Primavera Silenciosa

Primavera Silenciosa Rachel Carson

Resenhas - Primavera Silenciosa

Lorran10 09/10/2023

Primavera Silenciosa
É compreensível porque este se tornara o maior livro de educação ambiental de todos. Ao terminá-lo você estará triste, com medo, com raiva e completamente desesperado.
Nota: Eu odeio pesticidas de 10

Lane 24/07/2023

A outra estrada

Em Primavera Silenciosa os caminhos são bem definidos, as escolhas duvidosas, muitas pautadas em interesses individuais, não observando as consequências, contudo, independente da rota a humanidade pode ter segurança ou insegurança.

Fernanda2219 19/07/2023

PRIMAVERA SILENCIOSA é um livro maravilhoso, que fala muito sobre a grade luta que valeu mais do que uma guerra na incansável busca contra o desenvolvimentismo industrial sem peias e causador de danos ambientais imensos, pois criou uma consciência sobre a necessidade de imposição de legislação mais rígida e protetiva sobre o meio ambiente.

Souza342 22/04/2023

O silêncio da natureza
Nossa, eu me acabei nesse livro. Quantas coisas tristes e terríveis. Nós, seres humanos, damos um show de horror quando se trata da natureza, a qual pertencemos, de controlar os animais ou plantas que nos incomoda. Nossa capacidade destrutiva é imensa. Carson colocou isso de forma muito direta e clara, e como somos enganados facilmente por propaganda, dinheiro e poder. Sabemos que o nosso alimento contém veneno (pesticidas, herbicidas e inseticidas, e vários outros venenos) para o "controle de pragas", mas não fazemos ideia do mal que todo esse veneno pode causar ao meio ambiente em que vivemos e a nossa saúde. E olhe que sou bióloga, mas não fazia ideia dos muitos detalhes dos efeitos dos venenos em que Carson descreve no livro.

TODOS DEVERIAM LER!

Vitor Cano 12/04/2023

Importância histórica
É bastante difícil avaliar um livro apenas pelo conteúdo quando tudo em torno dele está fortemente relacionado a sua importância histórica.

Nesse sentido, tentando desconsiderar totalmente o contexto no qual ele foi escrito e as implicações de sua publicação, posso dizer que é uma leitura mediana. É interessante e apresenta muitas informações relevantes, mas também é uma leitura cansativa e muitas vezes repetitiva. Na época em que foi escrito, muito do que a Rachel Carlson trata no livro era pouco discutido e não estava organizado em um material único e acessível ao público. Aí reside uma das mais importantes contribuições da autora. Por outro lado, hoje não há muita novidade sobre os impactos dos agentes químicos abordados no livro. Por isso, os repetidos exemplos do impactos dos inseticidas organoclorados, expressos de forma relativamente técnica, nas mais diversas matrizes acaba causando um sentimento de que os incontáveis fatos que embasam o argumento estão sendo apresentados mas o argumento final em si nunca é apresentado.

Considerando a importância histórica e impacto do livro sobre a consciência ambiental e o consequente desenvolvimento de uma série de instrumentos, normas e agências de proteção ambiental, não tenho nada a criticar. Na verdade, essa foi uma leitura que me foi recomendada há mais de uma década, quando eu cursava o bacharelado em Gestão Ambiental. Não cheguei a ler na época. Hoje, já em um pós-doutorado na área ambiental, entendo que eu deveria ter lido na primeira oportunidade que tive.

Juan 14/03/2023

Esse livro é revolucionário pois foi o despertar para a consciência ambiental no país que menos se preocupa com o meio ambiente. A leitura na meiuca do livro é cansativa pois é repetitiva. No entanto, poucos livros conseguiriam ter o rótulo ds revolucionário e certamente se hoje a consciência ambiental existe minimamente entre os governos e as pessoas, isso sem dúvida se deve a influência desse livro.

Guilherme.Carvalho 06/05/2022

E nenhum pássaro canta
Primavera Silenciosa, escrito por Rachel Carson, bióloga marinha e ativista, é possivelmente um dos livros mais importantes da nossa história.
O objetivo de Rachel é expor os malefícios causados pelos pesticidas (por ela, chamados de biocidas) no equilíbrio ecológico. A autora nos apresenta um acervo imenso de situações onde eles foram aplicados em larga escala, na maioria das vezes até aumentando a população do inseto-alvo, e agouro para todo o ecossistema em um geral.
Ao contrário do que se pensa, a autora não era contra o controle de pragas, desde que os métodos não fossem invasivos e prejudiciais, sendo esse o grande problema.
Diversas coisas são expostas por Rachel, como diversos incentivos para aplicação desses biocidas, propostos pelo governo.
O livro desperta o leitor para uma consciência com o verde, se no mundo atual já possuímos uma vasta destruição dele, sem esse livro provavelmente a situação estaria ainda pior.

