A intimação

A intimação John Grisham

Resenhas - A Intimação

clara.neves.520 09/02/2022

Muito, muito ruim
Quando terminei o livro, simplesmente queria pegar todas as minhas horas gastas de volta.
Não me levou a lugar nenhum, não me intrigou, não me deixou aflita e querendo ler o próximo capítulo em momento nenhum!

Livro arrastado, com uma história que tinha tudo pra ser boa mas o autor fez uma trama "xôxa" e infantil.

Um dos poucos livros que eu li na vida e que realmente achei horrível.
Djair.Guedes 09/02/2022minha estante
Sério?? Tinha visto ele, fiquei na dúvida se add a minha lista ou n

clara.neves.520 09/02/2022minha estante
Sério demais da conta... acabei agora o livro e tô até agora inconformada. Não indico.

Alyne 09/02/2022minha estante
Tentei ler um livro dele há uns anos. Eram 500 personagens, história arrastada... Desisti logo

clara.neves.520 09/02/2022minha estante
Esse tem poucos personagens, mas são tão "blé" que eu já tava querendo que eles morressem pra ver se a história, ou acabava, ou ficava um pouco mais interessante

Djair.Guedes 09/02/2022minha estante
Valeu pela.dica haha

danielsiqueira 06/09/2010

Esse livro não acaba
Enquanto lia este livro, apreciava muito a história e o mistério. Mas o seu ponto fraco, que põe tudo abaixo é o final. Ou falta dele.

Cristinaa 26/08/2020

A Intimação [Resenha literária]
"A Intimação" é um livro de suspense, escrito pelo autor John Grisham e possui a edição e publicação pela editora Rocco.

Esse livro nos apresenta o protagonista Ray Atlee, professor de direito e lecionava na Universidade da Virginia. Em um dia, uma correspondência misteriosa chegou nas mão de Ray, a correspondência era direcionada para Ray e seu irmão e dizia a respeito da administração dos bens do temido Reuben V. Atlee, conhecido como seu pai.

Ao chegar em Clanton, cidade onde passou grande parte de sua vida, para a reunião de bens do pai, Ray já ansiava em dirigir-se de volta para Virgínia, para ele a cidade continuava a mesma, as ruas longas e arborizadas estavam do mesmo jeito de quando Ray andava por elas na sua bicicleta. Assim que chegou na residência e adentrou-se na casa, percebeu que seu pai estava cochilando no sofá, com receio de acorda-lo, sentou-se na cozinha para esperar, depois de minutos, cansado de esperar, Ray foi novamente ao encontro do seu pai, percebendo então que ele não tinha se mexido, começou a perceber que o seu pai não estava respirando. O juiz Reuben V. Atlee estava morto.

"Pense, homem! O dinheiro não pertence a você!"

O choque do pai morto era o bastante para um dia, o pai de Ray era conhecido pela sua justiça e extrema bondade, era daqueles que doava anualmente para a igreja, ou para qualquer um que pedisse, para receber a ajuda do mesmo bastava escrever uma carta breve e solicitar, era considerado um homem maravilhoso que dera tanto para tanta gente e tinha tão pouco tempo para sua família.

O livro automaticamente disponibiliza uma visão contemporânea da relação entre pai e filho. Uma obra de narrativa envolvente mas que deixa a desejar, pois se torna um livro cansativo, girando incansavelmente em torno do mesmo fato.

Esta foi minha primeira experiência com o escritor, não tive estimulo para continuar a conhecer outras obras do autor. Você tem uma opinião diferente da minha? Conte-me como foi sua experiência.

site: https://febredelivro.blogspot.com/

Matheus 28/11/2012

Esse livro me mostrou que John Grisham é um excelente escritor e que seu estilo me chama muita atenção. Esse livro me chamou atenção pelo fato de ser um livro lento, mas a história é deveras envolvente. Nesse ponto, Grisham me ganhou... A forma como é contado faz com que "A Intimação" seja uma excelente leitura, com um enredo muito interessante e bem construído, personagens muito bem caracterizado e com personalidades fiéis e, acima de tudo, um final surpreendente e uma história bem construída. Vale muito a pena lê-lo.

Marlon Teske 27/10/2010

Três milhões de motivos pra ler.
A Intimação é um livro diferente do primeiro tomo que li do autor, tanto pelo fato de ser uma história de ficção e não verídica, quanto pelo próprio esquema narrativo. Esse é um romance. Ainda com advogados e causas jurídicas, mas ainda assim um romance. E eita que história bem contada.

