História concisa da Revolução Russa

História concisa da Revolução Russa Richard Pipes

Resenhas - História concisa da Revolução Russa

Arthur508 01/07/2023

Top
Li de bobo e gostei dms, os cara era pika memo, me lembra até aquela cantada, "gatinha, agora q vc está LENIN isso, quero te dizer que você fez uma revolução na minha vida. garanto q vc STALINda hj e q isso n é um TROSKY." kkkk os cara zoa dms, slk.
ceci1234 24/02/2024minha estante
carai cantada top essa daí, vamo no bar da ursal?

Gabrielli 17/05/2022

Ótimo livro
Embora tenha ficado com algumas ressalvas em relação à falta de referências e fontes, a escrita do autor é ótima e os capítulos sobre a intelligentsia são sensacionais. Ótimo historiador

thalbuquerque 26/02/2022

Muito bom!
Finalmente terminei de ler! Este livro é importantíssimo pra qualquer estudante de história que se interesse pelo período, e mais ainda: de certa forma colabora para compreender o que está acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia hoje.

renato.pasti 05/02/2022

Uma peça publicitária que desconsidera os fatos
Não existe neutralidade no universo cognitivo humano, tão pouco em seus subprodutos, como a escrita. Contudo, quando o viés argumentativo do autor contraria os fatos esmaece a qualidade da obra historiográfica e essa se torna uma peça publicitária. Isso faz sentido sobretudo se notarmos o contexto de publicação dessa obra e a função que o autor desempenhava na CIA. Erros primários para um historiador como usar o futuro do pretérito para inquirir ações que poderiam ocorrer fazem parte dos pecados dessa obra. A qualidade da abordagem dos fatos históricos pelo autor soa como unhas arranhando um quadro negro.

Esle 03/12/2021

Um compilado fantástico
Este livro, que é um compilado feito pelo autor, é fantástico. Pipes faz um apanhado magnífico dos mais diversos e ínfimos acontecimentos dos anos anteriores à revolução de outubro, bem como do período em que Lênin esteve sob o controle do partido comunista.

O esmiuçado realizado é muito vasto e completo, trazendo os mais diversos detalhes do governo de Lênin, bem como as dificuldades enfrentadas por cada esfera da população, o fato de trazer papeis de fontes só recentemente divulgados torna a obra ainda mais completa e fidedigna, por se tratarem de correspondências de alguns dos principais líderes comunistas da Rússia

O único contra que encontrei no livro foi a divisão dos capítulos, para mim, uma abordagem cronológica dos acontecimentos seria mais fácil de fixar, e creio que seria mais didática, sendo mais fácil ligar os acontecimentos na sua ordem cronológica do que no vai e vem no tempo que ocorre na abordagem por tópicos, creio que é de grande importância ter, pelo menos, um mínimo de conhecimento da participação do Império Russo na Grande Guerra, antes adentrar na história da Rússia neste período de guerra e, principalmente, pós-guerra.

Recomendo a leitura.

Allan Diego 06/08/2021

Conhecendo um pouco sobre a Revolução Russa.
Uma leitura necessária para conhecermos a história de uma das maiores revoluções de nossa época, nele é explicado o contexto mundial para que tal revolução fosse possível, os erros da monarquia, os ideais dos líderes bolcheviques, etc.
Também mostra que não houve um amplo apoio popular, como se imagina, pois a maioria da população russa na época, sequer poderia ser considerada uma classe do proletariado.
Pra finalizar mostra as crueldades do regime, que não economizou na matança do seu povo em nome da nova forma de estado, também derruba a tese de que os excessos do regime decorreram de Stalin e não de Lenin.
Enfim uma obra pra entender um pouco sobre questões que até hoje dominam o nosso mundo.

Vinícius 16/05/2021

Do fim dos Czares a ascenção dos Bolcheviques.
A revolução russa retratada de forma detalhada desde da Queda de Nicolau II, seguindo-se a revolução e tomada pelo do poder pelos revolucionários Bolcheviques, com a participação de Vladimir Lênin suas relações tumultuadas com Trotsky e por fim vom Stalin que tomaria o poder e implementaria um dos regimes mais cruéis do mundo. O Bolchevismo tentou subverter a vida completa de um povo, distorcendo: a religião, a impressa e a cultura. Plantando as sementes do que mais tarde as pautas comunistas e socialistas implementariam em vários continentes. "pode-se pensar em algo como a humanidade caminhando sozinha - mas nunca em governar a humanidade".

