Máscara

Máscara Luiz Henrique Mazzaron

Resenhas - Máscara

thefy 16/11/2013

Resenha do livro; Máscara.
Máscara; um livro cheio de surpresas do começo ao fim, algo muito revelador. Querem saber o por quê? Porque eu me surpreendi com cada palavra escrita, embora o livro pareça ser "assustador" por causa de seu nome e sua sinopse.
O escritor soube colocar um pouco de cada coisa, fazendo não faltar nada. Sua mistura de drama, suspense, e terror, e como ele mesmo disse: "5% de romance", nos leva a meditar no quanto é importante a união.
Sinceramente, isso chama a atenção do leitor "viciado em livros"(Rsrsrsrs) e de qualquer outro.
Bom, Liam era um garoto que tinha todos os motivos do mundo para desistir, mas
como o próprio narrador disse: "Desistir não era sua opção." Neste livro você não só lê e vive em outros dois mundos diferentes, como também ri com eles em meio as dificuldades, fica com raiva de alguns personagens(eu estou com raiva até agora) e por incrível que pareça, você até sente fome junto com eles! Mas o importante é que no meio de tanta aventura, você aprende que por causa de um deslize seu, outra pessoa pode pagar. E tudo quanto fazemos aqui, pagamos, seja da melhor ou da pior maneira.
"A vida não é um jogo", ela apenas tem vários caminhos, e devemos escolher qual vamos seguir. O livro nos revela que desistir não é o melhor a fazer. Aprendi com Daniel(personagem do livro, um garoto muito lindo), que sempre devemos olhar o lado bom das situações, e se elas não possuírem esse lado, nós mesmos devemos criá-lo.
Este livro é tudo que precisamos para que possamos cada dia persistir e jamais desistir... Eu o recomendo com toda a segurança. Você irá ler, reler e ainda vai querer mais!
Descobrirá um mundo novo(Domus). Depois da leitura você saberá o porque que a união faz a força. Quem sabe assim você descubra quem é ou quem será o nosso "iluminado".
Bem-vindos ao jogo!
Boa sorte nessa viagem.

site: http://svlivros.blogspot.com.br/2013/05/apreserntacao.html#comment-form
Vivianne 24/04/2014minha estante
Uau, que vontade de ler!

Adriano 04/03/2014

"Talvez você tenha de conhecer a escuridão, antes de poder apreciar a luz."
Olá Jogadores,
Tudo bem? Espero que sim!! :)

Máscara foi o primeiro livro que li em 2014 e eu gostei demais. Estou enrolando para publicar a resenha, porque já escrevi umas 3 outras "tentativas de resenha", mas sempre que chego ao fim, tudo.
A explicação: não consigo por em palavras todas as emoções que senti lendo o livro. E como sou perfeccionista, estou na triste tarefa de escrever uma resenha que esteja ao nível do livro. Espero conseguir escrever uma resenha decente (essa é a quarta tentativa).

Preparados para jogar? Sim ou com certeza?
Pois é, esse é o típico livro que você precisa de uma preparação inicial. Só os fortes conseguem ler/sobreviver a Máscara. Então, se não sabe jogar, não desce pro play! rs

O livro acompanha o garoto Liam. Um menino adotado, que ficou órfão pela segunda vez e passou a ser criado pelo tio ex-militar. Desde criança Liam aprendeu a conviver com a dor e está habituado a crueldade do mundo. Ele vive bastante tempo sofrendo os castigos excessivos do sádico tio, até que recebe uma visita daquela que veio lhe salvar. Essa moça do serviço social tenta libertá-lo dos cuidados do tio, porém não consegue. Após um acontecimento na narrativa, Liam se torna órfão novamente e vai para um orfanato.

É interessante que a partir daquele momento, a vida de Liam, dos policiais que o ajudaram e dos familiares da moça assistente social se cruzam, formando uma teia de relações que contribuem para a criação do enredo. Além disso, todos que têm/tiveram contato com o menino são alvo de algo sobrenatural e maldosamente poderoso.

Na tentativa de proteger Liam dessa forma diabólica, um dos policiais, Craig, decide fugir em busca de um recomeço. (O que me lembrou um pouco The Walking Dead). Com ele, fogem também Sylvia, secretaria da delegacia e seu affair; Irmã Clarice, do orfanato onde estava Liam; Jéssica e sua mãe, ambas parentes da assistente social.

Isolados numa cidade pequena, eles tentam seguir com a vida, tentando deixar de lado o massacre e as cicatrizes do passado. 10 anos se passaram, até que um dia...

... após uma festa a fantasia, eis que aquela força sobrenatural ressurge e tenta recuperar o tempo perdido. Liam se sente diferente, até que desaparece misteriosamente.

O garoto foi sugado para o mundo de Domus, controlado e idealizado por Nero. Lá, Liam terá que enfrentar seus medos se quiser sobreviver e fazer com que as pessoas que ama sobrevivam.

Você deve estar pensando... QUE FIXAÇÃO É ESSA POR LIAM? QUE "SER" É NERO? QUAIS OS PLANOS DE NERO PARA LIAM?
E eu respondo: São spoilers, não posso dizer!! O Luiz afirmou que se eu soltasse spoilers, me mandaria para Domus e estou bem aqui! Mentira, não disse isso. Mas não é bom correr o risco.

O que posso dizer é que Liam é "especial". Essa especificidade faz com que ele tenha o poder de decidir algumas coisas e sofrer consequências em outras.
Domus é um mundo destruído, pós-apocalíptico. Nesse universo paralelo, a dor, o sofrimento e a morte reinam soberanas.