Ray Atle é professor de direito em uma conceituada universidade, divorciado ( a mulher o trocou por outro mais rico ) que tem como hobby pilotar aviões nos fins de semana, alugando um velho aparelho para umas voltas. Ele e o irmão mais novo - viciado em drogas desde a adolescência - tiveram atritos com o pai, o Juiz Atle de uma cidadezinha fim de mundo, e cada qual foi viver sua vida.

Em dado momento, Ray recebe uma carta do velho pai pedindo que ele e o irmão comparessam até Maple Run ( Maple Ruin, de acordo com o protagonista ), a casa onde viveram por parte de suas vidas. Esta, datilografada pois o velho juiz não gostava de modernismos, especificava diretamente do que se tratava. Ambos deveriam comparecer para acertar os detalhes legais do testamento do velho juiz.

Ray pede alguns dias de folga do trabalho, entra em seu carro esporte e dirige oitocentos quilômetros até o ponto de encontro. Lá chegando, dá de cara com uma cena inusitada. Seu velho pai, vestido, de banho tomado e barbeado está sentado no centro do escritório, morto. As mãos cruzadas diante do peito.

E, embaixo da estante, perfeitamente acomodados e intocados dentro de caixas de papel de carta, três milhões de dólares em notas de cem e um testamento dizendo que tudo o que ele possuia deveria ser repartido meio a meio entre os dois filhos. O detalhe: o único que sabe da fortuna é o próprio Ray.

Dali pra frente a história avança. E, como já disse, que história bem contada. A tentação de ficar com todo o dinheiro, o dilema de entregar ou não um milhão e meio de dólares para um irmão viciado e descontrolado e por fim: de onde diabos saiu a grana se o juiz valentão nunca havia aceito suborno, nunca havia declarado uma fortuna como aquela e que jamais em toda sua vida chegou perto de ganhar um terço daquela quantia.

Vão correndo ler!

Lido em Fevereiro/2008

Helder 22/02/2010

Um John Grisham diferente, leve e que te faz pensar
Ao ser chamado por seu pai para um encontro, rapaz encontra-o morto e na casa, em caixas, encontra 3 milhoes de dolares. De onde teria vindo aquele dinheiro. O Juiz sempre pregou uma imagem de total honestidade, e além de não ganhar muito, ainda doava grande parte do que ganhava. Seria o juiz corrupto? Teria ganho o dinheiro no jogo? O dinheiro é sujo? O que fazer com este dinheiro todo? Revelar ao governo sua existencia e ter que pagar impostos e ainda dividir com seu irmão viciado? Como guardar tanto dinheiro assim?
O livro nos faz entrar na pele do personagem principal e nos perguntarmos o que fariamos se fossemos ele.
E enquanto ele se corroi com estas duvidas, fica claro que mais pessoas sabem da existencia do dinheiro, e que farão de tudo para pega-lo.
Leia e questione-se. No meu caso, terei feito muito parecido com o que ele fez. Só não ficaria carregando o dinheiro para lá e para cá, pois afinal estamos no Brasil.
Mauro 24/06/2012minha estante
Sua opinião valeu muito a pena. Concordo quando você diz: "No final, quando descobrimos o que realmente está acontecendo, fic a a duvida: Quem é o mocinho e quem é o bandido? Somos preconceituosos e egoistas, ou agimos com razão?"

Renatinha 08/09/2020

Os ressentimentos trazidos da infância, feridas não curadas, vícios, medo e dinheiro, muito dinheiro, estão neste livro de John Grisham.
O que a prioridade ao trabalho pode acarretar aos filhos deixados em segundo plano e, muito além da herança deixada por um velho juiz cheio de segredos, diversos outros temas estão nesse romance.
Mais um bom livro que envolve o direito, as suas faces obscuras e a vida.

Rita Nunes 26/10/2012

Esse é um livro bem adulto, digo isso porque costumo ler de tudo, inclusive livros infantojuvenis, e esse é o tipo de livro que os mais inexperientes achariam "parado demais". O livro trata de um homem diante de um dilema moral, e sua decisão acaba colocando em risco sua vida. É escrito com maestria, tanto que é quase inevitável pensar: e se eu estivesse no lugar dele? Quando o personagem, Ray, relaxa, mais alguma coisa acontece que o leva novamente ao estado de apreensão.
Só posso dizer que é um excelente livro. Leitura forte e envolvente.

