Escola 2: O Rebelde Está de Volta!

Escola 2: O Rebelde Está de Volta! James Patterson

Resenhas - Escola: O Rebelde Está de Volta!

sara 11/01/2022

Escola
Um daqueles livros que a gente não dá nada por eles, mas se encanta com o enredo e complexidade dos personagens. Quando comecei a ler, pensei ser mais um livro infanto juvenil clichê com um nerd que se apaixona pela menina popular. Mas, felizmente, é bem mais que isso. Camadas psicológicas, humor em momentos oportunos, final feliz e real. Esse livro conseguiu juntar e encaixar assuntos belíssimos de maneira simples e divertida.

tiagoodesouza 30/09/2013

Escola: o rebelde está de volta! | @blogocapitulo
Olá, pessoal! Vocês já devem saber que eu sou uma criança com 26 anos nas costas, certo? Verdade! É um livro juvenil sair que eu quero logo ler. Se tiver ilustrações bacanudas então, é aí que eu gosto mais. Desde que a Arqueiro anunciou o lançamento dessa nova série escrita por James Patterson e Chris Tebbetts, eu me interessei em lê-la. Se vocês ainda não leram Escola, os piores anos da minha vida eu aconselho a parar a leitura dos meus comentários por aqui. Pode ter alguns spoilers do livro anterior.

Após um incêndio na lanchonete em que sua mãe trabalhava, Rafa Khatchadorian e sua família são forçados a se mudar para a casa da vovó Dotty, na cidade grande. Além de ter de se adaptar aquele mundo totalmente novo e tão diferente de Hills Village, Rafa precisa se preparar para o sétimo ano na escola de artes Catedral. E não será nada fácil! Novos professores, novos alunos e novas regras a cumprir... ou não tanto assim.

É incrível como um mesmo autor pode escrever livros tão diferentes para um público com idade aproximada. Parece que tudo o que há de bom foi usado para a série Escola, enquanto a xepa do brainstorm ficou para a série Bruxos e Bruxas (Novo Conceito, 2013). Escola é uma série divertida e com pequenas lições importantes para se atentar.

O Rafa às vezes é um personagem politicamente incorreto. Ele sabe que se não seguir na linha cumprindo o que manda a sua consciência, consciência chamada Leo, as consequências podem ser bem graves. Neste livro, Rafa tenta seguir um novo plano criado por Leo - o Operação Viver a Vida, em que Rafa precisa fazer qualquer coisa que nunca fez antes para se descobrir como artista.

Eu li em poucas horas, porque é um livro fácil mas que não subestima a capacidade do seu público-alvo. As ilustrações conversam com o texto e tornam a leitura muito mais divertida e abrangente. A narrativa é do ponto de vista do Rafa. Os autores voltam a tocar em assuntos como amizade, família e moral.

Recomendo muito! Quem gostou do primeiro, com certeza vai gostar mais ainda de acompanhar o Rafa no seu sétimo ano.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2013/09/resenha-escola-2-o-rebelde-esta-de-volta.html

Camis 14/10/2013

Rafa Khatchadorian conseguiu sobreviver ao sexto ano, com muito esforço e muitas bagunças, e agora, depois que algumas grandes mudanças ocorreram em sua vida, ele não é mais o garoto arteiro e desinteressado de antes. Rafa está vendo em sua frente um futuro promissor como aluno da escola de arte de sua cidade e quem sabe como um grande artista quando crescer, no entanto, as coisas mudam quando ele recebe uma grande notícia de sua mãe: Eles vão mudar de cidade.

A pequena e pacata cidade de interior Hills Village deixou de ser seu lar no dia em que sua mãe perdeu o emprego e eles tiveram que se mudar para casa de sua avó Dotty, na cidade grande. Rafa irá continuar o sétimo ano na Escola de Artes Catedral, onde ele ainda terá que estudar matemática, mas também terá algumas de escultura, desenho, pintura, e tudo o mais que ele sempre amo fazer. Para continuar o oitavo ano na Catedral, entretanto, Rafa irá apresentar um trabalho ao final do ano, e, dependendo da avaliação dos professores, poderá dar continuidade ao seus estudos na escola de artes ou se transferir para um escola qualquer e entediante como todas as outras.

