The Subtle Knife

The Subtle Knife Philip Pullman

Resenhas - The Subtle Knife

Junior.Castro 30/11/2020

Incrível.
Finalmente descobri o que acontece depois do filme. E quero continuar lendo pra saber onque acontece no final *-*

Ross 28/12/2020

"What is he? A friend, or an enemy?"

"He is a murderer."

Will has just killed a man. He's on the run. His escape will take him far beyond his own world, to the eerie disquiet of a deserted city, and to a girl, Lyra. Her fate is strangely linked to his own, and together they must find the most powerful weapon in all the worlds.

First published in 1995, and acclaimed as a modern masterpiece, it won the UK's top awards for children's literature.

Alrosa 25/04/2024

Comparado ao anterior, esse é até brando em termos de clímax e etc. Adorei o Will, me afeiçoei com a relação dele com a mãe, lindo demais.

Ana 17/08/2022

Mais fluído e mais explicativo
Gostei muito mais desse do que do primeiro porque esse não foca só na Lyra, que obviamente é muito importante, mas não quer dizer que o plot dela é o mais interessante. Então foi bom ver um pouco mais do Will, das bruxas e do Lee. E como esse livro traz muito mais respostas, é muito bom porque a partir disso podemos entender melhor as razões pelas quais cada um tá fazendo o que tá. Então curti bem mais por causa disso e também porque eu gosto de livros plot driven e acho que esse aqui é bem assim.

Sacripanta 17/05/2010

Uma continuação ruim
'A Faca sutil' é uma continuação bem tapa-buracos entre o primeiro e o segundo livro. O foco narrativo divide-se em três, o que quebra o ritmo, descrevendo ações de personagens secundários e que poderia ser trazidas para a história de uma outra maneira (ou não serem narradas, como a parte do balonista). O livro arrasta-se, mas pelo menos é curto.

Ah, sim, o único propósito do livro, além de tapar buraco para o livro três* é apresentar Will, o novo protagonista, ao lado de nossa amiguinha Lyra.

Will é como Lyra: um adulto em pele de criança. Também ele é mais esperto do que eu, e mais astuto, e mais valente e mais forte. Se Lyra me venceria facilmente numa competição de lógica, Will me bateria de mãos atadas, numa briga.

Agora que a trama se aprofunda, e eles têm mais informações sobre o Pó, a Autoridade e tal, fica mais evidente que crianças de 11 anos não têm discernmento para sacar essas coisas. Uma das bruxas até explicita isso, dizendo a Will que ele não teria como entender determinada ação dela, que era justamente amar. Amor, Deus, Pó, é muito complicado imaginar crianças entendendo esses conceitos, se comportando com responsabilidade, sacrificando-se etc. Fica forçado. Talvez fosse mais interessante focar no Asriel.

Vamos ver como será a terceira parte.

*deve ser imposição de editora: só se pode ter trilogias, não dois ou quatro volumes, mas somente três; daí um livro chato como A faca sutil.

Gustavo 14/04/2013

The Subtle Knife
Essa Resenha é do Blog http://mundoaoavesso.com
The Subtle Knife é o segundo livro da trilogia “His Dark Materials” de Philip Pullman. Dessa vez, Pullman nos apresentou mais dois mundos. Um deles é o nosso próprio mundo, onde não temos daemons e a um mundo que esta sendo dizimado pelos espectros.

A estória começa com um novo personagem que se chama Will.Will é do nosso mundo e desconhece qualquer teoria de que haja outros mundos,mas ele acaba achando um tipo de fenda,que o leva para Cittàgazze,um mundo onde não há ninguém, o que ele acha perfeito,pois ele esta procurando um lugar para poder se esconder da policia.Nesse mundo,ele percebe que havia pessoas,pois há comida e coisas que mostram que havia gente vivendo ali,mas não há pistas de onde eles estão.Depois de andar muito ele é achado por Lyra e Pantalaimon que até então, não tinham aparecido ainda.Lyra fica confusa,pois ela percebe que Will não tem um Daemon e ela nunca viu alguém sem um Daemon.Os dois acabam se tornando aliados e logo acham crianças nesse mundo e as crianças contam tudo sobre os espectros.Os espectros só matam os adultos,mas as crianças não,elas nem sequer conseguem ver eles,ou seja,quando você consegue ver os espectros,quer dizer que você não é mais criança e sim um presa.

