Superman: Origem Secreta

Superman: Origem Secreta Geoff Johns...

Resenhas - Superman: Origem Secreta

Burity 27/07/2023

Mais uma origem
A obra é interessante, tem um trabalho virtual muito bonito, principalmente pela homenagem ao Reeve, além de uma tentativa de leitura atualizada que foi usada no filme do snyder. Ela eprde alguns elementos principais que constroem o personagem e simplifica o significado dele. Foi uma.leitura prazeirosa mas incompleta. A busca por conectar a era de prata com a de bronze em uma nova roupada não me convenceu. Talvez por isso tenha focado no esquecimento no mercado.

quemuelassis 24/02/2019

Maiêutica da Nona Arte /01
SUPERMAN - ORIGEM SECRETA
Maiêutica da Nona Arte /01

A abordagem filosófica de Nietzsche sobre o seu super-homem revela que o fim das experiências humanas seria o aperfeiçoamento do individuo. No super-homem de Krypton, porém, o fim do "perfeito" é buscar as experiências humanas para se tornar mais humano. Com fortes paralelos messiânicos típicos, o primeiro dos super-heróis no sentido moderno tem sua "superioridade" muito mais em suas ações e modo de interpretar o mundo, não através de seus poderes, mas, sim, apesar de seus poderes.

Os primeiros passos da origem definitiva do Superman escrita pela grande mente-fã de Geoff Johns giram em torno desta concepção, destacando a inicial hesitação que permeia a primeira metade da obra, na medida do desejo de Kal-El em ser mais homem, Clark, filho de Jonathan e Martha Kent, do que "Super". As duas partes são, no entanto, indissociáveis: fosse apenas Super sem sua humanidade ou apenas homem sem seus incontáveis poderes, Kal-El não seria o Superman.

Lex Luthor, cuja origem também é apresentada na HQ, mostra a busca incessante de Lex (e do homem) por conhecimento, poder e, eventualmente, riqueza, ambicionando tornar as pessoas continuamente dependentes de seu poder. Um problema que alcança também concepções de supremacia humana, licença poética de uma espécie de neonazismo anti-alienígena. Possui forte crítica social quando Superman é chamado de monstro por ser "alien" enquanto os quadros nas páginas mostravam Lex manipulando uma vida humana, não com o fim de salvá-la, mas para servir aos seus interesses, criando seu próprio Frankenstein. Mas tudo gira muito além disto. A presença de um ser superior que faz tudo sem requerer nada coloca em risco a crença de superioridade de Lex. Por que razão alguém super poderoso optaria por limitar a si mesmo, sem obter qualquer vantagem em troca?

Os desenhos de Gary Frank homenageiam o Superman definitivo, interpretado por Christopher Reeve nos filmes clássicos, e a atmosfera é recheada de referências às fases mais clássicas do herói nos quadrinhos. Agora, "todos em Metrópolis olham para o céu. Às vezes, nós o vemos. Às vezes, não. Mas sempre sabemos que está por perto".

site: https://www.instagram.com/p/BuFUZiiBoI_/

Vertinho0 20/08/2021

Nostálgico
Um ótimo inicio para os que estão começando agora à embarcar nesse mundo do herói clássico, conhecido como o SUPERMAN!

aku. 02/01/2022

Esperança e Egolomania
?Eu faço o que faço porque recebi dons, mas vocês têm dons também. Usem-os para ajudarem uns aos outros. Mostrem ao mundo que Metrópolis tem coração"

O que mais gostei nessa história é como a mostra duas pessoas "boas", mudando Metrópolis, cada uma com sua razão. Enquanto Lex Luthor muda a vida de cidadãos da cidade apenas para mantê-los em controle e mostrar que pode, em um tipo de vingança, Superman a transforma dando esperança ao povo de Metrópolis, não porque ele quer algo em troca, mas porque ele acredita em cada um deles.