A melhor parte é a fuga do trio da prisão, Rick, Glenn e Michonne, e principalmente a Michonne deixando o Governador quase morto de tanto torturar ele.

@Ju 02/10/2020

Igual a série de TV, não muda muita coisa não. Porém amei por causa dos detalhes já quero os outros.

Lore 24/01/2021

Temer os zumbis ou os humanos??
Noossaa!! Que continuação! Sem fôlego pra tanta ação e conflitos dessa sequência. Me levou a pensar se deveremos temer mais os zumbis ou os próprios humanos!!

Esse livro nos trouxe aspectos muito interessantes. Um deles é a presença de personagens conhecidos no universo HQ e da Série. O outro é a natureza humana, até que ponto os homens podem chegar para defender seus desejos.

Uma narrativa cheia de detalhes e descrições o que felicita bastante na imaginação para ilustrar as cenas descritas. Evolução dos personagens ao longo da trama. São aspectos que me deixam ainda mais presa a essa leitura.

Recomendo bastante para os fãs do universo zumbi e de TWD.

Dani 21/07/2020

Tremendamente perturbador
Que livro fantástico, o final é a melhor parte, umas das personagens garantiu a história toda!!! Recomendo...