Jessica M. 13/09/2021

Esperava (muito) mais
Foi meu primeiro contato com o autor e para mim pareceu que é o caso de um escritor que já alcançou sucesso e decidiu escrever mais um livro apenas por escrever, então nem se importou muito.
Começou lento, muito descritivo, confesso que pulei alguns parágrafos quando sentia que a história não desenrolava.
A história caminha sempre no mesmo ritmo, não há acontecimentos empolgantes. O tempo inteiro se resume a Ray dirigir seu Audi de um lado para o outro com o dinheiro escondido (a vantagem é que parece que ele nem precisa trabalhar para viver).
Eu estava esperando uma revelação bombástica, mas exclamei apenas um "ah ta, okay". Eu preferia que houvesse algo ilícito envolvido. Acho que pelo menos me daria mais emoção. Também esperava ver alguma cena de julgamento, pois gosto de tramas com suspense e advogados, mas não tem nenhuma.
O desfecho é lamentável: não tem final! arghh
Apesar disso, certamente darei outra oportunidade ao autor, porque sua escrita é madura e flui naturalmente. As melhores cenas, de suspense, foram bem trabalhadas.

Simone de Cássia 14/02/2019

Gendedeus, que isso?? Esse livro deve ter sido escrito na época em que o autor era estagiário, só pode! Não tem nada de interessante: nem personagens, nem mistério, nem bandido, nem solução de mistério... e o final, absurdo! Besta demais! Tem partes tão maçantes que a sensação é a de estar escutando palestra depois do almoço num auditório escuro... Gostei não!
Janaina Jane Jana 14/02/2019minha estante
"Sensação de assistir palestra depois do almoço " foi a melhor definição de chatice que eu já li! kkkkkkk

Gleidson 14/02/2019minha estante
kkkkkkkkkkk muito boa sua comparação!!! Estava atrás desse livro, mas já desisti. rs

Riva 14/02/2019minha estante
Rindo horrores!!!!!!! Acho que foi o único livro que li dele e até que gostei, mas não animei a ler mais nada!

Simone de Cássia 15/02/2019minha estante
Verdade, gente, é puro tédio!! rs rs
Riva, por isso vc não animou a ler mais nada: começou pelo pior...rs rs

kellen.ssb 12/02/2010

É um livro fácil de ler... te deixa um pouco curioso, mas, apesar de amar John Grisham, acho que faltou um pouco mais de envolvimento do personagem principal com os demais personagens... por isso dei 3 estrelas... na minha opnião faltou um "entrosamento" maior entre os personagens.

Silva Júnior 27/06/2010

John Grisham é sempre um leitura agradável...
Com um final surpreendente, este livro serve como uma lição de moral e de como julgamos os outros pelas aparências.

Também segue a linha do autor ao mostrar os meandros da justiça com a corrupção de juízes e advogados.

Se comparado com os outros livros de John Grisham que já tivemos a oportunidade de ler, colocamos este em terceiro lugar. Mesmo assim vale a pena ler e por isso, EU RECOMENDO.

Juh_Oliveira 29/02/2012

Sinceramente, esperava mais ação, e detesto o tipo de final que realmente não termina, e vc fica naquela "O que será que acontece dpois". Mas mesmo assim, gostei do livro.
Rina 13/08/2012minha estante
faço das suas palavras as minhas

Luciana 22/12/2012minha estante
Eu achei muito parado e monótono, com um final bobo. Não recomendo.

Viviane573 11/01/2021

A fortuna escondida do juiz Atlee
O livro gira em torno de 3 milhões que foram encontrados escondidos na casa do falecido juiz Atlee.
Na maior parte da história, o filho mais velho, Ray, faz de tudo para descobrir a origem do dinheiro, ao mesmo tempo em que é intimidado por alguém que tem conhecimento sobre a fortuna e quer reavê-la.
A tensão do personagem atinge nós leitores, que ficamos aflitos sem saber se ele conseguirá ficar com a grana ou será pego a qualquer momento por quem o persegue.
Um livro que prende a atenção do começo ao fim.
Contudo, o final poderia ter sido melhor. Você quando termina, meio que espera ter a continuação para saber o que aconteceu com a fortuna.

M. Scheibler 28/05/2014

Terceiro livro que leio desse autor e posso considerá-lo o mais fraco. A trama até segue de uma forma coesa, mas o final é vazio. A sinopse nos faz achar que uma grande coisa fez com que o pai do personagem principal tivesse milhões de dólares guardados em casa, mas fica um pouco obscura a resolução do mistério.

A maneira como John Grisham mostra os bastidores do mundo jurídico continua sendo o ponto forte de seus livros, mas nessa obra o trabalho ficou abaixo da expectativa.

Os personagens não empolgam e isso tira o embalo do livro. Quando se imagina que o final pode salvar, eis que surge uma indefinição ou falta de clareza.
Roberta Jornalista 14/03/2018minha estante
Exatamente a minha opinião!