Emily, The Strange: Duas Vezes Estranha

Emily, The Strange: Duas Vezes Estranha Rob Reger

Resenhas - Duas Vezes Estranha

Yas 30/12/2020

Última leitura do ano concluída com sucesso!
O início foi bem parado, mas depois fica legal demais. Acho que eu esperava um final diferente, mais sombrio e psicológico, eu diria; porém tenho que me lembrar que é um livro infantil.
Esperava que no final ela descobrisse que de alguma forma nunca se auto duplicou, era ela mesmo surtando, mas consegui ficar satisfeita com o final.

Leticia.Monteiro 14/04/2021

Bom no começo
Comecei a ler empolgada porque a Emily é muito estranha mesmo! Mais depois achei meio massante e chatinho, mas consegui terminar e recomendo pra quem gosta de esquisitices

Gramatura Alta 27/02/2021

Emily é uma menina de 13 anos e poderia pular de prédios muito altos, se estivesse a fim. É mais provável que esteja cochilando ao lado de seus quatro gatos pretos; ou montando rapidamente um acelerador de partículas com fios de algodão, lentilhas e alfinetes de segurança; ou tocando bateria/guitarra/saxofone/cítara; ou pintando um mural furioso no esgoto; ou forçando alguém a dizer “três tigres tristes” treze vezes e bem rápido… Para poder apontar na cara desse alguém e rir.

Lá em 2014, eu estava na Livraria Leitura, e enquanto esperava o vendedor buscar um livro que queria comprar, fiquei olhando as prateleiras. Meus olhos bateram na edição caprichada de EMILY THE STRANGE – OS DIAS PERDIDOS e foi paixão à primeira vista. Não apenas pela linda capa, e sim por seu conteúdo que me convenceu a arriscar. Ele é cheio de listas de pistas, desenhos, pontos de interrogação e mais uma série de características que remetem a histórias de bruxas e magia. Para um apreciador desse gênero, a curiosidade foi imensa. Já adianto que não me arrependi da compra. Tanto que comprei o segundo livro, EMILY THE STRANGE – DUAS VEZES ESTRANHA, logo após finalizar a leitura do primeiro.

Emily é uma garota de 13 anos que acorda em uma pequena cidade chamada Blackrock, com um caderno em branco com 11 páginas arrancadas, sem saber seu nome, quem é, de onde vem, por que está ali ou o motivo de não se lembrar de nenhuma dessas informações. E na cidade, ninguém conhece Emily. Assim, ela começa uma busca pelas pistas que podem resgatar sua memória e explicar toda aquela confusão.

A primeira coisa que me veio à mente durante a leitura, foi a similaridade com os extintos jogos do estilo adventure para computador. Nesses jogos, nós controlávamos um personagem, que precisava reunir pistas, através da procura e confecção de objetos e ações, para conseguir avançar no jogo e na história, até chegar ao final. E é exatamente isso que o autor Rob Reger faz: ele permite ao leitor acompanhar Emily na busca dessas pistas e itens, e descobrir, junto da personagem, o que aconteceu. O mais contagiante no livro é exatamente essa cumplicidade entre a personagem e o leitor. Ela não é mais inteligente do que quem lê, e todas as descobertas e ideias são feitas em parceria com o leitor. Em certo ponto, senti-me parte da história e totalmente satisfeito por pensar nas soluções no mesmo momento em que lia que Emily pensava igual.

Vale um destaque para essas pistas e soluções, tão mirabolantes, divertidas e criativas quanto os jogos de computador. Todas remetendo a magia e tecnologia baseada em magia. Temos de tudo: vestidos com bolsos onde cabem todos os objetos encontrados, robôs, máquinas do esquecimento, gatos misteriosos, veículos equipados com equipamentos fantásticos, materiais que concedem poderes, leitura e pensamentos, desafios e batalhas de poder.

Mas tudo isso poderia ser perdido se a personagem principal não agradasse. Acontece que Emily é extremamente cativante. As indagações que ela faz no diário, como se estivesse perguntando e desabafando com o leitor, cria uma empatia automática. Suas tiradas cômicas fazem rir na medida certa, e os apuros em que se mete, obrigam o leitor a quase querer entrar na história para participar.

No segundo volume, DUAS VEZES ESTRANHA, Emily muda de cidade com sua mãe a contragosto. Para sair do ostracismo, ela inventa uma máquina capaz de duplicar objetos. Depois de um acidente com um espelho, a máquina duplica a própria Emily. De início, ela adora ter uma cópia de si mesma, é uma forma de conseguir lidar com a mãe e criar traquinagens pela cidade, além de dividir tarefas chatas que estragam a diversão do dia. Mas a Outra Emily se mostra diferente do esperado, mais estranha ainda, com atitudes suspeitas. E, aos poucos, Emily desconfia que a Outra Emily esteja planejando se tornar a Única Emily.

Essa continuação é tão boa quanto o primeiro volume. Emily se mete em uma enrascada ainda pior, e a narrativa tem a criatividade de criar peças no leitor, quando mistura os trechos do diário de Emily com o do diário da Outra Emily, deixando a dúvida de quem está escrevendo e qual a veracidade do que é contado. Muito bom!

EMILY THE STRANGE foi uma agradável descoberta. Um livro escondido nas prateleiras das livrarias, em um edição de luxo, com capa dura, jacket e folhas de gramatura alta, cores e desenhos, uma pequena maravilha que gritou para que eu a encontrasse. Viva à magia!