Juliene.Dechichi 06/03/2021

Leitura interessante
Minha primeira leitura mais aprofundada sobre a Rússia e, de forma geral, gostei muito do livro e das informações que ele trouxe.
Achei que a leitura valeu muito a pena..
Em algumas partes a leitura foi fluída mas em muitas outras foi meio arrastada (mas vou tentar atribuir isso as partes em que a impressão estava com qualidade ruim no meu livro de versão de bolso :)
Terminei o livro com vontade de ler mais sobre a revolução, de uma outra visão..

@gustavoplatini 31/05/2020

Leitura fluída
Livro muito bem escrito e de fácil entendimento, apesar de ser um assunto bem complexo em nenhum momento a leitura foi desagradável, pelo contrário, todos os capítulos são muito interessantes, isso fez a leitura ser bem fluída. Por ser conciso achei o livro bem detalhado. Como foi meu primeiro livro sobre a Revolução russa não ouso falar acerca do conteúdo, espero um dia ter conhecimento suficiente para refutar (ou não) o autor rs

Maxon.Nogueira 22/04/2019

Espetáculo de livro!

Ricardo Silas 13/06/2014

História concisa da Revolução Russa:
Primeiramente, já indico este livro a quem se interessar por história. Asseguro que não lhes ocorrerá qualquer arrependimento em adquirir ou iniciar a leitura.

Richard Pipes arregimentou os fatos de maior preponderância contidos em suas obras pregressas, "Russian Revolution" e "Russia under the Bolshevik Regime", em 1990 e 1994, respectivamente.

O Autor é estimado por ser proeminente historiador, emérito da Universidade de Haward, e especialista em história da Russia. Neste livro, Richard Pipes elucida com extrema facilidade todos os meandros que precederam e se sucederam após cada movimento social eclodido na Russia, desde o czarismo autocrático até a ditadura bolchevique, sob o poder de Lenin.

Cronologicamente, o livro em momento algum falha em suas exposições. Cada fato é minuciosamente pautado, e ao findar de cada capítulo, é difícil sentir vácuos na aprendizagem. Sempre tenho disposição para ler e abastecer meu conhecimento a respeito da obscura e ironicamente "romântica" história da Russia. Ao concluir as últimas páginas me certifiquei de que meu tempo foi proficuamente utilizado, como comentei acima: sem arrependimentos.

Todas as execrabilidades fomentadas durante as transições político-sociais e econômicas, arduamente superadas pelos russos, são arreganhadas, como feridas supuradas de revolta e sangue. Não havia tempo para empatia e comiserações. O propósito dos bolcheviques era absoluto e impermeável, IMPIEDOSO.

O presente livro serve também como uma fonte rica em consultas ligeiras. Não dá para não revisitar alguns episódios. O crespo fato desse marco histórico ter semeado o que mais tarde se tornara o abominável regime stalinista, já atrai as atenções.

Estudar sobre uma das mais importantes revoluções da história pós-Revolução Francesa, requer mais do que simples "interesse". É preciso entregar-se e arraigar-se no solo amalgamado por sentimentos efervescidos pela miséria, fome e sede de guerra impregnada num império obscurecido pelo sofrimento de milhões de pessoas.
Renata.Firpo 06/08/2017minha estante
undefined

Fernanda Sales 26/08/2017minha estante
Acabei comprando por interesse pelo assunto, mas me decepcionei pelo autor ser americano. Comecei a ler, mas tudo me parece muito razo, o não autor não passa emoção pelo o que escreve... Bom, o erro foi todo meu, final, seria o mesmo que comprar um livro sobre a história do Brasil escrito por um Chinês... Não faz sentido. Vou ver se consigo terminar de ler, mas não estou botando muita fé.

Nassor 19/10/2017minha estante
É isso, é importante observamos essas coisas antes de lermos, porque isso pode acabar enviesando a nossa leitura dos fenômenos historicos por conta da boca de quem a ouvimos .

