Máscara

Máscara Luiz Henrique Mazzaron

Resenhas - Máscara

Igor 19/10/2013

" A vida não é um jogo."

Não é muito comum eu dar cinco estrelas para um livro. O livro tem que ser envolvente e inovador. Posso dizer que Máscara foi tudo isso e mais um pouco. Eu realmente devorei.
A narrativa é em terceira pessoa e chama atenção já nas primeiras páginas. Como os capítulos são curtos, a leitura flui ainda melhor. Ao longo da leitura, me apeguei a cada um dos personagens, principalmente Liam. Já no começo, pode-se perceber um clima pesado na trama. Alguns conflitos e a partir daí a coisa começa a ficar cada vez mais interessante. Principalmente quando surge um assassino mascarado.
Medo, agonia e esperança são apenas algumas das sensações que o leitor pode sentir durante a leitura, pelo menos pra mim. A mesma sensação que sinto quando assisto um filme de terror, senti lendo o livro. Tem que ter coração forte pra ler as partes de tortura e suspense. O livro também tem partes cômicas.

O livro é dividido em prólogo e mais seis partes. Em cada parte, o ambiente é diferente e alguma reviravolta acontece. O clímax acontece quando Liam, já adolescente, acorda em um mundo surreal chamado Domus. Logo, ele participa de um jogo onde é ele quem decide quais pessoas sobrevivem e quais morrem. Isso lembra o filme Jogos Mortais. Esses jogos se repetem de maneiras diferentes ao longo da trama.
Um grupo é formado e eles passam a explorar esse mundo estranho, que é o habitat de monstros, zumbis e criaturas estranhas. Lembra The Walking Dead e Silent Hill. Tudo pode acontecer com esse grupo, inclusive traição, paixão e ... sem spoilers.

É interessante como o autor usa os personagens, que são bem aprofundados. Ele consegue criar uma situação com todos sem abandonar nenhum. Cada um, principalmente no jogo, possui uma característica marcante.

Máscara possui em nenhum momento, uma leitura cansativa. Pelo contrário, a cada capítulo a ansiedade parece aumentar. Adorei ler o livro. O que me surpreende é que o autor mesmo sendo jovem, consegue ter ideias bem legais e maduras.

- As pessoas riem e sorriem. Sorrisos falsos. Máscaras. É isso que me fascina em vocês.

site: http://leituradeaaz.blogspot.com.br/

Cameron 10/10/2013

[RESENHA] Máscara
Admito que essa foi uma das resenhas mais trabalhosas que eu fiz. Passei um bom tempo pensando e relebrando os melhores momentos do livro e enfim falei: "bom... que os jogos comecem!"
O livro conta a história de Liam, um garoto que sofria nas mãos do seu perverso tio ex-militar. Mas como se não bastasse sofrer nas mãos daquele desprezível tio, Liam descobre que está sendo perseguido por um ser mascarado. Mas... o que é esse cara mascarado? E porque ele está atrás do Liam?
Quando eu recebi esse livro eu estava cheio de expectativas... mas... infelizmente elas não foram o que eu esperava... elas foram MAIS do que eu esparava!! Sabe quando você pega um livro e não consegue soltá-lo até terminar? Foi o que ocorreu nesse livro. E sinceramente? Ele deveria vir acompanhado com uma lista de contra indicações na primeira página, pelo simples fato de meu coração acelerar, e eu ficar realmente ofegante. Quando terminei de ler a primeira parte do livro eu tive que dar uma respirada para poder voltar a leitura. Beber um pouco de água e respirar normalmente, porque houve tanto mistério, mortes... que eu fiquei atordoado com tudo aquilo, não conseguia para de ler. E mesmo na sala de aula eu li o livro. E na segunda-feira eu indo para o colégio de ônibus, quase perco o meu ponto.