Depois de ficarem nesse mundo horrível eles decidem voltar para o mundo de Will. Lyra, que quer saber tudo sobre Dust (pó), pergunta para a Bussola de Ouro, onde ela pode receber respostas. A Bussola guia Lyra para uma cientista, Dr. Malone que esta fazendo uma pesquisa sobre isso. Lyra e Dr. Malone conseguem suas respostas, mas logo Lyra tem que fugir e a Bussola de Ouro acaba sendo roubada. O homem que a roubou pede para que Lyra e Will vão para Cittàgazze buscar uma faca e então ele devolveria a Bussola.

Os capítulos do livro são divididos de uma forma bem legal. Há horas em que só temos capítulos da Lyra com o Will, e há horas em que temos capítulos da bruxa Serafina Pekkala, de Lee Scoresby e até da Dr. Malone. Serafina esta se preparando para a guerra com os outros clãs de bruxas, Lee esta atrás de um homem que ira fazer grande importância na estória e Dr. Malone esta tentando descobrir tudo sobre Dust. Devo dizer que gostei dessa mudança e que tudo estava bem conectado. Nesse livro, muitos mistérios são desvendados, do mesmo jeito que outros mistérios aparecem. Mas o mais importante, o que seria a faca sutil?A Faca sutil é um item, que pode abrir fendas para outros mundos e é de extrema importância para o que ira acontecer no ultimo livro.

Esse livro segue a linha de ser polemico como o primeiro foi, pois agora o Lord Asriel esta formando um exercito para acabar com o Magistério, que no livro, também é a igreja. Há também anjos que estão em guerra com o céu e estão se juntado ao exercito de Lord Asriel.Esse livro foi tão perfeito como o primeiro e estou doido para ler o terceiro.Não consigo imaginar como a estória ira acabar ou onde ira acabar.Para quem ainda não conhece essa estória VÁ LER AGORA.

18/05/2013

ATENÇÃO! SPOILERS CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO A BÚSSOLA DE OURO!

Depois de perder seu amigo Roger para seu daddy dearest, Lorde Asriel, Lyra segue pela ponte construída por Asriel até outro mundo, atrás de respostas sobre o tal Pó. Ela chega a uma cidade litorânea chamada Cittàgazze. Ela parece uma cidade pacífica, um paraíso perdido, mas algo de muito estranho acontece nessa cidade. Não há nenhum adulto por perto, só crianças. E hostis. Lyra fica lá sozinha por alguns dias, sobrevivendo como pode, até que ela cruza com Will.

Will é um garoto de 12 anos fugitivo. Ele vive sozinho com sua mãe, que sofre de esquizofrenia, pelo que eu entendo, e toma conta dela. O que faz de Will um garoto muito maduro pra sua idade. Por isso, Will vive isoladamente, não tem amigos e é muito independente. Will é muito racional também, sério e superprotetor. As circunstâncias o fizeram assim. Will vai até o fim para proteger quem merece. Inclusive matar. Na verdade, gosto bem mais de Will que de Lyra. Acho que ele deveria ser o protagonista. O que Lyra tem de arrogante e irritante, ele é o oposto. E mesmo sendo desconfiado, ele não pensa duas vezes antes de proteger Lyra. E acaba ensinando um pouco a Lyra, como ser um pouco mais civilizada. Will é o portador da faca sutil, que o escolheu para isso. Ela é um instrumento interessante: mortal, corta qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo, até abre janelas para outros mundos. Isso vai ser importante, faz parte da missão de Lyra e Will. Mas isso só vai ser revelado no terceiro.

Mas Lyra também não está tão insuportável como no primeiro. Ela cresceu um bocado depois do que presenciou e fez no primeiro. Ela já não tem a mesma postura petulante, e sabe ter humildade o suficiente para pedir ajuda quando precisa. Depois de perder seu amigo Roger para a pessoa que julgou que iria salvá-lo, e se culpar por ter levado Roger até Lorde Asriel, Lyra anda mais desconfiada, mas confia em Will quase imediatamente. Ela também já sabe como funciona a bússola de ouro, mas como ainda há pessoas atrás dela, e do instrumento, ela promete só usá-lo em caso de real necessidade.