Assim que chega Liam já tem uma tarefa. Dentre dez pessoas, ele deveria escolher cinco para jogarem e cinco para morrerem.
" - Liam, por vários anos você perdeu contato com o mundo enquanto esteve com seu tio, mas conquistou sua liberdade com sangue e suor. Mas agora é você quem decide quem vai perder a ligação permanente com o mundo. É a sua chance de fazê-las entender a sua dor. Das dez pessoas à sua frente, cinco podem ser salvas. As outras, bem... falaremos disso mais tarde." p. 115
Liam poderia escolher CINCO, dentre:
- ESTUPRADOR, ASSASSINA, TRAIDORA, COVARDE, TRAPACEIRA, INDIFERENTE, CORRUPTO, INVEJOSO, LADRÃO E SÁDICA.

Não falarei quais foram as pessoas que Liam salvou, porém e vocês? Quem salvariam? Deixem as respostas nos comentários! rs

Esse fato é o início do jogo. Eles vão encontrando pessoas, monstros e devem aprender a sobreviver e conviver uns com os outros (lê-se, devem se suportarem).

Uma característica que achei interessante é: o idealizador, Nero, vê o jogo como uma honra estar ali e ter sido escolhido jogar. Além disso, ele prega que jogar é uma redenção, uma vez que as pessoas que estão ali não são tão inocentes assim.
P.S.: Não estou defendendo-o, apenas expondo como funciona seu pensamento.
"Nós não podemos aprender sem dor." (Aristóteles)

O livro é incrível!!!! Sim, muito incrível mesmo. O mundo criado é único e assustador. Os personagens bem cativantes. A escrita do Luiz é muito prazerosa. Quando parava de ler, sentia arrepios de medo e ficava pensando nos acontecimentos. É eletrizante.
Um segredo: Após ler o livro, é impossível chamar alguém carinhosamente de BABY! >< Desculpa aí, mas só quem leu entende! rs

Recomendo a leitura? Obviamente! :)
Não perca tempo e vá ler, Máscara. Depois vem aqui me contar o que achou! Okay?

Por hoje é só! Espero que tenham gostado da resenha! Senti muita dificuldade para colocar em palavras, tudo que esse livro despertou em mim.
Faltou muitos detalhes, mas é uma obra tão bem costurada que se eu puxar uma peça, tudo desmorona. Como um efeito dominó.

O JOGO AINDA NÃO HAVIA ACABADO.

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/02/resenha-mascara-vida-nao-e-um-jogo-luiz.html

Juliana 16/05/2015

Havia uma moça de um olho só no meu sonho...
Imagine seu pior pesadelo. Aquele que te faz acordar suando, ofegante, com aquela sensação estranha atrás da nuca... Que imagem lhe vem em mente? Um monstro? Uma sombra? Alguém que você não gosta?
Seu pior pesadelo vai ganhar novos personagens.
O meu pesadelo ganhou. Uma garota de um olho só, e uma enfermeira com um rostinho nada convencional. E isso é tudo culpa do Mazzaron!
Bom, comecei essa resenha assim, para ilustrar o poder que os personagens e o enredo de Máscara podem exercer sobre o leitor. No início eu pensei: é um livro de terror. Ao final eu pensei: caramba, era um livro de terror!

Fui absorvida pelo mundo de Liam em poucas páginas. A história mostra desde seu nascimento e seus vários modos de ficar órfão, again, again, and again. O pobre Liam já tem o destino traçado, e não é para o bem. Depois de fugir com o policial Craig e mais uns companheiros, uma nova família nasce para Liam, porém ele não pode escapar por muito tempo.

Queria poder não dar nenhum spoiler, então serei bem básica. O enredo conta com cenas sanguinárias, personagens incríveis e o modo de narrar do Luiz é bem imaginativo, fazendo com que o leitor veja tudo como se fosse em um filme.
Várias perguntas são feitas ao longo da narrativa, pois ficamos perdidos sem saber por que o Liam é tão perseguido, por que todas as famílias dele são destruídas, por que os mortos levantam do chão, quem é o homem da máscara... E o que é o tal Jogo? Por que todas aquelas vidas estão nas mãos do garoto?
E quando você acha que já viu os melhores personagens, outros ainda melhores são inseridos na trama. Não me simpatizei tanto com os primeiros, como com os que aparecem depois que o jogo começa. Mas... minha grande favorita é a Genevive, isso porque, sem que eu percebesse, a moça invadiu um pesadelo meu com seu único olho. Okay... sem mais spoilers.

Tenho que confessar que em alguns momentos quis dar um tapa na cara do Liam para ele reagir mais firmemente, mas eu virava a página, e lá estava ele, me surpreendendo.

Enfim... o Mazzaron tem um talento incrível, e tem tudo para despontar na literatura nacional como um nome forte no gênero terror. Além de ter tido a honra de ter meu livro lido por ele, pude ser sua leitora, e com isso virei fã. No que depender de mim, muitas pessoas conhecerão esse garoto que é um primor! Hahahahah

Agora quero a continuação. O jogo ainda não acabou, não é?

Fernanda 07/05/2014

RESENHA: MÁSCARA, A VIDA NÃO É UM JOGO.
Desde pequeno, Liam sempre soube apenas o lado amargo da vida, até ser resgatado e o real terror ser libertado. Diante da perseguição por um ser jamais imaginado, diante do sangue, assassinatos e medo, o garoto é acolhido por uma família que foge junto dele para o lugar mais distante possível, acreditando ser um belo recomeço. Frequentando a escola regularmente e tendo um bom relacionamento em casa, não era esperado que o mal estivesse trabalhando em pessoas tão próximas a ele.

Liam acorda em um lugar desconhecido e sozinho, desorientado vidas são colocadas em suas mãos e ele precisa escolher quem irá sair vivo do jogo junto dele. Todos tem seus pecados e é preciso escolher sabiamente seus companheiros. Em meio a tanta desconfiança, o grupo precisa permanecer unido e trabalhar em equipe, para que todos saiam vivos desse verdadeiro inferno. O jogo é extremamente cruel, deixando todos a flor da pele e obrigando a todos lutar por sua sobrevivência.

