Introdução Ao Manual De Epicteto

Introdução Ao Manual De Epicteto Epicteto

Resenhas - O manual para a vida

esquadroz 15/02/2024

?Por quanto tempo ainda esperarás para que te julgues merecedor das melhores coisas e para que em nada transgridas os ditames da razão??

Mari 12/01/2024

Uma ótima tradução.
Entender que devemos nos preocupar com o que é de nosso poder e não com o que não depende de nós é apenas uma das lições que pode ser tirada desse manual. Há muito o que se interpretar e acrescentar na vida, por mais difícil que seja, vale a pena tentar

Belluci0 02/09/2023

Chato, mas rápido
Eu discordei de 40% do livro, esse velho tem pensamentos de um velho muito velho, mas também tem pensamentos muito bons. A vida é o que é, você é você, só deixe as coisas acontecerem.

Rafael2375 05/04/2023

Primeiramente, quero apontar que o exemplar que li foi com a tradução e edição de Rafael Arrais e a editora "Textos para reflexão", que fez um ótimo trabalho tanto na introdução, notas de rodapé e conteúdos complementares.

Sobre a obra de Epictecto -- seu manual é um compilado com vários tópicos à cerca do que ele tomou para si como aprendizados da vida. Alguns eram curtos, enquanto outros mais extensos e elaborados. Contudo sempre escritos com sábias palavras e poderosas analogias.

Diversas vezes me peguei admirado e surpreso com a riqueza de seus pensamentos e filosofia; capaz de levar a longas reflexões e questionamentos sobre a vida. Uma leitura que se beneficia muito de anotações e reflexões sobre o conteúdo, e que certamente numa releitura, encontrará mais prazer e expansão de conhecimentos, do que na anterior.

Uma livro incrível, e totalmente acessível (se não me engano comprei por 1, se não 2 reais a versão e-book), com mais conteúdo do que um interessado por Epictecto e a Filosofia Estóica poderia esperar.

Jacque 25/03/2023

O manual para a vida
Uma leitura rápida, de facil entendimento. Se trata de um pequeno manual com conselhos éticos estoicos.

deargoth 12/02/2023

?Deseje que apenas venha a acontecer aquilo que acontece, e que vença aquela que deve vencer, porque assim você não irá sofrer nenhum tipo de angústia.?

Um livro extremamente rico em conteúdo, que possui em si uma incrível praticidade de leitura, princípios simples de serem aplicados no dia a dia. Portanto, se deseja iniciar no estoicismo, que seja por aqui!

Julia.Miquelini 01/02/2023

Estoicismo
Uma linha filosófica que sempre me prendeu demais. Então, são sempre leituras prazerosas e muito fluidas pra mim. Mas agora vou buscar ler algumas outras linhas que não me identifiquei tanto, pra poder me desafiar no pensar.

underlou 24/10/2022

"Sejam quais forem os princípios que você tomou para sua vida, considere-os como leis que, caso transgredidas, o condenariam a vergonha. Mas não preste atenção naquilo que qualquer um fala de você, porque é algo que está fora do seu próprio controle."

Gosto do modo como o editor desse livro tenta se desvincular da alcunha de autoajuda ao proferir na apresentação que "a filosofia é a verdadeira autoajuda, o verdadeiro autoconhecimento, o verdadeiro amor ao saber"; mas essa defesa parece partir do seu próprio preconceito.

Epícteto nasceu escravo, mas foi um dos maiores sábios do seu tempo. Assim como Sêneca, defendia um estoicismo para o qual a virtude era suficiente para a felicidade. Como o filósofo não deixou nada por escrito, foi graças às anotações de seu discípulo Flávio Arriano que seu discurso foi popularizado como um manual.

Essa edição apresenta o principal argumento do filósofo logo na capa: "As coisas se dividem assim: as que dependem de nós e as que não dependem." E ao longo do livro, é claro, somos iluminados pelas ideias estóicas de Epícteto, com palavras que ora reverberam mal, ora nos constrangem; ou nos fazem muito sentido. Mas principalmente, excertos que se assemelham a frases motivacionais daquelas que a gente gostaria de publicar como legenda de alguma postagem em rede social...

