as intrépidas aventuras de um jovem executivo

as intrépidas aventuras de um jovem executivo Daniel H. Pink

Resenhas - As intrépidas aventuras de um jovem executivo

Varga 12/06/2011

Vários são os livros que abordam a questão da administração da carreira. Alguns tem o formato de autobiografias de profissionais de sucesso. Outros preferem fazê-lo através de uma história fictícia para melhor ilustrar as situações.

Daniel Pink, famoso por "A Revolução do Lado Direito do Cérebro" (2005) e mais recentemente por "Motivação 3.0" (2009), resolveu abordar o assunto em "As Intrépidas Aventuras de um Jovem Executivo" (2008) de uma forma muito original: um mangá (história em quadrinhos japonesa).

Johnny Bunko é um jovem profissional que trabalha em uma grande empresa na área contábil e passa o dia (e as vezes noites!) às voltas com relatórios, planilhas, análises, etc.
A carreira de Johnny segue o "plano"... ele sempre fez o que os pais, professores, orientadores e chefes disseram para ele fazer. Mas ele não está feliz e começa a desconfiar que está tudo errado. O desejo dele era fazer algo diferente, mas acredita, ou foi levado a acreditar que trabalhando na área contábil teria mais chances no início da vida profissional e que depois poderia tentar ir atrás de seus sonhos.
Certa noite Johnny é surpreendido e passa a receber um "coach" extra de uma criatura sobrenatural que aos poucos vai ajudando-o a resolver seus problemas e questões de carreira profissional.
O enredo todo e o desenvolvimento da trama com tudo que um mangá tem direito, gira em torno de 6 lições que Johnny e seus amigos aprendem ao longo da narrativa:

1. Não há plano
Não comece uma carreira simplesmente por começar em uma área promissora, achando que depois você vai ter experiência ou estabilidade para sair atrás do que realmente quer e gosta.

2. Pense nas forças, não nas fraquezas
100% Marcus Buckingham: não perca tempo tentando melhorar suas fraquezas, descubra suas forças e explore-as logo.

3. Não se trata de você
Faça o que você gosta, mas não seja egoísta. Faça algo que seja relevante para os outros, a sociedade, o planeta, que ao fazer isso você também colhe frutos.

4. A persistência ultrapassa o talento
Mesmo os mais talentosos tem momentos difíceis que os fazem desistir. Grande oportunidade para os que nem tem tanto talento, mas são persistentes.

5. Cometa erros excelentes
Melhor errar tentando algo grande que não errar não tentando nada. Mesmo falhando, ao se tentar algo grande, aprende-se várias coisas que podem trazer sucesso em outras empreitadas posteriores.

6. Deixe uma marca
A carreira tem de fazer algum sentido. A vida é curta e nossa passagem por ela precisa de um propósito. Algo que possa ser dito depois de nossa passagem: "Ela(e) não está mais conosco, mas foi quem realizou tal feito."

Interessante que Daniel Pink explora outros autores e pesquisadores que ele inclusive usa como base para alguns temas seus em Motivação 3.0, como Mihály Csikszentmihalyi, Marcus Buckingham e Martin Seligman.

O formato "mangá" engana se pensarmos que se trata de um livro para recém-formados ou apenas para o público jovem. Os conceitos são bem aplicáveis para profissionais em qualquer nível de senioridade e são bem atuais.

Vale a (rápida) leitura.
< / >.

Alecio Miari 18/08/2011

Mangá Executivo??
Muito engraçado e muito bom!
Ele consegue passar de forma simples e bem objetiva algumas dicas de como se portar no mundo corporativo e o que esperar/ planejar para a vida.
Leia-o com a mente aberta pois um mangá que fale sobre o mundo corporativo realmente é de se duvidar, mas recomendo-o muito. É um livro muito fácil e rápido de ser lido.
Ao enxergar os conceitos que são apresentados dentro de sua própria vida, você passa a pensar e agir de forma diferente.

Livro 10!!!