Um vírus foi criado e usado impiedosamente em pessoas que mal sabiam o que lhes acontecia, e assim, um mundo chamado Domus surgiu, governado e vigiado por um ser cruel, não deixando espaço para a piedade ou misericórdia. Cada teste tem seu objetivo e a cada um, uma grande lacuna começa a se formar no grupo. A morte é inevitável, todos sabemos, mas grandes revelações estão por vir e isso deixará o jogo mais intenso.

Liam não é apenas um jogador qualquer, ele é uma peça importante para que o mundo de Domus não se espalhe para o mundo real. Um dom é descoberto e é preciso que ele seja usado para a paz reinar e a vitória ser iminente, o jogo está muito longe de acabar. Quem vencerá e voltará para sua vida?

Hora de tomar fôlego, porque esse livro tirou ele totalmente, sem contar meu sono. A cada vez que eu pegava o livro as páginas voavam diante de meus olhos e eu não conseguia largar. Acho que vocês perceberam que eu dei uma sumida daqui, e foi por causa do livro. Eu estava ficando maluca por não terminar logo e eu precisava, vocês entendem, não é? Com uma escrita maravilhosa, o autor faz a história fluir de maneira fácil e muito bem entendida.Ele merece palmas por ter criado uma história tão maravilhosa e envolvente. Senti o que cada personagem sentiu, em cada teste, em cada perda, nos momentos de adrenalina! Ainda estou um pouco acelerada por tudo isso, mas é um livro que tem cinco estrelas e ainda merece mais!

site: http://www.percepcoes.blog.br

Naty 12/03/2015

*Que os jogos comecem!*

Para os leitores que estão familiarizados como os filmes Jogos mortais, certamente, ficarão com uma grande queda por Máscara. O livro é cheio de surpresas do início ao fim e, quando você pensa que está acabando, eis que muitas coisas surgem e deixam-nos abismados.

Quando vi a capa do livro, o título e li a sinopse, jamais imaginei que teria uma grande semelhança com o filme. Mas, de uma coisa tive certeza: cada personagem clama pela vida, eles desejam ardentemente a liberdade quando estão próximos da morte. É inegável a qualidade que o autor tem de criar tantos cenários e tantos personagens. A personalidade de cada um foi bem explorada e a narrativa demonstra ao leitor o medo presente em cada fala.

Ação é o verbo contido no livro e que encanta, assusta e surpreende-nos. Quando o leitor não está dentro da história, poderá sentir a narrativa um pouco cansada e um ritmo devagar em alguns momentos. Porém, desde o início consegui embarcar no sofrimento de Liam e fiquei abismada com cada percalço sofrido.

“Já que estamos falando de você, tenho uma coisa para lhes avisar. Qualquer um de vocês pode morrer, ou seja, se uma pessoa morrer, vocês ficam com uma pessoa a menos para usar nas portas coloridas. Trabalho em equipe é fundamental aqui, até mesmo para vocês que condenam a humanidade pelos seus atos, sem olhar para os próprios. Nesse novo mundo, vocês não encontrarão pessoas. A sociedade moderna é individualista. Ela é uma predadora que não perdoa o fraco. Portanto, aqui não haverá nenhum ser humano” (p.136).

*Depois de ver a morte de perto, você entende o valor real da vida!*

Liam é um garoto que está sob os cuidados do carrasco tio. Quando ainda era bebê, seus pais adotivos foram brutalmente assassinados e então o sádico tio passa a cuidar do menino. No entanto, ele é maltratado e, muitas vezes, obrigado a ficar trancado no quarto de castigo.

Quando o menino menos espera, uma assistente social surge em sua casa e o salva daquele martírio. Ao tentar fugir, Liam é pego pelo tio e, na tentativa de se defender, acaba matando-o e o garoto acaba indo para um orfanato. Seu jeito doce, recatado e inocente conquista os policiais Ryan e Craig que fazem de tudo para que o garoto seja bem cuidado e esteja sempre bem protegido. Porém, as coisas não são como eles imaginam e alguém está atrás do garoto para pegá-lo; os policiais apenas não sabem quem e o porquê.

Liam está envolvido com uma entidade, ninguém sabe os motivos e nem qual o tipo dela. Contudo, uma coisa é certa: tentar ajudar o garoto é sinônimo de morte. Você escolhe: poderá ajudar o doce e encantador Liam ou ser morto. É aí que tudo começa. Uma luta desenfreada para estar vivo surge e apenas os gratos sobreviverão. Façam suas apostas, pois o jogo já começou!
“Olhou para a parede oposta a que estavam. Ramón estava sobre um homem e o esfaqueava freneticamente. Logo ao lado, uma moça ensanguentada. Suas costelas estavam à mostra, o intestino saltava para fora como uma serpente, seus longos cabelos negros agora estavam tingidos de vermelho, grudados no rosto” (p.150).

*Alguns são tão ingratos por estarem vivos, mas você não, não mais.*

Quando imaginamos que as aventuras de Mazzaron acabaram, eis que ele surge com outras para despertar o leitor. Acredite: é impossível ler essa obra antes de dormir. O sono vai embora, as horas voam e a gente nem percebe. As páginas parecem que não acabam nunca e a vontade é de virá-las desesperadamente para saber o motivo de tanta agonia e sofrimento.

Não, nada acabou. O garoto passa por maus e péssimos bocados. Como se fosse pouco, Liam acaba em um lugar cheio de pessoas que fizeram algo que a sociedade julga como errado, eles são: assassinos, traficantes, prostitutas, ladrões, corruptos... Todos desejam sobreviver, no entanto, apenas alguns terão esse privilégio. O jogo começa, mas nem todos sabem jogar. Aqueles que mais trapaceiam precisam confiar em um desconhecido: Liam. Ele é a peça chave para escolher quem deve sobreviver ao jogo no Domus.