E é por essa necessidade que Will e Lyra acabam se aliando. Ele precisa dela, e ela precisa dele. Esqueci de mencionar que o pai de Will desapareceu, e Lyra vê na bússola que precisa ajudar Will a encontrá-lo. Isso será importante para a profecia envolvendo Lyra. eu falei da profecia? Acho que não. Bom, há uma profecia que Lyra será a salvadora do mundo, não somente o dela, mas de vários mundos. E o destino dela e Will estão ligados por essa profecia. Só que Lyra tem que cumprir a profecia sem saber dela, e descobrindo as coisas sozinha, errando de vez em quando.

Mas Lyra não está tão sozinha assim. Além de Will, retornam nesse livro Serafina Pekkala e Lee Scoresby. Serafina tem um papel mais ativo no auxílio a Lyra, e vai junto com outras bruxas de seu clã, atrás dela em Cittàgazze. Ela também prepara seu clã para a guerra que está por vir. Serafina mostra um pouco mais neste porque é a líder do clã das bruxas. Ela é determinada, e muito sábia. Sua liderança é suave, mas inspira lealdade.

Já Lee Scoresby está atrás de Stanislaus Grumman. ele já havia sido mencionado no primeiro, como sendo o crânio que Lorde Asriel mostra aos mestres de Jordan para conseguir o dinheiro para sua expedição. Só que Lee sabe que esse crânio é falso, e que Grumman está vivo. Lee faz isso porque acha que essa busca irá ajudar Lyra, a quem Lee ama como se fosse uma filha. Nem ele sabe explicar isso (nem eu entendo, Lyra não é carismática como Will, mas ainda assim, todo mundo se encanta com ela). Lee é um guerreiro, e quando promete algo, cumpre. E sua determinação se equivale à de Serafina.

E Lee está certo, Stanislaus Grumman está mesmo vivo. Ele é um xamã, e teve o crânio perfurado para poder atrair mais Pó e assim aumentar sua sabedoria. Ele é um tanto excêntrico, mas eu gosto dele. Pena que, como outros personagens interessantes, ele não é muito explorado. Há um fato muito importante sobre ele, mas não vou falar ainda, pra não estragar.

Como eu disse lá em cima, Lyra ainda é perseguida por causa de ser quem é. A Sra. Coulter é uma delas, mas também há um outro. Lorde Boreal, que Lyra conheceu brevemente no apartamento da Sra. Coulter, e é aliado desta. Ele passa por amigo de Lyra, e ela, ingenuamente, acaba confiando nele. E também há gente atrás de Will, mas não pelo motivo que ele pensa. Mas também não posso falar o motivo.

Mas eles vão encontrar ajuda em um lugar inesperado. No mundo de Will (que é o nosso), Lyra conhece a Dra. Mary Malone, uma estudiosa de dark matter, o nosso equivalente ao Pó de Lyra. Mary é física, mas foi freira, o que é importante. Ela é inteligente e tem a mente aberta. E terá um papel importante, mas terá mais destaque no próximo. É só isso que eu posso dizer por enquanto.

Este é mais cheio de ação, não é tão parado. Acho melhor que o primeiro, e boa parte disso é por causa de Will. Mas também é meio confuso, se passa basicamente em dois mundos, o nosso e Cittàgazze, mas o mundo de Lyra também aparece. E a questão do Pó também não é muito fácil de entender. Neste a crítica à Igreja é ainda mais forte. Como eu já havia dito quando fiz a resenha de A Bússola de Ouro, a trilogia vale pelas continuações, e este é provavelmente o melhor deles. Pena que o filme não tenha sido tão bom, porque eu queria muito ter visto Will na tela.

Trilha sonora

Só consigo pensar em uma música: Collision of worlds, com Robbie Williams e Brad Paisley. E mantenho Both sides now, da Joni Mitchell.

Se você gostou de A faca sutil, pode gostar também de:

A mão esquerda de Deus – Paul Hoffmann;
As últimas quatro coisas – Paul Hoffmann;
Stardust – Neil Gaiman.

15/02/2016

Já que resolvi reler A Bússola Dourada e foi uma experiência positiva, então porquê não reler a trilogia inteira?

Ao contrário do livro anterior, esse segundo é empolgante quase que por completo. Vai surgindo tanta coisa pelo caminho e o universo é expandido de tal forma, que é impossível achar chato. Ele vai ficando mais e mais intrigante.