O único problema do Khatchadorian é que seu trabalho deverá mostrar quem ele é, mas Rafa não a menor ideia do que isso significa, e é daí que surge mais uma brilhante sugestão de Leo (o seu amigo imaginário): Operação Viver a Vida. A OVV é bastante simples: Rafa terá que realizar quase 200 coisas pela primeira vez até o final do ano, assim ele terá histórias e experiências suficientes para embasar o seu trabalho.

Escola 2: O Rebelde está de volta é o segundo volume da série Escola, do James Patterson, e segue o mesmo padrão leve e infantil do anterior. Dessa vez, vamos ver um lado mais íntimo de Rafa quando ele parte em busca do seu pai, querendo saber o que realmente aconteceu com ele afinal, já que sua mãe nunca fala sobre o assunto.

É claro que, como no livro anterior, este aqui também é repleto de excelentes ilustrações, e muita imaginação. Rafa é um profissional na arte de mentir, e também na de imaginar, então às vezes quando ele está narrando algo ele mesmo para e diz: você realmente acreditou nisso? O que eu gostei bastante, e que acaba dando uma graça infantil ao livro, afinal, qual criança nunca mentiu? Ou quem sabe só exagerou muito um pouquinho?

O livro é curtinho e com muitos desenhos, portanto, pode ser lido em questão de minutos, no entanto, tenha certeza de que ele irá distrair você durante toda a leitura. Confesso que gostei mais do segundo volume do que do primeiro, então se você ainda não leu, posso dizer que não irá se decepcionar na continuação. O livro só não ganhou nota maior porque não é direcionado para o público com a minha idade, mas é perfeito para, principalmente, dar de presente ao seu sobrinho, primo, irmão que está naquela fase de iniciar o amor pela leitura, porque além da linguagem fácil e dos desenhos, Escola 2 traz situações cotidianas de um garoto do oitavo ano.

site: http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2013/10/escola-2-o-rebelde-esta-de-volta.html

cotonho72 20/10/2013

Muito Bom!!!!!
Depois de sobreviver ao sexto ano,Rafa Khatchadorian está louco para começar a estudar o sétimo ano, mas depois que a lanchonete do Swifty, onde sua mãe trabalhava, pegou fogo, as coisas se complicaram e o sonho de estudar na escola de arte Airbrook ficou distante, pois sua mãe acabou ficando desempregada e sem condições de pagar o aluguel da casa onde eles moravam. Assim eles tiveram que arrumar as malas e se mudarem de Hills Village para a casa da vovó Dotty na cidade grande a 130 quilômetros de distância.
Na cidade grande a adaptação será difícil, a começar pela casa da vovó Dotty, que é pequena, abarrotada e ainda tinha que dormir no sofá. Ele iria estudar na escola de arte Catedral e teria que se adaptar a ela porque também teria aulas de matemática, teatro, música e artes visuais e ainda para poder estudar o oitavo ano lá, teria que reapresentar o seu pedido de inscrição depois da Mostra de Arte da Primavera, o que não seria nada fácil.
Na sua primeira aula Rafa já estava confuso, teria que fazer um crit e falar quem ele era, o problema era que ele não fazia ideia do que era crit e estava agora muito confuso, mas novamente o seu amigo Leo Caladão apareceu e lhe deu uma ideia, criar agora a Operação Viver a Vida e teria quefazer 195 coisas que nunca tinha feito antes e descobrir o seu talento como artista.
Mas como sempre ele acaba entrando em encrencas e colecionando inimigos, assim logo arrumou dois, Zeca e Kenny, meninos insuportáveis que logo o ridicularizaram na sala de aula, mas também arrumou o seu primeiro amigo MOB ou Matty, o Bizzarro, só que logo as confusões começariam a surgir e a sua vida na escola Catedral não seria nada fácil.
Nesse segundo volume da série infanto-juvenil, Escola, o autor James Patterson continua com a sua maneira divertida de escrever, mas continua abordando assuntos importantes no comportamento dos adolescentes, como amizade, bullyng e família, vemos aqui um Rafa mais maduro e responsável, logicamente comparado ao ano anterior, a leitura é fácil e rápida e como o livro anterior esta cheia de ilustrações super engraçadas, um livro para todas as idades que recomendo com certeza.

site: devoradordeletras.blogspot.com.br

Jung Angel 24/10/2013

Resenha Escola: O Rebelde Está de Volta!
Sobre a história do livros, nos depararemos desta vez com Rafa mudando de cidade e seus planos de entre na Airbrook, vão para o espaço. Escola nova, casa nova, e novos planos para viver a vida, mudaram e faram com que Rafa madureça um pouquinho mais.

