Mistério De Natal

Mistério De Natal Jostein Gaarder

Resenhas - Mistério de Natal

sophia ceregatto 28/12/2023

Mistério de Natal.
"Depois de longas discussões, vão acabar fazendo uma declaração de que Jesus era tanto Deus como homem. Mas eles estão discutindo muitas outras coisas também. Só que alguns estão tão ansiosos para determinar qual é a crença correta, que nessa pressa esquecem o mais importante."
"E o que é o mais importante?", perguntou Elisabet.
"Que Jesus veio ao mundo para ensinar as pessoas a serem bondosas umas com as outras. Não há nenhuma lição difícil e mais importante para o ser humano aprender."

O livro retrata a história de Joaquim, que ganha um calendário especial do advento cheio de magia. Cada portinha do calendário possui um pedaço de papel que conta a história da peregrinação de Elisabet para Belém que, no início, tinha apenas o objetivo de seguir um cordeirinho que acabara de ganhar vida sair correndo de um shopping.
Ambas as histórias (de Joaquim e de Elisabet), eventualmente, acabam sendo entrelaçadas durante o enredo, o que acaba resultando numa reviravolta muito boa no fim do livro.

O livro é muito fofo, com uma mensagem linda sobre o Natal e como devemos deixar de lado o consumismo e celebrar o real significado que essa data tem a nos mostrar.
É um livro leve, aconchegante que aquece o coração com a atmosfera natalina que é construída por toda a história.
Para uma melhor experiência, recomendo ler um capítulo do livro por dia, durante dezembro até o dia 24, o que acaba sendo mais imersivo pro leitor.

Lavínia!! 24/11/2023

Mistério de Natal
O livro é bem legal,recomendo muito, comecei ler ele sei...uns três dias atrás?E terminei bem rápido kkkkkk,gostei bastante e envolve muita aventura.

Mariana 31/12/2022

Uma história muito bonitinha sobre o nascimento de Jesus.
Sobre a saga de ir a Belém ver o menino Jesus nascer.
Deixando pra trás o consumismo dos presentes e relembrar o nascimento daquele que veio espalhar amor.
Recomendo muita para crianças e para quem gosta de fantasia históricas infantil.

Maria18399 31/12/2022

Por que ler Mistério de Natal?
  O incrível neste livro é como 2 histórias correm simultaneamente e pouco a pouco se tornam uma história só.
  Joaquim acaba comprando um calendário de Natal bem peculiar, que contem uma história dentro de si. Portanto, essas duas histórias (a do menino e a estranha história do calendário) vão sendo narradas e logo entrelaçadas em uma magnífica narrativa natalina.

Alessandra.Adams 25/12/2022

Uma linda história. São 24 capítulos, um para cada dia do calendário do advento. Acredito que a experiência fique mais interessante se for lido um capítulo por dia, até dia 24 de dezembro.

Nadja Maria 17/12/2022

Que linda história!
Esse livro é tão interessante, fala sobre história, geografia, religião tudo ao mesmo tempo, e o final é de aquecer o coração!

jessyfioravante 11/05/2022

Um livro bem fofo com uma mensagem bonita. Tenho vontade de reler na época do natal, deve ser uma experiência bem legal.

Beatriz3164 18/01/2022

Josteein Gaarder é um escritor que faz parte da minha vida desde criança e esse livro me fez ver o mundo de outra maneira.
A história fala sobre o período de Natal onde Joaquim sai com seu pai para comprar um calendário que marcam os dias que faltam para essa data. Eles entram numa livraria e o Joaquim acha um que não vem brinquedos nem figurinhas mas ele fica curioso para saber o que tem. A cada dia ele abre uma portinha, lá dentro tem uma imagem e uma cartinha com a história da imagem, isso acontece durante os 24 dias de Dezembro.
"Quanto mais nós compreendemos, mais enxergamos ao nosso redor. E quanto mais enxergamos ao nosso redor, mais compreendemos. Assim, sempre haverá algo novo para se descobrir, desde que fiquemos com olhos e os ouvidos bem abertos para este incrível mundo onde vivemos."

André Hausmann 03/01/2022

Aqui temos a história de Joaquim, um menino apaixonado pelo Natal que no começo de tudo está à procura de um calendário do advento e acaba encontrando um muito especial, cheio de magia.
O livro foi planejado para ser lido como se funciona o próprio calendário do Advento mencionado anteriormente, são 24 capítulos que se relacionam com as 24 portinhas do calendário que vão se abrindo uma por dia, e cada uma possui um segredo. Um pequeno pedaço de papel que conta a história de Elisabeth, uma menina que época do Natal vê um cordeirinho do shopping ganhar vida e sair correndo e com isso decide ir atrás do belo animal.
Utilizando de Elizabeth que inicia uma peregrinação em direção a época do nascimento de Jesus, é apresentando a Joaquim e sua família, e logicamente ao leitor, um pouco da história do Cristianismo através da Europa e da Ásia. Nada tão complicado que não se possa acompanhar.
Na realidade o texto é simples e direto, os capítulos vão acrescentando pequenos detalhes que mantém a curiosidade para se resolver o mistério que envolve esse calendário tão particular.
Vale muito sua leitura nesse período de festividades de Natal.

