Demônios Não Choram

Demônios Não Choram Samuel Cardeal

Resenhas - DEMONIOS NÃO CHORAM

Lina DC 20/09/2013

A sinopse do livro deixa claro o mundo caótico criado pelo escritor nacional Samuel Cardeal. É nesse mundo que o protagonista do livro Ezequiel cresceu. Em 2184 já está com quase 30 anos e é um caçador que teve uma infância muito difícil.
No núcleo dos caçadores ainda temos Abel, o expert em armas e produção de balas; Salomão, o tio de Ezequiel e caçador semi aposentado e Elias, seu irmão. Esse núcleo é composto por personalidades fortes que às vezes colidem entre si.
Temos um outro núcleo, composto por Don Giovanni e seus dois filhos: Antônio e Alfredo que terão papel fundamental na trama.
Um dos pontos positivos do livro foi o modo que o autor entrelaçou todos os personagens, sejam por laços de amizade, familiares ou simplesmente por obrigação.
Outro fator positivo foi a construção do personagens. Alternando capítulos entre os dias atuais (2184) e a infância de alguns deles, é possível observar como eles chegaram a se tornar o que são: endurecidos pela vida e sem esperança ou com uma fé inabalável e confiantes.
O escritor ainda debate no livro o consumismo exagerado dos séculos XX e XXI e suas consequências: a escassez de recursos naturais e consequentemente a destruição do planeta.
Podemos ainda observar elementos como "dry water" uma esponja artificialmente modificada para realizar a higiene pessoal e a criação de um sol artificial (chamado de Chispa). São esses e muitos outros elementos que enriqueceram a trama.
E ainda vamos tentar desvendar junto com Ezequiel a profecia do livro negro, o outro apócrifo de Iscariotes e qual a relação com esses personagens.
Uma trama repleta de ação mas com um lado emocional também influente. Uma discussão sobre o futuro da humanidade caso não tomemos cuidado com o meio ambiente.
A escrita do autor é fluida e dinâmica e é impossível largar o livro até chegar ao final e descobrir o que irá acontecer.
Em relação a revisão, encontrei uns dois errinhos, mas nada que interferisse na leitura.
Para os fãs do gênero é uma leitura super recomendada!
"Um mundo tão obscuro e devastado não há porque ser iluminado".
SAMUEL 20/09/2013minha estante
Adorei a resenha. Vou esperar sair no blog pra divulgar. Agora, quanto aos errinhos, se lembrar onde estão, me fala pra eu corrigir.

Abraço