Sabe aquele livro, em que você se sente suspeita ao falar, porque gostou tanto, e tem medo que por ter sido conquistada dessa forma, passe a impressão errada, ou apenas que não consiga palavras para expressar o quanto o livro é bom? Isso aconteceu comigo, está difícil entrar as palavras pra falar sobre Escola II.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

ricardo_22 31/10/2013

Resenha para o blog Over Shock
Escola 2: O Rebelde Está de Volta!, James Patterson e Chris Tebbetts (ilustrações de Laura Park), tradução de Ana Ban, 1ª edição, São Paulo-SP: Arqueiro, 2013, 264 páginas.

Após um ano tumultuado na Escola Municipal de Hills Village, Rafa Khatchadorian acaba de se mudar para a cidade grande, onde está morando em uma casa minúscula e estudando na escola do sonho de qualquer jovem artista. Mas, como não poderia deixar de ser, o protagonista consegue arrumar inúmeras confusões, que fazem com que o sétimo ano seja repleto de surpresas e aventuras.

Se no sexto ano Rafa tinha como objetivo, em sua Operação R.A.F.A, quebrar todas as regras do colégio, dessa vez a missão do garoto é continuar na escola no próximo ano e cumprir a chamada Operação Viver a Vida. Nessa operação Rafa precisa fazer 195 coisas que nunca tinha feito anteriormente. Aos poucos o garoto até consegue realizar algumas coisas, mas não sem antes colecionar inimigos e divertidas confusões.

“Para ser sincero, até aquele momento eu estava achando que já era o máximo eu ter conseguido entrar na escola Catedral. Mas acontece que essa tinha sido apenas a parte fácil.
Ser aceito era outra coisa.
Agora eu tinha que encontrar um jeito de continuar lá” (pág. 62).

Assim como o livro anterior da série, Escola 2: O Rebelde Está de Volta! está longe de ser uma obra tão especial quanto os demais livros de James Patterson – ainda que tenha uma edição muito bonita devido as ilustrações. Apesar disso, é inegável o salto que a história de Rafa Khatchadorian dá quando esse deixa a escola comum para se aventurar em uma escola de arte; na cidade grande.

Sem a mesma quantidade de surpresas de Escola: Os Piores Anos da Minha Vida, o livro já se diferencia quando, ao final, percebemos que não existe uma quebra no ritmo da leitura. Ou seja, Rafa pode até não se meter em confusão durante toda a obra, mas dessa vez nem mesmo os momentos calmos tornam a leitura mais lenta. Claro que o principal motivo disso acontecer é o mínimo (mínimo mesmo!) amadurecimento de Rafa e o humor contido em suas palavras.

Vale lembrar ainda que o lado pessoal do protagonista está muito mais abrangente, até porque ele não está apenas preocupado em quebrar as regras, mas também em descobrir sobre sua própria história, por exemplo. Até mesmo a amizade, um problema para Rafa desde o primeiro livro, ganha um destaque – nas confusões e nas coisas boas que uma amizade pode causar a alguém.

Mesmo sendo uma obra indicada especialmente para as crianças, o livro consegue levar qualquer leitor a gargalhadas, não apenas pelas confusões, como também pela loucura da narrativa, possibilitada pelo simples fato de depender da imaginação especial de Rafa. E a obra se torna importante por tratar temas fundamentais da vida familiar e escolar de um jovem.

site: http://www.overshockblog.com.br/2013/10/resenha-186-escola-2-o-rebelde-esta-de.html

Denis 10/12/2013

Escola 2 O Rebelde Está de Volta!
Titulo: Escola 2 O Rebelde está de volta!
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 264

Sinopse: PARABÉNS! Parece que você sobreviveu ao sexto ano! (Sei que foi difícil.) Mas adivinhe só! Um novo ano está se aproximando. Fique tranquilo – eu lhe dou cobertura. 1º passo: Leia a minha história. 2º passo: Não faça o que eu fiz. Bem-vindo ao segundo pior ano da minha vida!

Bem como simplesmente adorei o primeiro livro da série, o segundo então nem se fala. Rafa é um garoto encantador, e apesar de ser sapeca e parecer bastante solitário. Neste segundo volume, ele continua com as suas próprias características, que o faz ser tão Rafa.