O foco desse livro são os universos paralelos. A princípio, a tal da faca sutil faz justamente isso, ela abre novos universos – que são muitos! – e a gente explora alguns deles com o Will, que será o personagem principal. O que é um pouco estranho em uma continuação, se você parar pra pensar. Não me recordo de nenhum outro caso que o autor fez isso de tirar o título de personagem principal e transferir para outro em uma série. Sem contar o próprio universo em si, porque esse aqui começa no nosso universo, vai para um terceiro e abandona quase que por completo o universo do primeiro livro. Não é algo que me incomodou porque a Lyra tá longe de ser uma personagem querida. Já o Will é um fofo!

Will é um garoto de 12 anos, que cuida da mãe esquizofrênica – será? - e que não sabe do pai desde quando era bebê. O pai dele fez alguma coisa muito importante porque a casa deles está sempre sendo invadida por homens a procura de alguns papéis. E é com o Will levando a mãe para ficar na casa da sua professora de piano enquanto ele tenta fugir desses caras de uma vez por todas que a história começa.

Sem querer, ele encontra uma abertura no ar e vai parar em um lugar tropical, bem diferente da Oxford que ele conhece, e é lá que os dois personagens vão acabar se trombando. Esse lugar se chama Citagazze e é um mundo que fica entre o de Lyra e o de Will. E que mundo estranho! Tem lojas e casas, tudo parecendo funcionar normalmente, mas não tem pessoas em lugar nenhum. Descobrir aos poucos o que está acontecendo por lá é fascinante.

Enquanto isso, a gente entende melhor o que o Lorde Asriel está fazendo. Ele não queria simplesmente saber da existência de outros universos e parar por aí. Ele está planejando uma guerra contra ninguém mais, ninguém menos que DEUS! Quão incrível é isso? No livro, Deus é apresentado como a Autoridade e Lorde Asriel defende que se rebelar contra Ele é o certo a fazer, principalmente se for levado em conta o que os agentes da Autoridade fizeram em Seu nome. Quão épico e próximo da nossa realidade é isso?

A questão do Pó ganha uma nova perspectiva também. No livro anterior é revelada a ideia de Pó como pecado original, de algo ruim, mas aí a Lyra questiona no finzinho do primeiro livro, “e se for algo bom?”, e realmente é. Pó é consciência!

Na primeira leitura dei 3 estrelas e dessa vez aumentei uma estrelinha. Só não consigo dar 5 estrelas porque tem alguns capítulos chatos e desnecessários com informações que poderiam ter sido passadas ao leitor por diálogos entre os personagens ou algo do tipo. Tirando isso, ÉPICO!

G@by 30/12/2020

Uma das minhas séries preferidas. Eu amo esse universo, os personagens e a história dessa série maravilhosa! Li esse livro pela primeira vez em 2007 quando foi lançado o filme do primeiro livro. Agora com a segunda temporada de His Dark Materials da BBC eu resolvi reler o livro agora em inglês e eu continuo amando esse livro. Como é bom reler um livro e ver que ele é tão bom quanto você lembrava! Agora irei reler o terceiro livro.

Ana 11/02/2021

Cumpre o papel de ser a ponte entre o começo e final da saga
The Subtle knife é uma boa continuação, e uma ótima ponte para o ultimo livro da trilogia. Cumpre seu papel de esclarecer o que exatamente é Dust, qual o papel de Lyra e Will, mas principalmente: os planos de Lorde Asriel. Neste livro, são introduzidas visões de outros personagens, como Lee e Serafina, que passamos a conhecer melhor.
Embora tenham muitas passagens paradas, com uma leitura arrastada, o autor nos recompensa ao final, com a curiosidade e a vontade de continuar a saga.

Jack 23/02/2021

Adorei
Embora essa não seja a primeira vez que pego para ler esse livro, essa é a vez que eu mais aproveitei a leitura. Nas outras vezes ainda não tinha superado o final do primeiro livro, ficava comparando os dois e no final não aproveitava muito. Gostei do desenvolvimento dos personagens, da expansão que acontece nesse livro. Estou ansiosa para terminar a série e ler mais livros do universo.

Letícia 31/07/2015

Por que não 5 estrelas?
A história é maravilhosa, mas deixo aqui a minha crítica ao livro: o autor não precisava inserir psedociência na história.

Maitê 23/04/2017

Chatinho
Realmente não consigo gostar dessa série. Nenhum dos personagens é interessante. Na metade do tempo não entendemos nada do que está acontecendo, os personagens não entendem o que está acontecendo. Fica tudo tão solto que mal consegui terminar de ler o livro, o final é tão incoerente que fica difícil acreditar que essa série seja realmente adorada