Então, por mais que o editor se esforce para se afastar do nicho motivacional, não obtém sucesso (não estamos descaracterizando o teor filosófico da obra): esse Manual continua sendo uma "autoajuda"; e não há problema nenhum nisso, se considerarmos também que a própria epígrafe do livro é uma citação batida do escritor J. R. R. Tolkien.

Ramiro.ag 23/09/2022

Algumas coisas não estão sob nosso controle, mas nossas ações para com elas sim
"Pode ser invencível se não te engajares em lutas nas quais vencer não depende de ti"

O Manual De Epicteto reúne uma série de princípios práticos elaborados por Epicteto e reunidos por seu aluno Arriano, sendo possível compreender alguns conceitos do estoicismo de maneira clara.
O que, pra mim, ficou mais evidente, é a preocupação (a falta dela, na verdade kkk) com os eventos exteriores, não se preocupar e nem gastar energia com coisas que não nos cabem, afinal, tentar lutar contra algo que não está sob nosso controle é perseguir uma angústia sem fim.

"Quando discernires que deves fazer alguma coisa, faz. Jamais evites ser visto fazendo-a, mesmo que a maioria suponha algo diferente sobre a ação. Pois se não gores agir corretamente, evita a própria ação. Mas se fores agir corretamente, por que temer os que te repreenderão incorretamente?"

Katiana.Almeida 28/06/2022

Manual para ter uma vida melhor
~ Resumo:

Epiteto foi um filósofo estoico, ou seja, ele propunha que os homens vivessem em harmonia com suas próprias vidas, sendo conduzidos sempre pela razão, controlando suas emoções para que elas nao afetassem o modo de ver as coisas.
E neste livro nós encontramos resumidamente todos os pensamentos deste filósofo.

~ Minhs impressões:

Curto, rápido e objetivo, este livro deveria ser leitura obrigatória, pq muitas vezes deixamos nossas emoções nos controlar e dertupar nossa visão das coisas que nos acontecem, e aqui Epicteto nos mostra de forma clara o quanto ser guiado pela razão só nos fará ser emocionalmente mais fortes e consequentemente ter uma vida muito melhor!

Paulinha 19/04/2022

Livro de cabeceira
Meu queridinho, li pela 3vez e pretendo ler sempre. Lições valiosas de estoicismo. Lições para a vida!

Luca 11/04/2022

Clássico!
Um livro bem curto mas enriquecedor é pratico. Recomendo pra você que deseja conhecer e aprender um pouco sobre algumas virtudes estoica.

JuliaCS 11/03/2022

Sinto que mantive os mesmos sentimentos que tive ao ler Sobre a Brevidade da Vida de Sêneca.
O manual do Epicteto, assim como o livro que citei acima, falam nada mais que o óbvio. Porém, não é por ser óbvio que não é necessário, não mesmo. O óbvio hoje esta sendo necessário e super indico a leitura.

Viver bem não é difícil. A humanidade é que tornou a vivência complicada.
Difícil é conseguir se auto conhecer, acredito que muitos morrem sem. E pior, alguns morrem acreditando terem vivido bem por terem "alcançado conquistas" que a sociedade impôs para provar que cumpriu seu objetivo em vida. Mas se conhecer de verdade? Não... E ao que compreendi, junto com o livro do Sêneca, é o requisito exigido para passar a aplicar os ensinamentos desse manual.

Viver bem é aceitar que só temos o controle sobre literalmente o que somente nós mesmos podemos fazer ou não. E só.

Estou apaixonada pelo Estoicismo, algo que eu sentia precisar, não sabia o que era, mas agora sei. ?

Cezar.Tosta 19/02/2022

Fantástico
Sem palavras para fazer qualquer comentário de suas ideias. Só me resta falar da sua estrutura: um livro curto, com capítulos curtos, com muito conteúdo de qualidade e de fácil compreensão. Recomendo bastante!

Déa 11/02/2022

Um dos principais representantes do estoicismo deixa seus ensinamentos por meio de preceitos práticos.
Rafael Kerr 11/02/2022minha estante