Bruno T. 21/12/2017minha estante
Nanda Sales: o autor, especialista em história da Russia,não é americano, mas polonês e fugiu para os EUA depois que a Polônia foi invadida pelos nazistas, no início da segunda Guerra Mundial. Agora, se você quer "viver a emoção da revolução russa", leia as obras de Trotsky.

da Silveira Pinheiro 27/11/2018minha estante
Sem contra argumentar a opinião de vocês faço apenas uma complementação: o autor nasceu na Polônia, Richard Pipes migrou para os EUA durante a II GM, após os alemães invadirem a Polônia. Portanto, é importante ter em riste que o autor viveu sob o regime comunista da URSS.

da Silveira Pinheiro 27/11/2018minha estante
Sem contra argumentar a opinião de vocês faço apenas uma complementação: o autor, Richard Pipes, nasceu na Polônia, em 1923. Ele emigrou para os EUA durante a II GM, após a invasão alemã à Polônia.

Fernanda Sales 28/11/2018minha estante
Não sabia disso, mas achei as opiniões dele muito "americanizada". Li o livro "O Diabo Solto em Moscow", biografia de Mikhail Bulgakov, e é gritante a diferença entre a escrita dos dois sobre o tema. Bulgakov (antes de ser escritor) foi médico e atendeu muitas pessoas durante a Revolução Russa e descreve a situação de forma muito íntima, coisa que eu não senti em momento algum vindo do Richard Pipes. Apesar de especialista em História Russa, Pipes descreve o evento histórico de forma pouco memorável e vívida. Essa foi a impressão que tive, mas isso vai de cada pessoa, alguns podem gostar. Obrigada pelo feedback, graças a isso, pude pesquisar mais sobre o autor.

da Silveira Pinheiro 28/11/2018minha estante
Sim, de fato o autor tem uma visão que se assemelha à visão americana. Ele se radicou nos EUA há muito, e incluso trabalhou para o governo americano. Portanto não é de se chocar essa parcialidade.

Quanto ao aspecto de cunho histórico-científico avalio o livro como muito bom. Pois o autor disserta os movimentos sociais contextualizando as estruturas política, econômica, militar, cultural e religiosa dos momentos em questão.

Obrigado pela recomendação de leitura, Nanda. Pois apesar de ter gostado deste livro quero ler vários contra pontos para poder enriquecer meu conhecimento acerca destes importantes acontecimentos históricos.

Nassor 04/12/2018minha estante
Obrigado pela contribuição, também não sabia disso! Ele incorporou tão bem o discurso oficial dos EUA que jamais imaginaria. Mas longe de mim procurar imparcialidade, que eu a essa altura já creio ser um mito, acho que é necessário mesmo ler mais sobre o assunto e colocar o senso crítico em prática mesmo!

Nuno 18/11/2020minha estante
Recomendo a leitura de "História da União Soviética" do Peter Kenez. Kenez foi aluno do Pipes e hoje é um de seus principais críticos. Kenez ainda que seja um historiador de viés liberal e revisionista, critica o que ele chama de escola conservadora sobre a História da URSS em que Pipes é um importante representante. Pipes nunca escondeu sua antipatia pelo comunismo e pela esquerda em geral, inclusive atuando numa comissão da CIA para política estadunidense em relação a URSS no governo Reagan. Não que isso venha a desqualificar o seu trabalho completamente, mas ele vem sendo criticado fortemente por historiados ocidentais que tiveram acesso aos arquivos soviéticos nos anos 90. Sua visão maquiavélica sobre Lenin e Stálin e a ideia de a Alemanha Nazista e o regime stalinista na URSS serem regimes idênticos é parte da sua visão política declaradamente conservadora moldada pela Guerra Fria, não se sustentando atualmente frente as pesquisas de historiadores como Peter Kenez e Moshe Lewin (isso pra citar apenas autores de viés liberal e revisionista). Um trabalho excelente feita por uma pesquisadora brasileira sobre os êxitos e fracassos do regime soviético é "Do socialismo soviético ao capitalismo russo" da Lenina Pomeranz.