JoiceCoutinho 31/12/2021

O livro conta a história de Joaquim, um menino que após ganhar um calendário quaresmal, começa a viver aventuras incríveis todos os dias! Deixa o coração quentinho! Muito bom!!

Cinara... 28/12/2021

"O Natal é a maior festa de aniversário do mundo, pois todo mundo, no mundo inteiro, é convidado para festa. É por isso que já dura dois mil anos."

Um dos meus livros favoritos da vida junto com a minha data favorita da vida!
Amo!

Rachel Bgs 17/11/2021

É uma história bem curtinha e quentinho no coração. Um bom livro para se ler com as crianças no Natal e um prato cheio para os amantes de magia.

coisinhaliteraria 22/02/2021

No finzinho de novembro, Joaquim ganhou um calendário de Natal. É uma tradição em seu país. Todo calendário desse tipo tem vinte e quatro portinhas que devem ser abertas uma de cada vez, uma por dia, desde 1° de dezembro até o dia 24, véspera do Natal. Mas o calendário de Joaquim parece meio mágico: a cada portinha que abre, salta lá de dentro um dos vinte e quatro capítulos de uma história intrigante.No finzinho de novembro, Joaquim ganhou um calendário de Natal. É uma tradição em seu país. Todo calendário desse tipo tem vinte e quatro portinhas que devem ser abertas uma de cada vez, uma por dia, desde 1° de dezembro até o dia 24, véspera do Natal. Mas o calendário de Joaquim parece meio mágico: a cada portinha que abre, salta lá de dentro um dos vinte e quatro capítulos de uma história intrigante.

Os personagens são peregrinos que “atravessam as marés do tempo” para trás e se dirigem à cidade de Belém, onde vão homenagear um menino que terá acabado de nascer. Enquanto eles se deslocam no tempo e no espaço, ganham novos companheiros de peregrinação (os três Reis Magos, por exemplo) e vão fazendo várias paradas, quase sempre em lugares importantes para a história do cristianismo. Quando Joaquim acabar de abrir as portinhas do calendário, ele não terá a menor dúvida: essa festa de aniversário que se comemora no dia 25 de dezembro será sempre a mais bonita de todas.

Jostein Gaarder escreve “literatura de conhecimento”: não importa o tema, seus livros sempre trazem personagens que buscam um saber. Mistério de Natal não foge à regra e traça um interessantíssimo roteiro histórico do cristianismo.

Indicado para leitura autônoma e ideal para leitura compartilhada durante o mês de dezembro, onde podemos trabalhar em paralelo toda a magia e significado do Natal.

site: https://coisinhaliteraria.wordpress.com/2020/12/01/misterio-de-natal/

Miti 27/12/2020

Advento
Reli o livro esse ano, como um calendário do advento: um capítulo por dia. Foi uma experiência incrível! Ainda mais quando percebi que estava, também, no mesmo dia da semana dos personagens. Recomendo a leitura dessa forma, deixa a magia mais interessante. Magia essa que preferia que o autor tivesse deixado até o último capítulo...

Edna 24/12/2020

Advento
?MISTÉRIO DE NATAL ? JOSTEIN GAARDER?

"Muitas vezes algo que é misterioso por um segundo se apaga como uma lamparina vazia dali a um momento. Porém, basta virarmos a cabeça em outra direção, e ali uma nova luz pode estar acesa."

Quando iniciei essa leitura foi mais contagiada pela época e não imaginava me deparar com uma viagem no tempo PASSADO DISTANTE;

entre a Segunda Guerra onde encontramos Elisabet e a que reflete sua história  à de tantos refugiados que tiveram suas vidas ceifadas e  muitos mudaram de nome por medo de serem encontrados como Ela  PASSADO;

e a história PRESENTE do menino Joaquim que entra em uma Livraria e faz uma escolha bem peculiar: um velho calendário um Advento já um costume na Noruega e em paises da Europa;  imitado por tantas Editoras aqui tb no Brasil (acessíveis à uma minoria),  como um Brinquedo ou um Calendário em que vamos abrindo a cada dia uma portinha e que Jostein Gaarder criou em forma de livro com capítulos seguindo os dias até a data em que se acredita e Cristãos do Mundo todo movidos pelo espírito de união comemoram o nascimento de Jesus.

Mas postei alguns trechinhos no Stories e alguns de voces puderam acompanhar a jornada de Joaquim, Elisabet e a medida em que viajam por cenários incríveis vão encontrando as figuras ilustres do passado assim como os Fatos.

O Autor de o famoso Mundo de Sofia; e de um dos meus livros mais queridos " A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken; Através do Espelho e tantos outros com a filosofia dominante através de um mundo mágico.

É isso Leitores acreditar na Magia para conseguir viver dentro da dura realidade e desejo o Melhor que conseguirem ter neste período de Natal, Brincadeiras, Ano Novo cheio de esxpectativas.

"Um milagre acontece cada vez que uma nova criança vem ao mundo. É assim que o mundo é criado debaixo do céu."

#Bagagemliteraria
#MisteriodeNatal