A capa do livro é chamativa. A diagramação é bem simples; o espaçamento, a fonte e as páginas amareladas proporcionam uma leitura agradável. A escrita do autor é algo muito bem feita, todavia, acredito que a editora poderia caprichar um pouco mais na revisão. Embora não tenha sido perfeita, esse livro possui uma das melhores correções que já tive em mãos da Novo Século. A obra pode não possuir uma história que tem o gênero literário preferido de todos os leitores, porém, certamente será um daqueles que te conquistará independente se você é fissurado por esse estilo ou não. Vale a pena embarcar nesse mundo e entrar no jogo. Porém, cuidado: ele vicia! Agora só me resta aguardar o segundo volume.

“Existem médicos do corpo e médicos da alma. Felizes são aqueles que conseguem reunir as duas profissões. Prepare-se” (p.158).

*As frases com * foram tiradas dos filmes Jogos Mortais

site: http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/2016/04/resenha-mascara-vida-nao-e-um-jogo.html

Cameron 10/10/2013

[RESENHA] Máscara
Admito que essa foi uma das resenhas mais trabalhosas que eu fiz. Passei um bom tempo pensando e relebrando os melhores momentos do livro e enfim falei: "bom... que os jogos comecem!"
O livro conta a história de Liam, um garoto que sofria nas mãos do seu perverso tio ex-militar. Mas como se não bastasse sofrer nas mãos daquele desprezível tio, Liam descobre que está sendo perseguido por um ser mascarado. Mas... o que é esse cara mascarado? E porque ele está atrás do Liam?
Quando eu recebi esse livro eu estava cheio de expectativas... mas... infelizmente elas não foram o que eu esperava... elas foram MAIS do que eu esparava!! Sabe quando você pega um livro e não consegue soltá-lo até terminar? Foi o que ocorreu nesse livro. E sinceramente? Ele deveria vir acompanhado com uma lista de contra indicações na primeira página, pelo simples fato de meu coração acelerar, e eu ficar realmente ofegante. Quando terminei de ler a primeira parte do livro eu tive que dar uma respirada para poder voltar a leitura. Beber um pouco de água e respirar normalmente, porque houve tanto mistério, mortes... que eu fiquei atordoado com tudo aquilo, não conseguia para de ler. E mesmo na sala de aula eu li o livro. E na segunda-feira eu indo para o colégio de ônibus, quase perco o meu ponto.

"ATENÇÃO!!
ESSE LIVRO É CONTRAINDICADO PARA PESSOAS COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, CARDÍACOS, PRESSÃO ALTA E/OU QUE NÃO TENHAM CABEÇA PARA ENFRENTAR O DESCONHECIDO E MUITAS MORTES MACABRAS."

A narrativa do livro é em terceira pessoa, prende a nossa atenção pelo simples fato de ser uma narração leve, descontraída, um pouco macabra e engraçada às vezes. Também há uma pitada de sadismo. Em uma palavra... PERFEITA.
O autor pôs uma mistura de SAW, The Walking Dead e também... originalidade. Se você já assistiu Jogos Mortais e ficou apreensivo com as pessoas na corrida contra o tempo... Imagina você lendo o livro. Onde o autor coloca: "2 minutos... 1minuto... 10 segundos... 2 segundos...". Bom. Aí você está todo agitado por causa do que está acontecendo e ainda tem o tempo para "ajudar" na nossa agitação.
Os personagens são bem definidos e cada um com a sua personalidade, não tem como você amar todos e odiar todos, sempre vai ter aquelas pessoas que você vai odiar como Ramón, Kikki, Lindsay... e aqueles que você vai amar como Mary, Daniel, Ryan, Georgia... Mas o recomendado é não gostar de nenhum e não se apegar, porque nesse livro... a morte é certa e a vida é posta em jogo.
Acredito que a frase: "A vida não é um jogo" foi posta para o ser Mascarado. Haha porque isso não se faz viu, N? E apesar de tudo... eu gosto dele. Se não fosse ele... não existiria esse livro.
"Máscara" é um tipo de livro que a cada página virada o seu queixo cai. Onde o final do livro é indecifrável e você fica roendo as unhas, chacoalhando as pernas, prende a respiração... É um livro surpreente. Onde você não vai conseguir parar de ler!!
O livro entrou na minha lista de favoritos com certeza. E quem sabe um dia eu não releio essa obra fantástica que me proporcionou vários momentos de tensão?

site: devoradoresde-livros.blogspot.com

Rosana - @tudoquemotiva 08/06/2015

Um suspense com algo bem mais surreal, fantasioso, sádico e emocionante.
A história começa com um prólogo sobre um casal que não podia ter filhos, ate que um dia misteriosamente um neném aparece em sua porta. Ninguém sabe quem deixou a criança lá e como ela essa criança surgiu, sem ter qualquer informação esse casal então decide tomar conta desse neném até aparecer alguém, até aparecer os verdadeiros pais, porém isso não acontece. Anos depois (já na parte um do livro) conhecemos Liam, uma menino de apenas sete anos que vive grandes dificuldades sob custódia do tio. Liam nunca foi a escola e mora em um quartinho embaixo da escada, porém é óbvio que ele não suporta mais isso. Certo dia aparece uma moça da assistência social para ver como anda as coisas na casa do pobre menino, coisas estranhas acontecem e Liam acaba ficando sozinho no mundo.

Apesar de não ter mais o tio para aporrinhá-lo, outra estranha presença acaba por surgir em sua vida. Porém essa outra presença, ou entidade como queira, leva Liam para outro nível e passa a persegui-lo não o deixando em paz até que ele entra no jogo em um mundo completamente surreal, chamado Domus. Nesse mundo, Liam encontrando outras pessoas que, mesmo não querendo, participam dos jogos sádicos dessa entidade bizarra. Pode-se esperar muita situações de medo, pavor, correria, mortes, muitos enigmas e muitas perguntas e momentos de tirar o fôlego e o sono!