Artur.Navarro 22/03/2022

Uma verdade inconveniente
O livro trás uma verdade que muitos dos governantes tentam esconder e que a ciência já está cansada de comprovar o quão prejudicial são os agrotoxicos.

Seu efeito é prejudial a toda diversidade biológica de vida em nosso planeta. Tendo efeitos deleterios para além dos organismos alvos, atingindo a nossa espécie e outras espécies.

Thali 15/10/2021

Importante obra, para todos, mas principalmente para os profissionais da área ambiental. Obra que despertou a preocupação ambiental em grande parte da população norte americana e posteriormente, mundial. Tem uma linguagem de fácil entendimento para o público leigo, mas não deixa de trazer uma série de dados e referências bibliográficas.
A autora enfatiza a importância de entendermos que a vida é um tecido, complexo e cheio de interligações, se você mexe em um fio, tantos outros podem sofrer os impactos, sendo muito importante avaliar as decisões a serem tomadas de forma mais abrangente.

Amanda 21/09/2021

Primavera silenciosa
Esse foi meu primeiro contato com a autora, e me deixou com vontade de conhecer outras obras dela também. A linguagem é clara e objetiva, de fácil entendimento, não me surpreende que tenha se tornado um clássico e um exemplo de divulgação científica eficaz. Recomendo muito!

lumybea 11/08/2021

primavera silenciosa
as descrições e explicações da autora são belíssimas. esse livro é uma verdadeira obra de arte.
saber que esse livro mudou coisas me enche de esperança para o nosso futuro.

InfinitaTBR- Jana 05/08/2021

Não foi fácil
Eu tenho sentimentos conflitantes sobre esse livro.

????????? ??????????, de ?????? ?????? foi um dos primeiros e-books que eu comprei, na época em que 95% dos livros que eu queria ler vinham das resenhas dos booktubers.

Pois bem, eu tinha uma lembrança equivocada do tema desse livro, mas tudo bem. Quis desencalhar o e-book e comecei a ler.

O título de ????????? ?????????? também poderia ser ????ó??? ?? ???????çã? ?? ???? ????? ?????ó?????, porque é disso que ele fala.

A autora foi uma das pioneiras a dizer que as pessoas deveriam prestar mais atenção nesses venenos que a gente come. Agrotóxicos não são tempero de salada, não.

O livro descreve cenários horripilantes de destruição de animais, vastas áreas naturais e vidas humanas pelo emprego desenfreado de agrotóxicos, entre as décadas de 1930 e 1960 (que eu me lembre).

E qual foi o meu B.O.: não consegui curtir a leitura, embora ache o tema importante. Os termos químicos repetitivos e complicados de lembrar, contribuíram para que eu quisesse muito finalizar a leitura logo.

Mas se você leitor (a) tem uma relação mais profunda com o meio ambiente, a química ou a biologia, talvez esse livro seja uma boa pedida para você.

Minha maior alegria é ter lido até o final, porque não foi fácil.

Lilica Britto 28/07/2021

Realidade nua a crua
Carson retratou por meio de uma linguagem acessível a leigos a atencao que devemos dar às ações humanas na sua ambiciosa empreitada pelo controle biológico. Isso tem resultados em um vasto conjunto de medidas irresponsáveis e dramáticas contra o meio ambiente exterminando seres vivos. O livro é um grande despertar para nossa consciência ambiental e concordo que é um livro atemporal. Leitura importante para todas as gerações.

Daniel Lucca 15/07/2021

Continua um pouco menos silenciosa
O livro é escrito para que todos possam entender o quanto o uso de agrotóxicos hoje conhecidos como "defensivos agrícolas" foram e são prejudiciais à toda cadeia ecológica de uma região, com diversos exemplos Rachel Carson descreve que o uso trás muito mais perdas do que ganhos, sendo o precursor de movimentos ambientais marcando toda uma geração. Necessário de se conhecer.

"Ainda estamos envenenando o ar e a água, e corroendo a biosfera, embora menos do que se Rachel Carson não tivesse escrito"