A vida de Rafa e sua família, mudou completamente. Em tudo simplesmente! O Livro já começa cheio de surpresas, a mãe perdeu o emprego, Rafa não vai estudar na tão esperada escola de arte a de seus sonhos. Ele tem que mudar de cidade, até por que sua mãe perdeu o emprego e não deu conta de seus alugueis. A família passa a morar com a avó de Rafa, ele tem sorte pois mesmo em outra cidade estudará em uma escola de arte. O problema é que ele não se dá bem com seus "colegas" de lá, que são metidos e esnobes, vivem provocando-o, e Rafa é claro resolveu fazer suas vingancinhas, o que torna a leitura super engraçada.

O livro é curto e como disse no primeiro volume é super rápida, não tenho muito a dizer. Este livro segue a mesma forma do primeiro: passa boa parte contando sobre as pegadinhas de Rafa, que nos faz das muitas risadas, e mais no final, trás uma emocionante notícia. No primeiro volume ficamos sabendo sobre Leo, seu amigo imaginário, nesse sabemos de fato o que aconteceu com os pais do garoto.

-A leitura é super leve e encantadora, o que nos faz se apaixonar por Rafa e pela sua personalidade.

site: http://fearsandconcerns.blogspot.com.br/2013/12/titulo-escola-2-o-rebelde-esta-de-volta.html

Marcos 12/03/2014

Rafa Katchadorian está agora saindo de Hills Village e se mudando para a cidade grande. Depois que a lanchonete em que sua mãe trabalhava pega fogo, ele e sua família não tem outra alternativa a não ser se mudar para a minúscula casa de sua avó. Chegando lá ele descobre que conseguiu uma vaga na Escola de Artes Catedral, uma das melhores nessa área, e que ele começará o sétimo ano tendo uma formação integrada para se tornar um artista. Porém, ao se deparar com seus novos colegas de classe, Rafa recorre a mais um de seus planos mirabolantes para se vingar de todos aqueles que lhe querem mal.

Se em sua escola anterior nosso protagonista desenvolveu a Operação R.A.F.A., na Catedral Katchadorian irá por em prática a Operação Viver a Vida em que ele deve fazer 195 coisas que ainda não fez e que, teoricamente, lhe farão bem. É claro que no decorrer dessas realizações, ele irá se meter em várias confusões, chegando a colocar até mesmo sua vida em perigo. Há o retorno do seu amigo Léo Caladão, personagem que foi muito importante na primeira parte da história e que volta sendo um de seus aliados. Há também uma abordagem acerca do passado do Rafa, sobre o que aconteceu a seu pai e a influência da ausência dele no seu crescimento e na sua vida atual.

Quer continuar a ler a resenha e ver fotos das ilustrações do livro? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/03/resenha-escola-2-o-rebelde-esta-de.html

Kely Cássia 30/07/2015

Depois de ter sobrevivido ao 6° ano, Rafa Katchadorian começa uma nova vida em uma escola de arte, fazendo o que tanto gosta. Mas seu talento pra entrar em enrascada continua com ele, é não demora, Rafa se vê em aventuras divertidas e arriscadas com seu mais novo amigo da escola.
É um livro infantil, mas vale a pena ler por sua leveza e pela diversão que nos traz.
As ilustrações são uma parte especial do livro, que nos mostra um pouco mais dos pensamentos do Rafa e de como são seus desenhos.
Uma leitura rápida, boa pra passar um tempo.

Davi B 12/09/2019

Resuminho o rebelde esta de volta
o livro é super engraçado e divertido.
o personagem principal é o Rafa khatchadorian que é um menino de 12 anos na qual a vida dele muda completamente quando a lanchonete Suuifty havia pegado fogo e com isso a mãe de Rafa fica sem emprego,e não como pagar o aluguel,então Rafa e sua família foram morar na casa da sua vó Dutty na cidade grande.
E ele vive uma aventura inesquecivel

Diego.Cesar 12/09/2019

Livro super legal recomendo muito
O livro é super engraçado e divertido.
O personagem principal é o Rafa khatchadorian que é um menino de 12 anos na qual a vida dele muda completamente quando a lanchonete swifty havia pegado fogo e com isso a mãe de Rafa fica sem emprego e então não haveria como pagar o aluguel e por isso ele vai morar com a sua vó Dutty na cidade grande. E ele vive uma aventura inesquecível
Dani Ferraz 12/09/2019minha estante
Parece ser bem legal esta história! Boa resenha!