O livro é dividido em cinco partes: Massacre, Recomeço, Jogo, A cidade onde os sonhos morrem e Tormenta. Cada parte do livro conta um momento diferente da vida de Liam e das pessoas que o cercam. Máscara é uma mistura de Jogos Mortais com algo bem mais surreal, fantasioso, sádico e emocionante. Muito mistério e suspense que faz o leitor devorar o livro. Demorei bastante para fazer a resenha, pois estava complicado colocar as ideias no lugar. Parece que palavras não são suficientes entende? haha

Nota: 5/5. Eu gostei MUITO do livro! O Luiz soube como escrever um livro de suspense e com muito mistério, a ponto de não conseguir dormir enquanto não terminava determinada parte do livro. Tem umas passagens bens intensas e sanguinolentas, mas que fazem sua imaginação ir a mil. O livro tem muitos momentos ótimos, mas não vou dizer pois não quero dar nenhum spoiler, só recomendo que você leia o livro e o quanto antes, melhor!

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/06/mascara-luiz-henrique-mazzaron.html

Marukesu 24/05/2016

[Resenha] Máscara - A Vida Não É Um Jogo
Em Máscara somos apresentados a Liam que na infância sofreu constante nas mãos do tio tirano. Acompanhamos a sua estadia na delegacia logo após o incidente em que o tio tenta matá-lo, mas que acaba sendo morto. Sentimos a dor que consome o Liam e pra piorar ele agora não tem mais ninguém, pois seu tio era sua única família.
Ainda na delegacia conhecemos os policiais Ryan e Cortez. De cara Ryan sente um afeto pelo pequeno Liam e o sentimento é mútuo, mas o guri é mandado para um orfanato. O policial diz ao guri que tentará, sempre que possível, visitá-lo.
Outra pessoa nos é apresentado. Quer dizer, um ser desconhecido. Ele ronda a vida de Liam há anos. Sempre o desejou e agora, mais do que nunca, o quer. Esse ser usa uma máscara e não tem corpo. Não será agora que ele vai parar de desejar o guri em seu jogo ambicioso e sangrento.
Após sermos acuados com cenas de assassinato a la Jogos Mortais, vemos o recomeço de Liam. Agora ele tem dezessete anos e possui uma vida quase que perfeita. Entretanto, ele vem escutando nos últimos tempos uma risada maligna que não o deixa dormir.
Numa noite, Liam acordar num local onde há dez cabines tendo uma pessoa desconhecida dentro de cada. A ordem dada é ele salvar apenas cinco das dez. O restante? Morrerão!!!
Tendo feito suas escolhas, ele precisa sobreviver a um jogo insano e mortal tendo como aliados as pessoas que salvou. Liam se encontra no mundo paralelo chamado Domus!
Mortes é o recheio principal desse thriller eletrizante criado pelo jovem Mazzaron. Sentimento de frustração, confinamento e agonia são constantes no decorrer da leitura. Meus parabéns eterno ao autor.
Posso estar exagerando, mas senti referências no enredo à Harry Potter e franquia Jogos Mortais. Outro possível exagero é que comparei os sentimentos durante a leitura aos sentimentos que me percorreram lendo obras do grande rei Stephen King. Ou seja, o livro foi bom pra cacete! :D
Amo zumbis e a maneira como eles foram retratados chega a ser quase triste. Os personagens foram muito bem construídos e são tão humanos que percebemos as suas dificuldades físicas em lidar com as adversidades. Todos possuem falhas e isso é mostrado sem rodeios. Tentei imensamente sentir empatia por eles, mas não consegui. Os vi somente como peões que futuramente podiam ser descartados no jogo do ser mascarado. Mas seria uma mentira dizer que não simpatizei com nenhum deles. Kelly foi a personagem que mais me chamou a atenção e provocou risos (a comparei ao LaFayette, do seriado True Blood). Também há o Daniel.
Infelizmente, não pude gostar do protagonista Liam. Mazzaron deu todas as justificativas das ações do guri, como se tivéssemos que sentir pena dele, mas eu não consegui.
Fiz apostas sobre o desfecho desse jogo sangrento só deve ser lançado no próximo volume. E isso está me matando!!!!!! O segundo livro tem que ser lançado logo se não vou arrancar todos os meus cabelos e virarei a Kelly. Kkkkk...
A diagramação da obra está perfeita e as folhas são meio amareladas. A fonte das letras tem um tamanho agradável proporcionando, assim, várias horas corridas de leitura. A capa foi muito bem elaborada e é extremamente linda e misteriosa. Meus singelos parabéns a editora Novo Século.
Recomendo de olhos fechados essa obra. Vocês possivelmente perderam o fôlego, assim como eu perdi.

OBS: Não leia durante a madrugada. kkkk

site: http://www.refugioliterario.com.br/2014/01/resenha-mascara-vida-nao-e-um-jogo_18.html

Bia 17/02/2014

Adoro livros sobrenaturais, acho que disso todo mundo já sabe. Por isso quando recebi Máscara de parceria com o autor, deixei minha leitura atual de lado e comecei a lê-lo. Estava tão empolgada que nem perdi tempo lendo as orelhas ou a sinopse, comecei a história imediatamente!

Em Máscara - A vida não é um jogo, somos apresentados a Liam. Desde que se entende por gente ele sofre nas mãos do seu sádico tio, um ex-militar cruel que vê em qualquer coisa um motivo para espancar o jovem menino. Até que um belo dia uma moça, ou como diria Liam, um anjo, veio salva-lo dessa vida castigada.

Infelizmente isso pareceu despertar a ira de algo muito maior, mesmo depois de estar longe o bastante daquela casa infernal, sua vida não melhorou. Primeiramente coisas estranhas aconteceram com os policiais que investigavam o caso, depois a família da jovem moça que fora salva-lo sofreu algumas consequências também. Todos que estavam ligados ao menino pareciam estar na mira de algo cruel.

Craig, um dos policiais envolvidos no caso, viu como única saída fugir. Levou Liam e um grupo de pessoas para longe daquela cidade para recomeçaram. Os anos se passaram e tudo parecia estar em ordem, todos tinham seguido com suas vidas e juntos formaram uma grande e estranha família. Até que depois de uma festa coisas estranhas começaram a acontecer. Liam não era mais o mesmo e depois de alguns dias desapareceu, assim como algumas outras pessoas da casa.