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/02/26/emily-the-strange-dias-perdidosduas-vezes-estranha/

Brida 11/06/2020

Na minha opinião, o enredo deste segundo livro foi melhor do que o primeiro, e continua como o outro: tão bom que não queremos parar

Jonas.Marques 18/12/2021

Personagens favoritados: 1; Gatos que eu queria conhecer: 4.
Cara, eu preciso dos outros livros de Emily the strange!!! Acho que tem mais dois depois desse, mas ainda não foram trazidos para o Brasil...

Aqui finalmente conhecemos a verdadeira Emily, cheia de projetos, invenções e pegadinhas. O humor e a personalidade dela permanecem nesse diário. Adorei as notas do começo de cada dia (ao estilo do título dessa resenha). Não acho esse livro muito inferior ao primeiro, só não tem um grande mistério, como descobrir quem ela é, mas a trama de existir duas Emilys é muito boa e ainda me prendeu bastante. Continua sendo muito bom, cheio de fotos, desenhos (e muitos nomes de bandas hahahaha). Emily com certeza virou uma das minhas personagens favoritas, e foi hilário ver uma pequena tradução das falas dos gatos!

Isis.Borges 28/09/2020

A Emilly tem 13 anos e só quer se divertir, tocando sua guitarra, andando de skate, fazendo pegadinhas com seus vizinhos, brincando com seus gatos e desenvolvendo seus projetos científicos. Com essa idade a gente não pensa muito em responsabilidades e consequências e a Emilly não é diferente, ela está tendo de lidar com vários problemas, resultado de suas experiências malucas.
Ela é uma menina super segura e inteligente, mas nessa situação em que está fragilizada, ela mostra que é normal se sentir triste, chorar, mas que em seguida tem de seguir em frente, pensar com calma e as vezes pedir ajuda.
Ela descobre que dentro de si há um lado bom e um lado maligna, um lado radical e um lado fofo e que esses oposto juntos é que a tornam única. Pra entender isso ela passa muito tempo achando que só um lado pode existir.
O livro é lindo, cheio de ilustrações legais e a mensagem que fica é importante.

1. Se divirta fazendo o que gosta
9. Não force as pessoas a serem de outro jeito
10. As pessoas que gostam da gente, gostam do jeito que somos
11. As vezes algo que parece ser boa ideia pode dar muito errado
12. Novas habilidades podem ser aprendidas com dedicação
13.Ser popular não significada nada, você pode ser popular e ser uma péssima pessoa

Rafa 18/10/2022

Esse livro foi um pouco decepcionante, eu amo muito o primeiro e esse aqui não foi nem um pouco parecido, parece que tudo que aconteceu lá foi uma coisa da nossa cabeça porque a autora finge que nem existe. Não achei as coisas interessantes, a aventura da Emily aqui tá bem chatinha.

LaryBorges1 18/10/2023

Aventura nostálgica
Outra querida amiga me emprestou, pois achou que eu iria gostar. E ela estava certa e errada ao mesmo tempo: creio que li o livro na época errada. Fosse eu 2 anos mais jovem, teria me apaixonado muito mais. Porém, mesmo assim, me diverti muito com a história e leria os outros da coleção.

Germana 02/02/2021

A continuação
Ele é um livro extremamente estiloso, sua estética é linda.
confesso que me isso me pega mais que a história.
talvez se eu tivesse lido mais cedo, ainda na fase juvenil, eu me interessa-se mais pela história.
mas a história ñ deixa de ser legal, pois tem várias coisas que pode ser subjetiva.
O volume 1 me agradou mais.

Maria.Luiza 13/02/2021

Caramba que livro fofo e ao mesmo tempo perturbador hahhaha
Amei a Emily em cada detalhe, mesmo sabendo que ela tem tendências a coisas bem estranhas!

Jardy 15/11/2021

Duas vezes Estranha
Gostei muito do primeiro livro, no começo do primeiro livro não consegui entender muito bem, mas no fim acabei amando.

O mesmo não aconteceu com esse, 3 estrelas por ser a Emily, mas a história nesse livro não me prendeu como no primeiro

Taylors11 10/01/2023

Emily the Strange duas vezes mais estranha
Esse já é o segundo livro de uma saga que contém quatro, a Emily é uma garota de 13 anos que ama gatos e é completamente obcecada por experimentos científicos.
Ela tem um laboratório em sua casa no qual cria golens com resto de animais e muitas outras coisas como duplicadores? e em um descuido acabou duplicando a si mesma.
Porém, as garotas não eram tão iguais assim, sua personalidade foi dividida, uma ficou com o dom de tocar guitarra e a outra com o de andar de skate?. uma ficou boa e a outra totalmente má?
Esse livro retrata o diário da Emily e seus pensamentos conforme o decorrer da história, achei uma leitura muito fluida, o diário contém ilustrações em praticamente todas as páginas então não fica uma história maçante.
RECOMENDO MUITO!!!!

emi 07/01/2024

Gatos amáveis: 4, quebra de expectativa: 1
Gostei bem mais desse livro do que o primeiro. O enredo me prendeu bem mais, consegui entender mais coisas e realmente senti sentido nós acontecimentos. A personalidade da Emmily se mostra incrível nesse livro.
Confesso que esperava muito desse leve romance entre a Emily e o Larry, pena que não aconteceu.