"ATENÇÃO!!
ESSE LIVRO É CONTRAINDICADO PARA PESSOAS COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, CARDÍACOS, PRESSÃO ALTA E/OU QUE NÃO TENHAM CABEÇA PARA ENFRENTAR O DESCONHECIDO E MUITAS MORTES MACABRAS."

A narrativa do livro é em terceira pessoa, prende a nossa atenção pelo simples fato de ser uma narração leve, descontraída, um pouco macabra e engraçada às vezes. Também há uma pitada de sadismo. Em uma palavra... PERFEITA.
O autor pôs uma mistura de SAW, The Walking Dead e também... originalidade. Se você já assistiu Jogos Mortais e ficou apreensivo com as pessoas na corrida contra o tempo... Imagina você lendo o livro. Onde o autor coloca: "2 minutos... 1minuto... 10 segundos... 2 segundos...". Bom. Aí você está todo agitado por causa do que está acontecendo e ainda tem o tempo para "ajudar" na nossa agitação.
Os personagens são bem definidos e cada um com a sua personalidade, não tem como você amar todos e odiar todos, sempre vai ter aquelas pessoas que você vai odiar como Ramón, Kikki, Lindsay... e aqueles que você vai amar como Mary, Daniel, Ryan, Georgia... Mas o recomendado é não gostar de nenhum e não se apegar, porque nesse livro... a morte é certa e a vida é posta em jogo.
Acredito que a frase: "A vida não é um jogo" foi posta para o ser Mascarado. Haha porque isso não se faz viu, N? E apesar de tudo... eu gosto dele. Se não fosse ele... não existiria esse livro.
"Máscara" é um tipo de livro que a cada página virada o seu queixo cai. Onde o final do livro é indecifrável e você fica roendo as unhas, chacoalhando as pernas, prende a respiração... É um livro surpreente. Onde você não vai conseguir parar de ler!!
O livro entrou na minha lista de favoritos com certeza. E quem sabe um dia eu não releio essa obra fantástica que me proporcionou vários momentos de tensão?

site: devoradoresde-livros.blogspot.com

Otávio 28/09/2013

Liam estava em seu armário debaixo da escada, quando um “anjo” adentrou o seu recinto. Sua vida nunca mais seria a mesma. Após o fatídico dia que Lisa, seu “anjo”, o libertou das garras do tio, Liam se vê perseguido por um ser mascarado que esconde mais mistérios que podíamos imaginar e um jogo em que a única certeza é a morte...
E isso foi um breve (muito breve mesmo) resumo de Máscara.
O livro é dividido em várias partes que narram desde a infância de Liam e o massacre até a entrada e desenvolvimento de Liam dentro do “jogo”.

Este livro foi realmente surpreendente, pois tudo que acontecia a cada página virada era de “cair o queixo”. O enredo é misto de temas e gêneros a perder de vista, nunca havia visto um livro que tivesse terror, ação, aventura, fantasia, suspense, mistério, zumbis, seres sobrenaturais, monstros, baby, sangue, assassinatos e muito mais.
página 304
O modo como Mazzaron escreve cria uma sensação de aproximação tão grande com o leitor que você ficará imerso neste mundo sombrio de Máscara, com toda certeza, mas a exímia qualidade deste livro só pode ser percebida ao realizarmos a leitura do mesmo, se tornando deveras difícil que eu faça o trabalho de resumi-lo em poucas linhas.
Gosto ainda de falar que Máscara foi uma surpresa porque na sua sinopse só vemos o mínimo do mínimo, e quando você lê, fica “sem chão” (e sem continuação do livro).
O livro ainda conta com uma edição mais-que-perfeita: a capa é bonita, a revisão foi bem feita e tudo estava bem organizado.
Lembrando que Máscara foi uma cortesia do autor, que é parceiro do blog, e o lançamento oficial do livro será só dia 11 de outubro.

A escrita de profissional. A história original. A trama emocionante. Máscara, com certeza, vai para o meu hall de livros favoritos!
O Jogo ainda não havia acabado
página 366

site: http://www.bookolicos.com/2013/09/mascara.html