O jogo finalmente havia começado! Liam e um grupo de desconhecidos se viram em um mundo totalmente diferente daquele que estavam acostumados. Se quisessem sair daquele lugar destruído e sem vida, teriam que chegar até o final do jogo. Mas aparentemente eles não estavam sozinhos e os outros habitantes não pareciam muito amigáveis, tornando a tarefa de se manter vivos, um pouco mais complicada.

Máscara é o tipo de livro que tem prende logo na primeira página. A história é tão envolvente e intensa que te transporta para dentro do livro, você sente toda a tensão e medo que contém nas páginas. Comecei a lê-lo em um dia e no outro já tinha terminado, o autor me prendeu ao livro de tal maneira que só consegui parar de ler quando ele chegou ao fim.

A história em si é bem macabra, mesmo não tendo assistido aos filmes, diria que seria algo como Os Jogos Mortais. Muitas mortes a sangue frio e provas que chegam a embrulhar o estômago, mas que ao invés de afastar, te deixa ainda mais viciado no livro. Os personagens foram muito bem elaborados, remetem bastante a crueldade que cerca alguns seres humanos, o que te faz parar para pensar que as pessoas agem realmente dessa maneira quando são postas em situações parecidas.

A diagramação do livro está ótima, as páginas são finas e amarelas, as letras médias e tem uma margem boa. A capa embora simples, me agradou muito! É bonita e bastante misteriosa, o que trás mais suspense ao livro.

A narração é feita em terceira pessoa e se alternam entre o mundo real e o mundo onde esta acontecendo o jogo. Confesso que em certas partes do livro me perdi um pouco, mas nada que voltar alguns parágrafos não resolvesse. Assim como em todo livro de mistério, é importante prestar a atenção em tudo!

No final, muitas perguntas ficam em aberto, provavelmente serão respondidas no próximo volume. Terminei de ler o livro e entrei em estado de desespero, eu realmente necessito da continuação! Enfim, super recomendo Máscara - A vida não é um jogo. Para quem gosta de uma história regada de mistério, suspense, drama e terror não muito assustador, não pode deixar de ler esse livro!

site: http://www.escrevendomundos.com/2014/02/resenha-mascara.html

Fernanda 20/03/2014

Resenha - Máscara - A vida não é um jogo - Luiz Henrique Mazzaron.
Máscara é bem mais do que eu imaginei. De fato a premissa do livro me iludiu para algo que existe no livro, mas ele foi bem mais rs.

Quando comecei a ler o livro descobrir uma coisa que me assustou um pouco e acabei por ficar receosa com a leitura. Mas deixei o medo de lado e li o mais rápido que pude.

Liam é apenas um garoto que sofre desde a morte trágica de seus pais e com isso o único parente que lhe restou foi um tio. Um homem violento e sem escrúpulos que sempre o agrediu e ainda o diminui a nada, o que faz o coração de qualquer ser humano que o tenha doer.

O escritor ainda critica a sociedade (e ás vezes de forma bem nojenta) ao que estamos fazendo com o planeta que temos como descartamos tudo que não usaremos mais de forma imprudente e irracional, sem ao menos pensar que o futuro pode ser desastroso, por culpa inteiramente nossa.

Não sou fã de zumbis, e o escritor escreveu algumas cenas que as considero pesadas para mim que ainda não estava acostumada com este estilo de leitura. Lendo este livro me lembrei de alguns filmes que já vi há muito tempo e que hoje não os veria, mas a leitura é um pouco diferente dos filmes e por esta razão consigo ler sem problemas.

Este jogo acontece por causa dos pecados e a podridão humana (e quem o planeja é pior ainda), mas no fim o que vejo é busca por poder, dominação e a invenção de juventude eterna.

A única coisa que sei é que a humanidade esta perdida!.

Considero Máscara o primeiro livro assustador que leio. Bom, se fosse um filme dificilmente eu o veria não que seja medrosa eu apenas os evito rs.

Sangue, traição, mascaras, loucura e morte muitas mortes e zumbis rs.

Máscara se refere às facetas humanas, por que podemos ser os mais gentis e os mais perversos de todos, cheios de pecados, segredos e maldades.

O escritor ainda tenta dar um ar leve ao livro com um humor sarcástico de dar medo rs.

A única coisa que sei agora é que tenho que ficar esperando até sair o 2º livro, e não somente o segundo por que a série tem 6 livros. O que fazer?? Esperar ansiosa para saber o destino de cada jogador e torcer para que o Henrique não mate, meus personagens favoritos.

Compre

Beijos Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

lazarorenatinho 18/02/2014

Máscara
Assumo que antes de começar a ler
Máscara estava um pouco inseguro
por não saber se iria gostar do
livro já que ação, suspense e terror
não são meus gêneros literários
favoritos, mas sei que me
surpreendi bastante quando acabei
de ler o primeiro capítulo. Desde o
inicio do livro eu já podia sentir
uma força positiva quanto a mim e
a história, bastava saber se eu
estava correto disto.
Então, o livro começa nos
mostrando a vida de um garotinho
de 7 anos chamado Liam que
morava com seu tio um ex-militar
muito ruim, que o maltratava
constantemente, sem nenhuma
pena e, nunca o deixara ir em uma
escola na vida. O tio era tão cruel
que sempre que o garoto fazia algo
de errado ele era surrado e jogado
em um quartinho embaixo da
escada ( sem querer fazer
comparações, mas essa parte do
quartinho embaixo da escada me
lembrou a história do jovem
bruxinho da J. K. Rowling, mas
tudo bem). E antes que se
pergunte “cadê os pais desse
menino?”, o Liam não sabia se
tinha pai e mãe, só sabia que
tinha o tio de “família”.
Até que um dia chega uma mulher
para lhe ajudar, e com bastante
esforço eles tem sucesso no ato.
Na minha opinião, saber que eles
conseguem fugir não é um spoiler
até porque quando você fica mais
por dentro do trama já é claro que
algo vai acontecer, eis que a
mulher aparece e tudo fica ainda
mais óbvio. Mas assumo que
quando a aventura acabou me
senti muito feliz, porque durante a
leitura eu torcia mentalmente por
eles.
Durante a luta para sair da casa do
tio, acontece algumas mortes em
outros cenários, e tem uma dessas
mortes que é em uma mansão e,
eu garanto que quem leu sentiu
algo rasgando na garganta. Mas
então, depois que tudo passa Liam
vai morar com um policial. E, após
dez anos desse acontecimento o
narrador volta a nos contar o que
está acontecendo com o Liam.
Vou parar de enrolar tanto e ir
logo ao que interessa. Após todo
esse tempo Liam acorda em um
lugar bem diferente do normal.
Liam acorda em um jogo chamado
Domus, e logo que chega ele tem a
missão de escolher algumas das
pessoas que estão presas em
tubos. Há, vale lembrar que o Liam
não conhece nenhuma dessas
pessoas, mas todas essas pessoas
já fizeram algo de errado. Liam
pode escolher entre ESTRUPADOR,
ASSACINA, TRAIDORA, COVARDE,
TRAPACEIRA, INDIFERENTE,
CORRUPTO, INVEJOSO, LADRÃO e/
ou SÁDICA, vale lembrar que ele
tem uma quantidade de tempo
para escolher quem fica com ele no
jogo, mas para saber quais ele
escolheu você terá que ler.
Após a equipe se conhecer melhor
eles tem que tentar fazer uma
espécie de aliança para que
nenhum deles morram no jogo, e é
claro que no meio de tudo que
eles faziam tinha briga. No meio
de tantas pessoas ruins acho que
só teve uma mesmo que eu odiei à
primeira vista, que foi o Ramón, o
cara mais insuportável que eu já
vi. Eu tinha tanta raiva dele que
quando eu lia algo que ele falava
me dava vontade de matá-lo, mas
infelizmente eu não poderia fazer
isso...
O livro é incrível, em algumas
cenas me lembrei um pouco de
Jogos Vorazes – que eu
particularmente adoro – misturado
com The Walking Dead – que é
outra obra de sucesso. Durante o
jogo tudo fica mais emocionante,
principalmente pelo fato de haver
um grupo de pessoas com
características bem diferentes, mas
estão ali com o mesmo propósito.
Querem sair do jogo vivos!
A edição está muito boa, como
sempre a editora Novo Século não
nos decepcionou. A capa do livro
está muito bonita, o livro têm
orelhas, folhas amareladas e de
boa qualidade, diagramação
magnífica, o livro tem um
espaçamento bem legal...
Por fim, parabenizo à
editora Novo século pela edição
tão bela, e principalmente o Luiz
Henrique que escreveu uma obra
tão gostosa de ser lida! Ah, e é
mais que claro que estou louco
para ler a continuação!

Amilton Folly 24/01/2014

Pés e alma em "Domus"
É surpreendente a quantidade de lugares em que "Máscara" pode nos teletransportar. Me vi numa típica escola com meros adolescentes e logo depois na mais profunda escuridão, com terríveis criaturas. Senti os pequenos traços de um romance e a sensação de agulhas penetrantes em minha pele que causavam arrepios com cada uma das cenas de horror. "Máscara" é tão envolvente que você não consegue manter seus pés no chão. Os pés e a cabeça vão ás nuvens, ou melhor: á "Domus", que nos leva a um mundo perigosamente assustador.

O livro mostra-se em diversos ambientes, nos levando a cada um deles como se estivermos atrás de um vidro observando seus personagens e todo o cenário. Em "Máscara" somos perseguidos por criaturas sanguinárias, e a melhor parte, é que queremos que elas se aproximem e façam nossos "amigos personagens" correrem e se arriscarem para nos encher de tensão, nos deixando com aquela sensação de medo e surpresa que provoca calafrios.

Outro ponto importante é a evolução dos personagens do livro. A evolução mais notável foi a de "Genevieve" que inicia o livro como uma covarde e ao decorrer torna-se uma heroína, uma líder. "Genevieve" foi um grande destaque, todo o estilo e caráter da personagem a deixa incrível. "Kelly", ao que parece é a favorita dos fãs, é sem duvida a melhor personagem, seu humor e coragem,entre outras de suas características a torna uma personagem de destaque. Se entrarmos nesta personagem, quase podemos nos sentir caracterizados como ela e toda sua adorável energia.

"Domus" nos envolve completamente, nos tira de onde quer que possamos estar e nos coloca na adorável escuridão. Fazemos escolhas antes dos personagens e ficamos terrivelmente ansiosos para seu futuro nas paginas seguintes. Nesse mundo assustador, em que os personagens querem voltar ao mundo real, do contrário, nós queremos estar em "Domus" e queremos que eles estejam lá também, para que explorem esse mundo e tudo o que ainda pode haver nele. Queremos toda a sensação de medo e suspense que este maravilhoso livro nos proporciona.

Ray 21/12/2013

Máscara <3
Resenha - Máscara - A vida não é um jogo.

00:08 da madrugada de sábado e eu acabei Máscara. O que eu to sentindo ? Desespero, necessito do segundo livro pra ontem.
"O jogo ainda não havia acabado" Luiz Henrique Mazzaron você quer acabar com a minha vida ? Vou deixar claro que sofro de ansiedade, capaz ate de adoecer (brincadeiras a parte).
As palavras me faltam pra descrever esse livro. Sendo sincera eu não esperava por essa beleza. Foi uma leitura simplesmente maravilhosa e é incrível como o autor nos deixa envolvidos e nos faz criar laços com os personagens.
Máscara me surpreendeu de uma forma indescritível, o autor nos faz conhecer coisas loucas, nos faz viajar nos fazendo imaginar o mundo Domus. Vamos pontuar aqui também a incrível imaginação do autor e também sua mente de serial killer (kkk). Eu só posso dizer que amei e por favor Luiz, lance logo o segundo livro, porque eu preciso muito dele. Obrigada por me proporcionar essa leitura maravilhosa. Já quero ler outra vez, é maravilhoso *-*. Eu recomendo sim quantas vezes for necessário.

Nota: 10 (pode dar mais que isso ?)

Ráyca de Oliveira

site: http://quaseumabiblioteca.blogspot.com.br/

Gisa 23/06/2015

Oii galerinha, tudo bem??? Hoje eu vim aqui para falar de um livro bastante conhecido na blogsfera e muito elogiado. E estou aqui para colocar mais elogios a essa história e autor, heheh. Então que tal parar de enrolar e enrolar e conhecer???

Sempre fico com um pé atras quando um livro é muito elogiado por todos. Sinceramente, até tenho um pouco de medo de ler um livro destes. Mas claro que quando um livro é muito bem comentado, a gente acaba ficando curioso. Foi assim que eu conheci e coloquei na minha lista de desejados o livro Máscara.

Muito tempo depois, surgiu a oportunidade de fazer uma parceria com o autor. E claro que eu não ia perder essa chance. E agradeço ao autor, que é um querido e que me deu essa oportunidade e a Fê, minha linda, que foi quem fez toda a ponte dessa parceria.

Mas vamos parar de lenga lenga e vamos conhecer um pouquinho dessa história?

Máscara, vai contar a história de Liam, um menino que vive com o carrasco tio. O tio é o demônio na Terra e até mesmo tranca o menino no quarto abaixo da escada Á lá Harry Potter
Mas um dia, uma moça vai socorrê-lo e acontece uma sucessão de acidentes que termina na morte do tio, no sumiço da moça, na morte de alguns policiais e muitas outras coisas sinistras.

E então todo esse episódio bizarro é arquivado e esquecido por 10 anos.

Porém, passado esse tempo, novos acontecimentos se sucedem. Pessoas próximas de Liam desaparecem, ele começa a ter visões e ouvir vozes, algumas mortes sem explicação surgem.

Então quando Liam se dá conta, ele está participando de um bizarro e macabro jogo, envolvendo zumbis, mutilações Á lá Jogos Mortais em um universo paralelo chamado de Domus.

A primeira coisa que me chamou a atenção, foi algumas semelhanças entre os filmes Jogos Mortais e o livro Máscara. Para quem não sabe, eu não olho filmes de cortes e sangues e decapitações e coisas do tipo. Mas adoro livros que jorram sangue.
Mas pelo que sei , informação obtida de um especialista, meu pai, as semelhanças são apenas na questão do jogo sinistro, do senhor do jogo misterioso e de alguns truques macabros. Mesmo assim, acho que quem curte esse tipo de filme, ia amar esse livro.

Mas em Máscara, temos mais do que isso. Temos toda a história de cada um dos personagens e de como eles chegaram até ali. Temos uma realidade alternativa bastante estranha, mas muito criativa. Temos personagens que nos apegamos mesmo que não devamos fazer isso, temos mistérios a serem descobertos e claro, impossível de não mencionar, temos a escrita do autor que é simplesmente maravilhosa. Sem exageros, o autor sabe usar as palavras. Apesar do livro ter seu lado pesado, a escrita do autor é muito fluída o que facilita e muito, nossa entrada na história e até nos jogos.

Só tenho uma crítica a fazer e se não fizer, não será eu, hehhe é que eu achei que o livro terminou sem fim. Teremos sim, uma continuação que já está escrita, e provavelmente teremos mais alguns volumes depois. Então entendo o motivo para que nem todos os mistérios sejam resolvidos. Mas gosto quando um livro tem começo, meio e fim. E esse fiquei com a sensação de que iriamos para o intervalo. Sabe, quando a gente olha sessão da tarde e o filme é cortado para as propagandas? Foi essa a sensação que eu tive. Mas claro que essa foi a minha impressão e pode ser por que eu estava tão envolvida que não queria que acabasse, hahaha. Então leia e tire suas próprias conclusões.

Por fim, acho que não faz sentido indicar esse livro não é mesmo? Se todos os elogios acima não te convenceram, minha indicação aqui não fará isso, hahah. Mesmo assim, LEIA!!!

O autor, está tentando publicar a continuação com a Dark Side e para isso, fez uma grande campanha, que nós aqui do PE não podemos ficar de fora.
Por favor Dark publique o Luiz. Nós merecemos a continuação, hahahha

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2015/06/mascara-vida-nao-e-um-jogo-luiz.html#comment-form

Barbie 27/06/2019

Amei de paixão!
O livro é espetacular, eu honestamente fiquei apaixonada pelo enredo, as personagens, tudo! É uma história muito criativa e que o autor conseguiu elaborar muito bem conforme o livro. Eu li o livro em pouco tempo pois não aguentava ficar esperando pra saber o que iria acontecer em seguida. Todos os cenários foram muito bem descritos e eu ainda consigo imaginá-los na minha cabeça. Nem sei o que dizer mais, só que a leitura é maravilhosa e eu amei cada página. Só fiquei extremamente chateada que o autor nunca chegou a escrever ou publicar um segundo livro, e eu definitivamente gostaria muito de ler um final pra esta história. Então, se ele ler este comentário algum dia: por favor, publique um capítulo final! Precisamos saber como termina tudo!
Luiz 24/07/2019minha estante
Oi Barbie! Fiquei muito feliz em ler sua opiniao e saber que gostou tanto! Sobre a sequencia, ela ja esta escrita e pretendo publicar tanto ela quanto uma nova versao desse primeiro volume ainda nesse ano, ou no mais tardar no início do ano que vem, so que por ebook na Amazon, entao fique de olho ;)
Abraços e saiba que o jogo nao acabou s2